GT 01 - Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa
|
Título |
Autor |
Palavras-chave |
A LÍNGUA PORTUGUESA FRAGMENTADA NA EDUCAÇÃO BÁSICA:
CONFRONTOS ENTRE EPISTEMOLOGIAS E PRÁTICAS DOCENTES |
Luana Alves Luterman
Agostinho Potenciano de Souza |
Língua Portuguesa. Análise Linguística. Fragmentação. Gramática |
A CONCEPÇÃO SIMBÓLICA E ARTÍSTICA DA MUSA IMPERFEITA (INÊS) EM UM CRIME DELICADO DE SÉRGIO SANT’ANNA |
Hellayny Silva Godoy de Souza |
|
DOS RELATOS DE DIÁRIOS DE LEITURA ÀS ESTRATÉGIAS DE ENSINO NAS
AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
|
Cristiane Alvarenga Rocha Santos |
Diário de leitura; ensino de Língua Portuguesa; prática de leitura |
O ENSINO DA METALINGUAGEM COMO INICIAÇÃO EM EPISTEMOLOGIAS DO
CONHECIMENTO
|
Rômulo da Silva Vargas Rodrigues |
Aprendizagem, ensino, metalinguagem, historiografia-linguística, enunciação |
ENSINO DE GÊNEROS TEXTUAIS/DISCURSIVOS ESCRITOS: UM ENFOQUE
ENUNCIATIVO DE LINGUAGEM
|
Carolina Santos Melo de Andrade |
|
FORMAÇÃO DE PROFESSOR: DIFERENTES OLHARES DISCURSIVOS.
|
Silvair Félix dos Santos |
Formação de professor. Análise do Discurso. Trabalho escolar |
FUNCIONAMENTO DOS ASPECTOS LINGUÍSTICOS NO DISCURSO
HUMORÍSTICO |
|
Aspectos linguísticos, discurso humorístico, ensino. |
INCENTIVO À LEITURA, À ESCRITA E À CRIAÇÃO LITERÁRIA NA
EDUCAÇÃO BÁSICA |
Ewerton de Freitas Ignácio |
PIBID; leitura e escrita; letramento literário; ensino de literatura |
LEITURA DE FENÔMENOS INSÓLITOS: INTERFACE ENTRE
ICONICIDADE VERBAL E INCONGRUÊNCIA LEXICAL |
Eleone Ferraz de Assis |
Insólito; Iconicidade Verbal; Incongruência Lexical; Linguística
de Córpus; Sombras de Reis Barbudos |
LEITURA LITERÁRIA NA ESCOLA:
O CONTO E A CONQUISTA DO LEITOR |
Maria de Fátima Cruvinel |
educação básica, leitura literária, conto. |
O CLASSICISMO E O ENSINO DE LÍNGUA MATERNA NO BRASIL
|
Rômulo da Silva Vargas Rodrigues |
|
O TEXTO COMO ATIVIDADE (AÇÃO) E O USO DE MÍDIAS DIGITAIS
|
Audiney José Pereira
Luzia Rodrigues da Silva |
Discurso; intertextualidade; polifonia |
VOZES E PRÁTICAS COTIDIANAS NO INTERIOR DA UNIVERSIDADE: A
FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE PORTUGUÊS COMO AGENTE DE
LETRAMENTO |
Arlete de Falco |
Formação de Professor; Letramento; Interação professor-aluno; Leitura e escrita |
UM OLHAR SOBRE A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO SUJEITO
PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA
|
Débora Sousa Martins |
Formação discursiva, formação ideológica, professor, identidade, sujeito,
língua portuguesa. |
|
GT 02 - Línguas e Literaturas Estrangeiras |
Título |
Autor |
Palavras-chave |
É FÁCIL APRENDER UMA LINGUA ESTRANGEIRA PELA INTERNET?
CRENÇAS SOBRE O ENSINO DE ESPANHOL NOS CURSOS ON LINE
|
Priscila Rodrigues do Nascimento
Rosana Alves Simão |
Ensino. AVA. Crenças. Língua Estrangeira |
A CORREÇÃO ORAL EM UM CONTEXTO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA: CRENÇAS DE UMA PROFESSORA E DE GRADUANDOS EM
LETRAS
|
Débora Sousa Martins |
Crenças, professor, aluno, erro, correção, ensino-aprendizagem, inglês |
ANÁLISE QUANTIQUALITATIVA DA PRODUÇÃO ESCRITA DE FUTUROS PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA EM UM EXAME DE PROFICIÊNCIA
|
Eduardo Batista da Silva |
EPPLE; Avaliação; Redações; Vocabulário; Língua inglesa |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA: UMA EXPERIÊNCIA REFLEXIVA
|
Joselina Alves Cardoso |
Capacitação; Língua Inglesa; Estados Unidos |
LEITURA LITERÁRIA EM SUPORTES DIGITAIS: REFLEXÕES
SOBRE A MULTIMODALIDADE NOS TEXTOS LITERÁRIOS EM
LÍNGUA ESTRANGEIRA
|
Maria Elizete Pereira dos Anjos |
Letramento. Letramento Literário. Ensino de Língua Estrangeira |
O que é ensinar e aprender l ínguas est rangei ras no contexto do
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás -
campus de Luz iânia?
|
André Luiz dos Santos
Jorge Paulo José de Souza |
Ensino-aprendizagem; línguas estrangeiras; sala de aula |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA INGLESA EM OFICINAS: FOCO NA
COMPREENSÃO E PRODUÇÃO ORAL
|
Eduardo Romeiro
Helen Ramalho |
Ensino de língua inglesa; estágio supervisionado; oficinas temáticas |
ESPALHANDO SEMENTES DE TRANS(FORMAÇÃO): UM ESTUDO DE CASO COM O PIBID |
Giuliana Castro Brossi |
PIBID, formação de professores, ensino de língua inglesa |
A MÚSICA COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE ESPANHOL
|
Ivanilda Alves Bezerra Maciel |
|
PHRASAL VERBS EM LETRAS DE MÚSICAS EM INGLÊS: UMA PROPOSTA DE
ENSINO
|
Jackeline Martins de Paiva |
PV. Língua inglesa. Linguística de Corpus |
INVESTIGANDO REPRESENTAÇÕES SOBRE A LÍNGUA INGLESA NO CONTEXTO
DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
|
Pauliana Duarte Oliveira
Laura Calaça da Silva
Márcia Teixeira de Paula
Suzy Mara Gomes |
Inglês, representações, alunos, ensino, técnico |
|
|
|
GT 03 – Artes |
Título |
Autor |
Palavras-chave |
A EXPERIÊNCIA ESTÉTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
|
Anne Cristina Camilo de Oliveira
Dulciane da Costa Lustosa
Lilian Jaqueline de Oliveira Souza Ribeiro |
Criança, estética, arte |
A DANÇA NA ESCOLA PÚBLICA DE TEMPO INTEGRAL: LIMITES E
POSSIBILIDADES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE DANÇAS
MIDIÁTICAS SOB O OLHAR DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
|
Renato Ribeiro Rodrigues |
Dança. Educação. Escola de Tempo Integral |
ARTE E SUAS POSSIBILIDADES PARA A
ESCOLA DE ENSINO FORMAL
|
Jhon Maykel Fernandes |
|
DANÇA NO CONTEXTO ESCOLAR: QUANDO A RELIGIOSIDADE ATRAVESSA
A PRÁTICA.
|
Amanda Pathiely Serrânia Faria
Alexandre Ferreira |
Prática de dança, religiosidade, contexto escolar |
DE CORPO E ARTE: A DANÇA COMO CULTURA FORMATIVA
|
Dagmar Dnalva da Silva Bezerra |
Dança. Funk. Cultura |
Deriva do Bem:
Cidade, encontro, memória e fotografia.
|
Bráulio Vinícius Ferreira |
Deriva. Fotografia. Memória. Cidade |
IMAGEM EM CENA E O CORPO QUE DANÇA: EXPERIÊNCIA ESTÉTICA ALÉM DA SALA DE AULA
|
Lana Costa Faria |
Processo criativo; narrativa; imagem em cena |
JOGOS TEATRAISE A CONSTRUÇÃO SIMBÓLICA
(VIOLA SPOLIN E JEAN PIAGET)
|
Onira de Ávila Pinheiro Tancrede
Robson Corrêa de Camargo |
Jean Piaget; Jogo teatral; Jogo Simbólico |
INVESTIGAÇÃO-AÇÃO DAS PERFORMANCES CULTURAIS: O MÉTODO
EXPOSITIVO COMO PROBLEMATIZAÇÃO DA FORMAÇÃO DE EDUCADORES(?)
|
Márcio Penna Côrte Real
Antonio de Jesus Pereira
Joana Dark Leite |
Investigação-ação; artes; performances culturais; formação de educadores;
método expositivo |
CORPO QUE PULA, GINGA E DANÇA: EXPERIÊNCIAS DE UM PROJETO
DE EXTENSÃO
|
Gleyde Lopes
Dtnd. Marlini Dorneles de Lima
Renata de Lima Silva |
Dança, Manifestações das Culturas Populares, Educação |
VOZ-EDUCAÇÃO: A AUTO GOVERNANÇA DA VOZ PELA DRAMATURGIA DO ATOR POR EUGENIO BARBA
|
Nilma Abrantes Bittencourt
Fernanda Pereira da Cunha |
Voz-educação, organicidade corpóreo-vocal, Eugenio Barba |
O ENSINO DE ARTE SEGUNDO A TEORIA DO ENSINO DESENVOLVIMENTAL PARA A APROPRIAÇÃO DE
UM CONCEITO NUCLEAR DA LEITURA DE IMAGEM
|
Ana Rita da Silva
Beatriz Aparecida Zanatta |
Ensino de arte. Didática. Ensino Desenvolvimental |
NO BREAK DA MANDINGA
|
Patrícia Ferreira da Silva
Johnathans Silva Paiva |
|
O CONTO QUE SE CONTA COM O CORPO
CULTURA AFRO-BRASILEIRA E DANÇA NA ESCOLA
|
Rafaela Francisco de Jesus
Renata de Lima Silva |
|
Ensino Coletivo de Música: Uma descrição do processo de formação
da Banda Shallon através do método Da Capo.
|
Juliane Barbosa de Sousa
Adelson Ferreira Leal |
Bandas de música; processo de ensino e aprendizagem; método da
capo |
|
|
|
DE MAL-ESTAR E INTEMPESTIVIDADE NO PENSAMENTO PARA A EDUCAÇÃO EM ARTES.
|
Marcio Pizarro Noronha
|
|
|
|
GT 04 - Física, Química, Biologia e Ciências |
Título |
Autor |
Palavras-chave |
ENSINO DE CIÊNCIAS MEDIADO PELA HISTÓRIA DA CIÊNCIA
|
Kárita de Jesus Boaventura
Wilton de Araújo Medeiros
Juliana Simião Ferreira |
Mediação; história da ciência; ensino de ciência; aluno; professor. |
UMA PERSPECTIVA DA LICENCIATURA NA UEG-FORMOSA EM FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA |
Juliana Alves de Araújo Bottechia
Alan Thyago Jensen
Eleandro Adir Philippsen
Marcos Antônio da Silva
Mayara Soares de Melo |
Formação inicial de professores de Química, Reformulação da Matriz Curricular, Ensino de
Química |
A PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ALUNOS SOBRE O BIOMA CERRADO POR
MEIO DA UTILIZAÇÃO DE DESENHOS |
Patrícia Spinassé Borges
Juliana Simião Ferreira |
Cerrado, percepção ambiental, desenhos |
PERCEPÇÕES DOS ALUNOS DO CURSO DE BIOLOGIA A RESPEITO DE SUA FORMAÇÃO PARA E COM O CONTEÚDO DE BOTÂNICA
|
Isabela Cristina de Oliveira dos Santos
Bianca Ieda da Silva
Adda Daniela Lima Figueiredo Echalar |
Ensino de botânica, História e Filosofia da Ciência, ensino-aprendizagem |
A História e Filosofia da Ciência como estratégia para construção de
conhecimento sobre seleção natural
|
Eleonora Alves Brandão e Siqueira
Leticia Oliveira Tenório |
Ensino de ciências; mimetismo; camuflagem. |
TRABALHO, ESCOLA E O ENSINO DE QUÍMICA: O JOVEM DA EJA EM
QUESTÃO |
Dayanna Pereira dos Santos |
Trabalho; Escola, Jovem; Ensino, Química, EJA |
A TEORIA DO ENSINO DESENVOLVIMENTAL PROPOSTA POR DAVYDOV
PARA UMA AULA SOBE A SEGUNDA LEI DE NEWTON
|
Lucas Bernardes Borges,
Paulo Silva Melo,
André Luiz Araújo Cunha |
Ensino; Aprendizagem; Ensino Desenvolvimental; Física. |
OS PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NA II FASE DO ENSINO
FUNDAMENTAL: FORMAÇÃO INICIAL E SITUAÇÃO PROFISSIONAL
|
Ranib Aparecida dos Santos Lopes
Cibele Pimenta Tiradentes
Solange Xavier dos Santos |
Formação. Trabalho docente. Desafios. Ensino. Ciências da Natureza |
LIVROS DE REGISTROS COMO ESTRATÉGIA NO ENSINO DE ECOLOGIA:
BASESHISTÓRICAS NO BRASIL
|
Lucas Salvino Gontijo
Jenyffer Soares Estival Murça
Jessica Custódio da Silva Rabelo
Andréa Inês Goldschmidt
Simone Sendin Moreira Guimarães |
Educação, formação docente, natureza da ciência, bases históricas
da ecologia. |
O QUE DIZEM AS PRODUÇÕES ACADÊMICAS SOBRE OS RECURSOS
EDUCACIONAIS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS?
|
Jhonny David Echalar
Wellington Pereira de Queirós |
Ensino de Ciências, Análise de Recursos Didáticos, livro didático,
sequência didática, jogos, formação de professores, Ciências da Natureza |
O JOGO COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO E A
APRENDIZAGEM DA EVOLUÇÃO
|
Gustavo Lopes Ferreira
Daianny de Souza Mota
Cristiele Santos Souza |
Jogo didático; metodologia; evolução |
A CONFIBIALIDADE DE ORGANISMOS INTERNACIONAIS NAS PESQUISAS ESTUDANTIS: A IAEA COMO FONTE DE PESQUISA
|
Felipe Luz de Oliveira
Gabriel da Costa Diniz |
Internet. Educação. Radiações. |
Conhecendo e valorizando as culturas regionais do Brasil:
Realização de uma feira cultural interdisciplinar como instrumento de
aprendizagem no ambiente escolar
|
Brenda Letícia Sena
Maxwell Batista Caixeta
Thatyane Caetano de Almeida
Sarah Carolina Custódio da Silva
Kenia Karolina Oliveira Brenhosa
Priscyla Lucas Lacerda da Silva
Michele Marcia Maidana
Francisco Júnior Simões Calaça |
|
O JOGO COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA A EDUCAÇÃO EM SAÚDE
|
Nádia Rodrigues Teixeira
Jenyffer Soares Estival Murça
Dayana Figueiredo Abdalla |
|
|
|
|
GT 05 – Matemática |
Título |
Autor |
Palavras-chave |
OBSTÁCULOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE TRANSFORMAÇÃO LINEAR: CONTRIBUIÇÕES DE BACHELARD E DAVYDOV
|
Aline Mota de Mesquita Assis
Beatriz Aparecida Zanatta |
Obstáculos epistemológicos. Ensino de Matemática. Ensino Desenvolvimental. Transformação Linear. |
TRABALHO DOCENTE DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: dilemas entre
formação e atuação |
Andréa Kochhann
Alice Carlos Feliciano
Pablinny Lima
Patrícia Ferreira de Souza
Patrícia Ramiro |
|
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE
MATEMÁTICA PARA O USO DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E
COMUNICAÇÃO
|
Arianny Grasielly Baião Malaquias |
|
NÚMEROS DECIMAIS: UMA PROPOSTA DE TRABALHO
|
Beatriz Pita Stival |
números decimais; resolução de problemas; educação matemática. |
CONTEXTUALIZAÇÃO E PRODUCAÇÃO DE SIGNIFICADOS
NO PROCESSO DE ENSINO DA PROBABILIDADE
|
Cláudia Glaciella de Oliveira
Pedro Henrique Lima S. Pereira
Marcos Roberto da Silva |
Contextualização. Produção de significados. Educação
Matemática. Aprendizagem. Probabilidade. |
A ABORDAGEM DA GEOMETRIA COM CRIANÇAS
NA PRÉ-ESCOLA: NÍVEL II
|
Donizeth Henrique Aleluia Vieira
Paula Rodrigues de Souza
Suely Miranda Cavalcante Bastos |
Ensino. Educação Infantil. Formas geométricas |
O PROGRAMA ETNOMATEMÁTICA: REFLEXÕES SOBRE A
PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA VINCULADOS
ÀS ESCOLAS DO CAMPO
|
Érika Lúcia Ferreira de Jesus
Roberto Barcelos Souza |
|
O ERRO NA APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA
|
Gizelly Silva de Freitas
Grazielle Silva de Freitas
Poliana Alves de Souza |
|
O JOGO DIGITAL COMO SITUAÇÃO PARA O ESTUDO DA MATEMÁTICA NOS
ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
|
Gleydes Barbosa da Silva Lira
Natália Ramos dos Santos
Sthífane Keithy e Silva Araújo |
Matemática, jogos eletrônicos, ação-reflexão-registro. |
O USO DA LINGUAGEM COMPUTACIONAL LOGO NAS AULAS DE GEOMETRIA: UMA PERSPECTIVA INVESTIGATIVA
|
Greiton Toledo de Azevedo
Gene Maria Vieira Lyra-Silva |
Geometria Plana; Linguagem Computacional Logo; Recurso didático-tecnológico - Software Super Logo 3.0. |
O ESTADO DA ARTE: PESQUISAS SOBRE A CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA FRENTE ÀS DEMANDAS DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
|
Greiton Toledo de Azevedo
Jose Pedro Machado Ribeiro |
Identidade docente de matemática; Construção identitária docente; Professor de matemática e tecnologia. |
A FORMAÇÃO DOS FORMADORES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA:
UMA QUESTÃO PARA A DIDÁTICA ?
|
Kariton Pereira Lula
Lucia Helena Rincón Afonso |
Formadores de Professores, Profissionalidade, Identidade Profissional. |
A MODELAGEM MATEMÁTICA NA PLANTA BAIXA DE UMA REGIÃO
TRIANGULAR
|
Leonardo Antonio Souto
Luana Peixoto Godoi Lobo |
Matemática; Modelagem e Planta Baixa. |
FORMAÇÃO DOCENTE: DESIGN DE OBJETO VIRTUAL DE APRENDIZAGEM ENVOLVENDO A CONSTRUÇÃO CIVIL NO ENSINO DE MATEMÁTICA
|
Liliane de Oliveira Souza
Claudio Roberto Machado Benite |
Ensino de Matemática, TIC, Formação de professores |
A Resolução de Problemas à luz da Pedagogia Histórico Crítica
|
Lucenildo Elias Silva
Ednalva Antonia Ribeiro Coelho
Emerson José Belo de Souza |
Resolução de Problemas, Metodologia da Mediação Dialética,
Educação Matemática. |
Reflexões de licenciandos em matemática sobre a abordagem dialógica e
investigativa como possibilidade para a aula de matemática
|
Luciano Feliciano de Lima |
Educação matemática; diálogo; abordagem investigativa; educação
crítica. |
AÇÃO-REFLEXAO-REGISTRO: TRÍADE PARA A INSERÇÃO DE JOGOS
DIGITAIS PARA O ESTUDO DA MATEMÁTICA
|
Maria de Fátima Teixeira Barreto
Leila Cristina Borges
Guiomar Souza Silva Menezes |
Jogo Digital; Resolução de Problemas; Educação Matemática. |
UMA ABORDAGEM DIALÓGICA PARA O ESTUDO DA MATEMÁTICA EM
SALA DE AULA
|
Maria de Fátima Teixeira Barreto
João Paulo Godoy |
dialogia freireana, aprendizagem dialógica, educação matemática, crenças em matemática, Exame
Nacional do Ensino Médio (ENEM). |
UMA ATIVIDADE DE MATEMÁTICA NOS PRESSUPOSTOS DA TEORIA
HISTÓRICO-CULTURAL1
|
Núbia Cristina dos Santos Lemes |
|
O USO DE TECNOLOGIAS NA PRÁTICA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA:
O NORTE DO TOCANTINS EM FOCO
|
Osvaldo Marcelino B. de Lima
Elzimar Pereira Nascimento Ferraz |
Educação Básica. Ensino de Matemática. Laboratório de Informática. |
|
|
|
|
Título |
Autor |
Palavras-chave |
A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM COMO UM INSTRUMENTO DE
CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO
ENSINO MÉDIO NA REDE PÚBLICA ESTADUAL DA CIDADE DE BARRA DO
GARÇAS – MT. – A PERSPECTIVA DOS ALUNOS
|
Gibran Dias Paes de Freitas |
Avaliação da Aprendizagem; Prática Pedagógica; Educação. |
A AVALIAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA COMO EIXO NORTEADOR DO TRABALHO DOCENTE DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DE APARECIDA DE GOIÂNIA |
Mônica Leticia Batista |
|
A CONSTRUÇÃO DE UMA BASE CURRICULAR CRÍTICA PARA A EDUCAÇÃO
FÍSICA A PARTIR DA RESSIGNIFICAÇÃO DOS CONTEÚDOS TECNICISTAS
|
Murilo de Camargo Wascheck |
Educação Física. Ensino Médio. Conteúdos. |
A INFLUÊNCIA DO PROCESSO DE BOLONHA NO CURRÍCULO DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA – PT
|
Cecília Augusta Rodrigues
Anegleyce Teodoro Rodrigues |
Educação Física, Formação de Professores, Processo de Bolonha, Reforma de Currículo. |
ALUNOS AUTISTAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: LIMITES E POSSIBILIDADES DO TRABALHO COTIDIANO
|
Jessica Rezende Souza
Renata Machado de Assis |
Educação Física; inclusão; autismo. |
Atividades físicas para professores da educação básica do Colégio Estadual Dr° Onério Pereira Vieira.
|
Cinthia Daniele Hipólito Silva
Fernando Silva
Marcia Cristina Silva |
Professores da educação básica, atividade física, qualidade de vida. |
BALANCE FESTIVAL: UMA MATERIALIZAÇÃO DAS PRÁTICAS CORPORAIS
DE AVENTURA NO CEPAE/ UFG
|
Pitias Alves Lobo |
Educação Física. Lazer. Práticas Corporais de Aventura |
CIRCO E CORPOS COM DEFICIÊNCIA: UM ENCONTRO ESPECIAL
|
BARBOSA JUNIOR, C. L.
BORGES, M. C.
PINHEIRO, M. do C. M. |
Circo; Educação; Deficiência. |
CORPORE: diálogos possíveis entre dança, educação estética e arte
|
Keila Márcia Ferreira de.Macedo
Cláudia Moraes Rezende |
|
DANÇA E RELIGIOSIDADE: UMA PESQUISA-AÇÃO COM UM
GRUPO EVANGÉLICO |
Idayany Araújo Cardoso de Almeida |
Dança; Cultura Corporal; Improvisação; Arte; Estética. |
DESVELANDO A REALIDADE DA EDUCAÇÃO FÍSICA DE DUAS ESCOLAS
ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO DE TEMPO INTEGRAL DE GOIÂNIA
|
Bruno Brauna dos Santos
Nívea Maria Silva Menezes |
Educação de tempo integral; prática pedagógica; Educação Física. |
EDUCAÇÃO FÍSICA E LITERATURA: Relato de Experiência
|
Ludmila Siqueira Mota Viana |
|
EDUCAÇÃO FÍSICA E OS CONTEÚDOS AFRICANOS E AFRO-BRASILEIROS:
PESANDO A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM CONJUNTO COM O PIBID
|
Paulo Maciel Cordeiro Martins
Andreia Cristina Peixoto Ferreira |
Conteúdos afro-brasileiros, Educação Física, Formação de professores,
PIBID. |
EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL – AVANÇOS E DESAFIOS
NA FORMAÇÃO DE PROFESSORAS E PROFESSORES DA UFG A PARTIR
DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NO DEI/CEPAE/UFG
|
Poliana Carvalho Martins
Dayse Alisson Camara Cauper
Ione Mendes Silva Ferreira
Sérgio de Almeida Moura |
Educação Física, Educação Infantil, Estágio Curricular Supervisionado. |
EDUCAÇÃO FÍSICA NO CONTEXTO DA LICENCIATURA INDÍGENA:
CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CURSO DE
EDUCAÇÃO INTERCULTURAL/UFG.
|
Leonardo Conceição Gonçalves
Letícia Cristina de Andrade Cauhy
Hemanuelle Di Lara Siqueira Jacob |
Educação Indígena; Licenciatura Intercultural; Educação Física |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRAGMÁTICA E SUA INTERFACE COM A
RAZÃO INSTRUMENTAL
|
Lílian Brandão Bandeira |
|
JOGOS RITMICOS E DEFICIENCIA: UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO
|
Amanda Rezende Pereira
Michele Gley de Freitas Monteiro
Maria do Carmo Morales Pinheiro |
Educação Especial, Jogos e Brincadeiras, Ritmo. |
LETRAMENTO E EDUCAÇÃO FÍSICA |
Ludmila Siqueira Mota Viana
Dr.ª Sônia Santana da Costa |
Ensino, Letramento, educação física. |
O BRINCAR COM O OUTRO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA
EXPERIENCIA POR MEIO DOS JOGOS COOPERATIVOS
|
Suzianne Morais
Glaucy da Silva Inácio Pedrosa |
Educação Física Escolar. Ensino Fundamental. Jogos Cooperativos. |
O CONTEXTO DA EDUCAÇÃO FÍSICA A PARTIR DO OLHAR DO ESTÁGIO
SUPERVISIONADO: ANALIZANDO SUAS CONTRIBUIÇÕES |
Eliene Lacerda Pereira
Moisés Sipriano de Resende
Gleison Gomes de Morais |
Escola; Educação Física; Estágio; Prática Pedagógica. |
REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA E EDUCAÇÃO - APONTAMENTOS DO
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA
|
Ana De Pellegrin
Dayse Alisson Camara Cauper
Tiago Onofre |
Reestruturação produtiva, Estágio Curricular Supervisionado,
Educação Física, Educação Básica. |
TRABALHO DOCENTE, PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO E
EDUCAÇÃO FÍSICA
|
Idayany Araújo Cardoso de Almeida |
Trabalho; Precarização; Trabalho docente; Educação Física. |
SUBPROJETO DE EDUCAÇÃO FÍSICA PIBID EM JATAÍ, GO: OBJETIVOS, PROPOSTAS E AÇÕES
|
Renata Machado de Assis |
Iniciação à docência; escola; Educação Física. |
EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: AVANÇOS E DESAFIOS NA FORMÇÃO DE PROFESSORAS E PROFESSORES DA UFG A PARTIR DO ESTAGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NO DEI/CEPAE/UFG
|
Poliana Carvalho Martins Dayse Alisson Camara Cauper Ione Mendes Silva Ferreira;
Sergio de Almeida Moura |
Educação Física; Educação Infantil; Estágio Curricular Supervisionado. |
A QUESTÃO DA DIFERENÇA NA PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: ANÁLISE PARCIAL SOBRE A PRODUÇÃO DO PERIÓDICO CIENTÍFICO REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS DO ESPORTE
|
Sissilia Vilarinho Neto Simone Leonel de Castro Raphael de Lima Moura4 |
Educação Física. Escola. Diferençça. Desigualdade Social. Produção Acadêmica. |
|
|
|
GT 07 – Geografia |
Título |
Autor |
Palavras-chave |
CONCEPÇÕES E PARTICULARIDADES DOS CURRÍCULOS ESTADUAIS NO
BRASIL: COMPREENDENDO A GEOGRAFIA ESCOLAR EM GOIÁS, RIO DE
JANEIRO E SÃO PAULO
|
Ana Claudia Ramos Sacramento
Eliana Marta Barbosa de Morais
Karla Annyelly Teixeira de Oliveira
Loçandra Borges de Moraes |
Currículo. Geografia Escolar. Conhecimentos Docentes. |
A TEORIA GEOGRÁFICA NA COMPOSIÇÃO CURRICULAR DO
ESTÁGIO SUPERVISIONADO NAS LICENCIATURAS DE
GEOGRAFIA |
Anna Maria Kovacs Khaoule
Diego Pinheiro Alencar |
Estágio Supervisionado. Formação de professores. Teoria Geográfica. |
O desafio de educar a partir do contexto da escola pública: uma análise de causa
da Escola Estadual Bijamin Tavares da Silva.
|
Armison Rodrigues Pereira |
Educação. Descaso. Didática. Prática Docente. |
DADOS GEOGRÁFICOS: OS BENEFÍCIOS DAS PESQUISAS DE ÓRGÃOS
PÚBLICOS PARA O TRABALHO DOCENTE
|
Bruno Augusto de Souza |
Geografia; SIG; Análise; Compreensão da realidade. |
ENSINO DE GEOGRAFIA E PRÁTICA CIDADÃ NO CONTEXTO
METROPOLITANO |
Claudia do Carmo Rosa
Vanilton Camilo de Souza |
|
A PERCEPÇÃO DO ESTUDANTE DE PEDAGOGIA SOBRE ENSINO E
METODOLOGIA DA GEOGRAFIA
|
Cláudia Márcia Romano Bernardes Silva
Jackeline Silva Alves |
Educação. Pedagogo. Ensino/metodologia da geografia.
INTRODUÇÃO |
CONTRIBUIÇÕES DO ENSINO DE GEOGRAFIA PARA A FORMAÇÃO DO
CIDADÃO ATIVO EM ESCOLAS DE URUAÇU-GO
|
Gabriella Aguiar Valente
Rafaela Gomes Araujo
Jéssyca Augusto de Paula
Gustavo Lopes de Paulo Paula
John Carlos Alves Ribeiro |
Ensino de geografia, Cidadania, Direito à cidade. |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PEDAGOGOS: CONCEITO DE
LUGAR NA PERSPECTIVA DESENVOLVIMENTAL
|
Ismael Donizete Cardoso de Moraes
Hidelberto de Sousa Ribero |
Formação continuada. Ensino desenvolvimental. Lugar |
Ensino de Geografia e a Formação Cidadão: conscientização e ação
|
John Carlos Alves Ribeiro
Gabriella Aguiar Valente |
Educação, Ensino de geografia, Cidadania, Direito à cidade |
DISCUSSÕES SOBRE AVALIAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR: UM
BREVE OLHAR PARA GEOGRAFIA
|
Kesia Rodrigues dos Santos
Wânia Chagas Faria Cunha |
Avaliação. Tipos e perspectivas. Avaliação em Geografia. |
FORMAÇÃO PROFISSIONAL E ENSINO DE GEOGRAFIA E CARTOGRAFIA
ESCOLAR UTILIZANDO MAQUETES DE RELEVO
|
Loçandra Borges de Moraes
Priscilla Régia de Castro Pereira
Rogério de Oliveira Silva |
|
O (não) ensino das relações étnicorraciais na Geografia escolar: desafios metodológicos e
pedagógicos nas escolas públicas de ensino básico em Itapuranga-GO
|
Lorena Francisco de Souza |
Relações étnicorraciais, geografia escolar, currículo |
UMA “VIAGEM” CARTOGRÁFICA PELO ENSINO DE JOVENS E ADULTOS: EJA
|
Luan Filipe Fonseca Coelho
Samuel Soares de Castro
Arlete Mendes Silva |
Cartografia, Ensino, EJA |
PRÁTICA EDUCATIVA E CIDADANIA: DIFICULDADES E POSSIBILIDADES NA
DISCIPLINA DE GEOGRAFIA
|
Luline Silva Carvalho
Gabriel Brom Vilela |
Formação. Cidadania. Geografia. |
A ANÁLISE FILMICA NAS AULAS DE GEOGRAFIA E LITERATURA E
GEOGRAFIA POLÍTICA: A PRÁTICA CURRICULAR DE CURSO NA
INTERFACE ENTRE ENSINO SUPERIOR E MÉDIO
|
Marcos Augusto Marques Ataides
Prof.ª Drª Arlete Mendes Silva
|
Análise fílmica – Prática Curricular de Curso – Interdisciplinaridade |
“GEOGRAFIZAR” O LUGAR PARA LER O MUNDO: UMA
PROPOSTA DE INTERVENÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO DE
GEOGRAFIA PARA O CICLO II DO ENSINO FUNDAMENTAL
|
Mariângela Oliveira Azevedo |
|
Inclusão social e ensino de geografia na educação do aluno surdo no Colégio
Estadual Ministro Santiago Dantas, Minaçu-Goiás.
|
Sandra de Melo Silva
Priscylla Karoline de Menezes |
Ensino de Geografia; Inclusão Social; Professor de Geografia |
|
|
|
|
Título |
Autor |
Palavras-chave |
A DIOCESE DE GOIÁS E A MUDANÇA DE VISÃO NO SENTIDO DE VOLTAR
OS OLHARES PARA AS MINORIAS, PARTICIPANDO DO PROCESSO
DE EDUCAÇÃO POPULAR
|
Claudio Tavares Pinheiro |
|
CABELO AFRO: valorizar o volume
|
Elivan Andrade da Silva
Euzebio Fernandes de carvalho |
|
OS ESTUDOS AMEFRICANOS SOB O OLHAR DOS ALUNOS DO 9º ANO
|
Jaqueline Pereira de Morais
Maria Elisa Magalhães dos Santos
Euzebio Fernandes de Carvalho |
Livro didático de História. Lei 10.639/2003. Educação das
Relações Étnico-raciais. “Amefricano”. |
UNIVERSIDADE DO CERRADO: EXPERIÊNCIAS ACADÊMICAS DE ALUNOS
DO 4º ANO DA UNU PIRES DO RIO
|
Keides Batista Vicente |
|
O ENSINO DE HISTÓRIA DA AMÉRICA NA FORMAÇÃO ESCOLAR DOS
ADOLESCENTES NA CIDADE DE MORRINHOS/GOIÁS
|
Léia Adriana da Silva Santiago
Nathiele Cristine Cunha Silva
Marco Antônio de Carvalho |
Ensino de história da América; Mercosul educacional; alunos. |
A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO E A TEMÁTICA RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
NEGRAS: UMA ANÁLISE DA MATRIZ CURRICULAR UNIFICADA DO CURSO
DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS
|
Lídia da Silva Cruz Ribeiro |
História e cultura afro-brasileira; Formação do pedagogo; Educação das
relações étnico-raciais negras. |
A INTERDISCIPLINARIDADE COMO CATEGORIA DE AÇÃO
DOCENTE NO CURSO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA DO IFG:
ENTRE O TEXTO E O CONTEXTO
|
Kárita Rezende Barbosa
Luanda Rodrigues de Paula de Campos
Sebastião Cláudio Barbosa |
Interdisciplinaridade, formação docente, ensino de história. |
Cultura Histórica e História Ensinada – Goiás (1934-2005)
|
Miriam Bianca Amaral Ribeiro |
|
O Mundo Antigo a Nova História Cultural e a Educação Superior |
Victor Passuello |
|
|
|
|
GT 09 - Didática, Práticas de Ensino e Estágio |
Título |
Autor |
Palavras-chave |
TECNOLOGIAS, PRÁTICAS E FORMAÇÃO DOCENTE
|
Adda Daniela Lima Figueiredo Echalar
Joana Peixoto
Rose Mary Almas de Carvalho |
Goiás, professor, TIC, política pública educacional, ProInfo. |
O ESTÁGIO COMO UM ELEMENTO CONSTITUTIVO DO PROFISSIONAL
DA EDUCAÇÃO INFANTIL
|
Altina Abadia da Silva
Heloísa Vitória Castro de Paula
Priscilla de Andrade Silva Ximenes |
Formação de professor; Estágio Curricular Obrigatório, Educação
Infantil. |
O JOGO DE AMARELINHA ESCREVE EM LINGUA PORTUGUESA:
POSSIBILIDADES DE SE-MOVIMENTAR NA ESCOLA
|
Anny Sofia Gonçalves
Leopoldo Ortega
Nara Rejane Cruz de Oliveira |
Jogos e brinquedos, Escolares, Língua portuguesa. |
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO CIENTÍFICO: UMA ANÁLISE SOBRE A
PRÁTICA INTERDISCIPLINAR
MATERNIDADE ELA 2015
|
Ariane Pereira Magalhães de Oliveira
Dalva Eterna Gonçalves Rosa |
Interdisciplinaridade. Alfabetização e letramento científico. Zoológico de
Goiânia. |
UM DIÁLOGO COM A OBRA:
UMA ESCOLA ASSIM, EU QUERO PARA MIM
|
Christine Garrido Marquez
Ivone Garcia Barbosa |
Educação; Escola; Conhecimento. |
POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL
E O BANCO MUNDIAL
|
Christine Garrido Marquez
Ivone Garcia Barbosa |
Políticas Educacionais. Banco Mundial. Educação da Primeira Infância. Educação Infantil. |
PROCESSOS PEDAGÓGICOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: DOCENTES
E DISCENTES NO AMBIENTE ONLINE
|
Cláudia Helena dos Santos Araújo |
Educação a Distância; Processos pedagógicos; Fragmentação do trabalho docente. |
LETRAMENTO: REFLEXÕES SOBRE UMA EXPERIÊNCIA COM O PIBID
|
Cleonice Maria Cruz de Oliveira |
Letramento. Letras. Formação de Professores. Prática Docente. PIBID. |
AS ESPECIFICIDADES DA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL DA REDE
MUNICIPAL DE GOIÂNIA E SEUS POSSÍVEIS DESDOBRAMENTOS PARA O
ENSINO-APRENDIZAGEM
|
Darlyene Iviane da Costa Silva |
|
PRESSUPOSTOS TEÓRICOS DOS MODELOS PEDAGÓGICOS HIPERTEXTUAIS DE
LETRAMENTO DIGITAL
|
Elson Marcolino da Silva |
Letramento digital. Modelos pedagógicos. Intrucionismo. Dialógico. |
A QUALIDADE NO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO: METAS PARA QUEM?
|
Fabrício Cardoso da Silva |
Reforma Neoliberal da Educação. Qualidade da Educação Básica. Plano Nacional de
Educação. Banco Mundial. Qualidade Total. |
INFÂNCIA, CRIANÇA E FAMÍLIA: UMA CONSTRUÇÃO HISTÓRICA
|
Gilda A. Nascimento Nunes
Denise Silva Araújo
Helvécio Goulart Malta de Sá
Lázara Lisboa da Costa Mendonça |
Infância na contemporaneidade. Criança. |
RESULTADOS INICIAIS SOBRE A ESTRUTURAÇÃO DE PRÁTICAS
EDUCACIONAIS ECOPEDAGOGICAS
|
Gilson Xavier de Azevedo |
Educação. Ecopedagogia. Práticas pedagógicas. |
ENSINO DESENVOLVIMENTAL: UMA EXPERIÊNCIA COM PROFESSORAS
PEDAGOGAS
|
Gilves Furtado de Queiroz
Marilene Marzari
Maria Eugênia Batista Silva Neta |
Conceitos de Texto e Gêneros Textuais. Organização didática. Desenvolvimento do
pensamento. |
DIDÁTICAS, PRÁTICAS DE ENSINO E O DESENVOLVIMENTO CURRICULAR:
fragilidades e potencialidades em um estudo de caso
|
Gizelly Silva de Freitas |
|
PARA ALÉM DA REPRESENTAÇÃO: REDES SOCIAIS E MEDIAÇÃO
NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
|
Graça Torres |
Representação, mediação, redes sociais, TIC, processo ensino-aprendizagem. |
A GESTÃO ESCOLAR COMO ESTRATÉGIA DE OPERACIONALIZAÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA
|
Graziella Pereira Vieira
Iria Brzezinski |
Gestão escolar, base nacional comum curricular, educação brasileira. |
O DISCURSO CONTEMPORÂNEO SOBRE TRABALHO DOCENTE
|
Helena Corrêa de Vasconcelos
Ana Cristina Sousa Santos |
|
A IMPORTÂNCIA DO PAPEL DO PROFESSOR NO DESENVOLVIMENTO
DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS DE SEUS ALUNOS |
João Henrique Suanno |
Inteligências Múltiplas. Educação. Autonomia. Paradigma. Relação
Professor e Aluno. |
UMA METODOLOGIA DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO PARA
CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL, COM BASE NA TEORIA DO
ENSINO DESENVOLVIMENTAL DE VASILI DAVIDOV:
O EXPERIMENTO DIDÁTICO-FORMATIVO
|
Jussara Resende Costa Santos |
Teoria histórico-cultural; ensino desenvolvimental; experimento
didático-formativo. |
AVALIAÇÃO: MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES
|
Juvenilto Soares Nascimento
Lucas Lourenço Silva
Maria Esperança Fernandes Carneiro |
Vygotsky. Zona de Desenvolvimento Proximal. Avaliação. |
ESTRATÉGIAS DE LEITURA EM SALA DE ALFABETIZAÇÃO POR MEIO
DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
|
Lázaro Moreira de Magalhães
Cristiane Oliveira Carvalho Maracaípe |
Estratégias de Leitura. Histórias em Quadrinhos. Estágio Supervisionado.
1Professor da |
PROFESSOR EM CURSOS A DISTÂNCIA: CONTRADIÇÕES DE SUA FUNÇÃO
DOCENTE
|
Lívia Soares de Lima Sousa
Daniela da Costa Britto Pereira Lima |
Educação a distância. Atuação e formação Docente. Mediação Pedagógica. |
A PRÁTICA PEDAGÓGICA BEM SUCEDIDA E A LUDICIDADE NA
ALFABETIZAÇÃO |
Magalis Bésser Dorneles Schneider |
Alfabetização. Ludicidade. Prática docente. |
O ENSINO ESCOLAR NOS ANOS INICIAIS E A TEORIA DO ENSINO
DESENVOLVIMENTAL DE V.V. DAVIDOV
|
Mara Cristina de Sylvio |
|
REFLEXÕES SOBRE OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL |
Mara Cristina de Sylvio |
Anos Iniciais. Ensino Fundamental. Teoria Histórico-cultural. |
AS CRIANÇAS E SEU DIREITO A PARTICIPAÇÃO: EM BUSCA DO FRASCO DE
ALICE
|
Márcia Helena Santos Curado |
Criança, estágio, participação |
Um novo sujeito para além de uma nova didática: o idoso no universo tecnológico |
Márcia Mendes Marquez de Oliveira,
Dra. Mirza SeabraToschi |
Idoso. Tecnologias. Formação. |
NÚMEROS E OPERAÇÕES: A MÚSICA E ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
|
Márcia Friedrich
Debora Mirtes dos Santos Ravagnani Dias
Eliane Fragoso Costa |
Formação de Professores. Conceitos Matemáticos. Música e Expressão. |
AS CRIANÇAS E AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
|
Maria Goretti Quintiliano Carvalho |
Dificuldades de aprendizagem. Fracasso escolar. Crianças.
Infância. |
ACESSO, PERMANÊNCIA E SUCESSO EDUCACIONAL DE ALUNOS/AS
SURDOS/AS AO ENSINO SUPERIOR
|
Maria Regina de Lima Gonçalves Oliveira
Vanessa Helena Santana Dalla Déa |
Acesso; Permanência; Inclusão; Ensino Superior. |
ENSINO DESENVOLVIMENTAL: os desafios de ensinar nessa perspectiva
|
Marilene Marzari
Hidelberto de Sousa Ribeiro |
Didática. Pensamento teórico. Aprendizagem. |
A RELAÇÃO DOCENTE/DISCENTE NOS QUADRINHOS
|
Mayara Barbosa Tavares
Eliane Marquez da Fonseca Fernandes |
Quadrinhos, Discurso, Educação. |
MERITOCRACIA NA EDUCAÇÃO À LUZ DA TEORIA DE FOUCAULT
|
Rosana Alves Simão dos Santos
José Geraldo da Silva
Claudine Faleiros
Ruth Aparecida Viana da Silva |
Sociedade disciplinar. Meritocracia. Educação. Panóptico. Poder. |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL NA REVISTA
BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO: PERSPECTIVAS DA FORMAÇÃO PARA O
EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA COM CRIANÇAS PEQUENAS
|
Nancy Nonato de Lima Alves
Kátia Braga Arruda Silva |
Educação Infantil – Formação de Professores – Revista Brasileira de
Educação |
GESTÃO ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO SOBRE AS PRÁTICAS E CONCEPÇÕES
ADOTADAS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE RIO VERDE-GO
|
Natália Cristina Souza Pereira
Fabiana Kalil Borges
Silvon Alves Guimarães
Vanderleida Rosa de Freitas e Queiroz |
Escola. Gestão Escolar. Prática pedagógica. Concepções. |
CAUSAS DE REPROVAÇÃO EM DISCIPLINAS DE CURSOS DE GRADUAÇÃO:
UMA PERSPECTIVA DISCENTE SOBRE A AVALIAÇÃO
|
Natalia Carvalhaes de Oliveira
Valéria Alves de Lima
Claudine Faleiro Gill |
Avaliação. Ensino-Aprendizagem. Reprovação. Evasão. Processos educativos. |
GESTÃO ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO SOBRE AS PRÁTICAS E CONCEPÇÕES
ADOTADAS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE RIO VERDE-GO
|
Natália Cristina Souza Pereira
Fabiana Kalil Borges
Silvon Alves Guimarães
Vanderleida Rosa de Freitas e Queiroz |
Escola. Gestão Escolar. Prática pedagógica. Concepções. |
ALGUMAS REFLEXÕES POSSÍVEIS DA REALIDADE EDUCACIONAL BRASILEIRA
NA ATUALIDADE
|
Neide da Silva Paiva |
Educação brasileira, Práticas pedagógicas, Globalização. |
MÍDIAS DIGITAIS: FORMAS DE APROPRIAÇÃO POR CRIANÇA DE 04 E 05
ANOS E SUA INFLUÊNCIA NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO
|
Neuvani Ana do Nascimento
Orientadora: Profa. Dra. Joana Peixoto |
Mídias digitais. Crianças. Aprendizagem. Desenvolvimento. |
PRÁTICAS EDUCATIVAS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
|
Nilda Gonçalves Vieira Santiago
Mirza Seabra Toschi |
Práticas educativas. Educação de Jovens e Adultos. Prática transformadora. |
NOTEBOOK NO TRABALHO DOCENTE E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NA ESCOLA
|
Nilma Fernandes do Amaral Santos |
notebook, conhecimento, escola. |
FATORES DE MOTIVAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM PERCEBIDOS
PELOS DISCENTES E DOCENTES DE CURSO TÉCNICO E EVASÃO ESCOLAR
|
Nolan Ribeiro Bezerra Teixeira
José Carlos Teixeira Junior |
fatores de motivação; docência em curso técnico; evasão escolar. |
O TRABALHO PEDAGÓGICO E AS POLÍTICAS EDUCACIONIAS: NAS TRAMAS
DO CAPITAL FLEXÍVEL |
Patrícia Alves Guimarães |
Natureza do Trabalho Pedagógico. Trabalho. Educação. |
A EDUCAÇÃO FÍSICA PENSANDO A DANÇA COMO CONTEÚDO EXPRESSIVO E
VIVO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
|
Paulo Maciel Cordeiro Martins
Andressa Sandrine Silva de Jesus
Maria do Carmo Morales Pinheiro |
Educação Infantil, Corpo, Educação Física, Dança. |
DOCUMENTAR É PRECISO! DIÁLOGOS SOBRE OS REGISTROS NO TRABALHO DOCENTE DA EDUCAÇÃO INFANTIL E NA FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO NO CONTEXTO DO
ESTÁGIO
|
Pollyanna Rosa Ribeiro |
|
GRUPOS INTERATIVOS PARA O ESTUDO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS: EXPECTATIVAS E ADAPTAÇÕES
|
Raissa Rodrigues de Lima
Susanna Vigário Pôrto Assis Fernandes
Taiana Alves Amorim |
grupos interativos; resolução de problemas; comunidades de aprendizagem; aprendizagem dialógica. |
PRÁTICAS TRANSDISCIPLINARES: CAMINHANDO PARA AÇÕES
ECOLOGIZADORAS
|
Regina Célia Alves da Cunha
João Henrique Suanno |
Docência Transdisciplinar. Transdisciplinaridade. Integração Pessoal
e Profissional. Ecologia das Ações. |
O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA DA EJA: PONTOS E CONTRAPONTOS DE
RELATOS DE UMA ESTAGIÁRIA
|
Rosangela do Nascimento Costa
Daniel Luis Aparecido Santos
Tereza Cristina da Silva e Souza |
Ensino de língua portuguesa. Prática pedagógica. Conteúdos significativos. Estágio. |
POSSIBILIDADES DIDATICO-PEDAGÓGICAS NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO
FINANCEIRA: UMA PROPOSTA ENTRE DOMÍNIOS DE CONHECIMENTOS NA
ESCOLA ESTADUAL INDIGENA CENTRAL EDUCAÇÃO BÁSICA KĨSÊDJÊ
|
Rosimeyre Gomes da Silva merib
Duelci Aparecido de Freitas Vaz
Valdir Merib Machado |
Educação matemática, Matemática financeira, Pedagogia Histórico-Crítica |
OS DIFERENTES USOS DAS TIC: UMA REFLEXÃO A PARTIR DA TERCEIRA
IDADE |
Sarah Rizzia Campos Luíz Miranda
Tatiane Custódio da Silva Batista
Mirza Seabra Tosch |
Terceira idade. TIC. Inclusão social e digital. |
A PROPOSTA DE AVALIAÇÃO PARA AS ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE GOIÁS
|
Sheila Dias Alves
Vanderleida Rosa de Freitas e Queiroz |
Avaliação da aprendizagem. Avaliação formativa. Rede estadual de ensino. |
O PAPEL DO PROFESSOR NO PROCESSO DE MEDIAÇÃO PARA O USO DAS
TECNOLOGIAS
|
Tatiane Custodio da Silva Batista
Daniela da Costa Britto Pereira Lima |
Professor. Mediação. Tecnologias da Informação e Comunicação. |
A CLASSE ESPECIAL E AS DIVERSAS POSSIBILIDADES DE PRÁTICAS
PEDAGÓGICAS
|
Thalita Andressa Barbosa Paes Landim |
Práticas pedagógicas; classe especial; aprendizagem. |
EDUCAÇÃO INCLUSIVA E FORMAÇÃO DOCENTE: ALGUMAS
CONSIDERAÇÕES
|
Thiffanne Pereira dos Santos
Marlene Barbosa de Freitas Reis |
Inclusão, formação docente, prática pedagógica. |
MATEMÁTICA CRÍTICA: UMA PROPOSTA ENTRE DOMÍNIOS DE
CONHECIMENTOS |
Valdir Merib Machado
Rosimeyre Gomes da Silva Merib |
MATEMÁTICA CRÍTICA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES,
APRENDIZAGEM. |
A FORMAÇÃO DE CONCEITOS SOBRE A SEXUALIDADE
A PARTIR DA TEORIA DE VYGOTSKY
|
Valéria Soares de Lima
Eude de Sousa Campos
Gislene L. de Oliveira
Valter Gomes Campos |
Vygotsky. Conceitos. Sexualidade. Diversidade. Gênero. |
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM CIÉNCIAS BIOLÓGICAS: DISCUSSÕES SOBRE O MESTRE EXPLICADOR
|
José Firmino de Oliveira Neto Camila Aline Romano |
Universidade. Formação. Ensino Tradicional. Mestre Explicador. |
AS MÍDIAS DIGITAIS E OS IDOSOS: ESTRATÉGIAS DE LEITURAS EMPREGADAS NO USO DAS TECNOLOGIAS
|
Ana Paula Rocha Neto Eliane Gonçalves Costa Anderi |
Letramento. Mídias digitais. Idosos. |
A INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA COM O GEOGEBRA NO ESTÁGIO COM PESQUISA DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UEG/IPORÁ
|
Claudimary Moreira Silva Oliveira Duelci Aparecido de Freitas Vaz |
Formação Docente. Mediação Pedagógica. Investigação Matemática. Geogebra. |
ESTÁGIO E TRABALHO DOCENTE: ESTRUTURAS DE DICOTOMIZAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA
|
Carlos Cardoso Silva Amone Inácia Alves |
Escolarização. Neoliberalismo. Estágio. |
DIDÁTICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: A METODOLOGIA DE ENSINO ADOTADA NA ESCOLA TÉCNICA DE GOIÂNIA NOS SEUS PRIMEIROS ANOS
|
Helvécio Goulart Malta de Sá Denise Silva Araújo Gilda A. Nascimento Nunes Lázara Lisboa da Costa Mendonça |
História da educação; educação profissional; ensino industrial em Goiás; metodologia de ensino. |
Caminhos do Estágio Supervisionado em Pedagogia: o que indicam as pesquisas disponíveis no Banco de teses e dissertações da Capes (2004-2014)?
|
Nilma Fernandes do Amaral Santos Eliane Gonçalves Costa Anderi |
Estágio supervisionado; pedagogia; estado do conhecimento. |
Crenças de professsores em (trans)formação inicial sobre suas experiências de ensinar línguas
|
Hélvio Frank de Oliveira |
|
Estágio curricular supervisionado em ambientes não escolares: reflexões e olhares
|
Aldizia Carneiro de Araújo [1] - UNITINS/TO Mariana da Silva Neta [2] - ITOP/TO |
Educação não formal. Estágio Supervisionado. Pedagogia. Projetos Sociais. Idosos |
|
|
|
|
Título |
Autor |
Palavras-chave |
CIÊNCIA, EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO, UMA RELAÇÃO NECESSÁRIA
|
Dagmar Dnalva da Silva Bezerra |
Ciência. Educação. Formação. |
CONHECIMENTO DE ESCOLA, VALORES PEDAGÓGICOS E EPISTEMOLOGIA
HISTÓRICA
|
Simone Alexandre Martins Corbiniano |
Conhecimento, escola, ensino, epistemologia, racionalidade científica. |
CONTRIBUIÇÕES DO SABER FILOSÓFICO PARA A FORMAÇÃO ÉTICA
DO DOCENTE
|
Márcia Cristina Machado Oliveira Santos
Almiro Schulz |
Formação docente, Atendimento Educacional Especializado,
Saber filosófico, Ética. |
EPICURO E A FELICDADE: ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS
DISCURSIVAS DO ANÚNCIO PUBLICITÁRIO JEEP: MAKE HISTORY
|
Maria Elizete Pereira dos Anjos |
Felicidade. Jeep. Epicuro. Discurso Publicitário. |
O MESTRE EM ROUSSEAU: AUTORIDADE E SEDUÇÃO
|
Thelma Maria Moura Bergamo |
|
O MÉTODO FENOMENOLÓGICO E A EDUCAÇÃO
|
Adão José Peixoto |
|
Palavra e realidade em Lacan e Freire
|
Mônica Ferreira Albernaz |
Realidade, realidade-psíquica, palavra, inconsciente,
conscientização. |
|
|
|
|
Título |
Autor |
Palavras-chave |
A MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA COM AFETIVIDADE: REFLEXÕES SOBRE A
PROMOÇÃO DA AUTOESTIMA EM SUJEITOS DE PROGRAMAS
EDUCACIONAIS FOMENTADORES DA PARTICIPAÇÃO SOCIAL DO IDOSO |
Mylena Seabra Toschi
Yara Fonseca de O. Silva |
|
A PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL E A PEDAGOGIA HISTÓRICOCRÍTICA:
PRESSUPOSTOS PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA NA
EDUCAÇÃO INFANTIL
|
Janaina Cassiano Silva
Priscilla de Andrade Silva Ximenes |
|
DA CONCEPÇÃO DO BULLYING AO FENÔMENO DA
VIOLÊNCIA COMO MANIFESTAÇÃO DA ALIENAÇÃO: UMA ANÁLISE
ONTO-HISTÓRICA.
|
Érico Ricard Lima Cavalcante Mota
Kildilene Carvalho Matos Mota |
Ontologia. Bullying. Violência. |
Educação Dialógica, os Limites e as Possibilidades da Psicologia no Âmbito
Escolar
|
Letícia Tereza de Arruda
Gizele Geralda Parreira |
Relação dialógica, existência, limites, possibilidades. |
Vigiar e Punir: história da violência nas prisões - uma leitura infame?
|
André Luiz dos Santos |
Leitura, infame, Foucault. |
PARADOXOS PSICOSSOCIAIS DO E-LEARNING: PREDITORES
DE EVASÃO E PERMANÊNCIA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO
EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA–EaD
|
Helenides Mendonça
José Xavier Rodovalho |
E-learnig. Evasão. Permanência. Autonomia. |
PROFESSORES MÍDIA E VALORES: PERSPECTIVA DOS ESTUDANTES DA
EDUCAÇÃO BÁSICA
|
Sônia Bessa |
Valores, confiança, escola. |
Psicologia Escolar, limite, disciplina e educação no Colégio da Polícia
Militar de Goiás
|
Ana Paula dos Santos Rissati
Gizele Geralda Parreira2 |
Colégio militar, limite e disciplina, psicologia escolar. |
UMA BREVE PERSPECTIVA HISTÓRICO-CRÍTICA DA FUNÇÃO SOCIAL DA
EDUCAÇÃO
|
Érico Ricard Lima Cavalcante Mota
Kildilene Carvalho Matos Mota |
Educação – História – Função Social |
|
|
|
|
Título |
Autor |
Palavras-chave |
ESCRITÓRIO DAS NAÇÕES UNIDAS CONTRA DROGAS E CRIME, A QUESTÃO DA
PREVENÇÃO E O TRÁFICO DE PESSOAS: POR UMA DIDÁTICA
INTERDISCIPLINAR
|
Telma Ferreira Nascimento Durães
Adriana Aparecida Mendonça
Maria Angélica Peixoto
Maria Aparecida Rodrigues de Souza |
|
As dinâmicas nas relações entre a escola e as famílias, num país em transformação. Estudo de caso de duas escolas primárias de Maputo, Moçambique
|
Eduardo Moisés Jamisse Humbane |
Escola, família, participação na vida da escola, cidadania |
DA CONCEPÇÃO DO BULLYING AO FENÔMENO DA
VIOLÊNCIA COMO MANIFESTAÇÃO DA ALIENAÇÃO: UMA ANÁLISE
ONTO-HISTÓRICA.
|
Érico Ricard Lima Cavalcante Mota
Kildilene Carvalho Matos Mota |
Ontologia. Bullying. Violência. |
Educação Superior: Um breve olhar Freiriano
|
Mônica Ferreira Albernaz |
Educação Superior, Diálogo, Experiência Democrática,
Conscientização e Público. |
UMA BREVE PERSPECTIVA HISTÓRICO-CRÍTICA DA FUNÇÃO SOCIAL DA
EDUCAÇÃO
|
Érico Ricard Lima Cavalcante Mota
Kildilene Carvalho Matos Mota |
Educação – História – Função Social |
CARREIRA E REMUNERAÇÃO DOCENTE: a ótica do Banco Mundial e algumas das
proposições em curso no Brasil
|
Jarbas de Paula Machado |
Trabalho docente. Valorização salarial docente. |
AS PRODUÇÕES SOBRE “EDUCAÇÃO E SOCIEDADE” E “ENSINO DE
SOCIOLOGIA” NA SBS
|
Marco Aurélio Pedrosa de Melo |
|
CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO PARA A EMANCIPAÇÃO: um diálogo na
concepção de Marx e Ausubel
|
Douglas Correia dos Santos
Natalia Ribeiro Teixeira
Ândrea Carla Machado de Moraes |
|
O CIENTISTA SOCIAL HOJE: DESAFIOS PARA PERMANECER EM SALA DE
AULA. ESTUDO DE CASO EM GOIÂNIA/GO
|
Laísse Silva Lemos Sobral
Lucinéia Scremin Martins |
|
|
|
|
|
Título |
Autor |
Palavras-chave |
A CRIANÇA E A EDUCAÇÃO POPULAR: UM OLHAR A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO MOVIMENTO DE ADOLESCENTES E CRIANÇAS (MAC) |
Msnda. Vilma Ribeiro de Almeida
Prof. Dr. Romilson Martins Siqueira |
Criança, Educação Popular, sujeitos e Movimento de Adolescentes e Crianças - MAC. |
A EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS ADULTOS
|
Alyson Fernandes de Oliveira
Hanna Maia Marques de Mello
Ana Paula de Almeida Saraiva Magalhães
Renata Emiko Basso Hayashi |
Educação Financeira. EJA. PIBID. |
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA EM FOCO
|
Carlos Augusto de Medeiros
Juliana Alves de Araújo Bottechia
Mourad Ibrahim Belaciano |
Matriz Curricular, Formação Inicial de Professores, Ensino na Educação Básica. |
A FUNÇÃO SOCIAL DO PROFESSOR E A CONSTRUÇÃO DE SUA
IDENTIDADE POLÍTICA
|
Sandra Almeida Ferreira Camargo
Sandra Valéria Limonta Rosa |
Identidade política, trabalho docente, função social |
A IMAGEM NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E HISTÓRIA:
DIÁLOGOS POSSÍVEIS
|
Fernanda da Silva Oliveira
Karinne Machado Silva |
|
A profissionalização e saúde do professor da educação infantil
|
Dalila Jovelina Gonçalves da Silva
Edna Pereira do Santos
Helen Consuelo Delmondes
Welma Alegna Terra |
Educação Infantil; profissionalização; saúde do professor. |
ÁGUAS DE MENINO:
UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO DE FUNDO DE QUINTAL
COSTA |
Katiane dos Santos Costa
Renata de Lima Silva |
Educação, Capoeira, Arte |
Desafios na sala de aula em Escola de Tempo Integral
|
Ana Carolina Fernandes Lima |
Projeto, escola, tempo integral. |
ANALISE DAS POLITICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE
PROFESSORES NO ESTADO DO TOCANTINS NA ATUALIDADE
|
Eliane Pereira dos Santos Castro |
Políticas Públicas; Formação Continuada; Valorização profissional;
Currículo. |
APRENDENDO A PROFISSÃO: PROFESSORES EM INÍCIO DE CARREIRA NO
DISTRITO FEDERAL: PRIMEIROS APONTAMENTOS
|
Deise Ramos da Rocha
Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da Silva |
Professor iniciante. Formação de Professores. Educação Básica. |
CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO: O IMPACTO DAS
POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO TRABALHO DOS PROFESSORES
|
Silvia Reis Fernandes |
Organismos Internacionais e Educação; Políticas Educacionais;
Avaliação da aprendizagem. |
CONSIDERAÇÕES SOBRE AS BASES EM QUE SE ASSENTA O
PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO NAS ESCOLAS PÚBLICAS DA
REDE MUNICIPAL DE FORMOSA-GOIÁS
|
Alcinéia de Souza Silva |
Educação Integral, Precariedades, Programa Mais Educação. |
CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO NO ENSINO
FUNDAMENTAL: REFLEXÕES SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO
DESENVOLVIDO NA PUCGOIÁS/GOIÂNIA
|
Daniella Couto Lôbo
Valdivina de Fátima Lima |
Contação de histórias, letramento e ensino fundamental. |
CONTROLE DO TRABALHO PEDAGÓGICO: AVANÇOS NA REDE
ESTADUAL DE ENSINO DE GOIÁS
|
Renato Regis do Carmo |
|
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E A MEDIAÇÃO DA FORMAÇÃO DOCENTE
NA EDUCAÇÃO BÁSICA DE JOVENS E ADULTOS
|
Wilian Cândido Corrêa |
Coordenação Pedagógica, Formação Continuada, Educação de
Jovens e Adultos. |
CURRÍCULO ESCOLAR: RELAÇÕES E IMPLICAÇÕES NO ÂMBITO DO
TRABALHO DOCENTE E ENSINO
|
Marcos Jerônimo Dias Júnior
Sandra Valéria Limonta Rosa |
Currículo escolar, Conhecimento, Trabalho docente, Ensino e Formação
humana. |
CURRÍCULO INTEGRADO: PERCEPÇÕES DE DOCENTES SOBRE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE NÍVEL MÉDIO
|
Polielma Moreira de Lima
Lucianne Oliveira Monteiro Andrade
Miriam Lúcia Reis Macedo Pereira |
CURRÍCULO INTEGRADO; PROEJA; FORMAÇÃO. |
(DES) PROFISSONALIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
|
Ana Carolina Giannini Silva |
Formação docente, profissionalização, Educação Infantil. |
DIÁLOGOS ABERTOS SOBRE A (IN)DISCIPLINA NA SALA DE AULA DA
EDUCAÇÃO BÁSICA |
Adriana Rocha Vilela Arantes |
Indisciplina; Disciplina; Escola; Diálogos abertos. |
EDUCAÇÃO INFANTIL E CURRÍCULO: O CAMINHO QUE SE FAZ NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
|
Jussimária Almeida dos Sntos
Maria da Paz Pereira Nascimento |
Educação Infantil. Currículo. Diretrizes Curriculares. |
EDUCAÇÃO INFANTIL: ESPAÇO DE APRENDIZAGENS POR MEIO DAS
BRINCADEIRAS E INTERAÇÕES
|
Adriana Maria Ramos Barboza |
Brincadeiras. Interação. Educação Infantil |
EDUCAÇÃO INFANTIL: ESPAÇO PARA A CRIANÇA APRENDER
E BRINCAR
|
Luciana Mata Silva de Matos |
Organização de Espaços; Educação Infantil; Aprendizagem. |
ESCOLA PLURICULTURAL ODÉ KAYODÊ - UMA EXPERIÊNCIA DE
EDUCAÇÃO CRIATIVA: COM RESPEITO E DIVERSIDADE
|
Emicléia Alves Pinheiro |
Educação. Diversidade. Cultura |
EXPERIÊNCIA PIBIDIANA NO ZOOLÓGICO DE GOIÂNIA: CONSTRUINDO UM PROJETO DE ENSINO-APRENDIZAGEM E FORMANDO PROFESSORES1
|
João Carlos de Lima Neto
Dalva Eterna Gonçalves Rosa
Ranila Garcia de Brito |
Projeto de Ensino-aprendizagem. Zoológico de Goiânia. Formação de professores. |
FILHO: FORMAÇÃO INACIANA LÚDICA, HUMORADA E ORGANIZADA.
|
Marcos Epifanio Barbosa Lima |
Leitura imagética. Pedagogia do olhar. Formação docente continuada. |
FINALIDADES E OBJETIVOS DA EDUCAÇÃO: LEVANTAMENTO DE
PRODUÇÕES NOS ANAIS DA ANPED – 2011-2013
|
Gessica Filgueiras Milagre |
Finalidades e objetivos da educação. Objetivos da escola. Estado da Arte |
LEITURA E ESCRITA NA EAJA: concepções e práticas de uma proposta pedagógica
|
Yara Fonseca de Oliveira e Silva
Maria José do Nascimento
Edna Maria de Jesus Cardoso |
Letramento para Jovens e Adultos. Proposta Pedagógica. Evasão Escolar. |
LIMITAÇÕES DE INSTRUMENTO DE PESQUISA APLICADO NA EDUCAÇÃO
BÁSICA VOLTADO À SAÚDE
|
Lilian Ferreira Rodrigues Brait |
Metodologia de pesquisa, educação básica; saúde. |
LITERATURA E HISTÓRIA EM QUADRINHOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA:
UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA CRIATIVA
|
Wanderley Alves dos Santos
Maria de Fátima Cruvinel |
História em quadrinhos. Letramento literário. Educação básica. |
LITERATURA, CRIATIVIDADE E DOCÊNCIA
|
Audiney José Pereira
Luzia Rodrigues da Silva |
Criatividade; narração; intertexto. |
METODOLOGIAS UTILIZADAS PELA ESCOLA UNIVERSO NO ESTADO DE
GOIÁS PARA ALUNOS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NO ENSINO
FUNDAMENTAL I E II DA EDUCAÇÃO BÁSICA.
|
Eliane Fernandes Limão |
Escola. Aprendizagem. Laudos. |
MIGRAÇÃO A PARTIR DO COTIDIANO DO ALUNO
|
Wânia Chagas Faria Cunha
Késia Rodrigues dos Santos |
Geografia. Migração. Metodologia de Ensino. |
MÚSICA E INDÚSTRIA CULTURAL NA EDUCAÇÃO DO CORPO: A ESCOLA EM
FOCO
|
Marco Antônio Oliveira Lima
Romilson Martins Siqueira |
Música; educação do corpo; escola. |
O CICLO DE FORMAÇÃO A’UWẼ E A ORGANIZAÇÃO ESCOLAR
|
DELUCI, Luciana Akeme Sawasaki Manzano
ROSA, Luciene de Morais Rosa
SILVA, Rita Natália Batista |
Ciclo de Formação Humana. A’uwẽ Marãwatsédé. Cultura Xavante. |
O PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA: FORMAÇÃO
DE PROFESSORES PARA UMA PRÁTICA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA
INOVADORA
|
Maria Angélica Cezário |
Alfabetização. Formação de Professores. Didática. |
O PARADIGMA PEDAGÓGICO INACIANO E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE
PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS: PRÁTICAS EXITOSAS NA FORMAÇÃO
DE DOCENTE EM EXERCÍCIOS.
|
Marcos Epifanio Barbosa Lima
Maria Zeneide Carneiro Magalhães De Almeida
Sebastiana Aparecida Moreira |
Educação Jesuítica. Formação docente. Paradigma pedagógico inaciano. |
O PIBID NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
|
Jéssica Nayara Silva Leite Tavares |
Formação inicial de Professores; Pibid; Currículo. |
OS IMPACTOS DO PACTO: IMPLICAÇÕES NO TRABALHO DOCENTE A
PARTIR DA REFORMA EDUCACIONAL EM GOIÁS
|
Terita Michele da Silva Ferreira |
reforma educacional, neoliberalismo, neotecnicismo, trabalho docente. |
PANORAMA DAS PESQUISAS SOBRE PROFESSORES INICIANTES NA
EDUCAÇÃO INFANTIL
|
Rosiris Pereira de Souza |
Professores iniciantes; Educação infantil; levantamento bibliográfico. |
PERCEPÇÃO DE EDUCADORES SOBRE O ECA, NUMA PERSCEPTIVA DO EDUCAR PARA E EM DIREITOS HUMANOS
|
Cleonice Pereira do Nascimento Bittencourt
Márcia Helena de Castro |
Direitos humanos; ECA; Educação em Direitos Humanos. |
PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO: UMA POSSIBILIDADE
METODOLÓGICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
|
Maria Eugênia Batista Silva Neta
Gilves Furtado de Queiroz
Luciene de Morais Rosa |
Pesquisa na escola. Metodologia de ensino no plano de aula. Metodologia da Mediação
Dialética. |
PESQUISANDO O QUARTEL DO XX: Um Olhar Sobre a Experiência de Integração
Curricular no Curso de Conservação e Restauro na Modalidade EJA
|
Renata Tavares de Brito Falleti |
Educação de Jovens e Adultos; currículo integrado; conservação e restauro. |
POLÍTICA DE MERITOCRACIA PARA PROFESSORES E ALUNOS EM GOIÁS: BONIFICAÇÃO PARA DOCENTES E PRÊMIO POUPANÇA-ALUNO NO CONTEXTO DA REFORMA EDUCACIONAL EM GOIÁS: 2011-2014
|
Sérgio Inácio do Nascimento |
reforma, meritocracia, neoliberalismo, educação. |
POLÍTICAS PÚBLICAS INTERNACIONAIS SEUS REFLEXOS NAS
POLÍTICAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS
|
Edivania Tristão da Silva Lacerda
Wesllane Oliveira da Rocha Negrão |
Políticas Públicas internacionais. PNAIC. Currículo e formação docente. |
POSSIBILIDADES E LIMITES: DIALOGANDO SOBRE USO DO LIVRO
DIDÁTICO COM PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
|
Suzanna Neves Ferreira |
Livro didático; Políticas; Formação Docente. |
PROEMI1: POR UM ENSINO MÉDIO INCLUSIVO
|
Adriana Marta Oliveira Aguiar
Fabiane Alves Silva
Valéria Aparecida Lanzoni Zanetoni
Luciana Akeme SawasakiManzano Deluci |
Ensino Médio. ProEMI. Redesenho Curricular. |
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE
PROJETOS PEDAGÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM
|
Gisele Gomes Avelar Bernardes |
Projeto Político pedagógico. Elaboração. Participativo. |
Reflexões sobre a participação no Pacto Nacional pela Alfabetização
na Idade Certa
|
Sandra Fátima da Silva Araujo |
Formação continuada de professores; PNAIC; Alfabetização |
REGISTRO DA OBSERVAÇÃO DE UMA SALA DE AULA: ARTICULAÇÃO ENTRE
TEORIAS E PRÁTICA DE ENSINO
|
Elizete Divina Xavier |
Ensino, teorias, prática. |
REFLEXÃO SOBRE ALGUNS LIMITES E POSSIBILIDADES DE UMA PRÁTICA
DE ALFABETIZAÇÃO VOLTADA AOS INTERESSES DA CRIANÇA
|
Adriana B. de Alencar Milhomem |
alfabetização, currículo, práticas pedagógicas |
DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: UMA EXPERIÊNCIA ATRAVÉS DO PIBID
|
Cristiane Rosa Lopes |
Ensino língua inglesa; Diversidade étnico-racial; PIBID |
RESIDÊNCIA NA DOCÊNCIA: UMA CONSTRUÇÃO NECESSÁRIA?
|
Polliana Rocha Dias Araújo
Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da Silva |
|
SALA DE ATENDIMENTO INFANTIL: POSSIBILIDADE PARA DIMINUIR O
AFASTAMENTO DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DA
REDE ESTADUAL
|
Fabíola Correia de Souza Araújo Moreira
Marilda Shuvartz |
Cidadania, Evasão, EJA |
SOBRE A NOÇÃO DE ERRO E O ENSINO DA ESCRITA
|
Paulo Henrique do Espirito Santo Nestor |
|
TECNOLOGIAS CONTEMPORÂNEAS E EDUCAÇÃO BÁSICA
Um estudo a partir da Escola 104 do Recanto das Emas
|
Jorge Manoel Adão |
Tecnologias contemporâneas; Educação básica; Ensino Médio. |
TRABALHO INTERDISCIPLINAR: UM NOVO OLHAR SOBRE A EDUCAÇÃO
|
Fabrício Gonçalves de Jesus
Francisneire Anisia da Silva
Joyce Rosa de Alencar |
Interdisciplinaridade, Ensino, Metodologia |
VIVENCIANDO HISTÓRIAS DE VIDA E SABERES POPULARES NO PROEJA |
Suzana Lopes de Albuquerque |
Saberes populares. História de vida. PROEJA. |
VIVÊNCIAS PEDAGÓGICAS NA TERRA DOS PIRENEUS
|
Sirlene Alves da Silva
João Guilherme Curado |
Pireneus, Cerrado, Práticas educativas |