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Programação

Trabalhos

Expediente

    

O IV Encontro Estadual de Didática e Práticas de Ensino - EDIPE é um evento promovido pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Didática - CEPED entre 18 e 20 de maio de 2011, em co-promoção com quatro instituições universitárias do Estado de Goiás: Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC Goiás, Universidade Estadual de Goiás - UEG, Universidade Federal de Goiás - UFG e Centro Universitário de Anápolis - UniEVANGÉLICA.
O CEPED é uma associação civil sem fins lucrativos, de caráter científico e cultural, fundado em 2001 por um grupo de professores e pesquisadores da área da didática e didáticas específicas, com os seguintes objetivos:
a) promover estudos e pesquisas sobre questões teóricas e práticas relacionadas com o ensino e a pesquisa em didática e disciplinas conexas, formação de professores, organização do trabalho escolar e docente, visando a melhoria da qualidade do ensino básico; b) analisar a problemática do ensino da didática em função do papel que desempenha nos cursos de formação de professores, propondo perspectivas de ação conjugando ensino e pesquisa; c) produzir textos e relatórios sobre os resultados das investigações e fazer sua difusão entre os docentes e pesquisadores; d) realizar congressos, seminários encontros ou outra modalidade de reunião, visando à discussão de temas, propostas e experiências inovadoras e difusão do conhecimento na área. Desde seu início ficou estabelecido que, a cada dois anos, seria realizado o Encontro Estadual de Didática e Práticas de Ensino (EDIPE), no Estado de Goiás, com o objetivo de oferecer um espaço para reflexão crítica sobre didática, ensino e a pesquisa na área da didática, didáticas específicas, práticas de ensino, estágios, formação de professores. Foi assim que, nestes últimos 10 anos, o CEPED realizou quatro Edipes (2003, 2007, 2009 e 2011). O primeiro ocorreu em Goiânia tendo como tema geral “Por uma integração dos campos da didática, das didáticas específicas e das práticas de ensino”. O segundo e o terceiro ocorreram em Anápolis-GO, e tiveram, respectivamente, como tema geral “A didática e os diferentes espaços, tempos e modos de aprender e ensinar” e “Professor: entre os desafios do cotidiano escolar e a realização profissional”. O IV EDIPE ocorre em 2011, em Goiânia, tendo como tema geral: “Para uma realidade complexa, que escola, que ensino?”.
O EDIPE teve, ao longo de suas edições, um número crescente de participantes, pesquisadores, professores, estudantes de cursos de licenciatura, professores da educação básica, profissionais da educação das secretarias de educação. Tem-se ampliado também a quantidade de trabalhos apresentados nos eventos: no I EDIPE (2003) foram 127 trabalhos; no II EDIPE (2007), 63 trabalhos; no III EDIPE (2009), 185 trabalhos e, no IV EDIPE (2011), 270 trabalhos.
O IV EDIPE foi organizado em duas modalidades de atividades: a) atividades para todos os participantes (conferência de abertura, mesas redondas, atividades culturais, exposição de pôsteres e relatos de experiências), b) atividades em Grupos de Trabalho (GTs) organizados por áreas específicas.
Esse caderno contém a programação do evento. Professores, pesquisadores e estudantes encontrarão no Evento discussões e orientações para refletir sobre os caminhos da didática, das didáticas específicas e das metodologias de ensino, em face dos desafios de uma sociedade complexa.

Comissão organizadora