A ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR INTERNET E
EDUCAÇÃO: AVALIAÇÃO DE UMA EXPERIÊNCIA NOS CURSOS DE LICENCIATURA DA
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
Moema Gomes
Moraes*
Resumo:
Este trabalho relata a pesquisa sobre o uso das tecnologias de
informação e comunicação, por alunos dos cursos de licenciatura da Universidade
Católica de Goiás na atividade interdisciplinar Internet e Educação. A
investigação utilizou-se de recursos de investigação-ação que conduziram o
emprego de estratégias didáticas condizentes com a proposta adotada e com as
possibilidades da instituição. Pode-se detectar, ao final, os aspectos
relevantes a serem observados nos semestres seguintes, norteando assim, as
propostas didáticas para a utilização deste recurso em um ambiente de
aprendizagem que contribua com a formação dos educandos de maneira
significativa. Espera-se com este estudo, dar início a discussões pertinentes
ao uso da Internet em ambientes de aprendizagem, contribuindo assim, com o
desenvolvimento de práticas educacionais no contexto goiano.
Palavras-chave: Internet e Educação; estratégias
didáticas; ambientes de aprendizagem.
Introdução
A
revolução tecnológica, característica marcante do século XX, trouxe um
acelerado desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s),
fazendo com que a informação e o conhecimento se tornassem matéria-prima das
necessidades do mercado de trabalho. A “sociedade da informação”, denominada
por alguns autores é concebida como aquela em que o conhecimento não é percebido
mais como algo estático, passando a ocupar um papel de destaque. A vinculação
dessa nova matéria-prima para os avanços das TIC’s remete a novas reflexões
acerca do seu papel e de suas dimensões na sociedade contemporânea. Elas
permitem que o conhecimento seja ampliando, construído e formulado, conforme as
circunstâncias atuais.
Tais
fatores conduzem a uma reflexão acerca da necessidade do papel da Educação
estar voltado para a formação de cidadãos críticos, autônomos e capazes de
adaptar-se a necessidades presentes na sociedade atual.
A escola, hoje, passa por
questionamentos no que se refere à sua função, e à dos atores que estão
inseridos em seu contexto (professor, aluno e comunidade), buscando novas
alternativas didáticas, de conteúdos e disciplinas que atendam à formação de
seus educandos.
Nessa perspectiva, as TIC’s
exercem um papel importante na educação, pois promovem não somente o acesso à
informação, mas permitem a comunicação entre os diferentes atores envolvidos no
processo de ensino-aprendizagem em um novo espaço de aprendizagem não limitados
pelo tempo ou localidade dos participantes.
O advento da Internet e o
desenvolvimento dos meios de comunicação impulsionaram outras modalidades de
ensino, porém, é necessário refletir sobre as características do
desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem nesses novos ambientes
educacionais, devido as novas possibilidades trazidas por esse novo recurso.
A forma de selecionar e
transmitir o conteúdo, a interação e a cooperação entre professor e aluno
tornam-se alvo de indagações daqueles que pertencem a esta nova proposta
didática. Nota-se a existência de um novo espaço social que favorece o
intercâmbio e a efetivação das relações humanas a ser ocupado pelas
Instituições de Ensino Superior. Echeverría (2002) reflete sobre este espaço e
ressalta que sua contribuição para a Educação deve ser pautadas em três fatores
importantes:
En primer lugar, posibilita nuevos procesos de
aprendizaje y transmisión del conocimiento a través de las redes telemáticas. En
segundo lugar, porque para ser activo en el nuevo espacio social se requieren
nuevos conocimientos y destrezas que habrán de ser aprendidos en los procesos
educativos. En tercer lugar, porque adaptar la escuela, la universidad y la
formación al nuevo espacio social requiere crear un nuevo sistema de centros
educativos, a distancia y en red, así como nuevos escenarios, instrumentos y
métodos para los procesos educativos. (2001,
disponível na URL http://www.campus-oei.org/revista/rie24a01.htm ).
Sancho (1998) enumera ainda
que as aplicações dessa tecnologia no âmbito educacional ocorrem pelo fato de
ser
-
um recurso
educacional para a motivação dos professores e alunos no processo de
ensino-aprendizagem,
-
instrumento
de comunicação entre milhares de pessoas em diferentes partes do mundo,
-
instrumento
que serve para o auxílio na realização de projetos interinstitucionais,
-
apoio à
pesquisa e desenvolvimento da produção intelectual de
professores-pesquisadores.
Diante dos pontos relevantes
detectados neste estudo, percebe-se que a utilização dos recursos disponíveis
na rede mundial de computadores Word Wide
Web (www) em ambiente educacional, pode favorecer uma ampliação dos limites
temporais e geográficos da sala de aula, trazendo novas possibilidades de
interação e mediação entre professor-aluno e aluno-aluno na aquisição do
conhecimento.
Este cenário remete à
avaliação dos limites e possibilidades enfrentados pelas instituições,
professores e alunos ao utilizar a Internet como recurso didático, a fim de
contribuir adequadamente com a prática pedagógica de todos os envolvidos. Tais
fatores nortearam para a realização da pesquisa na Universidade Católica de
Goiás (UCG), por entender que trata-se de uma instituição em consonância com
estes questionamentos nos cursos de formação de professores.
A busca de propostas didáticas que contemplem essa
necessidade pode ser uma pedra angular para a formação de um ambiente de
aprendizagem que colabore com o processo de ensino-aprendizagem, valorizando a
interação do aluno com o meio ao qual ele está inserido. Neste sentido a UCG
manifesta-se a estas exigências ao implantar a atividade Interdisciplinar
Internet e Educação.
Esta instituição possui desde
1993 um programa de formação de professores, denominado de Projeto de Formação
de professores, pautado em uma visão transformadora, a fim de contribuir com o
desenvolvimento das competências específicas de cada curso além contribuir com
o desenvolvimento da criticidade e criatividade dos futuros professores, fruto
das exigências da sociedade contemporânea. Este programa é composto por oito
cursos de licenciatura[1],
com duração de sete semestres e tendo uma grade curricular dividida em três
núcleos: Área de formação comum, Área de formação específica e Atividades
Interdisciplinares.
Esses cursos não possuem uma
proposta metodológica de utilização da Internet direcionada ao processo de ensino-aprendizagem. Investigar
propostas didáticas para a utilização da Internet na educação é relevante, pois
concebe esta tecnologia como recurso didático, podendo contribuir com a
construção de um ensino condizente com as exigências do contexto atual a partir
de um referencial teórico sólido.
Ao inserir a referida
disciplina no Programa de Formação de Professores da UCG, esteve presente a
preocupação com a formação integral e humana de seus alunos, chamando atenção a
necessidade de buscar análises pautadas em bases científicas sólidas. Sua
implantação, desenvolvida em conjunto com a investigação, permite iniciar a
discussão das questões pedagógicas, além de visualizar interrogações
pertinentes à estrutura técnica e administrativa que sustenta uma disciplina
com características distintas das demais.
O
percurso metodológico da pesquisa
O desenvolvimento de pesquisas
no campo das ciências pedagógicas, que visam a transformação da realidade,
exige que os docentes transformem-se em investigadores de sua própria prática,
a fim de dar início a uma reformulação significativa de suas ações.
Neste sentido, a investigação
teve uma abordagem de natureza múltipla e dinâmica, o que conduziu a uma
metodologia que tivesse a característica de intervir em uma situação real,
buscando a transformação mediante ação-reflexão-ação da prática docente e
identificando-se, dessa forma, como uma metodologia que se utiliza de recursos
da investigação-ação, tendo atuação direta do pesquisador, porém, sem a
participação dos estudantes.
A importância de se buscar
esta metodologia para uma investigações inseridas no contexto educacional, segundo
Karr e Kemmis (s/d), está no fato de ter como princípio as situações dos
problemas vividos no cotidiano dos professores em ambientes de
ensino-aprendizagem no intuito de buscar uma proposta didática construída a luz
de uma análise crítica e que contribua durante todo o processo.
Através dos nove ciclos das
espirais realizadas no decorrer do semestre, pode-se corroborar aos
professores-investigadores a compreensão dos problemas existentes, bem como dos
efeitos causados pelas ações estratégicas adotadas, comparando-as com a teoria
estudada e reformulando as ações futuras.
O objeto desta pesquisa é o uso das Tecnologias de Informação e
Comunicação no processo de Ensino-aprendizagem e o campo de ação é o uso da Internet na atividade interdisciplinar Internet e Educação.
O problema científico abordado na presente tese refere-se ao
questionamento: Quais são as
estratégias didáticas que podem ser viáveis para potencializar o processo de
Ensino-aprendizagem através do uso da Internet como recurso didático na
disciplina Internet e Educação?
O objetivo geral é de elaborar um conjunto de recomendações sobre as
estratégias didáticas para a utilização da Internet como recurso na educação,
refletindo sobre sua contribuição no desenvolvimento do processo de Ensino-aprendizagem
na formação dos alunos da disciplina Internet e Educação.
O universo da investigação
foram os alunos da Universidade Católica de Goiás, tendo como população os
discentes dos cursos de licenciatura e utilizando como amostra os 40 alunos das
duas turmas da atividade interdisciplinar Internet e Educação, além dos dois
professores que atuaram durante o semestre na disciplina e um monitor.
Sabe-se que na UCG não há nenhuma investigação como esta, o
que deu um caráter de incentivo ao pesquisador, além de motivar para prosseguir
nesta linha de pesquisa. Os resultados desta pesquisa terão uma contribuição
prática e metodológica para todos aqueles que estiverem buscando a utilização
de novos recursos didáticos para sua prática docente, garantindo uma maior
conscientização entre docentes e autoridades que estudam sobre o tema em
questão. A pesquisa poderá contribuir para a reflexão e planejamento das
atividades a serem desenvolvidas nos semestres subseqüentes, ampliando as
possibilidades práticas e a busca de soluções para os problemas vividos nesta
nova perspectiva da instituição.
A Atividade Interdisciplinar Internet e
Educação
A atividade
interdisciplinar Internet e Educação teve início no segundo semestre de 2001,
com o intuito de proporcionar uma aproximação com as TIC’s, especificamente a
Internet, privilegiando a formação do professor integrada aos aspectos sociais
pertinentes ao desenvolvimento tecnológico e cultural experimentado pela
sociedade contemporânea.
O objetivo da disciplina
foi de criar um ambiente de aprendizagem através da incorporação das
tecnologias de informação e comunicação, para aprofundar os pontos relevantes
no que refere-se à educação na contemporaneidade, nos cursos de licenciatura da
instituição.
O conteúdo
trabalhado foi direcionado para a utilização dos serviços e ferramentas da
Internet (correio eletrônico – e-mail,
bate-papo, chat e fórum de
discussão), em consonância com a reflexão sobre os aspectos teóricos referentes
ao uso da Internet na educação e noções básicas da linguagem HTML.
Os encontros
aconteceram uma vez por semana, já que a carga horária foi de 34 horas para
duas turmas compostas por 20 alunos cada, oferecidas pela universidade em
horários distintos: grupo 1
(10h50min às 12h20min) e grupo 2
(17h às 18h30min).
Para efetuar a análise dos
resultados da investigação foram utilizadas as técnicas: questionários,
registros das observações e reuniões semanais, entrevistas individuais e
grupais e sociograma.
O questionário aplicado
identificou a percepção e compreensão dos alunos, ao final, da disciplina, no
que refere-se aos seguintes aspectos: interesse em utilizar a Internet com fins
educacionais e conhecimento das possibilidades pedagógicas do uso das TIC’s na
Educação
Ao final do semestre notamos
que os dois grupos conseguiram cumprir os objetivos propostos pela disciplina
de forma satisfatória, de acordo com os critérios adotados na metodologia da
pesquisa e analisados a seguir. Foi possível perceber através das observações
registradas que os alunos efetuaram a leitura dos textos e argumentaram sobre
estes ao longo do semestre, demonstrando em alguns momentos, a necessidade em
consultar o material de apoio ou mesmo o auxílio do professor e/ou o monitor
para desempenharem as atividades propostas (elaboração da página web, utilização do e-mail e da lista de discussão).
Verificou-se que as reflexões teóricas abordadas durante a
disciplina foram aprofundadas por quase todas as duplas, como foi percebido na
atividade final da disciplina em que os alunos confeccionaram uma página web.
Nesta atividade os alunos deveriam demonstrar através deste exercício, os
pontos relevantes discutidos no decorrer do semestre sobre a análise de alguns
Portais Educacionais.
A utilização da lista de
discussão foi realizada, porém não foi suficiente para avaliar o nível de
interação assíncrona entre os alunos em ambiente on-line, em conseqüência de fatores alheios às estratégias didáticas
realizadas durante o semestre.
Outro aspecto analisado, ao final da disciplina foi em
relação à utilização do correio eletrônico. Percebeu-se que os alunos
identificaram e utilizaram os serviços de correio eletrônico para efetuarem a
comunicação entre si e com o professor durante a realização da disciplina.
Vale ressaltar que trata-se de um momento de ambientalização
dessa possibilidade no cotidiano dos alunos das licenciaturas, portanto, nesse
momento, o clímax alcançado pela disciplina está no fato de que os alunos
identificaram as possibilidades de sua utilização em ambientes de aprendizagem.
Ao serem entrevistados no final do semestre, foi possível
identificar o nível de interesse dos alunos em continuar utilizando os recursos
da Internet em sala de aula. Constatou-se que 100% dos alunos dos dois grupos
pretendem continuar utilizando estes recursos em ambiente educacional. O
gráfico abaixo, mostra que os recursos
destacados pelos alunos, no final do semestre, foram a navegação para
pesquisas pessoais e profissionais, e a utilização do correio eletrônico, para
comunicação com familiares e amigos.
Fonte: Dados coletados através do questionário aplicado em
dezembro de 2001.
É relevante destacar ainda que houve uma percepção dos
alunos das possibilidades de utilização dos outros recursos. No início da
disciplina, foi diagnosticado que os alunos desconheciam o uso das listas de
discussões ou chat para contato com
profissionais de outras instituições. Ao final, foi registrado o interesse dos
discentes e o reconhecimento dessas possibilidades de comunicação.
Alguns alunos ainda responderam que pretendem utilizar os
recursos da rede para divulgação e atualização de homepage’s pessoais ou mesmo para
“comunicar com meus alunos”, de acordo com o depoimento de um dos alunos.
Além destes fatores eles reforçaram a relevância das atividades de análise de
Portais Educacionais, pois permitiram a aquisição de uma postura crítica e
relacionada aos aspectos pedagógicos de sua utilização na Educação.
Foi
possível perceber que esta disciplina trouxe para os acadêmicos a oportunidade
de conhecer Portais Educacionais e iniciarem a aprendizagem de comandos básicos
da linguagem HTML, destinados à elaboração de páginas que atendessem os pontos
destacados após a leitura indicada pelo professor.
As reuniões e observações entre os professores permitiram
que estes refletissem sobre esta experiência inicial e reformulassem a
disciplina para os semestres seguintes. Os aspectos analisados foram
importantes no sentido de obter parâmetros na estruturação da disciplina para
os próximos semestres dessa atividade interdisciplinar. Percebeu-se que o
professor teve um papel importante para o cumprimento dos objetivos da
disciplina. Sua intervenção foi maior a partir do desenvolvimento da página
web. Acontecendo de forma distinta em cada um dos grupos investigados.
Ao refletir sobre as atividades desenvolvidas, que
utilizavam os recursos da Internet, observou-se que as interações realizadas
através das ferramentas da Internet aconteceram conforme as possibilidades de
horário e acesso à Internet por parte dos alunos.
Os alunos conseguiram perceber que a função do professor, ao
utilizar os novos recursos em sua prática docente, vai além de sua
instrumentalização. Eles perceberam, que é necessário adquirir novos
conhecimentos que façam com que a Internet se torne um veículo de comunicação
entre pessoas geograficamente e/ou temporariamente distantes.
Foi identificado ainda a necessidade de rever os objetivos
da disciplina para sua reformulação, ou seja, esta deve estar voltada para que
o futuro professor entenda e perceba a dinâmica do ambiente virtual, refletindo
sobre suas contribuições para o ambiente de aprendizagem. Para isso torna-se
importante pensar em alternativas para a construção da página web, além da
linguagem HTML, visto que a ênfase da disciplina não deve ser a linguagem de
programação e sim a compreensão deste ambiente.
Algumas considerações
Os resultados da investigação mostraram que a elaboração de
estratégias didáticas que inserem a Internet na educação devem partir de
pressupostos que valorizem o aluno como sujeito histórico, ativo e centro do
processo de ensino-aprendizagem, isto porque ao inserir as TIC’s no contexto
escolar podem contribuir com o desenvolvimento cognitivo do alunos, pois elas
permitem a ampliação das possibilidades de aproximação deste com o contexto
social que ele pertence.
A disciplina está inserida no Programa de Formação de
Professores da UCG, portanto as atividades de reflexão dos aspectos pedagógicos
relacionados ao uso da Internet na educação foram relevantes para a percepção
das implicações no ambiente educacional dos futuros professores. Foi possível,
assim, verificar a contribuição prática da disciplina, mediante estratégias de
ambientalização dos discentes neste espaço de aprendizagem, suas limitações e
possibilidades, valorizando assim, as estratégias didáticas utilizadas durante
o curso.
Nesse sentido é importante refletir sobre alguns fatores que
sobressaíram durante sua realização e que foram observados no final do
semestre. Ao analisar os aspectos relativos à interação, constatou-se que o
currículos dos cursos, que distribuem as disciplinas em sistema de crédito, são
uma característica marcante na universidade, refletindo nas relações existentes
entre os alunos em cada disciplina matriculada.
Os resultados obtidos nas técnicas utilizadas para coleta de
dados reforçaram a dificuldade do desenvolvimento de atividades entre os grupos
nos momentos presenciais, estendendo-se aos não-presenciais. Foi possível
perceber que as relações entre os alunos se edificaram entre aqueles que já
possuíam contato antes de matricularem-se na atividade interdisciplinar.
Foi possível identificar ainda que o acesso por parte dos
alunos a Internet acontece predominantemente no horário da aula por duas
razões. Em primeiro lugar, deve-se ao fato dos alunos não possuírem outra forma
de contato com o computador e com a Internet fora da UCG. Em segundo lugar,
eles não possuem horário de estudo compatível com o horário disponível do
laboratório para uso dos alunos.
A respeito das atividades realizadas utilizando o chat,
notou-se que a percepção dos alunos quantos às possibilidades educacionais, sua
utilização foi válida, contudo é importante a utilização de um programa
específico, a fim de não comprometer as estratégias didáticas utilizadas,
valorizando a função do professor como mediador e direcionando a atenção dos
alunos ao objetivo proposto.
É importante ressaltar portanto, que os alunos estão se
ambientando e adquirindo a cultura de utilizar os recursos da Internet em
ambientes de ensino-aprendizagem, logo as atividades que envolvem a utilização
dos serviços de correio eletrônico, lista de discussão e chat devem levar em
conta a dificuldade de acesso dos alunos a tais recursos. Não observar essas
características pode comprometer os objetivos do curso.
Observou-se, também que, além
dos aspectos pedagógicos assinalados, outros pontos cruciais que emergiram na
implementação dessa atividade interdisciplinar e que foram evidenciados na
análise feita pelos professores e alunos, tais como: (a) a importância de se utilizar software’s e programas específicos para os serviços de e-mail, chat e lista de discussão; (b) disponibilização de programas para a
confecção de páginas mais acessíveis a característica dos grupos, visto que não
se trata de acadêmicos da área técnica; (c) a carga horária do professor deve
ser observada com parâmetros diferentes àqueles tomados para as aulas
presenciais, favorecendo, desta forma, as intervenções do professor em horários
além daqueles no laboratório; (d) a função do monitor é relevante à disciplina
a fim de contribuir com as estratégias que direcionem os alunos a serem
sujeitos ativos no processo de ensino-aprendizagem.
Referências Bibliográficas
CARR,
Wilfredo e KEMMIS, Stephen. Teoria critica de la enseñanza. La
investigación-acción en la formación del profesorado. Marínez Roca, Barcelona,
1988.
ECHEVERRÍA,
Javier. Educacíon y tecnologías telemáticas. Disponível em: URL http://www.campus-oei.org/revista/rie24a01.htm.
Acesso em 20 de agosto de 2001.
SANCHO,
Juana M. Para uma tecnologia Educacional. Porto Alegre: ArtMed, 1998.
*Mestre em Educação em Ciências do Ensino Superior pela Universidade de Havana (Cuba)/ Universidade Estadual de Goiás. Convidada da Universidade Católica de Goiás e da Universidade Estadual de Goiás E-mail: moema.maf@ucg.br ou mmoraes@ueg.br .
[1] Os cursos oferecidos são: Pedagogia, História, Geográfica, Letras (Inglês, Português e Espanhol), Filosofia, Teologia, Biologia, Matemática e Física.