Apresentação

Programação

Trabalhos

Expediente

 
 
Conferência de Abertura dos GT's
Autor Título Palavras-chave
Ângela Barcellos Café PARA UMA REALIDADE COMPLEXA, QUE ENSINO DE ARTES?  
Ariovaldo Lopes Pereira PRÁTICA DE ENSINO DE LE: OS DESAFIOS DO CONTEXTO "REAL" PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR "IDEAL" Professor ideal. Contexto real. Atividade docente. Prática social.
Barbra Sabota A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DA LE PERANTE OS DESAFIOS DA COMPLEXIDADE: UM CONVITE À REFLEXÃO Complexidade. Formação universitária de professores.
Carlos Cardoso Silva A POSSIBILIDADE DA DIDÁTICA NA PERSPECTIVA FENOMENOLÓGICA Educação inclusiva. Práticas educacionais. Diversidade. Políticas públicas.
Claudia S. G. Barreto; Marlene Barbosa de Freitas Reis EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DO PARADIGMA DA IGUALDADE PARA O PARADIGMA DA DIVERSIDADE  
Dijaci David de Oliveira SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: COMPLEXIDADE E INTERCULTURALIDADE Sociologia. Currículo. Intolerância. Discriminação. Direitos humanos.
Thais Alves Marinho A VIRADA CULTURAL: A UNIVERSALIZAÇÃO DO PARTICULAR NO CONTEXTO ESCOLAR DE GOIÂNIA Cultura. Educação. Política do igual respeito. Política da diferença. Didáticas multiculturais.
Renata de Lima Silva; Marlini Dorneles de Lima A DANÇA COMO POSSIBILIDADE DE VIVÊNCIA DE UM "ESTADO DE LIBERDADE"  
Simone Sendin M. Guimarães COMPLEXIDADE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: DIÁLOGOS PRELIMINARES  
Wellington Lima Cedro; José Pedro Machado Ribeiro; Jaqueline Araújo Civardi; Marcos Antonio Gonçalves Júnior UM ENSAIO SOBRE O FAZER CIENTÍFICO E A FORMAÇÃO DO PESQUISADOR  
Língua Portuguesa e Literatura Brasileira
Autor Título Palavras-chave
Comunicação Oral
Mayara Barbosa Tavares O USO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NO CONTEXTO ESCOLAR: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO/APRENDIZADO CRÍTICO-REFLEXIVO Histórias em quadrinhos. Texto e discurso. Ensino/aprendizagem crítico e reflexivo.
Elaine Nicolodi ATIVIDADES DE LEITURA DE TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA SALA DE AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA  
Flomar Ambrosina Oliveira Chagas BIBLIOTECA: QUE ESPAÇO É ESSE? Biblioteca. Leitura. Silêncio.
Silvair Félix O PROCESSO INTERDISCURSIVO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: HISTÓRIA E LEGALIZAÇÃO Análise do discurso. Bakhtin. Foucault. Maingueneau. Educação. Interdiscurso.
Paulo Henrique do Espírito Santo Nestor O ETHOS E A DIMENSÃO PRÁTICA DA ESCRITA Ethos. Prática. Escrita.
Sueli Agda Vieira A CONSTRUÇÃO DISCURSIVA DOS DOCUMENTOS OFICIAIS NACIONAIS DA EDUCAÇÃO E DO PROGRAMA DE RESSIGNIFICAÇÃO DO ENSINO MÉDIO EM GOIÁS E SUA RELAÇÃO COM OS PRINCÍPIOS ARQUEOLÓGICOS FOUCAULTIANOS Enunciado. Discurso. Relações. Atravessamentos. Ensino Médio. Educação.
Solange Salete Tacolini Zorzo O CENTAURO NO JARDIM, DE MOACYR SCLIAR: UMA METÁFORA PARA A IDENTIDADE INDIVIDUAL Adolescência. Metaforização. Identidade individual.
Maria de Fátima Cruvinel LEITURA LITERÁRIA NA ESCOLA E CONSTRUÇÃO DE SUBJETIVIDADES  
Keila Matida de Melo Costa; Carime Rossi Elias ESTUDOS PARTILHADOS SOBRE LINGUAGEM A PARTIR DA TEORIA BAKHTINIANA Linguagem. Língua. Diálogo. Práticas pedagógicas. Formação do leitor e do escritor.
Orlinda Carrijo Melo AS FACES E OS VALORES DA LEITURA EM GOIÂNIA (1937-1960) Leitura. Leitores. Valores. Modernidade.
Vivianne Fleury de Faria MÃOS DE CAVALO: ANÁLISE E APLICAÇÃO EM SALA DE AULA  
Dagmar Dnalva da Silva Bezerra CRÔNICAS NA SALA DE AULA: O COTIDIANO NA PONTA DO LÁPIS Gêneros. Produção de texto. Crônica. Estágio.
Maria Margarete Pozzobon O HABITUS PROFESSORAL NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO MÉDIO Habitus professoral. Ação docente. Prática pedagógica.
Raquel Peixoto Ferreira Vieira O PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA ESCRITA PELA CRIANÇA NA ESCOLA  
Maria Aurora Neta PRÁTICAS LEITORAS NA ATUALIDADE: RESSIGNIFICANDO LEITURAS E LEITORES  
Débora Cristina Santos e Silva; Rui Torres PESQUISA E MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO DE LITERATURA EM MEIO DIGITAL  
Elisandra Filetti O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM GOIÁS: PERSPECTIVAS PARA O ENSINO MÉDIO  
     
Pôsteres
Fernanda Moreira Silva; Maria Luiza dos Santos Sisterolli ESTILOS DE ÉPOCA: A LITERATURA NO ENSINO MÉDIO Literatura. Estilos de Época. Educação.
Lídia da S. Cruz Ribeiro PRODUÇÃO ESCRITA: EXERCÍCIO DE DELEITE OU TÉDIO? Ler/Escrever. Estagiários. Professor orientador. Língua Portuguesa. Estágio supervisionado.
     
Relatos de Experiências
Junia Lorenna da Silva RELATO DE EXPERIÊNCIA DE PRÁTICA DE ENSINO: UMA LEITURA SOCIOLINGUÍSTICA  
Camila de Souza Silva; Káthia Germana Santiago; Patrícia Lelis Alves Dias Guerreiro; Sérgio Paulino de Souza; Thaís Lourenço Cruvinel; Genoveva Prima Freita; Maria Aparecida Rodrigues GÊNEROS DISCURSIVOS, DIALÓGICOS, RECEPÇÃO E CONSTRUÇÃO INTERDISCIPLINAR:UMA EXPERIÊNCIA NO COLÉGIO PRÉ-UNIVERSITÁRIO Gêneros discursivos. Hermenêutica. dialogismo.
Deise Nanci de Castro Mesquita; Kelly Cristina da Silva Ruas PIPOESIA: UM PROJETO INTERDISCIPLINAR DE LEITURA E ESCRITA LITERÁRIA NA ESCOLARIZAÇÃO BÁSICA Leitura literária. Escrita poética. Escolarização básica.
Deise Nanci de Castro Mesquita; Elizabete Francisca Pereira de Oliveira PROJETO DE LEITURA E ESCRITA NA ESCOLARIZAÇÃO BÁSICA: ACOMPANHAMENTO A ALUNOS EM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM Acompanhamento escolar. Leitura. Escrita. Educação básica.
Profa. Me. Paula Franssinetti de M. Dantas Vieira PARA ALÉM DA REDAÇÃO: A PRODUÇÃO DE DIFERENTES GÊNEROS TEXTUAIS REALIZADA POR ALUNOS DO TERCEIRO ANO DO CURSO TÉCNICO INTEGRADO EM ELETROTÉCNICA DO I.F.G.- CAMPUS GOIÂNIA Palavra. Enunciado. Texto. Colaboração.
   

voltar

Língua e Literatura Estrangeira
Autor Título Palavras-chave
Comunicação Oral
Hélvio Frank de Oliveira OS FINS JUSTIFICAM E-M@ILS: UMA FERRAMENTA TECNOLÓGICA COMO RECURSO PARA A REFLEXÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS Formação de Professores. Línguas. Novas tecnologias. E-mail.
Marco Túlio de Urzêda Freitas ENSINO CRÍTICO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS/INGLÊS: A TRANSGRESSÃO COMO POSSIBILIDADE  
Jesiel Soares Silva TECENDO NOVAS POSSIBILIDADES NA REDE: O CHAT RANDÔMICO COMO ALTERNATIVA DE INTERAÇÃO E APRENDIZAGEM AUTÔNOMA DE LÍNGUA  
Marilda Macedo Souto Franco; Júlia Maria Antunes Barros ABRINDO CAMINHOS PARA A CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA NA APRENDIZAGEM DE LE Ensino e aprendizagem de línguas. Autonomia na aprendizagem de línguas.
Noção de responsabilidade. Reflexão. Aprendente de línguas.
Profa Dra Barbra Sabota A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LE PERANTE OS DESAFIOS DA COMPLEXIDADE: UM CONVITE À REFLEXÃO Complexidade. Formação universitária de professores.
Bianca Ribeiro Morais Costa A PRÁTICA DOCENTE DE UMA PROFESSORA DE INGLÊS EM UM PROJETO DE LÍNGUA INGLESA: UM ESTUDO DE CASO  
Marco Túlio de Urzêda Freitas VOZES E SABERES ENTRECRUZADOS NA ESCOLA: UMA EXPERIÊNCIA DE COLABORAÇÃO  
Suely Ana Ribeiro A INDISCIPLINA EM UMA SALA DE AULA DE LÍNGUA INGLESA: DESINTERESSE PELA APRENDIZAGEM OU RESISTÊNCIA À DOMINÂNCIA DO PROFESSOR?  
Maria Letícia Martins Campos Ferreira LIVRO DIDÁTICO DE INGLÊS: GÊNEROS TEXTUAIS PRESENTES NAS ATIVIDADES DE LEITURA E DE PRODUÇÃO ESCRITA Livro didático de inglês. Gênero. Interação. Leitura. Produção escrita.
Camila Leopoldina Batista dos Santos A SESSÃO REFLEXIVA NA FORMAÇÃO DE CINCO PROFESSORAS DE INGLÊS DA ESCOLA PÚBLICA: QUE GÊNERO DISCURSIVO É ESSE?  
Viviane Pires Viana Silvestre PESQUISA-AÇÃO COLABORATIVA E FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA DE PROFESSORES DE LÍNGUAS: PERCEPÇÕES DE QUATRO PROFESSORAS  
Regiane Costa IDENTIDADE E AUTONOMIA: UM ESTUDO DE CASO COM PROFESSORAS/ES DE ESPANHOL EM FORMAÇÃO CONTINUADA  
   
Artes e Música
Autor Título Palavras-chave
Comunicação Oral
Manoela dos Anjos Afonso; Aparecida Miguel Neto; Eliete Neves da Silva; Grazielle Aparecida de Oliveira Ferreira; Itair Regina Carvalho Diogo; Lanna Rocha de Santana Caixeta; Lígia Maria de Carvalho GRUPO DE ESTUDOS MIDIATECA ARTE NA ESCOLA: FORMAÇÃO CONTINUADA QUE PARTE DO DESEJO DE CONHECER  
Profa. Dra. Renata de Lima Silva MANDINGA DA RUA A CONSTRUÇÃO DE UM CORPO POETICAMENTE CRÍTICO  
Renato Gonçalves Rodrigues; Marlini Dorneles de Lima A PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO DO BALÉ CLÁSSICO NA CIDADE DE GOIÂNIA, UM RECORTE Balé Clássico. Educação. Métodos de Ensino.
Aline Folly Faria REFLEXÕES SOBRE AS EXPERIÊNCIAS INVESTIGADAS: A EDUCAÇÃO MUSICAL NA INTEGRAÇÃO DAS LINGUAGENS ARTÍSTICAS E A VERTICALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO Reflexões. Educação Musical. Complexidade. Contexto Escolar.
Lana Costa Faria; Warla Giany de Paiva PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO CURRÍCULAR PARA O ENSINO DE DANÇA NA SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE GOIÁS Ensino de Dança. Currículo e Formação de Professor.
Ms. Adriane Camilo Costa O AUDIOVISUAL COMO MEDIADOR NA EDUCAÇÃO Construção imagética. Indústria cultural. Percepção. Visualidades.
     
Pôsteres
Mayara Divina Teles Niceias; Wilibaldo de Sousa Neto MUSICOTERAPIA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL  
Carla Giane Fonseca do Amaral; Tereza Cristina Barbosa Duarte INTERDISCIPLINARIDADE POSSÍVEL: REVISÃO METODOLÓGICA, ORIENTAÇÃO E AVALIAÇÃO COLETIVAS  
Henrique Lima Assis; Ana Rita da Silva; Luz Marina de Alcântara O CENTRO DE ESTUDO E PESQUISA CIRANDA DA ARTE NO CENÁRIO DA EDUCAÇÃO DAS ARTES EM GOIÁS Formação continuada. Memória e história. Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte.
Mayara Divina Teles Niceias; Wilibaldo de Sousa Neto MUSICOTERAPIA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL  
Jorge Aladir da Cruz Malheiros; Prof. Dra. Edna de Jesus Goya; Prof. Supervisor Nívea Maria das Neves Costa MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE ARTES VISUAIS - LEVANTAMENTO E CRIAÇÃO Didática. Materiais. Ensino. Professor.
Igor Guterres Faria AS RELAÇÕES ENTRE O BRINCAR E A MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL A PARTIR DE UMA NOVA CONCEPÇÃO DE SUJEITO Educação Infantil. Música. Brincar. Psicanálise.
Marília Darc Cardoso Cabral e Silva; Tatiane Pereira da Silva A IMPORTÂNCIA DAS ARTES NA FORMAÇÃO DAS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL  
Valeriê Cardoso Machado RACISMO, DIVERSIDADE, CULTURA E COTIDIANO DOS AFRO-DESCENDENTES NO BRASIL: O CASO DO INSTITUTO FEDERAL GOIANO - CAMPUS MORRINHOS E O DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA (2006-2009)  
     
Relatos de Experiências
Nilceia Protásio Campos MÚSICA, DOCÊNCIA E ESCOLA PÚBLICA: EXPERIÊNCIAS COM LICENCIANDOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS  
Haydèe Barbosa Sampaio de Araújo "O QUE NÃO É FLOR E FOLHA É DIFÍCIL DE FAZER" Arte educação. Ensino aprendizagem. Saberes pré-existentes.
Gabryel Sanches de Ávila, Ariã Santana Alves; Kênia Lisboa Colares; Hellen Rocha Durães; Jessica Ariel Gusmão; Janice Guimarães Carvalho PROJETO DANÇANDO O BRASIL: RELATO DE EXPERIÊNCIA Projeto Dançando o Brasil. Dança na escola.
Fernanda Moraes de Assis REORIENTAÇÃO CURRICULAR NA PRÁTICA ARTES VISUAIS  
Heidy Dayane Ribeiro Mendes; Eugênia Maria Araújo; Rosiane Maria Nascimento; Camila de Oliveira Rodrigues; Gabriela Silva Souza; Janice Guimarães Carvalho OFICINA DANÇA E EXPRESSÃO CORPORAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA  
Gabryel Sanches de Ávila; Ariã Santana Alves; Kênia Lisboa Colares; Hellen Rocha Durães; Jessica Ariel Gusmão; Janice Guimarães Carvalho PROJETO DANÇANDO O BRASIL: RELATO DE EXPERIÊNCIA  
Edelweiss Vieira Prego; Ingrid Rodrigues Gomes; Yana Ramos Toledo AN/DANÇAS - UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE DANÇA  
Ana Maria de Moraes Rocha; Eliton P. R. Pereira; Ana Rita Oliari Emrich MÚSICA ABSOLUTA: "MÚSICAS QUE SE EXPRESSAM POR SI MESMAS"  
   

voltar

Física, Química, Biologia e Ciências
Autor Título Palavras-chave
Comunicação Oral
Simone Gomes Firmino A PESQUISA NO ESTÁGIO, O PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA E A ESCOLA: INTERFACES NECESSÁRIAS Possibilidades formativas. Estágio. Pesquisa. Valores. Comportamentos
sociais.
Flávia Damacena Sousa Silva; Dalva Eterna Gonçalves Rosa A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SEGUNDO A ÓTICA DE ACADÊMICOS DE DUAS SÉRIES DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Práticas Avaliativas. Licenciandos em Ciências Biológicas. Professores
Formadores.
Vitor de Almeida Silva, Márlon Herbert Flora Barbosa Soares APRENDIZAGEM COLABORATIVA EM ENSINO DE QUÍMICA: O CASO DA COMPLEMENTAÇÃO COGNITIVA COMO PARTE DO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM EM SALA DE AULA Aprendizagem colaborativa. Interação social. Ensino de ciências.
Sandra Valéria Limonta; Beverly Batista de Morais ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS NATURAIS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NAS ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL EM GOIÂNIA Educação integral. Escola de tempo integral. Ensino e aprendizagem de
Ciências Naturais.
Regisnei Aparecido de Oliveira Silva; Elci Ferreira Mendes Piochon FORMAÇÃO CONTINUADA EM BIOLOGIA PARA PROFESSORES DAS ESCOLAS PÚBLICAS DO SUDOESTE GOIANO  
Suelaynne Lima da Paz A FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DOS LICENCIANDOS EM QUÍMICA EM DUAS IES-GOIÁS Formação pedagógica. Licenciatura em Química.
Identidade docente.
Elisandra Carneiro de Freitas; Marilda Shuvartz PLANEJAMENTO DE AULAS DE BIOLOGIA DENTRO DA PROPOSTA DO PORTAL DO PROFESSOR Planejamento. Aula. Ensino de Biologia. Portal do Professor.
Ellen P. L. Souza; Caio M. Arantes; Anna M. C. Benite CULTURA AFRICANA E ENSINO DE CIÊNCIAS: ESTUDOS SOBRE CONFIGURAÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE Políticas Públicas. Formação de Professores de Ciências. Lei 10.639.
Pedro Eugênio Marques Ferreira; Anatália Dejane Silva de Oliveira ANÁLISE DO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL: DESAFIOS DE UMA NOVA PERSPECTIVA Ciências Naturais. Ordenamento Curricular. Motivação.
Geovana Ferreira Melo Teixeira; Giovanna Márcia Cristina Bernini; Patrícia Peixoto dos Santos A CONSTRUÇÃO DA PROFESSORALIDADE DO DOCENTE UNIVERSITÁRIO: OS PROFESSORES QUE ATUAM NAS CIÊNCIAS EXATAS Professoralidade Universitária. Formação docente. Didática no ensino superior.
Michele Ferreira; Markos Pedroso; Marcelo de Louzada; Roberson Danlei O ENSINO DE FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA E A FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES POR MEIO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS REALIZADAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS  
Marly Nunes de Castro Kato; Nara Michele Santana Carvalho; Wellington dos Reis Silva O PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO E IDENTIADE DOS DOCENTES DA ÁREA DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DA UFU  

Monike Hyasmin Gomes Miranda; Simone Sendin Moreira Guimarães

O PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: CONTRIBUIÇÕES PARA FORMAÇÃO DOCENTE  
     
Pôsteres
Fernanda Duarte Araújo Silva; Ana Maria de Oliveira Cunha REFLEXÕES SOBRE O USO DO MÉTODO CIENTÍFICO E O TRABALHO DOCENTE DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS  
Paulo César de Castro Lopes; Marcos Gomes Martins; Lilian Rodrigues Rios A EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA COMO POSSIBILIDADE DE REFLEXÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES  
Rita de Cássia Balieiro Rodrigues; Márcia Pereira Dutra de Rezende APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS: UM OLHAR SOBRE OS CRITÉRIOS E INSTRUMENTOS AVALIATIVOS  
Fabrizio de Almeida Ribeiro; Luciane Puglisi Marreto ENSINO DAS CIÊNCIAS: ESTRATÉGIAS PARA FORTALECIMENTO DA CULTURA DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO  
   
Relatos de Experiências
Marília V. Salvador; Geiziane da S. Oliveira; Daniel J. A. Santos; Murilo M. dos Anjos; Rayane L. Natali; Ademir L. Silva; Valmir J. Silva JORNAL ACADÊMICO TABELA PERIÓDICA Jornal acadêmico. comunicação. Ensino.
Maria Salete Cordeiro Silva e Carmem Lúcia Costa Amaral A PEDAGOGIA DE PROJETOS COMO PRÁTICA EDUCATIVA: RELATOS DE UMA EXPERIÊNCIA Pedagogia de Projeto. Disciplina de química. Competência. Habilidades.
   

voltar

Matemática
Autor Título Palavras-chave
Comunicação Oral
André Luiz Gonçalves Campos APLICAÇÃO DE ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS EM DISCIPLINA DE FORMAÇÃO BÁSICA DO CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO ABP. Aprendizagem Baseada em Problema. Ensino Superior.
Rodrigo Fideles Fernandes; Roziane Costa Campos VIVENDO E APRENDENDO A JOGAR Jogo. Aluno. Aprendizagem.
Jhonny Afonso Cunha AS CONTRIBUIÇÕES DE VYGOTSKY: NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA FINANCEIRA Zona de Desenvolvimento Proximal, Ensino-Aprendizagem. Mediação. Matemática Financeira.
Ana Paula de Almeida Saraiva Magalhães; Dalva Eterna Gonçalves Rosa ESTÁGIO SUPERVISIONADO E PRÁTICA REFLEXIVA: UM ESTUDO DOS CURSOS DE MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS Formação de professores. Estágio Supervisionado. Prática reflexiva.
Ágda Alves de Asevedo Canedos INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO CICLO I EM GOIÂNIA: DO PROPOSTO AO VIVIDO  
     
Pôsteres
Raphael Martinez E. da Silva; Jair José Maldaner HISTÓRIA DA MATEMÁTICA: UMA NOVA INTRODUÇÃO DOS CONTEÚDOS História da matemática. metodologias de ensino. Trigonometria. Logaritmos.
Eliézer Marques Faria, Vívian Cirino de Lima APRENDIZAGEM DE ALGORITMOS - DIFICULDADES E SOLUÇÕES Aprendizagem. Algoritmos. Lógica de Programação.
Eliane de Fátima Rodrigues Martins 1º WORKSHOP DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UnUCET-UEG. MATEMÁTICA: UM MUNDO DE IDEIAS E FÓRMULAS  
     
Relatos de Experiências
Manuella Heloisa de Souza Carrijo; Gabriela de Araújo Achegaua; Luciana Parente Rocha O ENSINO DE GEOMETRIA POR MEIO DE MATERIAIS CONCRETOS PARA O ENSINO MÉDIO Material concreto. Trabalho em grupo. Geometria Espacial para o Ensino Médio.
   

voltar

Educação Física
Autor Título Palavras-chave
Comunicação Oral
Nestor Pérsio Alvim Agricola; Chaysther de Andrade Lopes; Keila Márcia Ferreira de Macêdo PRÁTICAS DE ENSINO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: REALIDADES E PERSPECTIVAS PARA A FORMAÇÃO. Didática Multidisciplinar. Finalidades. Educação física escolar.
Tadeu João Ribeiro Baptista; Made Júnior Miranda A Metodologia do Ensino Desenvolvimental Aplicada à Educação Física Teoria da Atividade. Ensino Desenvolvimental. Educação Física.
Michelli Fernanda Bette Câmara Goulart; Renata Machado de Assis AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA INVESTIGAÇÃO EM CMEIs DE JATAÍ-GO Educação Física. Educação Infantil. Prática docente.
Pitias Alves Lobo EDUCAÇÃO FÍSICA: SOCIEDADE, EDUCAÇÃO E ESCOLAALGUMAS APROXIMAÇÕES MARXIANAS. Capitalismo. Estado. Educação. Escola. Educação Física.
Expedito Gonçalves Fróes Júnior; Deyse Mendes Rodrigues; Jocimara Marques Rodrigues; Darliane Aparecida Silva Oliveira; Rosangela Ramos Veloso Silva; Daniel de Sousa Medeiros AVALIAÇÃO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA EDUCAÇÃO FISÍCA ESCOLAR. Avaliação. Educação Física. Desafios. Perspectivas.
Renata Lorena Vilela de Aguiar O USO DE RECURSOS AUDIOVISUAIS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA Recursos Audiovisuais. Educação Física. Jogos Cantados.
Michele Silva Moreira, Valéria Aparecida da Silva, Lilian Ferreira Rodrigues Brait ESCOLA E ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS: INCLUSÃO OU INDIFERENÇA?  
Flávia Temponi Góes; Cláudio Lúcio Mendes ANÁLISES SOBRE A EDUCAÇÃO FÍSICA E O PRINCÍPIO DA INTERDISCIPLINARIDADE NO CURRÍCULO ESCOLAR Educação Física. Currículo. Interdisciplinaridade.
Profª Esp. Renata Linhares; Profª Ms. Lílian Brandão Bandeira; Profº Ms. Néri Emílio Soares Júnior; Profª Ms. Priscilla de Cesaro Antunes O ESTÁGIO NA PERSPECTIVA DA LICENCIATURA AMPLIADA EM EDUCAÇÃO FÍSICA: AVANÇOS E DESAFIOS DA EXPERIÊNCIA DA ESEFFEGO/UEG  
Angela Rodrigues Luiz EDUCAÇÃO FÍSICA E ESTÁGIO: EVIDÊNCIAS NO CENÁRIO JATAIENSE.  
Rosirene Campêlo dos Santos; Lara Wanderley; Aline da Silva Nicolino; Marlini Dorneles de Lima COMPREENDENDO O CORPO NO CONTEXTO ESCOLAR: FORMAÇÃO CONTINUADA NAS ESCOLAS DE GOIÂNIA/GO  
Jocimara Marques Rodrigues; Érika Lucas Lopes; Deyse Mendes Rodrigues; Expedito Gonçalves Froes Junior; Joelson Melo Alves CONDIÇÕES DE APRENDIZAGEM E RELAÇÃO PROFESSOR ALUNO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DA CIDADE DE MONTES CLAROS-MG Ensino Aprendizagem. Relação Professor/aluno.
Gilneia Ramos Chaves; Érika Lucas Lopes; Jeferson Luan Costa Fagundes; Rosângela Ramos Veloso-Silva; Daniel de Souza Medeiros JOGOS E BRINCADEIRAS: REFLEXÕES DE GÊNERO NO CONTEXTO ESCOLAR Jogos e brincadeiras. Reflexões de gênero. Contexto escolar.
Márcia Cristina Silva; Lorena Cristina Dias Macedo; Michel Henrique Queiroz Magalhães A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR EM ESCOLAS ESTADUAIS INCLUSIVAS DE QUIRINÓPOLIS- GOIAS Deficiência Auditiva. Educação Física Escolar.
Ana De Pellegrin; Anegleyce Teodoro Rodrigues; Eliene Lacerda Pereira; Hugo Leonardo Fonseca da Silva DA DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO AO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FEF/UFG: CONTINUIDADES, RUPTURAS E CONTRADIÇÕES COM A REFORMA DO CURRÍCULO DE LICENCIATURA A PARTIR DE 2007  
Eder Mariano Paiva Filho; Rodrigo Vieira Silva; Sara Costa Rodrigues; Lilian Ferreira Rodrigues Brait A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO DOCENTE NA AMENIZAÇÃO DO EGOCENTRISMO NA EDUCAÇÃO INFANTIL  
Gustavo Soares Fonseca Filho; Glaucia Marques Marinho; Joelson Melo Alves; Darliane Aparecida Silva Oliveira; Jéferson Luan Costa Fagundes; Gilneia Ramos Chaves PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM RELAÇÃO ÀS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA Educação Física Escolar. Percepção. Componente curricular.
Maria Clemência Pinheiro de Lima Ferreira; Raquel Aparecida Marra da Madeira Freitas O LUGAR DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL Educação Física. Educação Infantil. Eixo movimento. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infanti.
Expedito Gonçalves Fróes Júnior; Deyse Mendes Rodrigues; Jocimara Marques Rodrigues; Darliane Aparecida Silva Oliveira; Rosângela Ramos Veloso-Silva; Daniel de Sousa Medeiros AVALIAÇÃO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA EDUCAÇÃO FISÍCA ESCOLAR. Avaliação. Educação Física. Desafios. Perspectivas.
     
Pôsteres
Luís César Souza; Letícia de Queiroz Rezende; Ricardo Tavares de Oliveira JOGOS ESCOLARES E ESPORTE: DITANDO AS REGRAS PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR?  
Ana Caroline Alves; Flavia Temponi Goes REFLEXÕES INICIAIS DE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS PARA INCLUIR OS DEFICIENTES AUDITIVOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Educação Física. Deficiente auditivo. Inclusão.
Suzianne Morais; Pollyana Villela O PERMEAR HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO FÍSICA E SEUS DESAFIOS ATUAIS Educação Física. Teorias Pedagógicas. Sociedade.
Fernando Henrique Silva Carneiro A formação dos professores de Educação Física, atuantes na administração escolar da Rede Municipal de Educação de Goiânia  
     
Relatos de Experiências
Poliana Siqueira Pedroza; Luís César de Souza NATAÇÃO E DESEMPENHO ESCOLAR: EXPERIÊNCIA DE UMA EXTENSÃO DA UFG COM UMA ESCOLA PÚBLICA  
Suzianne Morais; Pollyana Villela A ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO DESENVOLVIMENTO MOTOR EM PORTADORES DE SÍNDROME DE DOWN. Síndrome de Down. Professor de Educação Física.
Angela Rodrigues Luiz EDUCAÇÃO FÍSICA INFANTIL: PROCEDIMENTOS PEDAGÓGICOS PARA ABORDAR O TEMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL  
Gyzely Santana de Arruda; Flórence R. Faganello Gemente ATLETISMO NA ESCOLA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Atletismo. Ensino. Escola. Educação Física.
Eliene Lacerda Pereira; Fabricia Ribeiro Marques; Flaviana Panta Barbosa; Marielli Gomes Mendonça; Sabrina Fernandes Gonçalves A INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: A EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I - FEF/UFG Escola. Educação Física. Prática Pedagógica. Organização do Trabalho Pedagógico.
   
Geografia
Autor Título Palavras-chave
Comunicação Oral
Alessandra Aparecida Ferreira; Simone Xavier Camilo Rodrigues; José Novais de Jesus A IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA DE ENSINO EM GEOGRAFIA Prática de ensino. Geografia. Professor. Teoria. Conteúdos.
Sérgio Cândido de Oscar; Juliana Curzi Bastos O uso da Plataforma MOODLE no Apoio ao ensino presencial de Geografia na escola pública Ambientes virtuais de aprendizagem. Ensino de geografia. Recurso didático. Inclusão digital.
Daiana Pereira Araújo; Anatália Dejane Silva de Oliveira OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAAGEM EM GEOGRAFIA: O CONTEXTO DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE BARREIRAS-BA. Ensino de geografia. Trabalho pedagógico. Formação docente. Recursos didático-pedagógicos.
Maria Alice de Souza Bezerra; Emanuela Januario Gomes; Carla Thaís Nunes da Silva; Iann Dellano da Silva Santos; Anatália Dejane Silva de Oliveira O ENSINO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO PARA JOVENS E ADULTOS (EJA): A PERSPECTIVA DOS ESTUDANTES DE TRÊS ESCOLAS MUNICIPAIS DO OESTE BAIANO  
Lucineide Mendes Pires OBSERVANDO E DESCOBRINDO A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA DO ENSINO FUNDAMENTAL: AS PRIMEIRAS IMPRESSÕES SÃO AS QUE FICAM? Ensino de Geografia. Ensino fundamental. Prática Pedagógica. Saberes docentes. Formação de professores.
     
Pôsteres
Marcel Bordin Galvão Dias; Heitor Silva Sabota; Ronan Eustaquio Borges GEOGRAFIA E ENSINO: PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA DA INDÚSTRIA  
     
Relatos de Experiências
Claudia do Carmo Rosa A APLICAÇÃO DO PROJETO DE INICIAÇÃO CARTOGRÁFICA E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO DO EDUCANDO NA EDUCAÇÃO BÁSICA  
Layanna Giordana Bernardo Lima; Milene Barbosa Alves; Raimunda Claudia Loiola das Neves; Simone Azevedo dos Santos NOVAS PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA Ensino/aprendizagem. Interação. Participação.
   
História
Autor Título Palavras-chave
Comunicação Oral
Helvécio Goulart Malta de Sá; Antônio Luiz de Souza; Maria Madalena Queiroz O PAPEL DO ENSINO DE HISTÓRIA NA FORMAÇÃO DO TÉCNICO DE EDIFICAÇÕES PELO IFG Políticas educacionais. Ensino de História. Educação e trabalho. Formação Profissional. Legislação educacional.
Keides Batista Vicente UEG - PIRES DO RIO - UNIVERSIDADE DO CERRADO SOB O OLHAR DO OUTRO UEG. Ensino. Representação.
Mirtes Ferreira de Freitas Lima; Wanderleia Silva Nogueira; Alda Martins de Rezende A PRÁTICA DO ENSINO DE HISTÓRIA EM QUIRINÓPOLIS-GO Práticas pedagógicas. Aprendizagem. Ensino. História.
Luciana Leite da Silva DIDÁTICA DA HISTÓRIA NO CONTEXTO ESCOLAR DE GOIÂNIA: UMA REFLEXÃO SOBRE A FUNÇÃO DA HISTÓRIA E DO HISTORIADOR  
Rodrigo Mendes Oliveira O projeto de Lei nº 155 de 2008: A relação entre a obrigatoriedade do Ensino de História Regional e o Ensino de História Regional em Goiás.  
Jackeline Império Soares O LIVRO DIDÁTICO (NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I) NO CONTEXTO DA DITADURA MILITAR E A LUTA PELA REDEMOCRATIZAÇÃO Livro didático. Ditadura militar. Redemocratização.
Daniela Cristina Pacheco CONTAR HISTÓRIA MITICAS UMA ATIVIDADE (PER)FORMATIVA Mito. Performance. Contação de histórias. Ensino de História.
Madalena Dias Silva Freitas; Natal ferreira de Jesus POPULAÇÃO NEGRA BRASILEIRA: REFLEXO E IMAGEM NO LIVRO DIDÁTICO  
   
Didática
Autor Título Palavras-chave
Comunicação Oral
Solange Martins Oliveira Magalhães "TRANSRELACIONANDO" AFETIVIDADE E SENSIBILIDADE NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO DOCENTE  
Enilvia Rocha Morato Soares; Benigna Maria de Freitas Villas Boas DEVER DE CASA, AVALIAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO Dever de casa. Avaliação. Aprendizagem. Organização do trabalho pedagógico.
Dulce Barros de Almeida; Ricardo Antonio Gonçalves Teixeira CONTEXTO EDUCACIONAL COMPLEXO E DIVERSO A PARTIR DE UMA ANÁLISE INTERPRETATIVA DOS ASPECTOS LEGAIS QUE SUBSIDIAM PROPOSTAS EDUCATIVAS INCLUSIVAS Educação Complexa. Aspectos Legais. Propostas Inclusivas.
Amanda Oliveira Magalhães A FORMAÇÃO DO PROFESSOR NOS CURSOS DE GASTRONOMIA: REFLEXÕES TRANSDISCIPLINARES Gastronomia. Transdisciplinaridade. Formação de professores.
Fernanda Bartoly Gonçalves de Lima; Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da Silva AS LICENCIATURAS NOS INSTITUTOS FEDERAIS: CONCEPÇÕES E PRESSUPOSTOS Institutos Federais. licenciaturas. Pressupostos pedagógicos. Políticas públicas.
Eunice Tavares Silveira Lima A INFLUÊNCIA DA PUBLICIDADE TELEVISIVA NA (IN) FORMAÇÃO DO PÚBLICO INFANTIL Publicidade. Televisão. Criança.
Ana Luísa Antunes; Maria das Graças C. de Arruda Nascimento A PROFISSÃO DOCENTE E A ESCOLARIZAÇÃO DE SURDOS: DEMANDAS E DIFICULDADES Escolarização de surdos. Prática docente. Formação continuada. Trabalho coletivo.
Profª Ivana Alves Monnerat de Azevedo O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UnUCSEH/ UEG Estágio Curricular Supervisionado. Legislação. Pesquisa-ação. Docência.
Elaine Constant UMA POLÍTICA EDUCACIONAL DE AVALIAÇÃO TECIDA NAS REPRESENTAÇÕES DA AUTO-AJUDA E DO EMPREENDEDORISMO NO COTIDIANO DA REDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO  
Náfren Ferreira Lima HISTÓRIA E SENTIMENTO DA INFÂNCIA Criança. Infância. Sentimento.
Myrian Sartori; Tamara Saldanha; Dra. Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro O pedagogo na revista Linhas Críticas Pedagogia. Formação de Pedagogo. Currículo. Identidade do Pedagogo.
Lázara Lisboa da Costa Mendonça; Gilda Aparecida Nascimento A ESCOLA COMO ESPAÇO DE VIVÊNCIA DA CIDADANIA Políticas educacionais. currículo. Gestão democrática. Perspectiva intercultural. Prática social. Escola. Cidadania.
Bruna Cardoso Cruz O PAPEL DAS DISCIPLINAS DE CONHECIMENTOS PROFISSIONAIS ESPECÍFICOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES Pedagogia. Didática. Fundamentos teóricos e metodológicos.
Bruna Cardoso Cruz PLANEJAMENTO E O TRABALHO DOCENTE Planejamento. Trabalho docente. Ensino superior.
Juliana Fonseca Duarte ESCOLA OU CASA DE DOCE: É POSSÍVEL SER ESPAÇO DE COMPARTILHAMENTO?  
Denise Silva Araújo; Jennifer Martins Silveira; Nevione Cotrim A EDUCAÇÃO INFANTIL NO CENÁRIO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS Políticas educacionais. Formação de professores. Legislação educacional. Educação infantil.
Kênia Abbadia de Melo PENSAMENTO COMPLEXO: UMA NOVA E DESAFIADORA FORMA DE PENSAR A EDUCAÇÃO A PARTIR DAS IDEIAS DE EDGAR MORIN Complexidade. transdisciplinaridade. Incerteza. Estratégia.
Andréa Kochhann; Adriana Kochhann Machado Zanella A PRÁTICA INTERDISCIPLINAR: as contribuições do paradigma holístico e a alteridade para sua efetivação Interdisciplinaridade. Paradigma Holístico. Alteridade. Identidade Docente.
Andréa Kochhan A MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA PELO COMPUTADOR E A INTERNET: uma necessidade de abordagem perante a identidade docente Mediação Pedagógica. Computador e Internet. Identidade Docente.
Lindomar Barros do Santos, Simone Freitas Pereira Costa O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO DE PEDAGOGIA-LICENCIATURA: O QUE SE ENSINA E O QUE SE APRENDE (?) - FRAGILIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS Pedagogia. Formação de Professores. Estágio Supervisionado. Conteúdos. Ensino. Escola-campo.
Sirlandia Gomes de Moraes; Maria Elizabeth Ferreira (IN)DISCIPLINA NO CONTEXTO ESCOLAR - REFLEXÕES SOBRE A ESCOLA Indisciplina. Aluno. Escola.
Maria Aparecida Alves; Viviane Aparecida Natividade da Cruz; Jussara Resende Costa Santos A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NA ORGANIZAÇÃO E EXECUÇÃO DE PROJETOS SOCIOEDUCATIVOS EM UMA FUNDAÇÃO NO MUNICIPIO DE PARACATU/MINAS GERAIS Atuação do pedagogo. Espaço não formal. Projetos socioeducativos.
Maria Aparecida Alves; Rafaella Assis Caldeira; Jussara Resende Costa Santos Santos A RELEVÂNCIA DA GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA NA MELHORIA DA QUALIDADE DO ENSINO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE UNAÍ - MG Gestão escolar democrática. Participação. Qualidade do ensino.
Ruth Catarina Cerqueira R. de Souza TRABALHAR NA PERSPECTIVA DA COMPLEXIDADE IMPLICA A PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS.  
Giseli Barreto da Cruz; Renata Pimentel Cabral A VISÃO DE FORMADORES SOBRE A DIDÁTICA NOS CURSOS DE LICENCIATURA Didática. Formação de Professores. Cursos de Licenciatura. Concepções e práticas didáticas de formadores.
Edna Duarte de Souza (DES)CONSTRUÇÃO DA PRÁXIS PEDAGÓGICA DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO - em busca de sentidos e significados Desenvolvimento profissional docente. Sociedade do trabalho.
Maria Emilia de Castro Rodrigues; Maribel Schveeidt ESCRITA E LEITURA NA 2ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL: ALERTAS NA PREVENÇÃO DE ACIDENTES NO TRÂNSITO - O OLHAR DO PEDESTRE E DO CICLISTA Educação de Jovens e Adultos. Ensino-aprendizagem. Sujeitos.
Fabiana Margarita Gomes Lagar CONCEPÇÕES DE FORMAÇÃO DOCENTE  
Darlyene Iviane da Costa Silva; Renata Mendes de Souza O ESTÁGIO COMO POSSIBILIDADE DE REFLEXÃO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM UMA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA  
Renusia Rodrigues dos Santos A AFETIVIDADE NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS  
Cláudia Helena dos Santos Araújo AS RELAÇÕES PEDAGÓGICAS EM UM CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU À DISTÂNCIA EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: DOCENTES E DISCENTES NO AMBIENTE ONLINE Educação a Distância. Tutor a distância. Tutor presencial. Formação de professores. Relações pedagógicos.
Leandra Fernandes do Nascimento; Raimundo Wellingnton Araújo Pessoa A DISCIPLINA DIDÁTICA COMO REQUISITO INDISPENSÁVEL NA FORMAÇÃO INICIAL Formação de professor. Didática. Processo ensino/aprendizagem.
Mônica Pereira de Oliveira FONOAUDIOLOGIA E PEDAGOGIA: UM ENCONTRO NECESSÁRIO Fonoaudiologia. Pedagogia. Comunicação. Formação. Prevenção.
Kelry Alves Gonçalves A PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE PROFESSORES: ESTUDO INTERINSTITUCIONAL DA REGIÃO CENTRO-OESTE Pesquisa. Professores(as). Iniciação científica.
Marisa Pinheiro Mourão; Amanda Fernandes Santos; Lázara Cristina da Silva DESCORTINANDO A REALIDADE ESCOLAR DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA SENSORIAL NO MUNICÍPIO DE UBERLÂNDIA-MG Programa INCLUIR. Inclusão escolar. Deficiência sensorial.
Darlyene Costa; Thais Tolentino Santos Souza; Valdeniza Maria Lopes Barra O ESTÁGIO DE PEDAGOGIA COMO POSSIBILIDADE DE PENSAR OS DESAFIOS DO ENSINO NA ESCOLA DE JORNADA AMPLIADA  
Marilza Luzia Montagnini; Marilza Vanessa Rosa Suanno FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS: RESSIGNIFICAÇÃO DA ATUAÇÃO DOCENTE  
Maria José de Pinho; Dânveres Tatiana Gomes Monteiro da Silva A PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE PROFESSOR: Uma análise discursiva das teses e dissertações em cursos de pós-graduação em educação da UFG. Concepção de educação e de professor. Formação. Análise do discurso.
Anatália Dejane Silva de Oliveira; Marilde Queiroz Guedes EM TEMPOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: DISSENSOS E CONSENSOS POR UMA POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES Formação de professores. Educação a distância. Programas de formação.
Dra. Nancy Nonato de Lima Alves; Dra. Ivone Garcia Barbosa COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL Coordenação pedagógica. Educação Infantil. Trabalho. Identidade profissional.
Sylvana de Oliveira Bernardi Noleto; Valdirene Alves de Oliveira UM DIÁLOGO ENTRE A INTERDISCIPLINARIDADE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES Interdisciplinaridade. Eixo temático. Formação de professores.
Elder Sales da Silva; Isabella Rodrigues Silva; Lúcio Costa Tovar A DISTRIBUIÇÃO DA MERENDA NA HORA DO RECREIO E AS RELAÇÕES SOCIAIS ENVOLVENDO ALUNOS E FUNCIONÁRIOS DA COZINHA. (PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO CEPAE - GO) Estágio supervisionado. Escola. Diagnose. Recreio. Fila do lanche. Relações escolares.
Maria Márcia Melo de Castro Martins; Maria Gorete de Gois; Leandra Fernandes Nascimento A DISCIPLINA DIDÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL: CONTRIBUIÇÕES PARA O FUTURO PROFESSOR Formação de professor. Didática. Processo ensino/aprendizagem.
Anna Maria Kovacs Khaoule O ESTÁGIO SSUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA ANÁLISE DO TRABALHO COM PROJETOS DE ENSINO Projeto de Ensino. Estágio. Formação de Professores. Geografia.
Geovana Ferreira Melo Teixeira; Dalma Persia Nelly Alves Nunes; Jaqueline da Silva Nascimento DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: O QUE DIZEM OS DOCENTES QUE ATUAM NA ÁREA DE CIENCIAS HUMANAS A RESPEITO DE SUA IDENTIDADE PROFISSIONAL? Identidade profissional. Docência. Ensino superior.
Christine Garrido Marquez APRENDER BRINCANDO  
Gizela Bastos da Mota Almeida; Súsia Soares Ribeiro BULLYING: QUE BICHO É ESSE? Bullying. Educação. Violência.
Maria Augusta Peixoto Mundim FLEXIBILIZAÇÃO E REGULAMENTAÇÃO: A ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA EM CICLOS NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE GOIÂNIA (1998-2008)  
Ana Corina Spada FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: PRÁTICAS EDUCATIVAS E CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO. Educação infantil. Creche. Práticas educativas. Formação de professores.
Maria Zeneide Carneiro Magalhães de Almeida AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E OS MÉTODOS DE ENSINO: NARRATIVAS E DIÁLOGOS NOS PERCURSOS DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA (SÉC.XIX-XX).  
Dra. Maria Emilia Gonzaga de Souza; Prof. Dra. Ilma Passos Alencastro Veiga PROCESSO FORMATIVO DO DOCENTE NAS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR Formação. Docência. Educação Superior.
Durcelina Ereni Pimenta Arruda; Sandra Núbia de Oliveira Borges Aprendizagem no momento com o brincar Ludicidade. Ludotecas. Aprendizagem. Interação.
Maria Emília M. Gonzaga de Souza O CURSO DE PEDAGOGIA E AS CONDIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIATIVIDADE1 Criatividade. Formação. Pedagogia.
Tania Mara da Silva Moura; Prof. Ms. Marilza Vanessa Rosa Suanno "ESTADO DA ARTE" DA PROFISSÃO DOCENTE: I COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE O ENSINO SUPERIOR (2008) Educação Superior. Formação. Profissão Docente. Docência. Ensino Aprendizagem. Estado da arte.
Silvana Malusá Barauna; Aldeci Cacique Calixto; Jociene Carla Bianchini Ferreira O IMPERATIVO DE NAVEGAR OU NAUFRAGAR: A DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA NO CONTEXTO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Docência universitária. Tecnologia da informação e comunicação. Saberes docentes. Ensino-aprendizagem. Ambientes virtuais.
Durcelina Ereni Pimenta Arruda; Roberto Valdés Puentes; Eucidio Pimenta Arruda A IDENTIDADE DO TUTOR NO SEU FAZER PEDAGÓGICO: a tutoria na educação a distância Educação a Distância. Didática e Formação de tutor. Ambiente Virtual de Aprendizagem.
Divina Rosangela de Souza Costa; Joana Peixoto Ensino e formação de professores no contexto atual Escola. Concepção de ensino. Formação de professores.
Anatália Dejane Silva de Oliveira As condições do trabalho na Educação Infantil: os desafios para a profissionalização docente Educação infantil. Trabalho docente. Formação.
Dra Ivone Garcia Barbosa; Ms. Telma Aparecida Teles Martins Silveira ENTRE A VALORIZAÇÃO E A ADAPTAÇÃO LEGAL: ANÁLISE DO CURRÍCULO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FE/UFG Formação de Professores para Educação Infantil. Educação Infantil. Currículo para formação de professores.
Danuza Janne Ribeiro de Almeida; Divina Ferreira de Queiroz Santos; Júlio Cézar Garcia A IMAGEM ORGANIZACIONAL DA ESCOLA MUNICIPAL DE GOIÂNIA Plano Municipal de Educação de Goiânia. Gestão Democrática. Direito à Educação.
Diene de Fátima Daniel; Edna Abadia de Miranda; Fábia Gomes Vieira Tavares; Gizela Bastos da Mota Almeida UM OLHAR SOBRE OS CENTROS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL (CMEIs) BRANCA DE NEVE E VALERIA PERILLO: uma visão da comunidade que os integra Educação Infantil. CMEIs. Infância.
Camilla de Menezes Lemes; Carla Carolina Dias de Assis; Ederlaine Fernandes Braga; Gizela Bastos da Mota Almeida A TEORIA E A PRÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: desafios e dilemas Formação de Professores. Qualidade. Formação Continuada.
Fernanda Costa Fagundes Silva; Márcia Campos Moraes Guimarães O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL: CUIDAR OU ENSINAR? UM NOVO OLHAR Educação Infantil. Educar. Cuidar. Formação do professor.
Sebastião Pereira dos Santos Experiência em EAD da Faculdade de Educação na formação continuada de trabalhadores da educação  
Layanna Giordana Bernardo Lima EDUCAÇÃO AMBIENTAL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES Educação Ambiental. Formação. Mobilização social.
     
Pôsteres
Denise de Barros Capuzzo REFLEXÕES SOBRE DIRETRIZES PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A TERCEIRA IDADE  
Maria Aparecida Rodrigues de Souza; Riquelma de Sousa de Jesus CIRCUITO DO LIVRO: UMA PRÁTICA EDUCATIVA NA BIBLIOTECA  
Cristiane Vitalina Alves; Maria Eneida Gomes Marques Gonçalves AÇÃO PEDAGÓGICA: MELHORANDO O PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM Aprendizagem. Dificuldades de aprendizagem. Leitura e escrita.
Profª. Rosilene de Souza Carvalho Bites; Prof. Dr. Valter Soares Guimarães A PROFISSIONALIDADE E A PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTES NO DISCURSO MIDIÁTICO ESCRITO  
  PROJETO CONEXÃO EDUCATIVA  
Lucas Schumacher Lemos; Hercilia Maria Fayão Beneti DISLEXIA, REFLEXÃO A PARTIR DAS PRÁTICAS PEDAGOGICAS Dislexia. Práticas pedagógicas. Formação de professor.
Maria Esperança Fernandes Carneiro; Lígia Felix de Sousa Mecchi "PERFIL DOS TRABALHADORES/AS DA EDUCACAO DO ENSINO MÉDIO E SUPERIOR EM GOIÁS" Século XXI. Formação dos trabalhadores da Educação. Excelência do mercado.
Magna Eutimia Lacerda Veloso; Roberta de Moraes Jesus de Souza PROINFANTIL, ALGUMAS CONSIDERAÇÕES  
Neli de Jesus Oliveira Messias VIVENCIANDO A LEITURA ESCRITA E REESCRITA NA 3ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL NUMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR Educação de Jovens e Adultos. Leitura. Escrita e Reescrita. Avaliação formativa. Formação docente.
Franco, C. R.; Lima, J. O. AS PROPOSTAS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO APRESENTADAS NOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS - UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE MORRONHOS Estágio Supervisionado. formação inicial de professores. Alunos-estagiários.
Marta de Paiva Macêdo; Priscilla de Oliveira Silva; Márcia de Paiva Macêdo; Aristeu Geovani de Oliveira A DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA E AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM  
     
Relatos de Experiências
Milene Barbosa Alves; Raimunda Claudia Loiola das Neves; Simone Azevedo dos Santos; Vânia Maria de Araújo Passos EDUCAÇÃO E CULTURA: PRÁTICA PEDAGÓGICA COM CONTOS POPULARES Educação. Crianças. Contos. Prática Pedagógica.
Eliana Faria Soares; Lucimeire Gonçalves Assis RECICLAGEM: Construção e Aprendizagem na Educação Infantil  
Nataniel da V. C. G. Araújo; Klívia de C. Silva Nunes; Fabíola A. Pereira Ambiente Virtual de Aprendizagem: um olhar sobre processo de ensino e aprendizagem colaborativo. Aprendizagem Colaborativa. Ambiente Virtual de Aprendizagem e Práticas Pedagógicas.
Prof. Ms. Osvaldo José Sobral RELATO DE EXPERIÊNCIA: PROJETO DA COORDENAÇÃO ADJUNTA DE TRABALHO DE CURSO - PEDAGOGIA/UEG-INHUMAS Pedagogia. Trabalhos Acadêmicos. Pesquisa. Metodologia Científica.
Susigreicy Pires de Morais; Elci Mendes Ferreira Piochon RELATO DE EXPERIÊNCIA MÉTODO DE ENSINO NA ZONA RURAL  
Felipe da Silva Ferreira EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA: UMA COSTURA DE HIPERTEXTOS INFINITOS Educação. Tecnologia. Cotidiano. Pós-modernidade.
Felipe da Silva Ferreira CENA SÉCULO XXI: TECNOLOGIA, INFORMAÇÃO, CONHECIMENTO. EDUCAÇÃO? Educação. Tecnologia. Cotidiano; Pós-modernidade.
Danielly Cardoso da Silva; Karla Murielly Lôpo Leite; Maria Emília de Castro Rodrigues PORTAL DO FÓRUM GOIANO DE EJA: INTERAÇÃO SOCIAL E EDUCAÇÃO EM AMBIENTE VIRTUAL  
Fernanda Duarte Araújo Silva REFLEXÕES SOBRE O TRABALHO COM POESIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL  
Dayse Kelly Barreiros PRÁTICAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM: UMA EXPERIÊNCIA PARA ALÉM DOS MUROS DA ESCOLA Práticas de ensino. Ensino-aprendizagem. Espaço Social.
Cláudia Helena dos Santos Araújo; Fabrizio de Almeida Ribeiro; Mary Aurora da Costa Marcon; Olira Saraiva Rodrigues REVISTA ANÁPOLIS DIGITAL: UMA INOVAÇÃO NA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E PRODUÇÕES CIENTÍFICAS  
Maria de Fátima Oliveira O Diálogo (necessário) entre a Universidade e o Ensino Básico  
Jackeline Império Soares A PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE A PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE NA REGIÃO CENTRO-OESTE RELATOS DE UM ANO DE INICIAÇÃO CIENTIFICA (PIBIC) Formação de professores. Profissão docente. Profissionalização docente.
Maria Márcia Melo de Castro Martins; Leandra Fernandes Nascimento; Maria Gorete de Gois PROPONDO UM PROGRAMA DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR NA ESCOLA: DO ASPECTO INFORMATIVO À PRÁTICAS TRANSFORMADAS Educação Alimentar. Aspecto Informativo. Práticas Transformadas.
Léia Rodrigues da Silva Queiroz Subsecretaria: Subsecretaria Regional da Educação - Porangatu-Goiás  
Geraldina Braz de Sousa Leite; Iolanda Alves de Oliveira Moreira; Luciene Antonia dos Santos; Marlene Lima dos Santos Morais PROJETO ESCOLA SEM DROGAS  
Renata Ramos da Silva A CRISE DA AUTONOMIA E DO FINANCIAMENTO NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS E SUAS CONSEQUÊNCIAS DIDÁTICAS E PEDAGÓGICAS.  
Shirley Carmem da Silva; Cintia Campos Ferreira FORMAÇÃO DE FORMADORES EM CABO VERDE - PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES  
Deisi Sangoi Freitas; Vaima Regina Alves Motta; Luiz Caldeira Brant de Tolentino Neto; Francisco Estigarribia de Freitas; Hamilton de Godoy Wielewicki; Liane Batistela Kist; Magda Schimidt; Joséli Pasetto Bittencourt COLETIVO DE DIDÁTICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DOCENTE Formação de Professores. Didática. Aprendizagens Coletivas.
   
Filosofia
Autor Título Palavras-chave
Comunicação Oral
Márcio Antônio Cardoso Lima EXPERIÊNCIA COM O ENSINO DE FILOSOFIA, ATRAVÉS DA PESQUISA-AÇÃO, COM PROFESSORES DA DIRETORIA REGIONAL DE ENSINO DA CIDADE DE MIRACEMA - TO  
Domingos Barbosa dos Santos AS RAÍZES DA PEDAGOGIA CLÁSSICA: A CONTRIBUIÇÃO DOS GREGOS (SOFISTAS E PLATÃO) PARA A PEDAGOGIA CONTEMPORÂNEA Teoria. Política. Pedagogia. Techne.
Liliane Barros de Almeida OS FUNDAMENTOS PARA O TRABALHO DO EDUCADOR NA FORMAÇÃO DO HOMEM AUTÔNOMO Rousseau. Educação e sociedade. Professor. Autonomia. Formação humana.
Almiro Schulz FORMAÇÃO ÉTICA DO DOCENTE COM BASE NA TEORIA ANTINÔMICA Ética. Docência. Formação. Antinomia.
Pedro Lucas Dulci ENTRE GUIAS E VENDEDORES DE MAPAS: apontamentos sobre o legado de Nietzsche à educação Modernidade. Educação. Crítica. Exemplaridade. Nietzsche.
Pedro Gomes Neto THOMAS HOBBES: NATUREZA E ENSINO  
Eduarco Ferraz Franco OS DESAFIOS DE UMA EDUCAÇÃO PARA O PENSAMENTO E PARA A CULTURA: o problema do livro didático Ensino de filosofia. Formação. Livro didático. Nietzsche.
Frederico Silva Lopes Aguiar ENSINO HISTÓRICO DA FILOSOFIA E SEU CARÁTER INTERDISCIPLINAR Ensino da filosofia. História. Interdisciplinaridade. Formação.
Ícaro San Carlo Máximo Sampaio FILOSOFIA, ENSINO E CINEMA Ensino de filosofia. Cinema. Interdisciplinaridade. Metodologia.
Jesiel Soares Silva CONTRIBUIÇÕES DA FILOSOFIA MARXISTA PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR COMO UM INTELECTUAL PRÁTICO-CRÍTICO: A AÇÃO COMO O EXERCÍCIO DA POSSIBLIDADE DE MUDANÇA.  
Antonio Ferreira da Silva EDUCAÇÃO, CULTURA E ENSINO DE FILOSOFIA: contribuições de Nietzsche para pensar a leitura e a escrita na escola de massa de nosso tempo Cultura. Ensino de filosofia. Leitura. Escrita. Nietzsche.
     
Pôsteres
Gilson Xavier de Azevedo COMUNICAÇÃO: "A VOLTA DA CORUJA MINERVA"  
Angélica Maria Cezário O BRINQUEDO COMO CONSTRUÇÃO DA LINGUAGEM E DA EXPERIÊNCIA NA INFÂNCIA  
   
Psicologia
Autor Título Palavras-chave
Comunicação Oral
Dra. Adriana Garcia Gonçalves; Ana Paula Marques Leal Barbosa O PAPEL DO PEDAGOGO E A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA JUNTO A UM PROGRAMA DE ESTIMULAÇÃO PRECOCE DE UMA CIDADE DO INTERIOR DO TOCANTINS Crianças com necessidades especiais. Estimulação precoce. Família. Modelo bioecológico.
Débora Duran PROFESSORES E INTERNET: UM ESTUDO DE CASO SOBRE OS PROCESSOS DE TRANSFORMAÇÃO NAS PRÁTICAS DE ENSINO  
     
Relatos de Experiências
Maria José do Nascimento; Yara Fonseca de Oliveira e Silva GÊNERO E SEXUALIDADE: UMA AÇÃO EDUCATIVA NO CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL Sexualidade. Gênero. Formação de Professores. Educação Profissional.
   
Sociologia
Autor Título Palavras-chave
Comunicação Oral
José Manoel Montanha da Silveira Soares A PRECÁRIA POLÍTICA SOCIAL DE EDUCAÇÃO PARA O ESTUDANTE-TRABALHADOR: REVISITANDO O PASSADO PARA COMPREENDER A CRISE DO PRESENTE Estudantes. Pós-fordistas. Política pública de educação. Trabalhadores.
Núbia Ferreira Ribeiro A SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO EM LUIZ PEREIRA - intelectuais e padrões de cientificidade entre as décadas dos anos de 1950 e 1960 Luiz Pereira. Intelectuais Brasileiros. CRPE/CBPE. Escola.
Larissa Messias Moraes DESAFIOS E PROPOSTAS DA SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO À LUZ DA DIDÁTICA PARA A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA DE JOÃO LUIZ GASPARIN Sociologia no Ensino Médio. Didática. Pedagogia histórico-crítica.
Heloiza Souza Viana A Escolarização Domiciliar e seus Contrapontos. Constituição. Escolarização Domiciliar. Estado. Homescholing.
Marco Aurélio Pedrosa de Melo FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE SOCIOLOGIA EM GOIÁS: ANSEIOS E PERSPECTIVAS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA NA REDE PÚBLICA ESTADUAL  
Angela C. B. Mascarenhas; Cristina Helou Gomide A SOCIOLOGIA NO ENSINO BÁSICO  
     
Pôsteres
Maria Helena de Souza Ide; Mônica Maria Teixeira Amorim; Júnia Dayane dos Santos Silva; Viviane Aparecida Cardoso Vieira. Políticas públicas no campo da educação em área de remanescentes de quilombo: caso do município de São João da Ponte  
Maria Margarete Pozzobon O CONCEITO DE HABITUS E DE CAMPO NA PERSPECTIVA SOCIOLÓGICA DE BOURDIEU Habitus. Campo linguístico. Prática pedagógica.
     
Relatos de Experiências
Ione Gomes Adriano; Profª.Orientadora Drª Maria Araujo Nepomuceno FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO EM SERVIÇO PROEJA. IF Goiano. Formação continuada. Professor.
     
Educação. Didática. Fenomenologia. Ensino-aprendizagem.
 
 

voltar

 
 


Para visualizar o arquivo, é necessário ter instalado um leitor de arquivos PDF.
Caso tenha dificuldades ao acessar esses arquivos, clique no botão acima para instalar o Adobe Acrobat Reader.