A ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR INTERNET E EDUCAÇÃO: AVALIAÇÃO DE UMA EXPERIÊNCIA NOS CURSOS DE LICENCIATURA DA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS

 

 

Moema Gomes Moraes*

 

 

Resumo:

Este trabalho relata a pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação, por alunos dos cursos de licenciatura da Universidade Católica de Goiás na atividade interdisciplinar Internet e Educação. A investigação utilizou-se de recursos de investigação-ação que conduziram o emprego de estratégias didáticas condizentes com a proposta adotada e com as possibilidades da instituição. Pode-se detectar, ao final, os aspectos relevantes a serem observados nos semestres seguintes, norteando assim, as propostas didáticas para a utilização deste recurso em um ambiente de aprendizagem que contribua com a formação dos educandos de maneira significativa. Espera-se com este estudo, dar início a discussões pertinentes ao uso da Internet em ambientes de aprendizagem, contribuindo assim, com o desenvolvimento de práticas educacionais no contexto goiano.

 

Palavras-chave: Internet e Educação; estratégias didáticas; ambientes de aprendizagem.

 

Introdução

A revolução tecnológica, característica marcante do século XX, trouxe um acelerado desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s), fazendo com que a informação e o conhecimento se tornassem matéria-prima das necessidades do mercado de trabalho. A “sociedade da informação”, denominada por alguns autores é concebida como aquela em que o conhecimento não é percebido mais como algo estático, passando a ocupar um papel de destaque. A vinculação dessa nova matéria-prima para os avanços das TIC’s remete a novas reflexões acerca do seu papel e de suas dimensões na sociedade contemporânea. Elas permitem que o conhecimento seja ampliando, construído e formulado, conforme as circunstâncias atuais.

Tais fatores conduzem a uma reflexão acerca da necessidade do papel da Educação estar voltado para a formação de cidadãos críticos, autônomos e capazes de adaptar-se a necessidades presentes na sociedade atual.

A escola, hoje, passa por questionamentos no que se refere à sua função, e à dos atores que estão inseridos em seu contexto (professor, aluno e comunidade), buscando novas alternativas didáticas, de conteúdos e disciplinas que atendam à formação de seus educandos.

Nessa perspectiva, as TIC’s exercem um papel importante na educação, pois promovem não somente o acesso à informação, mas permitem a comunicação entre os diferentes atores envolvidos no processo de ensino-aprendizagem em um novo espaço de aprendizagem não limitados pelo tempo ou localidade dos participantes.

O advento da Internet e o desenvolvimento dos meios de comunicação impulsionaram outras modalidades de ensino, porém, é necessário refletir sobre as características do desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem nesses novos ambientes educacionais, devido as novas possibilidades trazidas por esse novo recurso.

A forma de selecionar e transmitir o conteúdo, a interação e a cooperação entre professor e aluno tornam-se alvo de indagações daqueles que pertencem a esta nova proposta didática. Nota-se a existência de um novo espaço social que favorece o intercâmbio e a efetivação das relações humanas a ser ocupado pelas Instituições de Ensino Superior. Echeverría (2002) reflete sobre este espaço e ressalta que sua contribuição para a Educação deve ser pautadas em três fatores importantes:

 

En primer lugar, posibilita nuevos procesos de aprendizaje y transmisión del conocimiento a través de las redes telemáticas. En segundo lugar, porque para ser activo en el nuevo espacio social se requieren nuevos conocimientos y destrezas que habrán de ser aprendidos en los procesos educativos. En tercer lugar, porque adaptar la escuela, la universidad y la formación al nuevo espacio social requiere crear un nuevo sistema de centros educativos, a distancia y en red, así como nuevos escenarios, instrumentos y métodos para los procesos educativos. (2001, disponível na URL http://www.campus-oei.org/revista/rie24a01.htm ).

 

Sancho (1998) enumera ainda que as aplicações dessa tecnologia no âmbito educacional ocorrem pelo fato de ser

-         um recurso educacional para a motivação dos professores e alunos no processo de ensino-aprendizagem,

-         instrumento de comunicação entre milhares de pessoas em diferentes partes do mundo,

-         instrumento que serve para o auxílio na realização de projetos interinstitucionais,

-         apoio à pesquisa e desenvolvimento da produção intelectual de professores-pesquisadores.

Diante dos pontos relevantes detectados neste estudo, percebe-se que a utilização dos recursos disponíveis na rede mundial de computadores Word Wide Web (www) em ambiente educacional, pode favorecer uma ampliação dos limites temporais e geográficos da sala de aula, trazendo novas possibilidades de interação e mediação entre professor-aluno e aluno-aluno na aquisição do conhecimento.

Este cenário remete à avaliação dos limites e possibilidades enfrentados pelas instituições, professores e alunos ao utilizar a Internet como recurso didático, a fim de contribuir adequadamente com a prática pedagógica de todos os envolvidos. Tais fatores nortearam para a realização da pesquisa na Universidade Católica de Goiás (UCG), por entender que trata-se de uma instituição em consonância com estes questionamentos nos cursos de formação de professores.

A busca de propostas didáticas que contemplem essa necessidade pode ser uma pedra angular para a formação de um ambiente de aprendizagem que colabore com o processo de ensino-aprendizagem, valorizando a interação do aluno com o meio ao qual ele está inserido. Neste sentido a UCG manifesta-se a estas exigências ao implantar a atividade Interdisciplinar Internet e Educação.

Esta instituição possui desde 1993 um programa de formação de professores, denominado de Projeto de Formação de professores, pautado em uma visão transformadora, a fim de contribuir com o desenvolvimento das competências específicas de cada curso além contribuir com o desenvolvimento da criticidade e criatividade dos futuros professores, fruto das exigências da sociedade contemporânea. Este programa é composto por oito cursos de licenciatura[1], com duração de sete semestres e tendo uma grade curricular dividida em três núcleos: Área de formação comum, Área de formação específica e Atividades Interdisciplinares.

Esses cursos não possuem uma proposta metodológica de utilização da Internet direcionada ao  processo de ensino-aprendizagem. Investigar propostas didáticas para a utilização da Internet na educação é relevante, pois concebe esta tecnologia como recurso didático, podendo contribuir com a construção de um ensino condizente com as exigências do contexto atual a partir de  um referencial teórico sólido.

Ao inserir a referida disciplina no Programa de Formação de Professores da UCG, esteve presente a preocupação com a formação integral e humana de seus alunos, chamando atenção a necessidade de buscar análises pautadas em bases científicas sólidas. Sua implantação, desenvolvida em conjunto com a investigação, permite iniciar a discussão das questões pedagógicas, além de visualizar interrogações pertinentes à estrutura técnica e administrativa que sustenta uma disciplina com características distintas das demais.  

 

O percurso metodológico da pesquisa

O desenvolvimento de pesquisas no campo das ciências pedagógicas, que visam a transformação da realidade, exige que os docentes transformem-se em investigadores de sua própria prática, a fim de dar início a uma reformulação significativa de suas ações.

Neste sentido, a investigação teve uma abordagem de natureza múltipla e dinâmica, o que conduziu a uma metodologia que tivesse a característica de intervir em uma situação real, buscando a transformação mediante ação-reflexão-ação da prática docente e identificando-se, dessa forma, como uma metodologia que se utiliza de recursos da investigação-ação, tendo atuação direta do pesquisador, porém, sem a participação dos estudantes.

A importância de se buscar esta metodologia para uma investigações inseridas no contexto educacional, segundo Karr e Kemmis (s/d), está no fato de ter como princípio as situações dos problemas vividos no cotidiano dos professores em ambientes de ensino-aprendizagem no intuito de buscar uma proposta didática construída a luz de uma análise crítica e que contribua durante todo o processo.

Através dos nove ciclos das espirais realizadas no decorrer do semestre, pode-se corroborar aos professores-investigadores a compreensão dos problemas existentes, bem como dos efeitos causados pelas ações estratégicas adotadas, comparando-as com a teoria estudada e reformulando as ações futuras.

O objeto desta pesquisa é o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação no processo de Ensino-aprendizagem e o campo de ação é o uso da Internet na atividade interdisciplinar Internet e Educação.

O problema científico abordado na presente tese refere-se ao questionamento: Quais são  as estratégias didáticas que podem ser viáveis para potencializar o processo de Ensino-aprendizagem através do uso da Internet como recurso didático na disciplina Internet e Educação?

O objetivo geral é de elaborar um conjunto de recomendações sobre as estratégias didáticas para a utilização da Internet como recurso na educação, refletindo sobre sua contribuição no desenvolvimento do processo de Ensino-aprendizagem na formação dos alunos da disciplina Internet e Educação.

O universo da investigação foram os alunos da Universidade Católica de Goiás, tendo como população os discentes dos cursos de licenciatura e utilizando como amostra os 40 alunos das duas turmas da atividade interdisciplinar Internet e Educação, além dos dois professores que atuaram durante o semestre na disciplina e um monitor.

Sabe-se que na UCG não há nenhuma investigação como esta, o que deu um caráter de incentivo ao pesquisador, além de motivar para prosseguir nesta linha de pesquisa. Os resultados desta pesquisa terão uma contribuição prática e metodológica para todos aqueles que estiverem buscando a utilização de novos recursos didáticos para sua prática docente, garantindo uma maior conscientização entre docentes e autoridades que estudam sobre o tema em questão. A pesquisa poderá contribuir para a reflexão e planejamento das atividades a serem desenvolvidas nos semestres subseqüentes, ampliando as possibilidades práticas e a busca de soluções para os problemas vividos nesta nova perspectiva da instituição.

 

A Atividade Interdisciplinar Internet e Educação

A atividade interdisciplinar Internet e Educação teve início no segundo semestre de 2001, com o intuito de proporcionar uma aproximação com as TIC’s, especificamente a Internet, privilegiando a formação do professor integrada aos aspectos sociais pertinentes ao desenvolvimento tecnológico e cultural experimentado pela sociedade contemporânea. 

O objetivo da disciplina foi de criar um ambiente de aprendizagem através da incorporação das tecnologias de informação e comunicação, para aprofundar os pontos relevantes no que refere-se à educação na contemporaneidade, nos cursos de licenciatura da instituição.

O conteúdo trabalhado foi direcionado para a utilização dos serviços e ferramentas da Internet (correio eletrônico – e-mail, bate-papo, chat e fórum de discussão), em consonância com a reflexão sobre os aspectos teóricos referentes ao uso da Internet na educação e noções básicas da linguagem HTML.

Os encontros aconteceram uma vez por semana, já que a carga horária foi de 34 horas para duas turmas compostas por 20 alunos cada, oferecidas pela universidade em horários distintos: grupo 1 (10h50min às 12h20min) e grupo 2 (17h às 18h30min).

 

Análise das estratégias didáticas na atividade interdisciplinar Internet e Educação

 

Para efetuar a análise dos resultados da investigação foram utilizadas as técnicas: questionários, registros das observações e reuniões semanais, entrevistas individuais e grupais e sociograma.

O questionário aplicado identificou a percepção e compreensão dos alunos, ao final, da disciplina, no que refere-se aos seguintes aspectos: interesse em utilizar a Internet com fins educacionais e conhecimento das possibilidades pedagógicas do uso das TIC’s na Educação

Ao final do semestre notamos que os dois grupos conseguiram cumprir os objetivos propostos pela disciplina de forma satisfatória, de acordo com os critérios adotados na metodologia da pesquisa e analisados a seguir. Foi possível perceber através das observações registradas que os alunos efetuaram a leitura dos textos e argumentaram sobre estes ao longo do semestre, demonstrando em alguns momentos, a necessidade em consultar o material de apoio ou mesmo o auxílio do professor e/ou o monitor para desempenharem as atividades propostas (elaboração da página web, utilização do e-mail e da lista de discussão).

Verificou-se que as reflexões teóricas abordadas durante a disciplina foram aprofundadas por quase todas as duplas, como foi percebido na atividade final da disciplina em que os alunos confeccionaram uma página web. Nesta atividade os alunos deveriam demonstrar através deste exercício, os pontos relevantes discutidos no decorrer do semestre sobre a análise de alguns Portais Educacionais.

A utilização da lista de discussão foi realizada, porém não foi suficiente para avaliar o nível de interação assíncrona entre os alunos em ambiente on-line, em conseqüência de fatores alheios às estratégias didáticas realizadas durante o semestre.

Outro aspecto analisado, ao final da disciplina foi em relação à utilização do correio eletrônico. Percebeu-se que os alunos identificaram e utilizaram os serviços de correio eletrônico para efetuarem a comunicação entre si e com o professor durante a realização da disciplina.

Vale ressaltar que trata-se de um momento de ambientalização dessa possibilidade no cotidiano dos alunos das licenciaturas, portanto, nesse momento, o clímax alcançado pela disciplina está no fato de que os alunos identificaram as possibilidades de sua utilização em ambientes de aprendizagem.

Ao serem entrevistados no final do semestre, foi possível identificar o nível de interesse dos alunos em continuar utilizando os recursos da Internet em sala de aula. Constatou-se que 100% dos alunos dos dois grupos pretendem continuar utilizando estes recursos em ambiente educacional. O gráfico abaixo, mostra que os recursos  destacados pelos alunos, no final do semestre, foram a navegação para pesquisas pessoais e profissionais, e a utilização do correio eletrônico, para comunicação com familiares e amigos.

 


 


Fonte: Dados coletados através do questionário aplicado em dezembro de 2001.

 

É relevante destacar ainda que houve uma percepção dos alunos das possibilidades de utilização dos outros recursos. No início da disciplina, foi diagnosticado que os alunos desconheciam o uso das listas de discussões ou chat para contato com profissionais de outras instituições. Ao final, foi registrado o interesse dos discentes e o reconhecimento dessas possibilidades de comunicação.

Alguns alunos ainda responderam que pretendem utilizar os recursos da rede para divulgação e atualização de homepage’s pessoais ou mesmo para “comunicar com meus alunos”, de acordo com o depoimento de um dos alunos. Além destes fatores eles reforçaram a relevância das atividades de análise de Portais Educacionais, pois permitiram a aquisição de uma postura crítica e relacionada aos aspectos pedagógicos de sua utilização na Educação.

Foi possível perceber que esta disciplina trouxe para os acadêmicos a oportunidade de conhecer Portais Educacionais e iniciarem a aprendizagem de comandos básicos da linguagem HTML, destinados à elaboração de páginas que atendessem os pontos destacados após a leitura indicada pelo professor.

As reuniões e observações entre os professores permitiram que estes refletissem sobre esta experiência inicial e reformulassem a disciplina para os semestres seguintes. Os aspectos analisados foram importantes no sentido de obter parâmetros na estruturação da disciplina para os próximos semestres dessa atividade interdisciplinar. Percebeu-se que o professor teve um papel importante para o cumprimento dos objetivos da disciplina. Sua intervenção foi maior a partir do desenvolvimento da página web. Acontecendo de forma distinta em cada um dos grupos investigados.

Ao refletir sobre as atividades desenvolvidas, que utilizavam os recursos da Internet, observou-se que as interações realizadas através das ferramentas da Internet aconteceram conforme as possibilidades de horário e acesso à Internet por parte dos alunos.

Os alunos conseguiram perceber que a função do professor, ao utilizar os novos recursos em sua prática docente, vai além de sua instrumentalização. Eles perceberam, que é necessário adquirir novos conhecimentos que façam com que a Internet se torne um veículo de comunicação entre pessoas geograficamente e/ou temporariamente distantes.

Foi identificado ainda a necessidade de rever os objetivos da disciplina para sua reformulação, ou seja, esta deve estar voltada para que o futuro professor entenda e perceba a dinâmica do ambiente virtual, refletindo sobre suas contribuições para o ambiente de aprendizagem. Para isso torna-se importante pensar em alternativas para a construção da página web, além da linguagem HTML, visto que a ênfase da disciplina não deve ser a linguagem de programação e sim a compreensão deste ambiente.

 

Algumas considerações

Os resultados da investigação mostraram que a elaboração de estratégias didáticas que inserem a Internet na educação devem partir de pressupostos que valorizem o aluno como sujeito histórico, ativo e centro do processo de ensino-aprendizagem, isto porque ao inserir as TIC’s no contexto escolar podem contribuir com o desenvolvimento cognitivo do alunos, pois elas permitem a ampliação das possibilidades de aproximação deste com o contexto social que ele pertence.

A disciplina está inserida no Programa de Formação de Professores da UCG, portanto as atividades de reflexão dos aspectos pedagógicos relacionados ao uso da Internet na educação foram relevantes para a percepção das implicações no ambiente educacional dos futuros professores. Foi possível, assim, verificar a contribuição prática da disciplina, mediante estratégias de ambientalização dos discentes neste espaço de aprendizagem, suas limitações e possibilidades, valorizando assim, as estratégias didáticas utilizadas durante o curso.

Nesse sentido é importante refletir sobre alguns fatores que sobressaíram durante sua realização e que foram observados no final do semestre. Ao analisar os aspectos relativos à interação, constatou-se que o currículos dos cursos, que distribuem as disciplinas em sistema de crédito, são uma característica marcante na universidade, refletindo nas relações existentes entre os alunos em cada disciplina matriculada.

Os resultados obtidos nas técnicas utilizadas para coleta de dados reforçaram a dificuldade do desenvolvimento de atividades entre os grupos nos momentos presenciais, estendendo-se aos não-presenciais. Foi possível perceber que as relações entre os alunos se edificaram entre aqueles que já possuíam contato antes de matricularem-se na atividade interdisciplinar.

Foi possível identificar ainda que o acesso por parte dos alunos a Internet acontece predominantemente no horário da aula por duas razões. Em primeiro lugar, deve-se ao fato dos alunos não possuírem outra forma de contato com o computador e com a Internet fora da UCG. Em segundo lugar, eles não possuem horário de estudo compatível com o horário disponível do laboratório para uso dos alunos.

A respeito das atividades realizadas utilizando o chat, notou-se que a percepção dos alunos quantos às possibilidades educacionais, sua utilização foi válida, contudo é importante a utilização de um programa específico, a fim de não comprometer as estratégias didáticas utilizadas, valorizando a função do professor como mediador e direcionando a atenção dos alunos ao objetivo proposto.

É importante ressaltar portanto, que os alunos estão se ambientando e adquirindo a cultura de utilizar os recursos da Internet em ambientes de ensino-aprendizagem, logo as atividades que envolvem a utilização dos serviços de correio eletrônico, lista de discussão e chat devem levar em conta a dificuldade de acesso dos alunos a tais recursos. Não observar essas características pode comprometer os objetivos do curso.

Observou-se, também que, além dos aspectos pedagógicos assinalados, outros pontos cruciais que emergiram na implementação dessa atividade interdisciplinar e que foram evidenciados na análise feita pelos professores e alunos, tais como: (a) a importância de  se utilizar software’s e programas específicos para os serviços de e-mail, chat e lista de discussão; (b) disponibilização de programas para a confecção de páginas mais acessíveis a característica dos grupos, visto que não se trata de acadêmicos da área técnica; (c) a carga horária do professor deve ser observada com parâmetros diferentes àqueles tomados para as aulas presenciais, favorecendo, desta forma, as intervenções do professor em horários além daqueles no laboratório; (d) a função do monitor é relevante à disciplina a fim de contribuir com as estratégias que direcionem os alunos a serem sujeitos ativos no processo de ensino-aprendizagem.

 

 

 

Referências Bibliográficas

 

CARR, Wilfredo e KEMMIS, Stephen. Teoria critica de la enseñanza. La investigación-acción en la formación del profesorado. Marínez Roca, Barcelona, 1988.

 

ECHEVERRÍA, Javier. Educacíon y tecnologías telemáticas. Disponível em: URL http://www.campus-oei.org/revista/rie24a01.htm. Acesso em 20 de agosto de 2001.

 

SANCHO, Juana M. Para uma tecnologia Educacional. Porto Alegre: ArtMed, 1998.

 

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*Mestre em Educação em Ciências do Ensino Superior pela Universidade de Havana (Cuba)/ Universidade Estadual de Goiás. Convidada da Universidade Católica de Goiás e  da Universidade Estadual de Goiás E-mail: moema.maf@ucg.br ou mmoraes@ueg.br .

[1] Os cursos oferecidos são: Pedagogia, História, Geográfica, Letras (Inglês, Português e Espanhol), Filosofia, Teologia, Biologia, Matemática e Física.