I EDIPE

I Encontro Estadual de Didática e Prática de Ensino

30/11 a 02/12/2003 – Goiânia - GO

 

 

TEXTOS

 

Conferências

 

Questões epistemológicas e pedagógicas da integração entre os campos da didática e das didáticas específicas das licenciaturas.  -  Profa. Dra. Selma Garrido Pimenta (FE-USP).

Didática, Práticas de Ensino e Currículo: interfaces temáticas e prática docente. – Profª. Dra. Elizabeth Macedo (FE-UERJ).

Desafios teóricos, práticos e técnicos da integração entre a didática e as didáticas específicas – Prof. Dr. José Carlos Libâneo (UCG)

Desafios teóricos, práticos e técnicos da integração entre a didática e as didáticas específicas – Profª. Dra. Agustina Echeverría (UFG)

As políticas de formação de professores: perspectivas de organização curricular em face das Diretrizes Curriculares da Educação Básica Profª. Dra. Silke Weber (FE-UFPE) .

As políticas de formação de professores: perspectivas de organização curricular em face das Diretrizes Curriculares da Educação Básica - Prof. Dr. Waldeck Carneiro da Silva (FE-UFF).

 

 

Sessões especiais

 

A  discussão atual sobre a  didática de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira: Prof. Dr. Agostinho Potenciano (UFG) e Prof. João Ernandes (UCG).

A  discussão atual sobre a  didática  Língua e Literatura Estrangeiras:Profª. Dra. Deise Nanci de Castro Mesquita (UCG), Profª. Marta Jane Silva (SME), Profª. Kátia Oliveira campos (UFG)

A  discussão atual sobre a  didática de Artess: Profª. Dra. Monique Andries (UFG).

A  discussão atual sobre a  didática de  Física, Química, Biologia e Ciências: Dr Juan Bernardino Marques Barrío (UCG/UFG).

A  discussão atual sobre a  didática de Matemática: Profª. Zaira da Cunha Melo Varizo

A  discussão atual sobre a  didática de Educação Física: Profª. Dra. Mara Medeiros (UFG).

A  discussão atual sobre a  didática de  Geografia: Profª. Dra. Lana de S. Cavalcanti (UFG), Profª. Dra. Beatriz A. Zanatta (UCG) e Prof. Vanilton Camilo (UEG).

A  discussão atual sobre a  didática de  História: Profa. Míriam Bianca Amaral Ribeiro(UFG), Profª. Dra. Heliane Prudente Nunes (UCG e ALFA), Profa. Maria das Graças Bueno da Silva

A  discussão atual sobre a  didática de  Didática ,  Práticas de Ensino e Estágio no curso de Pedagogia: Profª. Dra. Elianda Figueiredo Arantes Tiballi (UCG) e Profª. Dra. Sandramara Matias Chaves.

A  discussão atual sobre a  didática de Filosofia: Prof. Railton Nascimento Souza, Prof. Raimundo Domingos de Moraes, Prof. Dr. José Gonzalo Armijos Palácios

A  discussão atual sobre a  didática de Psicologia : Prof. Dr. Marcos Loureiro (UFG).

A  discussão atual sobre a  didática de  Sociologia: Profª. Dra. Marta Rovery de Souza (UFG).

 

Trabalhos Apresentados
 

GT 1 – Língua Portuguesa e Literatura Brasileira

 

  1. Com Texto no contexto de 5ª série – Inovações no ensino de Português e sua recepção por professores - Flomar A. Oliveira Chagas (CEFET/JATAÍ)
  2. A escrita e a reescrita - Eliane Marquez
  3. A correção da escrita - Kátia Meneses de Sousa
  4. Outras linguagens: o estágio supervisionado como prática de ensino e pesquisa no CEPAE  - Elisandra Filetti e Maria de Fátima Cruvinel (CEPAE/UFG)
  5. A leitura como um lugar de interação – Relato de experiência com o circuito do livro. - Mauro Alves Pires (UFG)
  6. A leitura literária na escola: a palavra como diálogo infinito - Maria de Fátima Cruvinel (CEPAE/UFG)
  7. Leitura no ensino médio – uma análise discursiva - Agostinho Potenciano (UFG)

 

 

GT 2 – Língua e Literatura Estrangeira

 

  1. A língua estrangeira na universidade: O real e o necessário – Martha Eugênia C. Rady (UCG), Svetlana Guerreiro C. Garrido (UCG)
  2. A pesquisa atual sobre o conteúdo e a metodologia do ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras na licenciatura em letras – línguas estrangeiras – Deise Nanci de C. Mesquita (UCG)
  3. Adaptações metodológicas na didática e na prática do espanhol como língua estrangeira – Alessandra Araújo (Escola Munic. J.A. Vila Nova), Ana Paula M. Oliveira (UCG), Cleidimar Aparecida M. e Silva (UCG), Íris Oliveira de Carvalho (UCG), Lucielena Mendonça de Lima (UCG), Marilda Pinheiro Costa (Escola Munic. Percival Xavier Rebelo), Renata Souza Morais (Colégio Est. Pedro Xavier Teixeira)
  4. Diagnóstico da qualidade da formação em língua inglesa dos estudantes concluentes do curso de letras  da UEG (Anápolis) – Márcia Silva
  5. A didática e a prática de ensino do professor de  espanhol como língua estrangeira – Cleidimar Mendonça (UCG), Eliane Ariño (UCG), Caríntia Santos (UCG)
  6. Extensão,  estágio e educação continuada de línguas estrangeiras – Deise Nanci de C. Mesquita (UCG), Emília Cruvinel (Secretaria Municipal de Educação de Goiânia), Raquel Abraão Edreira – (UCG).
  7. Influências dominantes na construção da prática pedagógica de uma professora de língua inglesa – Suely Ana Ribeiro (UFG)
  8. O ensino da língua inglesa e a escola pública: é possível qualidade? – Rosane Maria Isaac (UCG)
  9. Papéis do professor na sala de aula de língua estrangeira  - Francisco Edilson de Souza (UEG)

 

 

GT 3 – Artes

 

  1. Reflexões acerca da disciplina didática e prática de ensino de música -Eliane Leão (EMAC/UFG)
  2. Imagens do Brasil: uma possibilidade de leitura nas escolas- Ana Lúcia S de O Nunes (UFG)

 

 

GT 4 – Física, Química, Biologia e Ciências

 

  1. Uma proposta para o estudo de Ciências- em especial as ciências Físicas- na escola fundamental - Mauro Alves Pires e Ivone Garcia Barbosa (FE/UFG).
  2. Zoológico de Goiânia: espaço pedagógico para o estágio de licenciatura em ciências  biológicas - Marilda S. Pasquali, Mariana Bugano, Gislene Guimarães (ICB/UFG).
  3. Uma nova abordagem para o ensino da biodiversidade: a vida em transformação - Anamaria Graziani Barbosa, Ohana D. Rodrigues, Sejana Artiaga Rosa, Welinton Ribamar Lopes, Maria Nazaré Stevaux (ICB/UFG).
  4. Construção de kits de experimentos de baixo custo em Física aplicáveis em sala de aula - Adriano F. Silva, Diângelo C. Gonçalves, Guilherme C. de Oliveira, Agnaldo Rosa de Almeida, Frederico Mercadante, Elias de Souza Leite, Norton Gomes de Almeida (UCG).
  5. Um novo modo de ensinar e aprender Zoologia: aula teórica. “Filogenia dos animais” - Anamaria Graziani Barbosa, Ohana D. Rodrigues, Sejana Artiaga Rosa, Welinton Ribamar Lopes, Maria Nazaré Stevaux (ICB/UFG).
  6. Um novo modo de aprender Zoologia: aula prática. “Desvendando a história da origem da diversidade e distribuição de grupos de animais vertebrados existentes no Zoológico de Goiânia - Welinton Ribamar Lopes e Maria Nazaré Stevaux (ICB/UFG).
  7. Um novo conceito para a educação ambiental - Estevão Keglevich e Ivonete Parreira (UEG-ESEFFEGO).
  8. O perfil do professor da rede municipal de ensino em Jataí e suas dificuldades em trabalhar o ensino de ciências - Mirian Rodrigues Silva Assis, Zenilda Maria de Souza Paniago, Márcia Santos Anjo Reis (CAJ/UFG).

 

 

GTt 5  -  Matemática

 

  1. Demonstração geométrica: o que pensam, quais as atitudes e processos cognitivos desenvolvidos por licenciandos de matemática - Jaqueline Araújo (CAJ/UFG).
  2. Espaço de aprendizagem.Clube de Matemática - Wellington Lima Cedro (FE/USP).
  3. Os cursos de Matemática da UCG e da UFG: História e Memória - Dagmar Junqueira Guimarães Silva (UCG).
  4. Os saberes dos professores de matemática: História de vida - Vânia Machado (UFG).
  5. O livro didático, ontem e hoje - Zaíra da Cunha Melo Varizo (UFG).
  6. Resolução de problemas. Um problema, como resolver? - Ana Paula de Almeida Saraiva Magalhães (UEG/UNICET).
  7. A formação de conceitos geométricos no contexto dos projetos de trabalho mediada pelo Cabri Géomètre - Regina da Silva Pina Neves (Faculdade Maria Jesus José - DF)
  8. O computador em ambientes informatizados com enfoque no ensino da matemática - Fernanda Karla Rodrigues Florentino e Luciano Abrão Hizim (UEG-SME).
  9. A exploração da calculadora gráfica para o ensino de funções de 1º grau - Alayne Rocha Gomes (UEG-UnUCC).

 

 

GT 6 – Educação Física

 

  1. Perspectivas da didática e prática de ensino da Educação Física - Ane Gleyce Teodoro Rodrigues (UFG), Paulo Roberto Veloso Ventura (UCG), Sérgio Almeida Moura (ESEFFEGO/UEG).
  2. Autonomia como protagonista nas aulas de Educação Física - Fabiana Alzira Ramos (ESEFFEGO/UEG).
  3. Corpo – Escola – Cidadania: desconstruindo para construir - Lenir Miguel de Lima (UFG).
  4. Dança em Goiás nos anos 70: Memória e Identidade - Conceição Viana de Fátima e Jandernaide Resende Lemos (ESEFFEGO/UEG), Lenir Miguel de Lima (UFG).
  5. A consciência corporal como fator de qualidade de vida: sob a mediação do professor de Educação Física - Elizete Silva Resende Correira (ESEFFEGO/UEG).
  6. Impressões do facilitador na Educação Física - Celisa Laureano Prata Cardoso (UFG).
  7. A prática de Educação Física na Educação de Jovens e Adultos - Luciano Alves de Oliveira (ESEFFEGO/UEG).
  8. A Educação Física no Ensno Médio - Ludimila Siqueira Mora (ESEFFEGO/UEG).
  9. Pesquisa e Questões da Didática na Atualidade -Mara Medeiros

 

 

GT 7 – Geografia

 

 

  1. A utilização de mapas no ensino de geografia - Loçandra Borges de Moraes (UEG).
  2. O meio ambiente como tema transversal na escola: Limites e desafios - Iwana Martins Camargo Rosa (UCG).
  3. Valor responsabilidade na compreensão e formação dos alunos: Sétimo período do curso de Geografia da UCG - Ângela Dantas Fonseca dos Santos (UCG).
  4. Discutindo o estágio e a pesquisa na formação do licenciado em geografia -IESA/UFG - Eliana Marta Barbosa de Morais (UFG).
  5. A atividade docente de egressos da licenciatura em geografia: O fazer-se trabalhador - professor.  - Edna Duarte de Souza (UEG).
  6. Formação de professores de Geografia e a prática docente na UEG de Pires do Rio - Maria Eni Sousa Dias Freire (UEG).
  7. A produção sobre o ensino de Geografia em Goiás - Tadeu Alencar Arraes e Loçandra Borges de Moraes (UEG).
  8. A Formação acadêmica do professor de Geografia:O papel do estágio supervisionado-Vanilton Camilo de Souza
  9. La enseñanza y el aprendizaje de las ciencias- Juan Bernardino Marques Barrio

 

 

GT 8 – História

 

 

  1. Entre história e memória: a escrita dos livros didáticos e a história da tradição (1920-1930) - Karina Ribeiro Caldas (UFG)
  2. Ensino de História: a Didática e a pesquisa - Roseli Martins Tristão Maciel (UEG).
  3. Didática e interdisciplinaridade na sala de aula: história e literatura - Cristina Mesquita, Cristina Moiana, Eunalici Barbosa, Jeane Leão, Thelma Perini, Maria Helena Oliveira Brito, José Santana da Silva (UEG).
  4. Possibilidades do uso do mito no ensino de história - Heloísa Capel (UCG).
  5. O folclore goiano e a formação de professores: caminhando–encontrando pessoas– (re)inventando o que tentam arrancar de forma estúpida da nossa memória - Luiz Carlos dos Santos (UCG)
  6. Histórias de festas e religiosidades populares: uma proposta para a pesquisa e o ensino através da coleção Histórias de Goiás - Mônica Martins da Silva (SME/Goiânia e UEG) e Maria das Graças Bueno da Silva (UEG).
  7. História oral: resgate das brincadeiras de infância - José Santana da Silva (UEG) (Coordenador), Adriana Assis Leão Silva, Camila Kruk Silva Lima, Fabiane Fernandes Miranda, Miriam Rodrigues Silva Assis, Zenilda Maria de Sousa Paniago e Alípio R. de Sousa Neto (CAJ/UFG).
  8. A MODERNIDADE E SEUS REFLEXOS NA EDUCAÇÃO EM PORANGATU-Edna Lemes Martins Pereira
  9. O Ensino de História: ENTRE A INTENÇÃO E O GESTO-Miriam Bianca Amaral Ribeiro  

 

 

Gt 9 - Didáticas, Práticas de Ensino e Estágios do Curso de Pedagogia

  1. Interdisciplinaridade na construção do conhecimento: uma proposta de formação inicial  continuada e em serviço - Maria Zeneide Carneiro Magalhães de Almeida, Yara Cupertino de Barros Capuzzo e Zilda de Freitas Borges (UCG).
  2. Estudos realizados sobre a prática de ensino e estágio curricular supervisionado - Lúcia Maria de Assis Vieira e Maria das Graças Dias Ferreira Stein (Unileste-MG).
  3. Estágio e prática: a observação de bebês e seus objetos transicionais - Lenita Maria Junqueira Schultz (UCG).
  4. Prática de ensino e estágio supervisionado: Vivendo a experiência de construção do Projeto Político Pedagógico - Marilza Vanessa Rosa Suanno (UnUCSEH /UEG e Faculdades Aphonsiano), Maria Terezinha Souto Carvalho, Regina Maria Araújo Tomaz Netto, Rosana Barbaresco, Eliane Anderi e Rosilda Mesquita do Couto (UnUCSEH/UEG)
  5. Fracasso escolar: mecanismos de rejeição entre aluno/escola e a formação de professores - Maria Auxiliadora Dias da Silva Ribeiro (SME-GO)
  6. Prática de ensino no curso de pedagogia: um espaço de possibilidades frente aos desafios educacionais da atualidade - Edi Silva Pires e Valéria de Fátima Queiroz (UEG-Formosa).
  7. Saberes e práticas educativas: contribuições da didática e prática de ensino na formação de professores das séries iniciais - Dulcéria Tartuci (CAC-UFG).
  8. Socialização profissional e aprendizado da profissão docente - Valter Soares Guimarães (UFG).
  9. Uma orientação didático-pedagógica para a construção do conhecimento dos métodos descritivos - Bráulio Vinícius Ferreira (UCG).
  10. Atividade de aprendizagem para as crianças em idade escolar – contribuições da teoria histórico-cultural da atividade - Patrícia Maria B Vilela A Veiga (UCG).
  11. A concepção de aprendizagem nos ciclos de formação: algumas apropriações e algumas lacunas em relação às idéias de Vygotsky e Davidov - Nilza Maria de Oliveria (SME/GO).
  12. Saúde e docência: aprendizagens mútuas em processos formativos - Monique Andries Nogueira (UFG).
  13. O professor universitário entusiasmado: estudo quantitativo-qualitativo de características do constructo - Simone Araújo Monteiro e José Florêncio Rodrigues Jr. (UCB).
  14. Em foco a comunicação na prática docente -  Cleide Aparecida Carvalho Rodrigues (UFG).
  15. A utilização da informática no processo de alfabetização das pessoas portadoras de síndrome de Down – educação e cidadania - Elivânia Maria Silva Queiroz (UCG).
  16. A atividade interdisciplinar internet e educação: avaliação de uma experiência nos cursos de licenciatura da UCG - Moema Gomes Moraes (UCG/UEG).
  17. Trabalho final da graduação: elementos que influenciam na escolha do tema - Renata Machado de Assis Gori e Minéia Carvalho Rodrigues (EF/CAJ/UFG).
  18. Critérios para seleção de conteúdos - Maria Inácia Lopes (AEE/Faculdade de Filosofia São Miguel Arcanjo)
  19. As contribuições do conselho escolar para uma gestão democrática e participativa no Município de Formosa (GO) - Flávia Cardoso de Barros das Dores, Isabel Corino de Mello, Lilian Corino de Mello e Luíza Maria Bazotti Vieira (UEG-Formosa).
  20. Saberes do bom professor: estudo sobre as características profissionais de professores formadores em curso de licenciatura - Libna Lemos Ignácio Pereira (AEE).
  21. Pedago-vida: a avaliação e a formação de educadores - Amone Inácia Alves, Delaine  S S Álvares e Fátima Cristina de Oliveira (Universo).
  22. Educação inclusiva: “uma conquista legal” - Alessandra Almeida Pereira (FE/UFG)
  23. Estágio do curso de pedagogia em uma escola especial: apreendendo e intervindo na realidade de um contexto sócio-educativo direcionado a jovens e adultos com surdez - Dulce Barros de Almeida (FE-UFG).
  24. Inclusão X Ação pedagógica no ensino fundamental - Lúcia Maria Bazotti Vieira (UEG-Formosa).
  25. A educação inclusiva no ensino superior: desafios e perspectivas - Marleno Baboso de Freitas Reis (UEG-Inhumas).
  26. O corpo ciborgue e o corpo da tia no espaço – tempo didático: reflexões a partir de uma periferia globalizada. Geraldo da Silva Gomes (UNITINS), Isabel Cristina Auler Pereira (UFT), Maria Lourdes F. G. Aires (UNITINS)

 

 

 

GT 10  e 12 -  Filosofia  e Sociologia –

 

 

  1. A sociologia e a formação de professores - Ivanilde Gonçalves de Moura
  2. O sentido da filosofia da educação- Fabiana Rassi
  3. Práticas de Ensino -Fabiana Rassi, Ivanilde Gonçalves de Moura  

 

 
GT 11 – Psicologia

 

 

  1. Temáticas e enfoques teóricos da Psicologia para educação: Uma Aproximação entre a teoria e a prática pedagógica - Marília G. Miranda, Anita Cristina A. Resende e Mona Bittar (UFG/UCG), Lueli N.D., Maria do Rosário S. Resende, Susie A de Roure, Núbia F.Ribeiro, Kellen C. P. Silva, Kaithy das C. Oliveira e Rachel B. M. Bastos (UFG), Virgínia Sales Gebrin e Gina Glaydes Guimarães de Faria (UCG), Soraya Vieira (PIBIC-CNPq).
  2. Subjetividade e Trabalhos: Recorte da Psicologia para a Educação - Lara Mendes César e Anita Azevedo Resende (UFG).
  3. Curso de psicologia hospitalar para alunos do ensino médio: relato de Experiência. -  Beatriz Soares Pereira.
  4. Estranho Espelho - Glacy Queiroz Roure (UCG)
  5. A desigualdade como fator de exclusão no processo de ensino-aprendizagem - Cláudia S. G. Barreto Bezerra (UFG) e Mercedes Villa Cupolillo (Dundee University–Escócia/UCG).
  6. A produção da exclusão durante o processo de escolarização: conflito e contradição no ato educativo - Ádria Assunção Santos de Paula (Faculdade Araguaia) e Mercedes Villa Cupolillo (Dundee University–Escócia/UCG).
  7. Educação sexual da escola: relato de experiência - Teresa Cristina Barbo Siqueira (UCG).
  8. DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO EM PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO: A DISCUSSÃO ATUAL-Marcos Corrêa da Silva Loureiro  

 

 

Pôsteres

 

 

GT 2 -  Artes

 

  1. A influência das letras das músicas no ouvinte - Fábio A. da Silva e Eliane Leão (UFG).
  2. A flauta doce como instrumento facilitador na educação musical - Gelma Moreira Lopes (UFG)
  3. Arte e cultura local - Bárbara G. O. Nunes, Fernanda Célia Alves de Freitas, Jane Fernandes Arbúes Carneiro, Joyciene Kelly Alves Pereira.
  4. Despertando a imaginação com Portinari - Alexandra C. Souza, Ingrid C. Lunz, Juliene B. Rodrigues, Maria Bethânia, Miriam Lima, Sibele Cardoso e Wandecléia G. de Souza (UEG-Formosa).
  5. Aperfeiçoando a leitura através da arte - Alzenira de C. Miranda, Ana Lúcia Alves Naves, Marlene Alves dos Santos Santana, Marli Marques de Araújo, Patrícia Gomes Nogueira e Shêila Gomes da Silva Barros (UEG-Formosa).  

 

 

GT 4 – Física, Química, Biologia e Ciências

 

 

 

  1. Uma proposta para o estudo de Ciências – em especial as ciências físicas na escola fundamental - Mauro A. Pires e Ivone Garcia Barbosa (FE/UFG).
  2. Uma nova abordagem para o ensino da biodiversidade: a vida em transformação - Anamaria Graziani Barbosa, Ohana D. Rodrigues, Sejana Artiaga Rosa, Welinton Ribamar Lopes, Maria Nazaré Stevaux (ICB/UFG).
  3. Construção de kits de experimentos de baixo custo em Física aplicáveis em sala de aula - Adriano F. Silva, Diângelo C. Gonçalves, Guilherme C. de Oliveira, Agnaldo Rosa de Almeida, Frederico Mercadante, Elias de Souza Leite, Norton Gomes de Almeida (UCG).
  4. Um novo conceito para a Educação Ambiental - Estevão Keglevich, Ivonete Parreira (UEG/ESEFFEGO).  

 

 

GT 5 – Matemática

 

  1. Matemática Lúdica - Adele Emília Schukat Pimentel, Alessandra Vieira Moura Borges, Dalva Maria de Freitas, Doraci Sampaio de Matos Viana, Hangelli Célia Guimarães de Siqueira, Mara Aparecida Pereira, Vilma Gomes Lamounier (UEG/Formosa).
  2. O ensino da Geometria: um caminho a ser percorrido – diversas etapas - Dagmar Junqueira Guimarães Silva (UCG).

 

 

GT 6 – Educação Física

 

  1. Corpo – Escola – Cidadania: Desconstruindo para construir - Lenir Miguel de Lima (UFG).
  2. Dança em Goiás nos anos 70: memória e identidade - Conceição Viana de Fátima (UEG-ESEFFEGO), Jandernaide Resende Lemos e Lenir Miguel de Lima (UFG).
  3. Autonomia como protagonista nas aulas de Educação Física - Fabiana Alzira Ramos (UEG/ESEFFEGO).

 

 

GT 8 - História

 

  1. A modernidade e seus reflexos na educação em Porangatu-GO (1960-2000) - Edna Lemos Martins Pereira (UCG), Maria das Graças Bueno de Silva (UEG).
  2. História oral: resgate das brincadeiras de infância - Adriana Assis Leão Silva, Camila Kruk Silva Lima, Fabiane Fernandes Miranda, Miriam Rodrigues Silva Assis, Zenilda Maria de Souza Paniago (CAJ/UFG).
 

 

GT 9 – Didática e Prática de Ensino

 

  1. A formação do pedagogo: análise da modalidade regular e emergencial de ensino e suas contribuições no exercício da prática pedagógica - Simoni Rodtmund Petry, Eleonice Santos Costa, Gisele Silva Ricardo, Joana D’Arc Lopes Hott, Maria Angela Rodrigues, Pedro Henrique Bernardes, Sabrina dos Santos (UEG-Formosa).
  2. O educador como desenvolvedor de software para educação a distância - Estevão Kegleich (UEG-ESEFFEGO).
  3. Atualizando nossas práticas pedagógicas - Libna Lemos Ignácio Pereira, Liliana Souza da Silva Silveira (AEE).
  4. Produção de materiais midiáticos em didática - Maria Emília de Castro Rodrigues (FE-UFG).
  5. Estudo da capacidade de desenvolver pesquisas pelas universidades de Goiás - Estevão Kegleich, Ilse Franco de Oliveira, Ivonete Maria Parreira (UEG-ESEFFEGO).
  6. Reforço escolar com alunos no processo de alfabetização - Zenilda Maria de Sousa Paniago e Laís Leni Lima de Oliveira (CAJ-UFG).
  7. A interface da prática do educador do terceiro setor - Gelzianne C. Ribeiro Barreto e Isabel Ana de  Moraes e Luciana Campos de Oliveira Dias (UCG)
  8. A inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais em creche - Candice Marques de Lima, Mercedes Villa Cupolillo (Dundee University-Escócia/ UCG).
  9. A literatura infantil transformando a leitura em um ato de prazer - Maria Aparecida Cagnoni Sant’Anna (UEG-Formosa)
  10. Avaliação da aprendizagem - Ivone Maria de Araújo Silva e Iracilda Terbino dos Reis (UEG).
  11. Gestão escolar: uma visão multidirecional - Marcos Bonfim Garcia e Lucivânia Ribeiro Meneses (UEG).
  12. Univeristarização da formação de professores e fenomenologia: caminhos opostos para a didática? - Edna Duarte de Souza (UEG).
  13. O bom professor sob a ótica dos docentes da Universidade Estadual de Goiás - Sandra Regina Hespanhol Bezerra e Ana Paula Boaventura de Souza (UEG).

 

 

<Voltar