Conferência
de Abertura dos GT's |
Autor |
Título |
Palavras-chave |
Ângela
Barcellos Café |
PARA
UMA REALIDADE COMPLEXA, QUE ENSINO DE ARTES? |
|
Ariovaldo
Lopes Pereira |
PRÁTICA
DE ENSINO DE LE: OS DESAFIOS DO CONTEXTO "REAL"
PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR "IDEAL" |
Professor
ideal. Contexto real. Atividade docente. Prática social. |
Barbra
Sabota |
A
FORMAÇÃO DO PROFESSOR DA LE PERANTE OS DESAFIOS
DA COMPLEXIDADE: UM CONVITE À REFLEXÃO |
Complexidade.
Formação universitária de professores. |
Carlos
Cardoso Silva |
A
POSSIBILIDADE DA DIDÁTICA NA PERSPECTIVA FENOMENOLÓGICA |
Educação
inclusiva. Práticas educacionais. Diversidade. Políticas
públicas. |
Claudia
S. G. Barreto; Marlene Barbosa de Freitas Reis |
EDUCAÇÃO
INCLUSIVA: DO PARADIGMA DA IGUALDADE PARA O PARADIGMA DA DIVERSIDADE |
|
Dijaci
David de Oliveira |
SOCIOLOGIA
NA EDUCAÇÃO BÁSICA: COMPLEXIDADE E INTERCULTURALIDADE |
Sociologia.
Currículo. Intolerância. Discriminação.
Direitos humanos. |
Thais
Alves Marinho |
A
VIRADA CULTURAL: A UNIVERSALIZAÇÃO DO PARTICULAR
NO CONTEXTO ESCOLAR DE GOIÂNIA |
Cultura.
Educação. Política do igual respeito.
Política da diferença. Didáticas multiculturais. |
Renata
de Lima Silva; Marlini Dorneles de Lima |
A
DANÇA COMO POSSIBILIDADE DE VIVÊNCIA DE UM "ESTADO
DE LIBERDADE" |
|
Simone
Sendin M. Guimarães |
COMPLEXIDADE
E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS:
DIÁLOGOS PRELIMINARES |
|
Wellington
Lima Cedro; José Pedro Machado Ribeiro; Jaqueline Araújo
Civardi; Marcos Antonio Gonçalves Júnior |
UM
ENSAIO SOBRE O FAZER CIENTÍFICO E A FORMAÇÃO
DO PESQUISADOR |
|
Língua
Portuguesa e Literatura Brasileira |
Autor |
Título |
Palavras-chave |
Comunicação
Oral |
Mayara
Barbosa Tavares |
O
USO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NO CONTEXTO ESCOLAR:
CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO/APRENDIZADO CRÍTICO-REFLEXIVO |
Histórias
em quadrinhos. Texto e discurso. Ensino/aprendizagem crítico
e reflexivo. |
Elaine
Nicolodi |
ATIVIDADES
DE LEITURA DE TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
NA SALA DE AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA DOS ALUNOS DA
EDUCAÇÃO BÁSICA |
|
Flomar
Ambrosina Oliveira Chagas |
BIBLIOTECA:
QUE ESPAÇO É ESSE? |
Biblioteca.
Leitura. Silêncio. |
Silvair
Félix |
O
PROCESSO INTERDISCURSIVO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA:
HISTÓRIA E LEGALIZAÇÃO |
Análise
do discurso. Bakhtin. Foucault. Maingueneau. Educação.
Interdiscurso. |
Paulo
Henrique do Espírito Santo Nestor |
O
ETHOS E A DIMENSÃO PRÁTICA DA ESCRITA |
Ethos.
Prática. Escrita. |
Sueli
Agda Vieira |
A
CONSTRUÇÃO DISCURSIVA DOS DOCUMENTOS OFICIAIS
NACIONAIS DA EDUCAÇÃO E DO PROGRAMA DE RESSIGNIFICAÇÃO
DO ENSINO MÉDIO EM GOIÁS E SUA RELAÇÃO
COM OS PRINCÍPIOS ARQUEOLÓGICOS FOUCAULTIANOS |
Enunciado.
Discurso. Relações. Atravessamentos. Ensino
Médio. Educação. |
Solange
Salete Tacolini Zorzo |
O
CENTAURO NO JARDIM, DE MOACYR SCLIAR: UMA METÁFORA
PARA A IDENTIDADE INDIVIDUAL |
Adolescência.
Metaforização. Identidade individual. |
Maria
de Fátima Cruvinel |
LEITURA
LITERÁRIA NA ESCOLA E CONSTRUÇÃO DE SUBJETIVIDADES |
|
Keila
Matida de Melo Costa; Carime Rossi Elias |
ESTUDOS
PARTILHADOS SOBRE LINGUAGEM A PARTIR DA TEORIA BAKHTINIANA |
Linguagem.
Língua. Diálogo. Práticas pedagógicas.
Formação do leitor e do escritor. |
Orlinda
Carrijo Melo |
AS
FACES E OS VALORES DA LEITURA EM GOIÂNIA (1937-1960) |
Leitura.
Leitores. Valores. Modernidade. |
Vivianne
Fleury de Faria |
MÃOS
DE CAVALO: ANÁLISE E APLICAÇÃO EM SALA
DE AULA |
|
Dagmar
Dnalva da Silva Bezerra |
CRÔNICAS
NA SALA DE AULA: O COTIDIANO NA PONTA DO LÁPIS |
Gêneros.
Produção de texto. Crônica. Estágio. |
Maria
Margarete Pozzobon |
O
HABITUS PROFESSORAL NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE
PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO MÉDIO |
Habitus
professoral. Ação docente. Prática pedagógica. |
Raquel
Peixoto Ferreira Vieira |
O
PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA ESCRITA PELA CRIANÇA
NA ESCOLA |
|
Maria
Aurora Neta |
PRÁTICAS
LEITORAS NA ATUALIDADE: RESSIGNIFICANDO LEITURAS E LEITORES |
|
Débora
Cristina Santos e Silva; Rui Torres |
PESQUISA
E MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO DE LITERATURA
EM MEIO DIGITAL |
|
Elisandra
Filetti |
O
ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM GOIÁS: PERSPECTIVAS
PARA O ENSINO MÉDIO |
|
|
|
|
Pôsteres |
Fernanda
Moreira Silva; Maria Luiza dos Santos Sisterolli |
ESTILOS
DE ÉPOCA: A LITERATURA NO ENSINO MÉDIO |
Literatura.
Estilos de Época. Educação. |
Lídia
da S. Cruz Ribeiro |
PRODUÇÃO
ESCRITA: EXERCÍCIO DE DELEITE OU TÉDIO? |
Ler/Escrever.
Estagiários. Professor orientador. Língua Portuguesa.
Estágio supervisionado. |
|
|
|
Relatos
de Experiências |
Junia
Lorenna da Silva |
RELATO
DE EXPERIÊNCIA DE PRÁTICA DE ENSINO: UMA LEITURA
SOCIOLINGUÍSTICA |
|
Camila
de Souza Silva; Káthia Germana Santiago; Patrícia
Lelis Alves Dias Guerreiro; Sérgio Paulino de Souza;
Thaís Lourenço Cruvinel; Genoveva Prima Freita;
Maria Aparecida Rodrigues |
GÊNEROS
DISCURSIVOS, DIALÓGICOS, RECEPÇÃO E CONSTRUÇÃO
INTERDISCIPLINAR:UMA EXPERIÊNCIA NO COLÉGIO PRÉ-UNIVERSITÁRIO |
Gêneros
discursivos. Hermenêutica. dialogismo. |
Deise
Nanci de Castro Mesquita; Kelly Cristina da Silva Ruas |
PIPOESIA:
UM PROJETO INTERDISCIPLINAR DE LEITURA E ESCRITA LITERÁRIA
NA ESCOLARIZAÇÃO BÁSICA |
Leitura
literária. Escrita poética. Escolarização
básica. |
Deise
Nanci de Castro Mesquita; Elizabete Francisca Pereira de Oliveira |
PROJETO
DE LEITURA E ESCRITA NA ESCOLARIZAÇÃO BÁSICA:
ACOMPANHAMENTO A ALUNOS EM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM |
Acompanhamento
escolar. Leitura. Escrita. Educação básica. |
Profa.
Me. Paula Franssinetti de M. Dantas Vieira |
PARA
ALÉM DA REDAÇÃO: A PRODUÇÃO
DE DIFERENTES GÊNEROS TEXTUAIS REALIZADA POR ALUNOS
DO TERCEIRO ANO DO CURSO TÉCNICO INTEGRADO EM ELETROTÉCNICA
DO I.F.G.- CAMPUS GOIÂNIA |
Palavra.
Enunciado. Texto. Colaboração. |
|
|
voltar |
Língua
e Literatura Estrangeira |
Autor |
Título |
Palavras-chave |
Comunicação
Oral |
Hélvio
Frank de Oliveira |
OS
FINS JUSTIFICAM E-M@ILS: UMA FERRAMENTA TECNOLÓGICA
COMO RECURSO PARA A REFLEXÃO NA FORMAÇÃO
DE PROFESSORES DE LÍNGUAS |
Formação
de Professores. Línguas. Novas tecnologias. E-mail. |
Marco
Túlio de Urzêda Freitas |
ENSINO
CRÍTICO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS/INGLÊS:
A TRANSGRESSÃO COMO POSSIBILIDADE |
|
Jesiel
Soares Silva |
TECENDO
NOVAS POSSIBILIDADES NA REDE: O CHAT RANDÔMICO COMO
ALTERNATIVA DE INTERAÇÃO E APRENDIZAGEM AUTÔNOMA
DE LÍNGUA |
|
Marilda
Macedo Souto Franco; Júlia Maria Antunes Barros |
ABRINDO
CAMINHOS PARA A CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA NA APRENDIZAGEM
DE LE |
Ensino
e aprendizagem de línguas. Autonomia na aprendizagem
de línguas.
Noção de responsabilidade. Reflexão.
Aprendente de línguas. |
Profa
Dra Barbra Sabota |
A
FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LE PERANTE OS DESAFIOS
DA COMPLEXIDADE: UM CONVITE À REFLEXÃO |
Complexidade.
Formação universitária de professores. |
Bianca
Ribeiro Morais Costa |
A
PRÁTICA DOCENTE DE UMA PROFESSORA DE INGLÊS EM
UM PROJETO DE LÍNGUA INGLESA: UM ESTUDO DE CASO |
|
Marco
Túlio de Urzêda Freitas |
VOZES
E SABERES ENTRECRUZADOS NA ESCOLA: UMA EXPERIÊNCIA DE
COLABORAÇÃO |
|
Suely
Ana Ribeiro |
A
INDISCIPLINA EM UMA SALA DE AULA DE LÍNGUA INGLESA:
DESINTERESSE PELA APRENDIZAGEM OU RESISTÊNCIA À
DOMINÂNCIA DO PROFESSOR? |
|
Maria
Letícia Martins Campos Ferreira |
LIVRO
DIDÁTICO DE INGLÊS: GÊNEROS TEXTUAIS PRESENTES
NAS ATIVIDADES DE LEITURA E DE PRODUÇÃO ESCRITA |
Livro
didático de inglês. Gênero. Interação.
Leitura. Produção escrita. |
Camila
Leopoldina Batista dos Santos |
A
SESSÃO REFLEXIVA NA FORMAÇÃO DE CINCO
PROFESSORAS DE INGLÊS DA ESCOLA PÚBLICA: QUE
GÊNERO DISCURSIVO É ESSE? |
|
Viviane
Pires Viana Silvestre |
PESQUISA-AÇÃO
COLABORATIVA E FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA
DE PROFESSORES DE LÍNGUAS: PERCEPÇÕES
DE QUATRO PROFESSORAS |
|
Regiane
Costa |
IDENTIDADE
E AUTONOMIA: UM ESTUDO DE CASO COM PROFESSORAS/ES DE ESPANHOL
EM FORMAÇÃO CONTINUADA |
|
|
|
|
Artes e Música |
Autor |
Título |
Palavras-chave |
Comunicação
Oral |
Manoela
dos Anjos Afonso; Aparecida Miguel Neto; Eliete Neves da Silva;
Grazielle Aparecida de Oliveira Ferreira; Itair Regina Carvalho
Diogo; Lanna Rocha de Santana Caixeta; Lígia Maria
de Carvalho |
GRUPO
DE ESTUDOS MIDIATECA ARTE NA ESCOLA: FORMAÇÃO
CONTINUADA QUE PARTE DO DESEJO DE CONHECER |
|
Profa.
Dra. Renata de Lima Silva |
MANDINGA
DA RUA A CONSTRUÇÃO DE UM CORPO POETICAMENTE
CRÍTICO |
|
Renato
Gonçalves Rodrigues; Marlini Dorneles de Lima |
A
PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO DO BALÉ
CLÁSSICO NA CIDADE DE GOIÂNIA, UM RECORTE |
Balé
Clássico. Educação. Métodos de
Ensino. |
Aline
Folly Faria |
REFLEXÕES
SOBRE AS EXPERIÊNCIAS INVESTIGADAS: A EDUCAÇÃO
MUSICAL NA INTEGRAÇÃO DAS LINGUAGENS ARTÍSTICAS
E A VERTICALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO |
Reflexões.
Educação Musical. Complexidade. Contexto Escolar. |
Lana
Costa Faria; Warla Giany de Paiva |
PROCESSO
DE IMPLEMENTAÇÃO CURRÍCULAR PARA O ENSINO
DE DANÇA NA SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
DE GOIÁS |
Ensino
de Dança. Currículo e Formação
de Professor. |
Ms.
Adriane Camilo Costa |
O
AUDIOVISUAL COMO MEDIADOR NA EDUCAÇÃO |
Construção
imagética. Indústria cultural. Percepção.
Visualidades. |
|
|
|
Pôsteres |
Mayara
Divina Teles Niceias; Wilibaldo de Sousa Neto |
MUSICOTERAPIA
NA EDUCAÇÃO ESPECIAL |
|
Carla
Giane Fonseca do Amaral; Tereza Cristina Barbosa Duarte |
INTERDISCIPLINARIDADE
POSSÍVEL: REVISÃO METODOLÓGICA, ORIENTAÇÃO
E AVALIAÇÃO COLETIVAS |
|
Henrique
Lima Assis; Ana Rita da Silva; Luz Marina de Alcântara |
O
CENTRO DE ESTUDO E PESQUISA CIRANDA DA ARTE NO CENÁRIO
DA EDUCAÇÃO DAS ARTES EM GOIÁS |
Formação
continuada. Memória e história. Centro de Estudo
e Pesquisa Ciranda da Arte. |
Mayara
Divina Teles Niceias; Wilibaldo de Sousa Neto |
MUSICOTERAPIA
NA EDUCAÇÃO ESPECIAL |
|
Jorge
Aladir da Cruz Malheiros; Prof. Dra. Edna de Jesus Goya; Prof.
Supervisor Nívea Maria das Neves Costa |
MATERIAL
DIDÁTICO PARA O ENSINO DE ARTES VISUAIS - LEVANTAMENTO
E CRIAÇÃO |
Didática.
Materiais. Ensino. Professor. |
Igor
Guterres Faria |
AS
RELAÇÕES ENTRE O BRINCAR E A MÚSICA NA
EDUCAÇÃO INFANTIL A PARTIR DE UMA NOVA CONCEPÇÃO
DE SUJEITO |
Educação
Infantil. Música. Brincar. Psicanálise. |
Marília
Darc Cardoso Cabral e Silva; Tatiane Pereira da Silva |
A
IMPORTÂNCIA DAS ARTES NA FORMAÇÃO DAS
CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL |
|
Valeriê
Cardoso Machado |
RACISMO,
DIVERSIDADE, CULTURA E COTIDIANO DOS AFRO-DESCENDENTES NO
BRASIL: O CASO DO INSTITUTO FEDERAL GOIANO - CAMPUS MORRINHOS
E O DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA (2006-2009) |
|
|
|
|
Relatos
de Experiências |
Nilceia
Protásio Campos |
MÚSICA,
DOCÊNCIA E ESCOLA PÚBLICA: EXPERIÊNCIAS
COM LICENCIANDOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS |
|
Haydèe
Barbosa Sampaio de Araújo |
"O
QUE NÃO É FLOR E FOLHA É DIFÍCIL
DE FAZER" |
Arte
educação. Ensino aprendizagem. Saberes pré-existentes. |
Gabryel
Sanches de Ávila, Ariã Santana Alves; Kênia
Lisboa Colares; Hellen Rocha Durães; Jessica Ariel
Gusmão; Janice Guimarães Carvalho |
PROJETO
DANÇANDO O BRASIL: RELATO DE EXPERIÊNCIA |
Projeto
Dançando o Brasil. Dança na escola. |
Fernanda Moraes de Assis |
REORIENTAÇÃO
CURRICULAR NA PRÁTICA ARTES VISUAIS |
|
Heidy
Dayane Ribeiro Mendes; Eugênia Maria Araújo;
Rosiane Maria Nascimento; Camila de Oliveira Rodrigues; Gabriela
Silva Souza; Janice Guimarães Carvalho |
OFICINA
DANÇA E EXPRESSÃO CORPORAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA |
|
Gabryel
Sanches de Ávila; Ariã Santana Alves; Kênia
Lisboa Colares; Hellen Rocha Durães; Jessica Ariel
Gusmão; Janice Guimarães Carvalho |
PROJETO
DANÇANDO O BRASIL: RELATO DE EXPERIÊNCIA |
|
Edelweiss
Vieira Prego; Ingrid Rodrigues Gomes; Yana Ramos Toledo |
AN/DANÇAS
- UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE DANÇA |
|
Ana
Maria de Moraes Rocha; Eliton P. R. Pereira; Ana Rita Oliari
Emrich |
MÚSICA
ABSOLUTA: "MÚSICAS QUE SE EXPRESSAM POR SI MESMAS" |
|
|
|
voltar |
Física,
Química, Biologia e Ciências |
Autor |
Título |
Palavras-chave |
Comunicação
Oral |
Simone
Gomes Firmino |
A
PESQUISA NO ESTÁGIO, O PROJETO DE INTERVENÇÃO
PEDAGÓGICA E A ESCOLA: INTERFACES NECESSÁRIAS |
Possibilidades
formativas. Estágio. Pesquisa. Valores. Comportamentos
sociais. |
Flávia
Damacena Sousa Silva; Dalva Eterna Gonçalves Rosa |
A
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SEGUNDO A ÓTICA
DE ACADÊMICOS DE DUAS SÉRIES DE UM CURSO DE LICENCIATURA
EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS |
Práticas
Avaliativas. Licenciandos em Ciências Biológicas.
Professores
Formadores. |
Vitor
de Almeida Silva, Márlon Herbert Flora Barbosa Soares |
APRENDIZAGEM
COLABORATIVA EM ENSINO DE QUÍMICA: O CASO DA COMPLEMENTAÇÃO
COGNITIVA COMO PARTE DO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM EM
SALA DE AULA |
Aprendizagem
colaborativa. Interação social. Ensino de ciências. |
Sandra
Valéria Limonta; Beverly Batista de Morais |
ENSINO
E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS NATURAIS NOS ANOS INICIAIS
DO ENSINO FUNDAMENTAL NAS ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL EM GOIÂNIA |
Educação
integral. Escola de tempo integral. Ensino e aprendizagem
de
Ciências Naturais. |
Regisnei
Aparecido de Oliveira Silva; Elci Ferreira Mendes Piochon |
FORMAÇÃO
CONTINUADA EM BIOLOGIA PARA PROFESSORES DAS ESCOLAS PÚBLICAS
DO SUDOESTE GOIANO |
|
Suelaynne
Lima da Paz |
A
FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DOS LICENCIANDOS
EM QUÍMICA EM DUAS IES-GOIÁS |
Formação
pedagógica. Licenciatura em Química.
Identidade docente. |
Elisandra
Carneiro de Freitas; Marilda Shuvartz |
PLANEJAMENTO
DE AULAS DE BIOLOGIA DENTRO DA PROPOSTA DO PORTAL DO PROFESSOR |
Planejamento.
Aula. Ensino de Biologia. Portal do Professor. |
Ellen
P. L. Souza; Caio M. Arantes; Anna M. C. Benite |
CULTURA
AFRICANA E ENSINO DE CIÊNCIAS: ESTUDOS SOBRE CONFIGURAÇÃO
DA IDENTIDADE DOCENTE |
Políticas
Públicas. Formação de Professores de
Ciências. Lei 10.639. |
Pedro
Eugênio Marques Ferreira; Anatália Dejane Silva
de Oliveira |
ANÁLISE
DO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL:
DESAFIOS DE UMA NOVA PERSPECTIVA |
Ciências
Naturais. Ordenamento Curricular. Motivação. |
Geovana
Ferreira Melo Teixeira; Giovanna Márcia Cristina Bernini;
Patrícia Peixoto dos Santos |
A
CONSTRUÇÃO DA PROFESSORALIDADE DO DOCENTE UNIVERSITÁRIO:
OS PROFESSORES QUE ATUAM NAS CIÊNCIAS EXATAS |
Professoralidade
Universitária. Formação docente. Didática
no ensino superior. |
Michele
Ferreira; Markos Pedroso; Marcelo de Louzada; Roberson Danlei |
O
ENSINO DE FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
E A FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES POR MEIO
DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS REALIZADAS NA EDUCAÇÃO
DE JOVENS E ADULTOS |
|
Marly
Nunes de Castro Kato; Nara Michele Santana Carvalho; Wellington
dos Reis Silva |
O
PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO E IDENTIADE DOS DOCENTES
DA ÁREA DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DA UFU |
|
Monike
Hyasmin Gomes Miranda; Simone Sendin Moreira Guimarães |
O
PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO
ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO DE LICENCIATURA EM
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: CONTRIBUIÇÕES
PARA FORMAÇÃO DOCENTE |
|
|
|
|
Pôsteres |
Fernanda
Duarte Araújo Silva; Ana Maria de Oliveira Cunha |
REFLEXÕES
SOBRE O USO DO MÉTODO CIENTÍFICO E O TRABALHO
DOCENTE DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS |
|
Paulo
César de Castro Lopes; Marcos Gomes Martins; Lilian
Rodrigues Rios |
A
EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA COMO
POSSIBILIDADE DE REFLEXÃO NA FORMAÇÃO
INICIAL DE PROFESSORES |
|
Rita
de Cássia Balieiro Rodrigues; Márcia Pereira
Dutra de Rezende |
APRENDIZAGEM
EM CIÊNCIAS: UM OLHAR SOBRE OS CRITÉRIOS E INSTRUMENTOS
AVALIATIVOS |
|
Fabrizio
de Almeida Ribeiro; Luciane Puglisi Marreto |
ENSINO
DAS CIÊNCIAS: ESTRATÉGIAS PARA FORTALECIMENTO
DA CULTURA DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO |
|
|
|
|
Relatos
de Experiências |
Marília
V. Salvador; Geiziane da S. Oliveira; Daniel J. A. Santos;
Murilo M. dos Anjos; Rayane L. Natali; Ademir L. Silva; Valmir
J. Silva |
JORNAL
ACADÊMICO TABELA PERIÓDICA |
Jornal
acadêmico. comunicação. Ensino. |
Maria
Salete Cordeiro Silva e Carmem Lúcia Costa Amaral |
A
PEDAGOGIA DE PROJETOS COMO PRÁTICA EDUCATIVA: RELATOS
DE UMA EXPERIÊNCIA |
Pedagogia
de Projeto. Disciplina de química. Competência.
Habilidades. |
|
|
voltar |
Matemática |
Autor |
Título |
Palavras-chave |
Comunicação
Oral |
André
Luiz Gonçalves Campos |
APLICAÇÃO
DE ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS
EM DISCIPLINA DE FORMAÇÃO BÁSICA DO CURSO
DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO |
ABP.
Aprendizagem Baseada em Problema. Ensino Superior. |
Rodrigo
Fideles Fernandes; Roziane Costa Campos |
VIVENDO
E APRENDENDO A JOGAR |
Jogo.
Aluno. Aprendizagem. |
Jhonny
Afonso Cunha |
AS
CONTRIBUIÇÕES DE VYGOTSKY: NO PROCESSO DE ENSINO
APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA FINANCEIRA |
Zona
de Desenvolvimento Proximal, Ensino-Aprendizagem. Mediação.
Matemática Financeira. |
Ana
Paula de Almeida Saraiva Magalhães; Dalva Eterna Gonçalves
Rosa |
ESTÁGIO
SUPERVISIONADO E PRÁTICA REFLEXIVA: UM ESTUDO DOS CURSOS
DE MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS |
Formação
de professores. Estágio Supervisionado. Prática
reflexiva. |
Ágda
Alves de Asevedo Canedos |
INTERVENÇÃO
PEDAGÓGICA NO CICLO I EM GOIÂNIA: DO PROPOSTO
AO VIVIDO |
|
|
|
|
Pôsteres |
Raphael
Martinez E. da Silva; Jair José Maldaner |
HISTÓRIA
DA MATEMÁTICA: UMA NOVA INTRODUÇÃO DOS
CONTEÚDOS |
História
da matemática. metodologias de ensino. Trigonometria.
Logaritmos. |
Eliézer
Marques Faria, Vívian Cirino de Lima |
APRENDIZAGEM
DE ALGORITMOS - DIFICULDADES E SOLUÇÕES |
Aprendizagem.
Algoritmos. Lógica de Programação. |
Eliane
de Fátima Rodrigues Martins |
1º
WORKSHOP DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA
UnUCET-UEG. MATEMÁTICA: UM MUNDO DE IDEIAS E FÓRMULAS |
|
|
|
|
Relatos
de Experiências |
Manuella
Heloisa de Souza Carrijo; Gabriela de Araújo Achegaua;
Luciana Parente Rocha |
O
ENSINO DE GEOMETRIA POR MEIO DE MATERIAIS CONCRETOS PARA O
ENSINO MÉDIO |
Material
concreto. Trabalho em grupo. Geometria Espacial para o Ensino
Médio. |
|
|
voltar |
Educação Física |
Autor |
Título |
Palavras-chave |
Comunicação
Oral |
Nestor
Pérsio Alvim Agricola; Chaysther de Andrade Lopes;
Keila Márcia Ferreira de Macêdo |
PRÁTICAS
DE ENSINO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR:
REALIDADES E PERSPECTIVAS PARA A FORMAÇÃO. |
Didática
Multidisciplinar. Finalidades. Educação física
escolar. |
Tadeu
João Ribeiro Baptista; Made Júnior Miranda |
A
Metodologia do Ensino Desenvolvimental Aplicada à Educação
Física |
Teoria
da Atividade. Ensino Desenvolvimental. Educação
Física. |
Michelli
Fernanda Bette Câmara Goulart; Renata Machado de Assis |
AULAS
DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO
INFANTIL: UMA INVESTIGAÇÃO EM CMEIs DE JATAÍ-GO |
Educação
Física. Educação Infantil. Prática
docente. |
Pitias
Alves Lobo |
EDUCAÇÃO
FÍSICA: SOCIEDADE, EDUCAÇÃO E ESCOLAALGUMAS
APROXIMAÇÕES MARXIANAS. |
Capitalismo.
Estado. Educação. Escola. Educação
Física. |
Expedito
Gonçalves Fróes Júnior; Deyse Mendes
Rodrigues; Jocimara Marques Rodrigues; Darliane Aparecida
Silva Oliveira; Rosangela Ramos Veloso Silva; Daniel de Sousa
Medeiros |
AVALIAÇÃO:
DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA EDUCAÇÃO FISÍCA
ESCOLAR. |
Avaliação.
Educação Física. Desafios. Perspectivas. |
Renata
Lorena Vilela de Aguiar |
O
USO DE RECURSOS AUDIOVISUAIS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO
FÍSICA |
Recursos
Audiovisuais. Educação Física. Jogos
Cantados. |
Michele
Silva Moreira, Valéria Aparecida da Silva, Lilian Ferreira
Rodrigues Brait |
ESCOLA
E ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS: INCLUSÃO
OU INDIFERENÇA? |
|
Flávia
Temponi Góes; Cláudio Lúcio Mendes |
ANÁLISES
SOBRE A EDUCAÇÃO FÍSICA E O PRINCÍPIO
DA INTERDISCIPLINARIDADE NO CURRÍCULO ESCOLAR |
Educação
Física. Currículo. Interdisciplinaridade. |
Profª
Esp. Renata Linhares; Profª Ms. Lílian Brandão
Bandeira; Profº Ms. Néri Emílio Soares
Júnior; Profª Ms. Priscilla de Cesaro Antunes |
O
ESTÁGIO NA PERSPECTIVA DA LICENCIATURA AMPLIADA EM
EDUCAÇÃO FÍSICA: AVANÇOS E DESAFIOS
DA EXPERIÊNCIA DA ESEFFEGO/UEG |
|
Angela
Rodrigues Luiz |
EDUCAÇÃO
FÍSICA E ESTÁGIO: EVIDÊNCIAS NO CENÁRIO
JATAIENSE. |
|
Rosirene
Campêlo dos Santos; Lara Wanderley; Aline da Silva Nicolino;
Marlini Dorneles de Lima |
COMPREENDENDO
O CORPO NO CONTEXTO ESCOLAR: FORMAÇÃO CONTINUADA
NAS ESCOLAS DE GOIÂNIA/GO |
|
Jocimara
Marques Rodrigues; Érika Lucas Lopes; Deyse Mendes
Rodrigues; Expedito Gonçalves Froes Junior; Joelson
Melo Alves |
CONDIÇÕES
DE APRENDIZAGEM E RELAÇÃO PROFESSOR ALUNO NAS
AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM UMA ESCOLA
MUNICIPAL DA CIDADE DE MONTES CLAROS-MG |
Ensino
Aprendizagem. Relação Professor/aluno. |
Gilneia
Ramos Chaves; Érika Lucas Lopes; Jeferson Luan Costa
Fagundes; Rosângela Ramos Veloso-Silva; Daniel de Souza
Medeiros |
JOGOS
E BRINCADEIRAS: REFLEXÕES DE GÊNERO NO CONTEXTO
ESCOLAR |
Jogos
e brincadeiras. Reflexões de gênero. Contexto
escolar. |
Márcia
Cristina Silva; Lorena Cristina Dias Macedo; Michel Henrique
Queiroz Magalhães |
A
INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA NAS
AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR EM ESCOLAS
ESTADUAIS INCLUSIVAS DE QUIRINÓPOLIS- GOIAS |
Deficiência
Auditiva. Educação Física Escolar. |
Ana
De Pellegrin; Anegleyce Teodoro Rodrigues; Eliene Lacerda
Pereira; Hugo Leonardo Fonseca da Silva |
DA
DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO AO ESTÁGIO
SUPERVISIONADO NA FEF/UFG: CONTINUIDADES, RUPTURAS E CONTRADIÇÕES
COM A REFORMA DO CURRÍCULO DE LICENCIATURA A PARTIR
DE 2007 |
|
Eder
Mariano Paiva Filho; Rodrigo Vieira Silva; Sara Costa Rodrigues;
Lilian Ferreira Rodrigues Brait |
A
IMPORTÂNCIA DO TRABALHO DOCENTE NA AMENIZAÇÃO
DO EGOCENTRISMO NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
|
Gustavo
Soares Fonseca Filho; Glaucia Marques Marinho; Joelson Melo
Alves; Darliane Aparecida Silva Oliveira; Jéferson
Luan Costa Fagundes; Gilneia Ramos Chaves |
PERCEPÇÃO
DOS ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM RELAÇÃO
ÀS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA |
Educação
Física Escolar. Percepção. Componente
curricular. |
Maria
Clemência Pinheiro de Lima Ferreira; Raquel Aparecida
Marra da Madeira Freitas |
O
LUGAR DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO
INFANTIL |
Educação
Física. Educação Infantil. Eixo movimento.
Referencial Curricular Nacional para a Educação
Infanti. |
Expedito
Gonçalves Fróes Júnior; Deyse Mendes
Rodrigues; Jocimara Marques Rodrigues; Darliane Aparecida
Silva Oliveira; Rosângela Ramos Veloso-Silva; Daniel
de Sousa Medeiros |
AVALIAÇÃO:
DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA EDUCAÇÃO FISÍCA
ESCOLAR. |
Avaliação.
Educação Física. Desafios. Perspectivas. |
|
|
|
Pôsteres |
Luís
César Souza; Letícia de Queiroz Rezende; Ricardo
Tavares de Oliveira |
JOGOS
ESCOLARES E ESPORTE: DITANDO AS REGRAS PARA A EDUCAÇÃO
FÍSICA ESCOLAR? |
|
Ana
Caroline Alves; Flavia Temponi Goes |
REFLEXÕES
INICIAIS DE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS PARA INCLUIR OS
DEFICIENTES AUDITIVOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO
FÍSICA. |
Educação
Física. Deficiente auditivo. Inclusão. |
Suzianne
Morais; Pollyana Villela |
O
PERMEAR HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO FÍSICA
E SEUS DESAFIOS ATUAIS |
Educação
Física. Teorias Pedagógicas. Sociedade. |
Fernando
Henrique Silva Carneiro |
A
formação dos professores de Educação
Física, atuantes na administração escolar
da Rede Municipal de Educação de Goiânia |
|
|
|
|
Relatos
de Experiências |
Poliana
Siqueira Pedroza; Luís César de Souza |
NATAÇÃO
E DESEMPENHO ESCOLAR: EXPERIÊNCIA DE UMA EXTENSÃO
DA UFG COM UMA ESCOLA PÚBLICA |
|
Suzianne
Morais; Pollyana Villela |
A
ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO
FÍSICA NO DESENVOLVIMENTO MOTOR EM PORTADORES DE SÍNDROME
DE DOWN. |
Síndrome
de Down. Professor de Educação Física. |
Angela
Rodrigues Luiz |
EDUCAÇÃO
FÍSICA INFANTIL: PROCEDIMENTOS PEDAGÓGICOS PARA
ABORDAR O TEMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL |
|
Gyzely
Santana de Arruda; Flórence R. Faganello Gemente |
ATLETISMO
NA ESCOLA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA |
Atletismo.
Ensino. Escola. Educação Física. |
Eliene
Lacerda Pereira; Fabricia Ribeiro Marques; Flaviana Panta
Barbosa; Marielli Gomes Mendonça; Sabrina Fernandes
Gonçalves |
A
INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO
FÍSICA ESCOLAR: A EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO
CURRICULAR SUPERVISIONADO I - FEF/UFG |
Escola.
Educação Física. Prática Pedagógica.
Organização do Trabalho Pedagógico. |
|
|
|
Geografia |
Autor |
Título |
Palavras-chave |
Comunicação
Oral |
Alessandra
Aparecida Ferreira; Simone Xavier Camilo Rodrigues; José
Novais de Jesus |
A
IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA DE ENSINO EM GEOGRAFIA |
Prática
de ensino. Geografia. Professor. Teoria. Conteúdos. |
Sérgio
Cândido de Oscar; Juliana Curzi Bastos |
O
uso da Plataforma MOODLE no Apoio ao ensino presencial de
Geografia na escola pública |
Ambientes
virtuais de aprendizagem. Ensino de geografia. Recurso didático.
Inclusão digital. |
Daiana
Pereira Araújo; Anatália Dejane Silva de Oliveira |
OS
PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAAGEM EM GEOGRAFIA: O CONTEXTO
DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE BARREIRAS-BA. |
Ensino
de geografia. Trabalho pedagógico. Formação
docente. Recursos didático-pedagógicos. |
Maria
Alice de Souza Bezerra; Emanuela Januario Gomes; Carla Thaís
Nunes da Silva; Iann Dellano da Silva Santos; Anatália
Dejane Silva de Oliveira |
O
ENSINO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO PARA JOVENS
E ADULTOS (EJA): A PERSPECTIVA DOS ESTUDANTES DE TRÊS
ESCOLAS MUNICIPAIS DO OESTE BAIANO |
|
Lucineide
Mendes Pires |
OBSERVANDO
E DESCOBRINDO A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR
DE GEOGRAFIA DO ENSINO FUNDAMENTAL: AS PRIMEIRAS IMPRESSÕES
SÃO AS QUE FICAM? |
Ensino
de Geografia. Ensino fundamental. Prática Pedagógica.
Saberes docentes. Formação de professores. |
|
|
|
Pôsteres |
Marcel
Bordin Galvão Dias; Heitor Silva Sabota; Ronan Eustaquio
Borges |
GEOGRAFIA
E ENSINO: PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA
DA INDÚSTRIA |
|
|
|
|
Relatos
de Experiências |
Claudia
do Carmo Rosa |
A
APLICAÇÃO DO PROJETO DE INICIAÇÃO
CARTOGRÁFICA E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA
A FORMAÇÃO DO EDUCANDO NA EDUCAÇÃO
BÁSICA |
|
Layanna
Giordana Bernardo Lima; Milene Barbosa Alves; Raimunda Claudia
Loiola das Neves; Simone Azevedo dos Santos |
NOVAS
PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA |
Ensino/aprendizagem.
Interação. Participação. |
|
|
|
História |
Autor |
Título |
Palavras-chave |
Comunicação
Oral |
Helvécio
Goulart Malta de Sá; Antônio Luiz de Souza; Maria
Madalena Queiroz |
O
PAPEL DO ENSINO DE HISTÓRIA NA FORMAÇÃO
DO TÉCNICO DE EDIFICAÇÕES PELO IFG |
Políticas
educacionais. Ensino de História. Educação
e trabalho. Formação Profissional. Legislação
educacional. |
Keides
Batista Vicente |
UEG
- PIRES DO RIO - UNIVERSIDADE DO CERRADO SOB O OLHAR DO OUTRO |
UEG.
Ensino. Representação. |
Mirtes
Ferreira de Freitas Lima; Wanderleia Silva Nogueira; Alda
Martins de Rezende |
A
PRÁTICA DO ENSINO DE HISTÓRIA EM QUIRINÓPOLIS-GO |
Práticas
pedagógicas. Aprendizagem. Ensino. História. |
Luciana
Leite da Silva |
DIDÁTICA
DA HISTÓRIA NO CONTEXTO ESCOLAR DE GOIÂNIA: UMA
REFLEXÃO SOBRE A FUNÇÃO DA HISTÓRIA
E DO HISTORIADOR |
|
Rodrigo
Mendes Oliveira |
O
projeto de Lei nº 155 de 2008: A relação
entre a obrigatoriedade do Ensino de História Regional
e o Ensino de História Regional em Goiás. |
|
Jackeline
Império Soares |
O
LIVRO DIDÁTICO (NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO
FUNDAMENTAL I) NO CONTEXTO DA DITADURA MILITAR E A LUTA PELA
REDEMOCRATIZAÇÃO |
Livro
didático. Ditadura militar. Redemocratização. |
Daniela
Cristina Pacheco |
CONTAR
HISTÓRIA MITICAS UMA ATIVIDADE (PER)FORMATIVA |
Mito.
Performance. Contação de histórias. Ensino
de História. |
Madalena
Dias Silva Freitas; Natal ferreira de Jesus |
POPULAÇÃO
NEGRA BRASILEIRA: REFLEXO E IMAGEM NO LIVRO DIDÁTICO |
|
|
|
|
Didática |
Autor |
Título |
Palavras-chave |
Comunicação
Oral |
Solange
Martins Oliveira Magalhães |
"TRANSRELACIONANDO"
AFETIVIDADE E SENSIBILIDADE NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO
DOCENTE |
|
Enilvia
Rocha Morato Soares; Benigna Maria de Freitas Villas Boas |
DEVER
DE CASA, AVALIAÇÃO E ORGANIZAÇÃO
DO TRABALHO PEDAGÓGICO |
Dever
de casa. Avaliação. Aprendizagem. Organização
do trabalho pedagógico. |
Dulce
Barros de Almeida; Ricardo Antonio Gonçalves Teixeira |
CONTEXTO
EDUCACIONAL COMPLEXO E DIVERSO A PARTIR DE UMA ANÁLISE
INTERPRETATIVA DOS ASPECTOS LEGAIS QUE SUBSIDIAM PROPOSTAS
EDUCATIVAS INCLUSIVAS |
Educação
Complexa. Aspectos Legais. Propostas Inclusivas. |
Amanda
Oliveira Magalhães |
A
FORMAÇÃO DO PROFESSOR NOS CURSOS DE GASTRONOMIA:
REFLEXÕES TRANSDISCIPLINARES |
Gastronomia.
Transdisciplinaridade. Formação de professores. |
Fernanda
Bartoly Gonçalves de Lima; Kátia Augusta Curado
Pinheiro Cordeiro da Silva |
AS
LICENCIATURAS NOS INSTITUTOS FEDERAIS: CONCEPÇÕES
E PRESSUPOSTOS |
Institutos
Federais. licenciaturas. Pressupostos pedagógicos.
Políticas públicas. |
Eunice
Tavares Silveira Lima |
A
INFLUÊNCIA DA PUBLICIDADE TELEVISIVA NA (IN) FORMAÇÃO
DO PÚBLICO INFANTIL |
Publicidade.
Televisão. Criança. |
Ana
Luísa Antunes; Maria das Graças C. de Arruda
Nascimento |
A
PROFISSÃO DOCENTE E A ESCOLARIZAÇÃO DE
SURDOS: DEMANDAS E DIFICULDADES |
Escolarização
de surdos. Prática docente. Formação
continuada. Trabalho coletivo. |
Profª
Ivana Alves Monnerat de Azevedo |
O
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO
INFANTIL DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UnUCSEH/ UEG |
Estágio
Curricular Supervisionado. Legislação. Pesquisa-ação.
Docência. |
Elaine
Constant |
UMA
POLÍTICA EDUCACIONAL DE AVALIAÇÃO TECIDA
NAS REPRESENTAÇÕES DA AUTO-AJUDA E DO EMPREENDEDORISMO
NO COTIDIANO DA REDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DO
RIO DE JANEIRO |
|
Náfren
Ferreira Lima |
HISTÓRIA
E SENTIMENTO DA INFÂNCIA |
Criança.
Infância. Sentimento. |
Myrian
Sartori; Tamara Saldanha; Dra. Kátia Augusta Curado
Pinheiro Cordeiro |
O
pedagogo na revista Linhas Críticas |
Pedagogia.
Formação de Pedagogo. Currículo. Identidade
do Pedagogo. |
Lázara
Lisboa da Costa Mendonça; Gilda Aparecida Nascimento |
A
ESCOLA COMO ESPAÇO DE VIVÊNCIA DA CIDADANIA |
Políticas
educacionais. currículo. Gestão democrática.
Perspectiva intercultural. Prática social. Escola.
Cidadania. |
Bruna
Cardoso Cruz |
O
PAPEL DAS DISCIPLINAS DE CONHECIMENTOS PROFISSIONAIS ESPECÍFICOS
NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
Pedagogia.
Didática. Fundamentos teóricos e metodológicos. |
Bruna
Cardoso Cruz |
PLANEJAMENTO
E O TRABALHO DOCENTE |
Planejamento.
Trabalho docente. Ensino superior. |
Juliana
Fonseca Duarte |
ESCOLA
OU CASA DE DOCE: É POSSÍVEL SER ESPAÇO
DE COMPARTILHAMENTO? |
|
Denise
Silva Araújo; Jennifer Martins Silveira; Nevione Cotrim |
A
EDUCAÇÃO INFANTIL NO CENÁRIO DAS POLÍTICAS
EDUCACIONAIS |
Políticas
educacionais. Formação de professores. Legislação
educacional. Educação infantil. |
Kênia
Abbadia de Melo |
PENSAMENTO
COMPLEXO: UMA NOVA E DESAFIADORA FORMA DE PENSAR A EDUCAÇÃO
A PARTIR DAS IDEIAS DE EDGAR MORIN |
Complexidade.
transdisciplinaridade. Incerteza. Estratégia. |
Andréa
Kochhann; Adriana Kochhann Machado Zanella |
A
PRÁTICA INTERDISCIPLINAR: as contribuições
do paradigma holístico e a alteridade para sua efetivação |
Interdisciplinaridade.
Paradigma Holístico. Alteridade. Identidade Docente. |
Andréa
Kochhan |
A
MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA PELO COMPUTADOR E
A INTERNET: uma necessidade de abordagem perante a identidade
docente |
Mediação
Pedagógica. Computador e Internet. Identidade Docente. |
Lindomar
Barros do Santos, Simone Freitas Pereira Costa |
O
ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO DE PEDAGOGIA-LICENCIATURA:
O QUE SE ENSINA E O QUE SE APRENDE (?) - FRAGILIZAÇÃO
DOS CONTEÚDOS |
Pedagogia.
Formação de Professores. Estágio Supervisionado.
Conteúdos. Ensino. Escola-campo. |
Sirlandia
Gomes de Moraes; Maria Elizabeth Ferreira |
(IN)DISCIPLINA
NO CONTEXTO ESCOLAR - REFLEXÕES SOBRE A ESCOLA |
Indisciplina.
Aluno. Escola. |
Maria
Aparecida Alves; Viviane Aparecida Natividade da Cruz; Jussara
Resende Costa Santos |
A
ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NA ORGANIZAÇÃO
E EXECUÇÃO DE PROJETOS SOCIOEDUCATIVOS EM UMA
FUNDAÇÃO NO MUNICIPIO DE PARACATU/MINAS GERAIS |
Atuação
do pedagogo. Espaço não formal. Projetos socioeducativos. |
Maria
Aparecida Alves; Rafaella Assis Caldeira; Jussara Resende
Costa Santos Santos |
A
RELEVÂNCIA DA GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA
NA MELHORIA DA QUALIDADE DO ENSINO EM UMA ESCOLA PÚBLICA
DE UNAÍ - MG |
Gestão
escolar democrática. Participação. Qualidade
do ensino. |
Ruth
Catarina Cerqueira R. de Souza |
TRABALHAR
NA PERSPECTIVA DA COMPLEXIDADE IMPLICA A PRODUÇÃO
DE SIGNIFICADOS. |
|
Giseli
Barreto da Cruz; Renata Pimentel Cabral |
A
VISÃO DE FORMADORES SOBRE A DIDÁTICA NOS CURSOS
DE LICENCIATURA |
Didática.
Formação de Professores. Cursos de Licenciatura.
Concepções e práticas didáticas
de formadores. |
Edna
Duarte de Souza |
(DES)CONSTRUÇÃO
DA PRÁXIS PEDAGÓGICA DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO
- em busca de sentidos e significados |
Desenvolvimento
profissional docente. Sociedade do trabalho. |
Maria
Emilia de Castro Rodrigues; Maribel Schveeidt |
ESCRITA
E LEITURA NA 2ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL: ALERTAS
NA PREVENÇÃO DE ACIDENTES NO TRÂNSITO
- O OLHAR DO PEDESTRE E DO CICLISTA |
Educação
de Jovens e Adultos. Ensino-aprendizagem. Sujeitos. |
Fabiana
Margarita Gomes Lagar |
CONCEPÇÕES
DE FORMAÇÃO DOCENTE |
|
Darlyene
Iviane da Costa Silva; Renata Mendes de Souza |
O
ESTÁGIO COMO POSSIBILIDADE DE REFLEXÃO DO PROCESSO
DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM UMA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA |
|
Renusia
Rodrigues dos Santos |
A
AFETIVIDADE NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
|
Cláudia
Helena dos Santos Araújo |
AS
RELAÇÕES PEDAGÓGICAS EM UM CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO
LATO SENSU À DISTÂNCIA EM EDUCAÇÃO
DE JOVENS E ADULTOS: DOCENTES E DISCENTES NO AMBIENTE ONLINE |
Educação
a Distância. Tutor a distância. Tutor presencial.
Formação de professores. Relações
pedagógicos. |
Leandra
Fernandes do Nascimento; Raimundo Wellingnton Araújo
Pessoa |
A
DISCIPLINA DIDÁTICA COMO REQUISITO INDISPENSÁVEL
NA FORMAÇÃO INICIAL |
Formação
de professor. Didática. Processo ensino/aprendizagem. |
Mônica
Pereira de Oliveira |
FONOAUDIOLOGIA
E PEDAGOGIA: UM ENCONTRO NECESSÁRIO |
Fonoaudiologia.
Pedagogia. Comunicação. Formação.
Prevenção. |
Kelry
Alves Gonçalves |
A
PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE PROFESSORES:
ESTUDO INTERINSTITUCIONAL DA REGIÃO CENTRO-OESTE |
Pesquisa.
Professores(as). Iniciação científica. |
Marisa
Pinheiro Mourão; Amanda Fernandes Santos; Lázara
Cristina da Silva |
DESCORTINANDO
A REALIDADE ESCOLAR DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA SENSORIAL
NO MUNICÍPIO DE UBERLÂNDIA-MG |
Programa
INCLUIR. Inclusão escolar. Deficiência sensorial. |
Darlyene
Costa; Thais Tolentino Santos Souza; Valdeniza Maria Lopes
Barra |
O
ESTÁGIO DE PEDAGOGIA COMO POSSIBILIDADE DE PENSAR OS
DESAFIOS DO ENSINO NA ESCOLA DE JORNADA AMPLIADA |
|
Marilza
Luzia Montagnini; Marilza Vanessa Rosa Suanno |
FORMAÇÃO
PEDAGÓGICA DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS: RESSIGNIFICAÇÃO
DA ATUAÇÃO DOCENTE |
|
Maria
José de Pinho; Dânveres Tatiana Gomes Monteiro
da Silva |
A
PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE PROFESSOR: Uma
análise discursiva das teses e dissertações
em cursos de pós-graduação em educação
da UFG. |
Concepção
de educação e de professor. Formação.
Análise do discurso. |
Anatália
Dejane Silva de Oliveira; Marilde Queiroz Guedes |
EM
TEMPOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: DISSENSOS
E CONSENSOS POR UMA POLÍTICA DE FORMAÇÃO
DE PROFESSORES |
Formação
de professores. Educação a distância.
Programas de formação. |
Dra.
Nancy Nonato de Lima Alves; Dra. Ivone Garcia Barbosa |
COORDENAÇÃO
PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
Coordenação
pedagógica. Educação Infantil. Trabalho.
Identidade profissional. |
Sylvana
de Oliveira Bernardi Noleto; Valdirene Alves de Oliveira |
UM
DIÁLOGO ENTRE A INTERDISCIPLINARIDADE E A FORMAÇÃO
DE PROFESSORES |
Interdisciplinaridade.
Eixo temático. Formação de professores. |
Elder
Sales da Silva; Isabella Rodrigues Silva; Lúcio Costa
Tovar |
A
DISTRIBUIÇÃO DA MERENDA NA HORA DO RECREIO E
AS RELAÇÕES SOCIAIS ENVOLVENDO ALUNOS E FUNCIONÁRIOS
DA COZINHA. (PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA
NO CEPAE - GO) |
Estágio
supervisionado. Escola. Diagnose. Recreio. Fila do lanche.
Relações escolares. |
Maria
Márcia Melo de Castro Martins; Maria Gorete de Gois;
Leandra Fernandes Nascimento |
A
DISCIPLINA DIDÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL:
CONTRIBUIÇÕES PARA O FUTURO PROFESSOR |
Formação
de professor. Didática. Processo ensino/aprendizagem. |
Anna
Maria Kovacs Khaoule |
O
ESTÁGIO SSUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DE
PROFESSORES: UMA ANÁLISE DO TRABALHO COM PROJETOS DE
ENSINO |
Projeto
de Ensino. Estágio. Formação de Professores.
Geografia. |
Geovana
Ferreira Melo Teixeira; Dalma Persia Nelly Alves Nunes; Jaqueline
da Silva Nascimento |
DOCÊNCIA
NO ENSINO SUPERIOR: O QUE DIZEM OS DOCENTES QUE ATUAM NA ÁREA
DE CIENCIAS HUMANAS A RESPEITO DE SUA IDENTIDADE PROFISSIONAL? |
Identidade
profissional. Docência. Ensino superior. |
Christine
Garrido Marquez |
APRENDER
BRINCANDO |
|
Gizela
Bastos da Mota Almeida; Súsia Soares Ribeiro |
BULLYING:
QUE BICHO É ESSE? |
Bullying.
Educação. Violência. |
Maria
Augusta Peixoto Mundim |
FLEXIBILIZAÇÃO
E REGULAMENTAÇÃO: A ORGANIZAÇÃO
DA ESCOLA EM CICLOS NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
DE GOIÂNIA (1998-2008) |
|
Ana
Corina Spada |
FORMAÇÃO
DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: PRÁTICAS
EDUCATIVAS E CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO. |
Educação
infantil. Creche. Práticas educativas. Formação
de professores. |
Maria
Zeneide Carneiro Magalhães de Almeida |
AS
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E OS MÉTODOS DE
ENSINO: NARRATIVAS E DIÁLOGOS NOS PERCURSOS DA HISTÓRIA
DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA (SÉC.XIX-XX). |
|
Dra.
Maria Emilia Gonzaga de Souza; Prof. Dra. Ilma Passos Alencastro
Veiga |
PROCESSO
FORMATIVO DO DOCENTE NAS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO
SUPERIOR |
Formação.
Docência. Educação Superior. |
Durcelina
Ereni Pimenta Arruda; Sandra Núbia de Oliveira Borges |
Aprendizagem
no momento com o brincar |
Ludicidade.
Ludotecas. Aprendizagem. Interação. |
Maria
Emília M. Gonzaga de Souza |
O
CURSO DE PEDAGOGIA E AS CONDIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO
DA CRIATIVIDADE1 |
Criatividade.
Formação. Pedagogia. |
Tania
Mara da Silva Moura; Prof. Ms. Marilza Vanessa Rosa Suanno |
"ESTADO
DA ARTE" DA PROFISSÃO DOCENTE: I COLÓQUIO
INTERNACIONAL SOBRE O ENSINO SUPERIOR (2008) |
Educação
Superior. Formação. Profissão Docente.
Docência. Ensino Aprendizagem. Estado da arte. |
Silvana
Malusá Barauna; Aldeci Cacique Calixto; Jociene Carla
Bianchini Ferreira |
O
IMPERATIVO DE NAVEGAR OU NAUFRAGAR: A DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA
NO CONTEXTO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E
COMUNICAÇÃO |
Docência
universitária. Tecnologia da informação
e comunicação. Saberes docentes. Ensino-aprendizagem.
Ambientes virtuais. |
Durcelina
Ereni Pimenta Arruda; Roberto Valdés Puentes; Eucidio
Pimenta Arruda |
A
IDENTIDADE DO TUTOR NO SEU FAZER PEDAGÓGICO: a tutoria
na educação a distância |
Educação
a Distância. Didática e Formação
de tutor. Ambiente Virtual de Aprendizagem. |
Divina
Rosangela de Souza Costa; Joana Peixoto |
Ensino
e formação de professores no contexto atual |
Escola.
Concepção de ensino. Formação
de professores. |
Anatália
Dejane Silva de Oliveira |
As
condições do trabalho na Educação
Infantil: os desafios para a profissionalização
docente |
Educação
infantil. Trabalho docente. Formação. |
Dra
Ivone Garcia Barbosa; Ms. Telma Aparecida Teles Martins Silveira |
ENTRE
A VALORIZAÇÃO E A ADAPTAÇÃO LEGAL:
ANÁLISE DO CURRÍCULO DE FORMAÇÃO
DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL DO CURSO
DE PEDAGOGIA DA FE/UFG |
Formação
de Professores para Educação Infantil. Educação
Infantil. Currículo para formação de
professores. |
Danuza
Janne Ribeiro de Almeida; Divina Ferreira de Queiroz Santos;
Júlio Cézar Garcia |
A
IMAGEM ORGANIZACIONAL DA ESCOLA MUNICIPAL DE GOIÂNIA |
Plano
Municipal de Educação de Goiânia. Gestão
Democrática. Direito à Educação. |
Diene
de Fátima Daniel; Edna Abadia de Miranda; Fábia
Gomes Vieira Tavares; Gizela Bastos da Mota Almeida |
UM
OLHAR SOBRE OS CENTROS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO
INFANTIL (CMEIs) BRANCA DE NEVE E VALERIA PERILLO: uma visão
da comunidade que os integra |
Educação
Infantil. CMEIs. Infância. |
Camilla
de Menezes Lemes; Carla Carolina Dias de Assis; Ederlaine
Fernandes Braga; Gizela Bastos da Mota Almeida |
A
TEORIA E A PRÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES:
desafios e dilemas |
Formação
de Professores. Qualidade. Formação Continuada. |
Fernanda
Costa Fagundes Silva; Márcia Campos Moraes Guimarães |
O
PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL: CUIDAR OU ENSINAR?
UM NOVO OLHAR |
Educação
Infantil. Educar. Cuidar. Formação do professor. |
Sebastião
Pereira dos Santos |
Experiência
em EAD da Faculdade de Educação na formação
continuada de trabalhadores da educação |
|
Layanna
Giordana Bernardo Lima |
EDUCAÇÃO
AMBIENTAL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES |
Educação
Ambiental. Formação. Mobilização
social. |
|
|
|
Pôsteres |
Denise
de Barros Capuzzo |
REFLEXÕES
SOBRE DIRETRIZES PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
PARA A TERCEIRA IDADE |
|
Maria
Aparecida Rodrigues de Souza; Riquelma de Sousa de Jesus |
CIRCUITO
DO LIVRO: UMA PRÁTICA EDUCATIVA NA BIBLIOTECA |
|
Cristiane
Vitalina Alves; Maria Eneida Gomes Marques Gonçalves |
AÇÃO
PEDAGÓGICA: MELHORANDO O PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM |
Aprendizagem.
Dificuldades de aprendizagem. Leitura e escrita. |
Profª.
Rosilene de Souza Carvalho Bites; Prof. Dr. Valter Soares
Guimarães |
A
PROFISSIONALIDADE E A PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTES
NO DISCURSO MIDIÁTICO ESCRITO |
|
|
PROJETO
CONEXÃO EDUCATIVA |
|
Lucas
Schumacher Lemos; Hercilia Maria Fayão Beneti |
DISLEXIA,
REFLEXÃO A PARTIR DAS PRÁTICAS PEDAGOGICAS |
Dislexia.
Práticas pedagógicas. Formação
de professor. |
Maria
Esperança Fernandes Carneiro; Lígia Felix de
Sousa Mecchi |
"PERFIL
DOS TRABALHADORES/AS DA EDUCACAO DO ENSINO MÉDIO E
SUPERIOR EM GOIÁS" |
Século
XXI. Formação dos trabalhadores da Educação.
Excelência do mercado. |
Magna
Eutimia Lacerda Veloso; Roberta de Moraes Jesus de Souza |
PROINFANTIL,
ALGUMAS CONSIDERAÇÕES |
|
Neli
de Jesus Oliveira Messias |
VIVENCIANDO
A LEITURA ESCRITA E REESCRITA NA 3ª SÉRIE DO ENSINO
FUNDAMENTAL NUMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR |
Educação
de Jovens e Adultos. Leitura. Escrita e Reescrita. Avaliação
formativa. Formação docente. |
Franco,
C. R.; Lima, J. O. |
AS
PROPOSTAS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO APRESENTADAS NOS
PROJETOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS DE FORMAÇÃO
INICIAL DE PROFESSORES DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS
- UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE MORRONHOS |
Estágio
Supervisionado. formação inicial de professores.
Alunos-estagiários. |
Marta
de Paiva Macêdo; Priscilla de Oliveira Silva; Márcia
de Paiva Macêdo; Aristeu Geovani de Oliveira |
A
DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA E AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM |
|
|
|
|
Relatos
de Experiências |
Milene
Barbosa Alves; Raimunda Claudia Loiola das Neves; Simone Azevedo
dos Santos; Vânia Maria de Araújo Passos |
EDUCAÇÃO
E CULTURA: PRÁTICA PEDAGÓGICA COM CONTOS POPULARES |
Educação.
Crianças. Contos. Prática Pedagógica. |
Eliana
Faria Soares; Lucimeire Gonçalves Assis |
RECICLAGEM:
Construção e Aprendizagem na Educação
Infantil |
|
Nataniel
da V. C. G. Araújo; Klívia de C. Silva Nunes;
Fabíola A. Pereira |
Ambiente
Virtual de Aprendizagem: um olhar sobre processo de ensino
e aprendizagem colaborativo. |
Aprendizagem
Colaborativa. Ambiente Virtual de Aprendizagem e Práticas
Pedagógicas. |
Prof.
Ms. Osvaldo José Sobral |
RELATO
DE EXPERIÊNCIA: PROJETO DA COORDENAÇÃO
ADJUNTA DE TRABALHO DE CURSO - PEDAGOGIA/UEG-INHUMAS |
Pedagogia.
Trabalhos Acadêmicos. Pesquisa. Metodologia Científica. |
Susigreicy
Pires de Morais; Elci Mendes Ferreira Piochon |
RELATO
DE EXPERIÊNCIA MÉTODO DE ENSINO NA ZONA RURAL |
|
Felipe
da Silva Ferreira |
EDUCAÇÃO
E TECNOLOGIA: UMA COSTURA DE HIPERTEXTOS INFINITOS |
Educação.
Tecnologia. Cotidiano. Pós-modernidade. |
Felipe
da Silva Ferreira |
CENA
SÉCULO XXI: TECNOLOGIA, INFORMAÇÃO, CONHECIMENTO.
EDUCAÇÃO? |
Educação.
Tecnologia. Cotidiano; Pós-modernidade. |
Danielly
Cardoso da Silva; Karla Murielly Lôpo Leite; Maria Emília
de Castro Rodrigues |
PORTAL
DO FÓRUM GOIANO DE EJA: INTERAÇÃO SOCIAL
E EDUCAÇÃO EM AMBIENTE VIRTUAL |
|
Fernanda
Duarte Araújo Silva |
REFLEXÕES
SOBRE O TRABALHO COM POESIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL |
|
Dayse
Kelly Barreiros |
PRÁTICAS
DE ENSINO E APRENDIZAGEM: UMA EXPERIÊNCIA PARA ALÉM
DOS MUROS DA ESCOLA |
Práticas
de ensino. Ensino-aprendizagem. Espaço Social. |
Cláudia
Helena dos Santos Araújo; Fabrizio de Almeida Ribeiro;
Mary Aurora da Costa Marcon; Olira Saraiva Rodrigues |
REVISTA
ANÁPOLIS DIGITAL: UMA INOVAÇÃO NA CIÊNCIA,
TECNOLOGIA E PRODUÇÕES CIENTÍFICAS |
|
Maria
de Fátima Oliveira |
O
Diálogo (necessário) entre a Universidade e
o Ensino Básico |
|
Jackeline
Império Soares |
A
PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE A PROFISSIONALIZAÇÃO
DOCENTE NA REGIÃO CENTRO-OESTE RELATOS DE UM ANO DE
INICIAÇÃO CIENTIFICA (PIBIC) |
Formação
de professores. Profissão docente. Profissionalização
docente. |
Maria
Márcia Melo de Castro Martins; Leandra Fernandes Nascimento;
Maria Gorete de Gois |
PROPONDO
UM PROGRAMA DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR NA ESCOLA:
DO ASPECTO INFORMATIVO À PRÁTICAS TRANSFORMADAS |
Educação
Alimentar. Aspecto Informativo. Práticas Transformadas. |
Léia
Rodrigues da Silva Queiroz |
Subsecretaria:
Subsecretaria Regional da Educação - Porangatu-Goiás |
|
Geraldina
Braz de Sousa Leite; Iolanda Alves de Oliveira Moreira; Luciene
Antonia dos Santos; Marlene Lima dos Santos Morais |
PROJETO
ESCOLA SEM DROGAS |
|
Renata
Ramos da Silva |
A
CRISE DA AUTONOMIA E DO FINANCIAMENTO NA UNIVERSIDADE ESTADUAL
DE GOIÁS E SUAS CONSEQUÊNCIAS DIDÁTICAS
E PEDAGÓGICAS. |
|
Shirley
Carmem da Silva; Cintia Campos Ferreira |
FORMAÇÃO
DE FORMADORES EM CABO VERDE - PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES |
|
Deisi
Sangoi Freitas; Vaima Regina Alves Motta; Luiz Caldeira Brant
de Tolentino Neto; Francisco Estigarribia de Freitas; Hamilton
de Godoy Wielewicki; Liane Batistela Kist; Magda Schimidt;
Joséli Pasetto Bittencourt |
COLETIVO
DE DIDÁTICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DOCENTE |
Formação
de Professores. Didática. Aprendizagens Coletivas. |
|
|
|
Filosofia |
Autor |
Título |
Palavras-chave |
Comunicação
Oral |
Márcio
Antônio Cardoso Lima |
EXPERIÊNCIA
COM O ENSINO DE FILOSOFIA, ATRAVÉS DA PESQUISA-AÇÃO,
COM PROFESSORES DA DIRETORIA REGIONAL DE ENSINO DA CIDADE
DE MIRACEMA - TO |
|
Domingos
Barbosa dos Santos |
AS
RAÍZES DA PEDAGOGIA CLÁSSICA: A CONTRIBUIÇÃO
DOS GREGOS (SOFISTAS E PLATÃO) PARA A PEDAGOGIA CONTEMPORÂNEA |
Teoria.
Política. Pedagogia. Techne. |
Liliane
Barros de Almeida |
OS
FUNDAMENTOS PARA O TRABALHO DO EDUCADOR NA FORMAÇÃO
DO HOMEM AUTÔNOMO |
Rousseau.
Educação e sociedade. Professor. Autonomia.
Formação humana. |
Almiro
Schulz |
FORMAÇÃO
ÉTICA DO DOCENTE COM BASE NA TEORIA ANTINÔMICA |
Ética.
Docência. Formação. Antinomia. |
Pedro
Lucas Dulci |
ENTRE
GUIAS E VENDEDORES DE MAPAS: apontamentos sobre o legado de
Nietzsche à educação |
Modernidade.
Educação. Crítica. Exemplaridade. Nietzsche. |
Pedro
Gomes Neto |
THOMAS
HOBBES: NATUREZA E ENSINO |
|
Eduarco
Ferraz Franco |
OS
DESAFIOS DE UMA EDUCAÇÃO PARA O PENSAMENTO E
PARA A CULTURA: o problema do livro didático |
Ensino
de filosofia. Formação. Livro didático.
Nietzsche. |
Frederico
Silva Lopes Aguiar |
ENSINO
HISTÓRICO DA FILOSOFIA E SEU CARÁTER INTERDISCIPLINAR |
Ensino
da filosofia. História. Interdisciplinaridade. Formação. |
Ícaro
San Carlo Máximo Sampaio |
FILOSOFIA,
ENSINO E CINEMA |
Ensino
de filosofia. Cinema. Interdisciplinaridade. Metodologia. |
Jesiel
Soares Silva |
CONTRIBUIÇÕES
DA FILOSOFIA MARXISTA PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR
COMO UM INTELECTUAL PRÁTICO-CRÍTICO: A AÇÃO
COMO O EXERCÍCIO DA POSSIBLIDADE DE MUDANÇA. |
|
Antonio
Ferreira da Silva |
EDUCAÇÃO,
CULTURA E ENSINO DE FILOSOFIA: contribuições
de Nietzsche para pensar a leitura e a escrita na escola de
massa de nosso tempo |
Cultura.
Ensino de filosofia. Leitura. Escrita. Nietzsche. |
|
|
|
Pôsteres |
Gilson
Xavier de Azevedo |
COMUNICAÇÃO:
"A VOLTA DA CORUJA MINERVA" |
|
Angélica
Maria Cezário |
O
BRINQUEDO COMO CONSTRUÇÃO DA LINGUAGEM E DA
EXPERIÊNCIA NA INFÂNCIA |
|
|
|
|
Psicologia |
Autor |
Título |
Palavras-chave |
Comunicação
Oral |
Dra.
Adriana Garcia Gonçalves; Ana Paula Marques Leal Barbosa |
O
PAPEL DO PEDAGOGO E A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA
JUNTO A UM PROGRAMA DE ESTIMULAÇÃO PRECOCE DE
UMA CIDADE DO INTERIOR DO TOCANTINS |
Crianças
com necessidades especiais. Estimulação precoce.
Família. Modelo bioecológico. |
Débora
Duran |
PROFESSORES
E INTERNET: UM ESTUDO DE CASO SOBRE OS PROCESSOS DE TRANSFORMAÇÃO
NAS PRÁTICAS DE ENSINO |
|
|
|
|
Relatos
de Experiências |
Maria
José do Nascimento; Yara Fonseca de Oliveira e Silva |
GÊNERO
E SEXUALIDADE: UMA AÇÃO EDUCATIVA NO CENTRO
DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL |
Sexualidade.
Gênero. Formação de Professores. Educação
Profissional. |
|
|
|
Sociologia |
Autor |
Título |
Palavras-chave |
Comunicação
Oral |
José
Manoel Montanha da Silveira Soares |
A
PRECÁRIA POLÍTICA SOCIAL DE EDUCAÇÃO
PARA O ESTUDANTE-TRABALHADOR: REVISITANDO O PASSADO PARA COMPREENDER
A CRISE DO PRESENTE |
Estudantes.
Pós-fordistas. Política pública de educação.
Trabalhadores. |
Núbia
Ferreira Ribeiro |
A
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO EM LUIZ PEREIRA - intelectuais
e padrões de cientificidade entre as décadas
dos anos de 1950 e 1960 |
Luiz
Pereira. Intelectuais Brasileiros. CRPE/CBPE. Escola. |
Larissa
Messias Moraes |
DESAFIOS
E PROPOSTAS DA SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO À
LUZ DA DIDÁTICA PARA A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
DE JOÃO LUIZ GASPARIN |
Sociologia
no Ensino Médio. Didática. Pedagogia histórico-crítica. |
Heloiza
Souza Viana |
A
Escolarização Domiciliar e seus Contrapontos. |
Constituição.
Escolarização Domiciliar. Estado. Homescholing. |
Marco
Aurélio Pedrosa de Melo |
FORMAÇÃO
DE PROFESSORES DE SOCIOLOGIA EM GOIÁS: ANSEIOS E PERSPECTIVAS
PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA NA REDE PÚBLICA
ESTADUAL |
|
Angela
C. B. Mascarenhas; Cristina Helou Gomide |
A
SOCIOLOGIA NO ENSINO BÁSICO |
|
|
|
|
Pôsteres |
Maria
Helena de Souza Ide; Mônica Maria Teixeira Amorim; Júnia
Dayane dos Santos Silva; Viviane Aparecida Cardoso Vieira. |
Políticas
públicas no campo da educação em área
de remanescentes de quilombo: caso do município de
São João da Ponte |
|
Maria
Margarete Pozzobon |
O
CONCEITO DE HABITUS E DE CAMPO NA PERSPECTIVA SOCIOLÓGICA
DE BOURDIEU |
Habitus.
Campo linguístico. Prática pedagógica. |
|
|
|
Relatos
de Experiências |
Ione
Gomes Adriano; Profª.Orientadora Drª Maria Araujo
Nepomuceno |
FORMAÇÃO
CONTINUADA DO PROFESSOR: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO
EM SERVIÇO |
PROEJA.
IF Goiano. Formação continuada. Professor. |
|
|
|