Apresentação

Programação

Grupos de Trabalhos

Expediente

 

 

Língua Portuguesa e Literatura em Língua Portuguesa | Línguas e Literaturas Estrangeiras | Artes | Física, Química, Biologia e Ciências | Matemática
Educação Física | Geografia | História |Didática, Prática de Ensino e Estágio| Filosofia | Psicologia | Sociologia
| Diálogos


Para fazer uma busca, tecle CTRL + F e digite o nome do texto, palavra-chave ou autor.
Melhor visualizado no Internet Explorer.

 

 
 

 

GT 01 - Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa

Título
Autor
Palavras-chave
A LÍNGUA PORTUGUESA FRAGMENTADA NA EDUCAÇÃO BÁSICA:
CONFRONTOS ENTRE EPISTEMOLOGIAS E PRÁTICAS DOCENTES
Luana Alves Luterman
Agostinho Potenciano de Souza
Língua Portuguesa. Análise Linguística. Fragmentação. Gramática
A CONCEPÇÃO SIMBÓLICA E ARTÍSTICA DA MUSA IMPERFEITA (INÊS) EM UM CRIME DELICADO DE SÉRGIO SANT’ANNA Hellayny Silva Godoy de Souza  
DOS RELATOS DE DIÁRIOS DE LEITURA ÀS ESTRATÉGIAS DE ENSINO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
Cristiane Alvarenga Rocha Santos Diário de leitura; ensino de Língua Portuguesa; prática de leitura
O ENSINO DA METALINGUAGEM COMO INICIAÇÃO EM EPISTEMOLOGIAS DO
CONHECIMENTO
Rômulo da Silva Vargas Rodrigues Aprendizagem, ensino, metalinguagem, historiografia-linguística, enunciação
ENSINO DE GÊNEROS TEXTUAIS/DISCURSIVOS ESCRITOS: UM ENFOQUE ENUNCIATIVO DE LINGUAGEM
Carolina Santos Melo de Andrade  
FORMAÇÃO DE PROFESSOR: DIFERENTES OLHARES DISCURSIVOS.
Silvair Félix dos Santos Formação de professor. Análise do Discurso. Trabalho escolar
FUNCIONAMENTO DOS ASPECTOS LINGUÍSTICOS NO DISCURSO
HUMORÍSTICO
  Aspectos linguísticos, discurso humorístico, ensino.
INCENTIVO À LEITURA, À ESCRITA E À CRIAÇÃO LITERÁRIA NA
EDUCAÇÃO BÁSICA
Ewerton de Freitas Ignácio PIBID; leitura e escrita; letramento literário; ensino de literatura
LEITURA DE FENÔMENOS INSÓLITOS: INTERFACE ENTRE
ICONICIDADE VERBAL E INCONGRUÊNCIA LEXICAL
Eleone Ferraz de Assis Insólito; Iconicidade Verbal; Incongruência Lexical; Linguística
de Córpus; Sombras de Reis Barbudos
LEITURA LITERÁRIA NA ESCOLA:
O CONTO E A CONQUISTA DO LEITOR
Maria de Fátima Cruvinel educação básica, leitura literária, conto.
O CLASSICISMO E O ENSINO DE LÍNGUA MATERNA NO BRASIL
Rômulo da Silva Vargas Rodrigues  
O TEXTO COMO ATIVIDADE (AÇÃO) E O USO DE MÍDIAS DIGITAIS
Audiney José Pereira
Luzia Rodrigues da Silva
Discurso; intertextualidade; polifonia
VOZES E PRÁTICAS COTIDIANAS NO INTERIOR DA UNIVERSIDADE: A
FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE PORTUGUÊS COMO AGENTE DE
LETRAMENTO
Arlete de Falco Formação de Professor; Letramento; Interação professor-aluno; Leitura e escrita
UM OLHAR SOBRE A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO SUJEITO
PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA
Débora Sousa Martins Formação discursiva, formação ideológica, professor, identidade, sujeito,
língua portuguesa.
 

GT 02 - Línguas e Literaturas Estrangeiras

Título Autor Palavras-chave
É FÁCIL APRENDER UMA LINGUA ESTRANGEIRA PELA INTERNET?
CRENÇAS SOBRE O ENSINO DE ESPANHOL NOS CURSOS ON LINE
Priscila Rodrigues do Nascimento
Rosana Alves Simão
Ensino. AVA. Crenças. Língua Estrangeira
A CORREÇÃO ORAL EM UM CONTEXTO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA: CRENÇAS DE UMA PROFESSORA E DE GRADUANDOS EM LETRAS
Débora Sousa Martins Crenças, professor, aluno, erro, correção, ensino-aprendizagem, inglês
ANÁLISE QUANTIQUALITATIVA DA PRODUÇÃO ESCRITA DE FUTUROS PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA EM UM EXAME DE PROFICIÊNCIA
Eduardo Batista da Silva EPPLE; Avaliação; Redações; Vocabulário; Língua inglesa
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA: UMA EXPERIÊNCIA REFLEXIVA
Joselina Alves Cardoso Capacitação; Língua Inglesa; Estados Unidos
LEITURA LITERÁRIA EM SUPORTES DIGITAIS: REFLEXÕES
SOBRE A MULTIMODALIDADE NOS TEXTOS LITERÁRIOS EM
LÍNGUA ESTRANGEIRA
Maria Elizete Pereira dos Anjos Letramento. Letramento Literário. Ensino de Língua Estrangeira
O que é ensinar e aprender l ínguas est rangei ras no contexto do
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás -
campus de Luz iânia?
André Luiz dos Santos
Jorge Paulo José de Souza
Ensino-aprendizagem; línguas estrangeiras; sala de aula
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA INGLESA EM OFICINAS: FOCO NA COMPREENSÃO E PRODUÇÃO ORAL
Eduardo Romeiro
Helen Ramalho
Ensino de língua inglesa; estágio supervisionado; oficinas temáticas
ESPALHANDO SEMENTES DE TRANS(FORMAÇÃO): UM ESTUDO DE CASO COM O PIBID Giuliana Castro Brossi PIBID, formação de professores, ensino de língua inglesa
A MÚSICA COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE ESPANHOL
Ivanilda Alves Bezerra Maciel  
PHRASAL VERBS EM LETRAS DE MÚSICAS EM INGLÊS: UMA PROPOSTA DE ENSINO
Jackeline Martins de Paiva PV. Língua inglesa. Linguística de Corpus
INVESTIGANDO REPRESENTAÇÕES SOBRE A LÍNGUA INGLESA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Pauliana Duarte Oliveira
Laura Calaça da Silva
Márcia Teixeira de Paula
Suzy Mara Gomes
Inglês, representações, alunos, ensino, técnico
     

GT 03 – Artes

Título Autor Palavras-chave
A EXPERIÊNCIA ESTÉTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Anne Cristina Camilo de Oliveira
Dulciane da Costa Lustosa
Lilian Jaqueline de Oliveira Souza Ribeiro
Criança, estética, arte
A DANÇA NA ESCOLA PÚBLICA DE TEMPO INTEGRAL: LIMITES E
POSSIBILIDADES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE DANÇAS MIDIÁTICAS SOB O OLHAR DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
Renato Ribeiro Rodrigues Dança. Educação. Escola de Tempo Integral
ARTE E SUAS POSSIBILIDADES PARA A
ESCOLA DE ENSINO FORMAL
Jhon Maykel Fernandes  
DANÇA NO CONTEXTO ESCOLAR: QUANDO A RELIGIOSIDADE ATRAVESSA A PRÁTICA.
Amanda Pathiely Serrânia Faria
Alexandre Ferreira
Prática de dança, religiosidade, contexto escolar
DE CORPO E ARTE: A DANÇA COMO CULTURA FORMATIVA
Dagmar Dnalva da Silva Bezerra Dança. Funk. Cultura
Deriva do Bem: Cidade, encontro, memória e fotografia.
Bráulio Vinícius Ferreira Deriva. Fotografia. Memória. Cidade
IMAGEM EM CENA E O CORPO QUE DANÇA: EXPERIÊNCIA ESTÉTICA ALÉM DA SALA DE AULA
Lana Costa Faria Processo criativo; narrativa; imagem em cena
JOGOS TEATRAISE A CONSTRUÇÃO SIMBÓLICA
(VIOLA SPOLIN E JEAN PIAGET)
Onira de Ávila Pinheiro Tancrede
Robson Corrêa de Camargo
Jean Piaget; Jogo teatral; Jogo Simbólico
INVESTIGAÇÃO-AÇÃO DAS PERFORMANCES CULTURAIS: O MÉTODO
EXPOSITIVO COMO PROBLEMATIZAÇÃO DA FORMAÇÃO DE EDUCADORES(?)
Márcio Penna Côrte Real
Antonio de Jesus Pereira
Joana Dark Leite
Investigação-ação; artes; performances culturais; formação de educadores;
método expositivo
CORPO QUE PULA, GINGA E DANÇA: EXPERIÊNCIAS DE UM PROJETO DE EXTENSÃO
Gleyde Lopes
Dtnd. Marlini Dorneles de Lima
Renata de Lima Silva
Dança, Manifestações das Culturas Populares, Educação
VOZ-EDUCAÇÃO: A AUTO GOVERNANÇA DA VOZ PELA DRAMATURGIA DO ATOR POR EUGENIO BARBA
Nilma Abrantes Bittencourt
Fernanda Pereira da Cunha
Voz-educação, organicidade corpóreo-vocal, Eugenio Barba
O ENSINO DE ARTE SEGUNDO A TEORIA DO ENSINO DESENVOLVIMENTAL PARA A APROPRIAÇÃO DE
UM CONCEITO NUCLEAR DA LEITURA DE IMAGEM
Ana Rita da Silva
Beatriz Aparecida Zanatta
Ensino de arte. Didática. Ensino Desenvolvimental
NO BREAK DA MANDINGA
Patrícia Ferreira da Silva
Johnathans Silva Paiva
 
O CONTO QUE SE CONTA COM O CORPO
CULTURA AFRO-BRASILEIRA E DANÇA NA ESCOLA
Rafaela Francisco de Jesus
Renata de Lima Silva
 
Ensino Coletivo de Música: Uma descrição do processo de formação
da Banda Shallon através do método Da Capo.
Juliane Barbosa de Sousa
Adelson Ferreira Leal
Bandas de música; processo de ensino e aprendizagem; método da
capo
     
DE MAL-ESTAR E INTEMPESTIVIDADE NO PENSAMENTO PARA A EDUCAÇÃO EM ARTES.
Marcio Pizarro Noronha
     

GT 04 - Física, Química, Biologia e Ciências

Título Autor Palavras-chave
ENSINO DE CIÊNCIAS MEDIADO PELA HISTÓRIA DA CIÊNCIA
Kárita de Jesus Boaventura
Wilton de Araújo Medeiros
Juliana Simião Ferreira
Mediação; história da ciência; ensino de ciência; aluno; professor.
UMA PERSPECTIVA DA LICENCIATURA NA UEG-FORMOSA EM FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA Juliana Alves de Araújo Bottechia
Alan Thyago Jensen
Eleandro Adir Philippsen
Marcos Antônio da Silva
Mayara Soares de Melo
Formação inicial de professores de Química, Reformulação da Matriz Curricular, Ensino de Química
A PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ALUNOS SOBRE O BIOMA CERRADO POR MEIO DA UTILIZAÇÃO DE DESENHOS Patrícia Spinassé Borges
Juliana Simião Ferreira
Cerrado, percepção ambiental, desenhos
PERCEPÇÕES DOS ALUNOS DO CURSO DE BIOLOGIA A RESPEITO DE SUA FORMAÇÃO PARA E COM O CONTEÚDO DE BOTÂNICA
Isabela Cristina de Oliveira dos Santos
Bianca Ieda da Silva
Adda Daniela Lima Figueiredo Echalar
Ensino de botânica, História e Filosofia da Ciência, ensino-aprendizagem
A História e Filosofia da Ciência como estratégia para construção de
conhecimento sobre seleção natural
Eleonora Alves Brandão e Siqueira
Leticia Oliveira Tenório
Ensino de ciências; mimetismo; camuflagem.
TRABALHO, ESCOLA E O ENSINO DE QUÍMICA: O JOVEM DA EJA EM
QUESTÃO
Dayanna Pereira dos Santos Trabalho; Escola, Jovem; Ensino, Química, EJA
A TEORIA DO ENSINO DESENVOLVIMENTAL PROPOSTA POR DAVYDOV PARA UMA AULA SOBE A SEGUNDA LEI DE NEWTON
Lucas Bernardes Borges,
Paulo Silva Melo,
André Luiz Araújo Cunha
Ensino; Aprendizagem; Ensino Desenvolvimental; Física.
OS PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NA II FASE DO ENSINO FUNDAMENTAL: FORMAÇÃO INICIAL E SITUAÇÃO PROFISSIONAL
Ranib Aparecida dos Santos Lopes
Cibele Pimenta Tiradentes
Solange Xavier dos Santos
Formação. Trabalho docente. Desafios. Ensino. Ciências da Natureza
LIVROS DE REGISTROS COMO ESTRATÉGIA NO ENSINO DE ECOLOGIA: BASESHISTÓRICAS NO BRASIL
Lucas Salvino Gontijo
Jenyffer Soares Estival Murça
Jessica Custódio da Silva Rabelo
Andréa Inês Goldschmidt
Simone Sendin Moreira Guimarães
Educação, formação docente, natureza da ciência, bases históricas
da ecologia.
O QUE DIZEM AS PRODUÇÕES ACADÊMICAS SOBRE OS RECURSOS
EDUCACIONAIS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS?
Jhonny David Echalar
Wellington Pereira de Queirós
Ensino de Ciências, Análise de Recursos Didáticos, livro didático,
sequência didática, jogos, formação de professores, Ciências da Natureza
O JOGO COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO E A
APRENDIZAGEM DA EVOLUÇÃO
Gustavo Lopes Ferreira
Daianny de Souza Mota
Cristiele Santos Souza

Jogo didático; metodologia; evolução

A CONFIBIALIDADE DE ORGANISMOS INTERNACIONAIS NAS PESQUISAS ESTUDANTIS: A IAEA COMO FONTE DE PESQUISA

Felipe Luz de Oliveira
Gabriel da Costa Diniz
Internet. Educação. Radiações.
Conhecendo e valorizando as culturas regionais do Brasil:
Realização de uma feira cultural interdisciplinar como instrumento de
aprendizagem no ambiente escolar
Brenda Letícia Sena
Maxwell Batista Caixeta
Thatyane Caetano de Almeida
Sarah Carolina Custódio da Silva
Kenia Karolina Oliveira Brenhosa
Priscyla Lucas Lacerda da Silva
Michele Marcia Maidana
Francisco Júnior Simões Calaça
 
O JOGO COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA A EDUCAÇÃO EM SAÚDE
Nádia Rodrigues Teixeira
Jenyffer Soares Estival Murça
Dayana Figueiredo Abdalla
 
     

GT 05 – Matemática

Título Autor Palavras-chave
OBSTÁCULOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE TRANSFORMAÇÃO LINEAR: CONTRIBUIÇÕES DE BACHELARD E DAVYDOV
Aline Mota de Mesquita Assis
Beatriz Aparecida Zanatta
Obstáculos epistemológicos. Ensino de Matemática. Ensino Desenvolvimental. Transformação Linear.
TRABALHO DOCENTE DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: dilemas entre
formação e atuação
Andréa Kochhann
Alice Carlos Feliciano
Pablinny Lima
Patrícia Ferreira de Souza
Patrícia Ramiro
 
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE
MATEMÁTICA PARA O USO DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E
COMUNICAÇÃO
Arianny Grasielly Baião Malaquias  
NÚMEROS DECIMAIS: UMA PROPOSTA DE TRABALHO
Beatriz Pita Stival números decimais; resolução de problemas; educação matemática.
CONTEXTUALIZAÇÃO E PRODUCAÇÃO DE SIGNIFICADOS
NO PROCESSO DE ENSINO DA PROBABILIDADE
Cláudia Glaciella de Oliveira
Pedro Henrique Lima S. Pereira
Marcos Roberto da Silva
Contextualização. Produção de significados. Educação
Matemática. Aprendizagem. Probabilidade.
A ABORDAGEM DA GEOMETRIA COM CRIANÇAS
NA PRÉ-ESCOLA: NÍVEL II
Donizeth Henrique Aleluia Vieira
Paula Rodrigues de Souza
Suely Miranda Cavalcante Bastos
Ensino. Educação Infantil. Formas geométricas
O PROGRAMA ETNOMATEMÁTICA: REFLEXÕES SOBRE A
PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA VINCULADOS ÀS ESCOLAS DO CAMPO
Érika Lúcia Ferreira de Jesus
Roberto Barcelos Souza
 
O ERRO NA APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA
Gizelly Silva de Freitas
Grazielle Silva de Freitas
Poliana Alves de Souza
 
O JOGO DIGITAL COMO SITUAÇÃO PARA O ESTUDO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Gleydes Barbosa da Silva Lira
Natália Ramos dos Santos
Sthífane Keithy e Silva Araújo
Matemática, jogos eletrônicos, ação-reflexão-registro.
O USO DA LINGUAGEM COMPUTACIONAL LOGO NAS AULAS DE GEOMETRIA: UMA PERSPECTIVA INVESTIGATIVA

Greiton Toledo de Azevedo
Gene Maria Vieira Lyra-Silva

Geometria Plana; Linguagem Computacional Logo; Recurso didático-tecnológico - Software Super Logo 3.0.
O ESTADO DA ARTE: PESQUISAS SOBRE A CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA FRENTE ÀS DEMANDAS DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Greiton Toledo de Azevedo
Jose Pedro Machado Ribeiro
Identidade docente de matemática; Construção identitária docente; Professor de matemática e tecnologia.
A FORMAÇÃO DOS FORMADORES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA:
UMA QUESTÃO PARA A DIDÁTICA ?
Kariton Pereira Lula
Lucia Helena Rincón Afonso
Formadores de Professores, Profissionalidade, Identidade Profissional.
A MODELAGEM MATEMÁTICA NA PLANTA BAIXA DE UMA REGIÃO
TRIANGULAR
Leonardo Antonio Souto
Luana Peixoto Godoi Lobo
Matemática; Modelagem e Planta Baixa.
FORMAÇÃO DOCENTE: DESIGN DE OBJETO VIRTUAL DE APRENDIZAGEM ENVOLVENDO A CONSTRUÇÃO CIVIL NO ENSINO DE MATEMÁTICA
Liliane de Oliveira Souza
Claudio Roberto Machado Benite
Ensino de Matemática, TIC, Formação de professores
A Resolução de Problemas à luz da Pedagogia Histórico Crítica
Lucenildo Elias Silva
Ednalva Antonia Ribeiro Coelho
Emerson José Belo de Souza
Resolução de Problemas, Metodologia da Mediação Dialética,
Educação Matemática.
Reflexões de licenciandos em matemática sobre a abordagem dialógica e
investigativa como possibilidade para a aula de matemática
Luciano Feliciano de Lima Educação matemática; diálogo; abordagem investigativa; educação
crítica.
AÇÃO-REFLEXAO-REGISTRO: TRÍADE PARA A INSERÇÃO DE JOGOS
DIGITAIS PARA O ESTUDO DA MATEMÁTICA
Maria de Fátima Teixeira Barreto
Leila Cristina Borges
Guiomar Souza Silva Menezes
Jogo Digital; Resolução de Problemas; Educação Matemática.
UMA ABORDAGEM DIALÓGICA PARA O ESTUDO DA MATEMÁTICA EM
SALA DE AULA
Maria de Fátima Teixeira Barreto
João Paulo Godoy
dialogia freireana, aprendizagem dialógica, educação matemática, crenças em matemática, Exame
Nacional do Ensino Médio (ENEM).
UMA ATIVIDADE DE MATEMÁTICA NOS PRESSUPOSTOS DA TEORIA
HISTÓRICO-CULTURAL1
Núbia Cristina dos Santos Lemes  
O USO DE TECNOLOGIAS NA PRÁTICA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA:
O NORTE DO TOCANTINS EM FOCO
Osvaldo Marcelino B. de Lima
Elzimar Pereira Nascimento Ferraz
Educação Básica. Ensino de Matemática. Laboratório de Informática.
     
GT 06 - Educação Física
Título Autor Palavras-chave
A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM COMO UM INSTRUMENTO DE
CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO
ENSINO MÉDIO NA REDE PÚBLICA ESTADUAL DA CIDADE DE BARRA DO
GARÇAS – MT. – A PERSPECTIVA DOS ALUNOS
Gibran Dias Paes de Freitas Avaliação da Aprendizagem; Prática Pedagógica; Educação.
A AVALIAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA COMO EIXO NORTEADOR DO TRABALHO DOCENTE DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DE APARECIDA DE GOIÂNIA Mônica Leticia Batista  
A CONSTRUÇÃO DE UMA BASE CURRICULAR CRÍTICA PARA A EDUCAÇÃO
FÍSICA A PARTIR DA RESSIGNIFICAÇÃO DOS CONTEÚDOS TECNICISTAS
Murilo de Camargo Wascheck Educação Física. Ensino Médio. Conteúdos.
A INFLUÊNCIA DO PROCESSO DE BOLONHA NO CURRÍCULO DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA – PT
Cecília Augusta Rodrigues
Anegleyce Teodoro Rodrigues
Educação Física, Formação de Professores, Processo de Bolonha, Reforma de Currículo.
ALUNOS AUTISTAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: LIMITES E POSSIBILIDADES DO TRABALHO COTIDIANO
Jessica Rezende Souza
Renata Machado de Assis
Educação Física; inclusão; autismo.
Atividades físicas para professores da educação básica do Colégio Estadual Dr° Onério Pereira Vieira.
Cinthia Daniele Hipólito Silva
Fernando Silva
Marcia Cristina Silva
Professores da educação básica, atividade física, qualidade de vida.
BALANCE FESTIVAL: UMA MATERIALIZAÇÃO DAS PRÁTICAS CORPORAIS
DE AVENTURA NO CEPAE/ UFG
Pitias Alves Lobo Educação Física. Lazer. Práticas Corporais de Aventura
CIRCO E CORPOS COM DEFICIÊNCIA: UM ENCONTRO ESPECIAL
BARBOSA JUNIOR, C. L.
BORGES, M. C.
PINHEIRO, M. do C. M.
Circo; Educação; Deficiência.
CORPORE: diálogos possíveis entre dança, educação estética e arte

Keila Márcia Ferreira de.Macedo
Cláudia Moraes Rezende

 
DANÇA E RELIGIOSIDADE: UMA PESQUISA-AÇÃO COM UM
GRUPO EVANGÉLICO
Idayany Araújo Cardoso de Almeida Dança; Cultura Corporal; Improvisação; Arte; Estética.
DESVELANDO A REALIDADE DA EDUCAÇÃO FÍSICA DE DUAS ESCOLAS
ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO DE TEMPO INTEGRAL DE GOIÂNIA
Bruno Brauna dos Santos
Nívea Maria Silva Menezes
Educação de tempo integral; prática pedagógica; Educação Física.
EDUCAÇÃO FÍSICA E LITERATURA: Relato de Experiência
Ludmila Siqueira Mota Viana  
EDUCAÇÃO FÍSICA E OS CONTEÚDOS AFRICANOS E AFRO-BRASILEIROS:
PESANDO A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM CONJUNTO COM O PIBID
Paulo Maciel Cordeiro Martins
Andreia Cristina Peixoto Ferreira
Conteúdos afro-brasileiros, Educação Física, Formação de professores,
PIBID.
EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL – AVANÇOS E DESAFIOS
NA FORMAÇÃO DE PROFESSORAS E PROFESSORES DA UFG A PARTIR
DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NO DEI/CEPAE/UFG
Poliana Carvalho Martins
Dayse Alisson Camara Cauper
Ione Mendes Silva Ferreira
Sérgio de Almeida Moura
Educação Física, Educação Infantil, Estágio Curricular Supervisionado.
EDUCAÇÃO FÍSICA NO CONTEXTO DA LICENCIATURA INDÍGENA:
CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CURSO DE
EDUCAÇÃO INTERCULTURAL/UFG.
Leonardo Conceição Gonçalves
Letícia Cristina de Andrade Cauhy
Hemanuelle Di Lara Siqueira Jacob
Educação Indígena; Licenciatura Intercultural; Educação Física
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRAGMÁTICA E SUA INTERFACE COM A
RAZÃO INSTRUMENTAL
Lílian Brandão Bandeira  
JOGOS RITMICOS E DEFICIENCIA: UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO
Amanda Rezende Pereira
Michele Gley de Freitas Monteiro
Maria do Carmo Morales Pinheiro
Educação Especial, Jogos e Brincadeiras, Ritmo.
LETRAMENTO E EDUCAÇÃO FÍSICA Ludmila Siqueira Mota Viana
Dr.ª Sônia Santana da Costa
Ensino, Letramento, educação física.
O BRINCAR COM O OUTRO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA
EXPERIENCIA POR MEIO DOS JOGOS COOPERATIVOS
Suzianne Morais
Glaucy da Silva Inácio Pedrosa
Educação Física Escolar. Ensino Fundamental. Jogos Cooperativos.
O CONTEXTO DA EDUCAÇÃO FÍSICA A PARTIR DO OLHAR DO ESTÁGIO
SUPERVISIONADO: ANALIZANDO SUAS CONTRIBUIÇÕES
Eliene Lacerda Pereira
Moisés Sipriano de Resende
Gleison Gomes de Morais
Escola; Educação Física; Estágio; Prática Pedagógica.
REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA E EDUCAÇÃO - APONTAMENTOS DO
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Ana De Pellegrin
Dayse Alisson Camara Cauper
Tiago Onofre
Reestruturação produtiva, Estágio Curricular Supervisionado,
Educação Física, Educação Básica.
TRABALHO DOCENTE, PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO E
EDUCAÇÃO FÍSICA
Idayany Araújo Cardoso de Almeida Trabalho; Precarização; Trabalho docente; Educação Física.
SUBPROJETO DE EDUCAÇÃO FÍSICA PIBID EM JATAÍ, GO: OBJETIVOS, PROPOSTAS E AÇÕES
Renata Machado de Assis Iniciação à docência; escola; Educação Física.
EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: AVANÇOS E DESAFIOS NA FORMÇÃO DE PROFESSORAS E PROFESSORES DA UFG A PARTIR DO ESTAGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NO DEI/CEPAE/UFG
Poliana Carvalho Martins
Dayse Alisson Camara Cauper
Ione Mendes Silva Ferreira; Sergio de Almeida Moura
Educação Física; Educação Infantil; Estágio Curricular Supervisionado.
A QUESTÃO DA DIFERENÇA NA PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: ANÁLISE PARCIAL SOBRE A PRODUÇÃO DO PERIÓDICO CIENTÍFICO REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS DO ESPORTE
Sissilia Vilarinho Neto
Simone Leonel de Castro
Raphael de Lima Moura4
Educação Física. Escola. Diferençça. Desigualdade Social. Produção Acadêmica.
     

GT 07 – Geografia

Título Autor Palavras-chave
CONCEPÇÕES E PARTICULARIDADES DOS CURRÍCULOS ESTADUAIS NO
BRASIL: COMPREENDENDO A GEOGRAFIA ESCOLAR EM GOIÁS, RIO DE
JANEIRO E SÃO PAULO
Ana Claudia Ramos Sacramento
Eliana Marta Barbosa de Morais
Karla Annyelly Teixeira de Oliveira
Loçandra Borges de Moraes
Currículo. Geografia Escolar. Conhecimentos Docentes.
A TEORIA GEOGRÁFICA NA COMPOSIÇÃO CURRICULAR DO
ESTÁGIO SUPERVISIONADO NAS LICENCIATURAS DE
GEOGRAFIA
Anna Maria Kovacs Khaoule
Diego Pinheiro Alencar
Estágio Supervisionado. Formação de professores. Teoria Geográfica.
O desafio de educar a partir do contexto da escola pública: uma análise de causa
da Escola Estadual Bijamin Tavares da Silva.
Armison Rodrigues Pereira Educação. Descaso. Didática. Prática Docente.
DADOS GEOGRÁFICOS: OS BENEFÍCIOS DAS PESQUISAS DE ÓRGÃOS
PÚBLICOS PARA O TRABALHO DOCENTE
Bruno Augusto de Souza Geografia; SIG; Análise; Compreensão da realidade.
ENSINO DE GEOGRAFIA E PRÁTICA CIDADÃ NO CONTEXTO
METROPOLITANO
Claudia do Carmo Rosa
Vanilton Camilo de Souza
 
A PERCEPÇÃO DO ESTUDANTE DE PEDAGOGIA SOBRE ENSINO E
METODOLOGIA DA GEOGRAFIA
Cláudia Márcia Romano Bernardes Silva
Jackeline Silva Alves
Educação. Pedagogo. Ensino/metodologia da geografia.
INTRODUÇÃO
CONTRIBUIÇÕES DO ENSINO DE GEOGRAFIA PARA A FORMAÇÃO DO
CIDADÃO ATIVO EM ESCOLAS DE URUAÇU-GO
Gabriella Aguiar Valente
Rafaela Gomes Araujo
Jéssyca Augusto de Paula
Gustavo Lopes de Paulo Paula
John Carlos Alves Ribeiro
Ensino de geografia, Cidadania, Direito à cidade.
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PEDAGOGOS: CONCEITO DE
LUGAR NA PERSPECTIVA DESENVOLVIMENTAL
Ismael Donizete Cardoso de Moraes
Hidelberto de Sousa Ribero
Formação continuada. Ensino desenvolvimental. Lugar
Ensino de Geografia e a Formação Cidadão: conscientização e ação
John Carlos Alves Ribeiro
Gabriella Aguiar Valente
Educação, Ensino de geografia, Cidadania, Direito à cidade
DISCUSSÕES SOBRE AVALIAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR: UM
BREVE OLHAR PARA GEOGRAFIA
Kesia Rodrigues dos Santos
Wânia Chagas Faria Cunha
Avaliação. Tipos e perspectivas. Avaliação em Geografia.
FORMAÇÃO PROFISSIONAL E ENSINO DE GEOGRAFIA E CARTOGRAFIA
ESCOLAR UTILIZANDO MAQUETES DE RELEVO
Loçandra Borges de Moraes
Priscilla Régia de Castro Pereira
Rogério de Oliveira Silva
 
O (não) ensino das relações étnicorraciais na Geografia escolar: desafios metodológicos e
pedagógicos nas escolas públicas de ensino básico em Itapuranga-GO
Lorena Francisco de Souza Relações étnicorraciais, geografia escolar, currículo
UMA “VIAGEM” CARTOGRÁFICA PELO ENSINO DE JOVENS E ADULTOS: EJA
Luan Filipe Fonseca Coelho
Samuel Soares de Castro
Arlete Mendes Silva
Cartografia, Ensino, EJA
PRÁTICA EDUCATIVA E CIDADANIA: DIFICULDADES E POSSIBILIDADES NA
DISCIPLINA DE GEOGRAFIA
Luline Silva Carvalho
Gabriel Brom Vilela
Formação. Cidadania. Geografia.
A ANÁLISE FILMICA NAS AULAS DE GEOGRAFIA E LITERATURA E
GEOGRAFIA POLÍTICA: A PRÁTICA CURRICULAR DE CURSO NA
INTERFACE ENTRE ENSINO SUPERIOR E MÉDIO
Marcos Augusto Marques Ataides
Prof.ª Drª Arlete Mendes Silva
Análise fílmica – Prática Curricular de Curso – Interdisciplinaridade
“GEOGRAFIZAR” O LUGAR PARA LER O MUNDO: UMA
PROPOSTA DE INTERVENÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO DE
GEOGRAFIA PARA O CICLO II DO ENSINO FUNDAMENTAL
Mariângela Oliveira Azevedo  
Inclusão social e ensino de geografia na educação do aluno surdo no Colégio
Estadual Ministro Santiago Dantas, Minaçu-Goiás.
Sandra de Melo Silva
Priscylla Karoline de Menezes
Ensino de Geografia; Inclusão Social; Professor de Geografia
     
GT 08 – História
Título Autor Palavras-chave
A DIOCESE DE GOIÁS E A MUDANÇA DE VISÃO NO SENTIDO DE VOLTAR
OS OLHARES PARA AS MINORIAS, PARTICIPANDO DO PROCESSO
DE EDUCAÇÃO POPULAR
Claudio Tavares Pinheiro  
CABELO AFRO: valorizar o volume
Elivan Andrade da Silva
Euzebio Fernandes de carvalho
 
OS ESTUDOS AMEFRICANOS SOB O OLHAR DOS ALUNOS DO 9º ANO
Jaqueline Pereira de Morais
Maria Elisa Magalhães dos Santos
Euzebio Fernandes de Carvalho
Livro didático de História. Lei 10.639/2003. Educação das
Relações Étnico-raciais. “Amefricano”.
UNIVERSIDADE DO CERRADO: EXPERIÊNCIAS ACADÊMICAS DE ALUNOS
DO 4º ANO DA UNU PIRES DO RIO
Keides Batista Vicente  
O ENSINO DE HISTÓRIA DA AMÉRICA NA FORMAÇÃO ESCOLAR DOS
ADOLESCENTES NA CIDADE DE MORRINHOS/GOIÁS
Léia Adriana da Silva Santiago
Nathiele Cristine Cunha Silva
Marco Antônio de Carvalho
Ensino de história da América; Mercosul educacional; alunos.
A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO E A TEMÁTICA RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
NEGRAS: UMA ANÁLISE DA MATRIZ CURRICULAR UNIFICADA DO CURSO
DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS
Lídia da Silva Cruz Ribeiro História e cultura afro-brasileira; Formação do pedagogo; Educação das
relações étnico-raciais negras.
A INTERDISCIPLINARIDADE COMO CATEGORIA DE AÇÃO
DOCENTE NO CURSO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA DO IFG:
ENTRE O TEXTO E O CONTEXTO
Kárita Rezende Barbosa
Luanda Rodrigues de Paula de Campos
Sebastião Cláudio Barbosa
Interdisciplinaridade, formação docente, ensino de história.
Cultura Histórica e História Ensinada – Goiás (1934-2005)
Miriam Bianca Amaral Ribeiro  
O Mundo Antigo a Nova História Cultural e a Educação Superior Victor Passuello  
     
GT 09 - Didática, Práticas de Ensino e Estágio
Título Autor Palavras-chave
TECNOLOGIAS, PRÁTICAS E FORMAÇÃO DOCENTE
Adda Daniela Lima Figueiredo Echalar
Joana Peixoto
Rose Mary Almas de Carvalho
Goiás, professor, TIC, política pública educacional, ProInfo.
O ESTÁGIO COMO UM ELEMENTO CONSTITUTIVO DO PROFISSIONAL
DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Altina Abadia da Silva
Heloísa Vitória Castro de Paula
Priscilla de Andrade Silva Ximenes
Formação de professor; Estágio Curricular Obrigatório, Educação Infantil.
O JOGO DE AMARELINHA ESCREVE EM LINGUA PORTUGUESA:
POSSIBILIDADES DE SE-MOVIMENTAR NA ESCOLA
Anny Sofia Gonçalves
Leopoldo Ortega
Nara Rejane Cruz de Oliveira
Jogos e brinquedos, Escolares, Língua portuguesa.
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO CIENTÍFICO: UMA ANÁLISE SOBRE A
PRÁTICA INTERDISCIPLINAR MATERNIDADE ELA 2015
Ariane Pereira Magalhães de Oliveira
Dalva Eterna Gonçalves Rosa
Interdisciplinaridade. Alfabetização e letramento científico. Zoológico de
Goiânia.
UM DIÁLOGO COM A OBRA:
UMA ESCOLA ASSIM, EU QUERO PARA MIM
Christine Garrido Marquez
Ivone Garcia Barbosa
Educação; Escola; Conhecimento.
POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL
E O BANCO MUNDIAL
Christine Garrido Marquez
Ivone Garcia Barbosa
Políticas Educacionais. Banco Mundial. Educação da Primeira Infância. Educação Infantil.
PROCESSOS PEDAGÓGICOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: DOCENTES
E DISCENTES NO AMBIENTE ONLINE
Cláudia Helena dos Santos Araújo Educação a Distância; Processos pedagógicos; Fragmentação do trabalho docente.
LETRAMENTO: REFLEXÕES SOBRE UMA EXPERIÊNCIA COM O PIBID
Cleonice Maria Cruz de Oliveira Letramento. Letras. Formação de Professores. Prática Docente. PIBID.
AS ESPECIFICIDADES DA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL DA REDE
MUNICIPAL DE GOIÂNIA E SEUS POSSÍVEIS DESDOBRAMENTOS PARA O
ENSINO-APRENDIZAGEM
Darlyene Iviane da Costa Silva  
PRESSUPOSTOS TEÓRICOS DOS MODELOS PEDAGÓGICOS HIPERTEXTUAIS DE
LETRAMENTO DIGITAL
Elson Marcolino da Silva Letramento digital. Modelos pedagógicos. Intrucionismo. Dialógico.
A QUALIDADE NO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO: METAS PARA QUEM?
Fabrício Cardoso da Silva Reforma Neoliberal da Educação. Qualidade da Educação Básica. Plano Nacional de
Educação. Banco Mundial. Qualidade Total.
INFÂNCIA, CRIANÇA E FAMÍLIA: UMA CONSTRUÇÃO HISTÓRICA
Gilda A. Nascimento Nunes
Denise Silva Araújo
Helvécio Goulart Malta de Sá
Lázara Lisboa da Costa Mendonça
Infância na contemporaneidade. Criança.
RESULTADOS INICIAIS SOBRE A ESTRUTURAÇÃO DE PRÁTICAS
EDUCACIONAIS ECOPEDAGOGICAS
Gilson Xavier de Azevedo Educação. Ecopedagogia. Práticas pedagógicas.
ENSINO DESENVOLVIMENTAL: UMA EXPERIÊNCIA COM PROFESSORAS
PEDAGOGAS
Gilves Furtado de Queiroz
Marilene Marzari
Maria Eugênia Batista Silva Neta
Conceitos de Texto e Gêneros Textuais. Organização didática. Desenvolvimento do
pensamento.
DIDÁTICAS, PRÁTICAS DE ENSINO E O DESENVOLVIMENTO CURRICULAR:
fragilidades e potencialidades em um estudo de caso
Gizelly Silva de Freitas  
PARA ALÉM DA REPRESENTAÇÃO: REDES SOCIAIS E MEDIAÇÃO
NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Graça Torres Representação, mediação, redes sociais, TIC, processo ensino-aprendizagem.
A GESTÃO ESCOLAR COMO ESTRATÉGIA DE OPERACIONALIZAÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Graziella Pereira Vieira
Iria Brzezinski
Gestão escolar, base nacional comum curricular, educação brasileira.
O DISCURSO CONTEMPORÂNEO SOBRE TRABALHO DOCENTE

Helena Corrêa de Vasconcelos
Ana Cristina Sousa Santos

 
A IMPORTÂNCIA DO PAPEL DO PROFESSOR NO DESENVOLVIMENTO
DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS DE SEUS ALUNOS
João Henrique Suanno Inteligências Múltiplas. Educação. Autonomia. Paradigma. Relação
Professor e Aluno.
UMA METODOLOGIA DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO PARA
CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL, COM BASE NA TEORIA DO
ENSINO DESENVOLVIMENTAL DE VASILI DAVIDOV:
O EXPERIMENTO DIDÁTICO-FORMATIVO
Jussara Resende Costa Santos Teoria histórico-cultural; ensino desenvolvimental; experimento
didático-formativo.
AVALIAÇÃO: MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES
Juvenilto Soares Nascimento
Lucas Lourenço Silva
Maria Esperança Fernandes Carneiro
Vygotsky. Zona de Desenvolvimento Proximal. Avaliação.
ESTRATÉGIAS DE LEITURA EM SALA DE ALFABETIZAÇÃO POR MEIO
DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
Lázaro Moreira de Magalhães
Cristiane Oliveira Carvalho Maracaípe
Estratégias de Leitura. Histórias em Quadrinhos. Estágio Supervisionado.
1Professor da
PROFESSOR EM CURSOS A DISTÂNCIA: CONTRADIÇÕES DE SUA FUNÇÃO
DOCENTE
Lívia Soares de Lima Sousa
Daniela da Costa Britto Pereira Lima
Educação a distância. Atuação e formação Docente. Mediação Pedagógica.
A PRÁTICA PEDAGÓGICA BEM SUCEDIDA E A LUDICIDADE NA
ALFABETIZAÇÃO
Magalis Bésser Dorneles Schneider Alfabetização. Ludicidade. Prática docente.
O ENSINO ESCOLAR NOS ANOS INICIAIS E A TEORIA DO ENSINO
DESENVOLVIMENTAL DE V.V. DAVIDOV
Mara Cristina de Sylvio  
REFLEXÕES SOBRE OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL Mara Cristina de Sylvio Anos Iniciais. Ensino Fundamental. Teoria Histórico-cultural.
AS CRIANÇAS E SEU DIREITO A PARTICIPAÇÃO: EM BUSCA DO FRASCO DE
ALICE
Márcia Helena Santos Curado Criança, estágio, participação
Um novo sujeito para além de uma nova didática: o idoso no universo tecnológico Márcia Mendes Marquez de Oliveira,
Dra. Mirza SeabraToschi
Idoso. Tecnologias. Formação.
NÚMEROS E OPERAÇÕES: A MÚSICA E ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Márcia Friedrich
Debora Mirtes dos Santos Ravagnani Dias
Eliane Fragoso Costa
Formação de Professores. Conceitos Matemáticos. Música e Expressão.
AS CRIANÇAS E AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
Maria Goretti Quintiliano Carvalho Dificuldades de aprendizagem. Fracasso escolar. Crianças.
Infância.
ACESSO, PERMANÊNCIA E SUCESSO EDUCACIONAL DE ALUNOS/AS
SURDOS/AS AO ENSINO SUPERIOR
Maria Regina de Lima Gonçalves Oliveira
Vanessa Helena Santana Dalla Déa
Acesso; Permanência; Inclusão; Ensino Superior.
ENSINO DESENVOLVIMENTAL: os desafios de ensinar nessa perspectiva
Marilene Marzari
Hidelberto de Sousa Ribeiro
Didática. Pensamento teórico. Aprendizagem.
A RELAÇÃO DOCENTE/DISCENTE NOS QUADRINHOS
Mayara Barbosa Tavares
Eliane Marquez da Fonseca Fernandes
Quadrinhos, Discurso, Educação.
MERITOCRACIA NA EDUCAÇÃO À LUZ DA TEORIA DE FOUCAULT
Rosana Alves Simão dos Santos
José Geraldo da Silva
Claudine Faleiros
Ruth Aparecida Viana da Silva
Sociedade disciplinar. Meritocracia. Educação. Panóptico. Poder.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL NA REVISTA
BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO: PERSPECTIVAS DA FORMAÇÃO PARA O
EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA COM CRIANÇAS PEQUENAS
Nancy Nonato de Lima Alves
Kátia Braga Arruda Silva
Educação Infantil – Formação de Professores – Revista Brasileira de
Educação
GESTÃO ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO SOBRE AS PRÁTICAS E CONCEPÇÕES
ADOTADAS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE RIO VERDE-GO
Natália Cristina Souza Pereira
Fabiana Kalil Borges
Silvon Alves Guimarães
Vanderleida Rosa de Freitas e Queiroz
Escola. Gestão Escolar. Prática pedagógica. Concepções.
CAUSAS DE REPROVAÇÃO EM DISCIPLINAS DE CURSOS DE GRADUAÇÃO:
UMA PERSPECTIVA DISCENTE SOBRE A AVALIAÇÃO
Natalia Carvalhaes de Oliveira
Valéria Alves de Lima
Claudine Faleiro Gill
Avaliação. Ensino-Aprendizagem. Reprovação. Evasão. Processos educativos.
GESTÃO ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO SOBRE AS PRÁTICAS E CONCEPÇÕES
ADOTADAS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE RIO VERDE-GO
Natália Cristina Souza Pereira
Fabiana Kalil Borges
Silvon Alves Guimarães
Vanderleida Rosa de Freitas e Queiroz
Escola. Gestão Escolar. Prática pedagógica. Concepções.
ALGUMAS REFLEXÕES POSSÍVEIS DA REALIDADE EDUCACIONAL BRASILEIRA
NA ATUALIDADE
Neide da Silva Paiva Educação brasileira, Práticas pedagógicas, Globalização.
MÍDIAS DIGITAIS: FORMAS DE APROPRIAÇÃO POR CRIANÇA DE 04 E 05
ANOS E SUA INFLUÊNCIA NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO
Neuvani Ana do Nascimento
Orientadora: Profa. Dra. Joana Peixoto
Mídias digitais. Crianças. Aprendizagem. Desenvolvimento.
PRÁTICAS EDUCATIVAS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Nilda Gonçalves Vieira Santiago
Mirza Seabra Toschi

Práticas educativas. Educação de Jovens e Adultos. Prática transformadora.
NOTEBOOK NO TRABALHO DOCENTE E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NA ESCOLA
Nilma Fernandes do Amaral Santos notebook, conhecimento, escola.
FATORES DE MOTIVAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM PERCEBIDOS
PELOS DISCENTES E DOCENTES DE CURSO TÉCNICO E EVASÃO ESCOLAR
Nolan Ribeiro Bezerra Teixeira
José Carlos Teixeira Junior
fatores de motivação; docência em curso técnico; evasão escolar.
O TRABALHO PEDAGÓGICO E AS POLÍTICAS EDUCACIONIAS: NAS TRAMAS
DO CAPITAL FLEXÍVEL
Patrícia Alves Guimarães Natureza do Trabalho Pedagógico. Trabalho. Educação.
A EDUCAÇÃO FÍSICA PENSANDO A DANÇA COMO CONTEÚDO EXPRESSIVO E
VIVO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Paulo Maciel Cordeiro Martins
Andressa Sandrine Silva de Jesus
Maria do Carmo Morales Pinheiro
Educação Infantil, Corpo, Educação Física, Dança.
DOCUMENTAR É PRECISO! DIÁLOGOS SOBRE OS REGISTROS NO TRABALHO DOCENTE DA EDUCAÇÃO INFANTIL E NA FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO NO CONTEXTO DO
ESTÁGIO
Pollyanna Rosa Ribeiro  
GRUPOS INTERATIVOS PARA O ESTUDO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS: EXPECTATIVAS E ADAPTAÇÕES
Raissa Rodrigues de Lima
Susanna Vigário Pôrto Assis Fernandes
Taiana Alves Amorim
grupos interativos; resolução de problemas; comunidades de aprendizagem; aprendizagem dialógica.
PRÁTICAS TRANSDISCIPLINARES: CAMINHANDO PARA AÇÕES
ECOLOGIZADORAS
Regina Célia Alves da Cunha
João Henrique Suanno
Docência Transdisciplinar. Transdisciplinaridade. Integração Pessoal
e Profissional. Ecologia das Ações.
O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA DA EJA: PONTOS E CONTRAPONTOS DE
RELATOS DE UMA ESTAGIÁRIA
Rosangela do Nascimento Costa
Daniel Luis Aparecido Santos
Tereza Cristina da Silva e Souza
Ensino de língua portuguesa. Prática pedagógica. Conteúdos significativos. Estágio.
POSSIBILIDADES DIDATICO-PEDAGÓGICAS NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO
FINANCEIRA: UMA PROPOSTA ENTRE DOMÍNIOS DE CONHECIMENTOS NA
ESCOLA ESTADUAL INDIGENA CENTRAL EDUCAÇÃO BÁSICA KĨSÊDJÊ
Rosimeyre Gomes da Silva merib
Duelci Aparecido de Freitas Vaz
Valdir Merib Machado
Educação matemática, Matemática financeira, Pedagogia Histórico-Crítica
OS DIFERENTES USOS DAS TIC: UMA REFLEXÃO A PARTIR DA TERCEIRA
IDADE
Sarah Rizzia Campos Luíz Miranda
Tatiane Custódio da Silva Batista
Mirza Seabra Tosch
Terceira idade. TIC. Inclusão social e digital.
A PROPOSTA DE AVALIAÇÃO PARA AS ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE GOIÁS
Sheila Dias Alves
Vanderleida Rosa de Freitas e Queiroz
Avaliação da aprendizagem. Avaliação formativa. Rede estadual de ensino.
O PAPEL DO PROFESSOR NO PROCESSO DE MEDIAÇÃO PARA O USO DAS
TECNOLOGIAS
Tatiane Custodio da Silva Batista
Daniela da Costa Britto Pereira Lima
Professor. Mediação. Tecnologias da Informação e Comunicação.
A CLASSE ESPECIAL E AS DIVERSAS POSSIBILIDADES DE PRÁTICAS
PEDAGÓGICAS
Thalita Andressa Barbosa Paes Landim Práticas pedagógicas; classe especial; aprendizagem.
EDUCAÇÃO INCLUSIVA E FORMAÇÃO DOCENTE: ALGUMAS
CONSIDERAÇÕES
Thiffanne Pereira dos Santos
Marlene Barbosa de Freitas Reis
Inclusão, formação docente, prática pedagógica.
MATEMÁTICA CRÍTICA: UMA PROPOSTA ENTRE DOMÍNIOS DE
CONHECIMENTOS
Valdir Merib Machado
Rosimeyre Gomes da Silva Merib
MATEMÁTICA CRÍTICA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES,
APRENDIZAGEM.
A FORMAÇÃO DE CONCEITOS SOBRE A SEXUALIDADE
A PARTIR DA TEORIA DE VYGOTSKY
Valéria Soares de Lima
Eude de Sousa Campos
Gislene L. de Oliveira
Valter Gomes Campos
Vygotsky. Conceitos. Sexualidade. Diversidade. Gênero.
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM CIÉNCIAS BIOLÓGICAS: DISCUSSÕES SOBRE O MESTRE EXPLICADOR
José Firmino de Oliveira Neto
Camila Aline Romano
Universidade. Formação. Ensino Tradicional. Mestre Explicador.
AS MÍDIAS DIGITAIS E OS IDOSOS: ESTRATÉGIAS DE LEITURAS EMPREGADAS NO USO DAS TECNOLOGIAS
Ana Paula Rocha Neto
Eliane Gonçalves Costa Anderi
Letramento. Mídias digitais. Idosos.
A INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA COM O GEOGEBRA NO ESTÁGIO COM PESQUISA DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UEG/IPORÁ
Claudimary Moreira Silva Oliveira
Duelci Aparecido de Freitas Vaz
Formação Docente. Mediação Pedagógica. Investigação Matemática. Geogebra.
ESTÁGIO E TRABALHO DOCENTE: ESTRUTURAS DE DICOTOMIZAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA
Carlos Cardoso Silva
Amone Inácia Alves
Escolarização. Neoliberalismo. Estágio.
DIDÁTICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: A METODOLOGIA DE ENSINO ADOTADA NA ESCOLA TÉCNICA DE GOIÂNIA NOS SEUS PRIMEIROS ANOS
Helvécio Goulart Malta de Sá
Denise Silva Araújo
Gilda A. Nascimento Nunes
Lázara Lisboa da Costa Mendonça
História da educação; educação profissional; ensino industrial em Goiás; metodologia de ensino.
Caminhos do Estágio Supervisionado em Pedagogia: o que indicam as pesquisas disponíveis no Banco de teses e dissertações da Capes (2004-2014)?
Nilma Fernandes do Amaral Santos
Eliane Gonçalves Costa Anderi
Estágio supervisionado; pedagogia; estado do conhecimento.
Crenças de professsores em (trans)formação inicial sobre suas experiências de ensinar línguas
Hélvio Frank de Oliveira
Estágio curricular supervisionado em ambientes não escolares: reflexões e olhares
Aldizia Carneiro de Araújo [1] - UNITINS/TO
Mariana da Silva Neta [2] - ITOP/TO
Educação não formal. Estágio Supervisionado. Pedagogia. Projetos Sociais. Idosos
     
GT-10 Filosofia
Título Autor Palavras-chave
CIÊNCIA, EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO, UMA RELAÇÃO NECESSÁRIA
Dagmar Dnalva da Silva Bezerra Ciência. Educação. Formação.
CONHECIMENTO DE ESCOLA, VALORES PEDAGÓGICOS E EPISTEMOLOGIA
HISTÓRICA
Simone Alexandre Martins Corbiniano Conhecimento, escola, ensino, epistemologia, racionalidade científica.
CONTRIBUIÇÕES DO SABER FILOSÓFICO PARA A FORMAÇÃO ÉTICA
DO DOCENTE
Márcia Cristina Machado Oliveira Santos
Almiro Schulz
Formação docente, Atendimento Educacional Especializado,
Saber filosófico, Ética.
EPICURO E A FELICDADE: ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS
DISCURSIVAS DO ANÚNCIO PUBLICITÁRIO JEEP: MAKE HISTORY
Maria Elizete Pereira dos Anjos Felicidade. Jeep. Epicuro. Discurso Publicitário.
O MESTRE EM ROUSSEAU: AUTORIDADE E SEDUÇÃO
Thelma Maria Moura Bergamo  
O MÉTODO FENOMENOLÓGICO E A EDUCAÇÃO
Adão José Peixoto  
Palavra e realidade em Lacan e Freire
Mônica Ferreira Albernaz Realidade, realidade-psíquica, palavra, inconsciente,
conscientização.
     

GT - 11 Psicologia

Título Autor Palavras-chave
A MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA COM AFETIVIDADE: REFLEXÕES SOBRE A
PROMOÇÃO DA AUTOESTIMA EM SUJEITOS DE PROGRAMAS
EDUCACIONAIS FOMENTADORES DA PARTICIPAÇÃO SOCIAL DO IDOSO
Mylena Seabra Toschi
Yara Fonseca de O. Silva
 
A PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL E A PEDAGOGIA HISTÓRICOCRÍTICA:
PRESSUPOSTOS PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA NA
EDUCAÇÃO INFANTIL
Janaina Cassiano Silva
Priscilla de Andrade Silva Ximenes
 
DA CONCEPÇÃO DO BULLYING AO FENÔMENO DA
VIOLÊNCIA COMO MANIFESTAÇÃO DA ALIENAÇÃO: UMA ANÁLISE
ONTO-HISTÓRICA.
Érico Ricard Lima Cavalcante Mota
Kildilene Carvalho Matos Mota
Ontologia. Bullying. Violência.
Educação Dialógica, os Limites e as Possibilidades da Psicologia no Âmbito
Escolar
Letícia Tereza de Arruda
Gizele Geralda Parreira
Relação dialógica, existência, limites, possibilidades.
Vigiar e Punir: história da violência nas prisões - uma leitura infame?
André Luiz dos Santos Leitura, infame, Foucault.
PARADOXOS PSICOSSOCIAIS DO E-LEARNING: PREDITORES
DE EVASÃO E PERMANÊNCIA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO
EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA–EaD
Helenides Mendonça
José Xavier Rodovalho
E-learnig. Evasão. Permanência. Autonomia.
PROFESSORES MÍDIA E VALORES: PERSPECTIVA DOS ESTUDANTES DA
EDUCAÇÃO BÁSICA
Sônia Bessa Valores, confiança, escola.
Psicologia Escolar, limite, disciplina e educação no Colégio da Polícia
Militar de Goiás
Ana Paula dos Santos Rissati
Gizele Geralda Parreira2
Colégio militar, limite e disciplina, psicologia escolar.
UMA BREVE PERSPECTIVA HISTÓRICO-CRÍTICA DA FUNÇÃO SOCIAL DA
EDUCAÇÃO
Érico Ricard Lima Cavalcante Mota
Kildilene Carvalho Matos Mota
Educação – História – Função Social
     
GT - 12 Sociologia
Título Autor Palavras-chave
ESCRITÓRIO DAS NAÇÕES UNIDAS CONTRA DROGAS E CRIME, A QUESTÃO DA
PREVENÇÃO E O TRÁFICO DE PESSOAS: POR UMA DIDÁTICA
INTERDISCIPLINAR
Telma Ferreira Nascimento Durães
Adriana Aparecida Mendonça
Maria Angélica Peixoto
Maria Aparecida Rodrigues de Souza
 
As dinâmicas nas relações entre a escola e as famílias, num país em transformação. Estudo de caso de duas escolas primárias de Maputo, Moçambique
Eduardo Moisés Jamisse Humbane Escola, família, participação na vida da escola, cidadania
DA CONCEPÇÃO DO BULLYING AO FENÔMENO DA
VIOLÊNCIA COMO MANIFESTAÇÃO DA ALIENAÇÃO: UMA ANÁLISE
ONTO-HISTÓRICA.
Érico Ricard Lima Cavalcante Mota
Kildilene Carvalho Matos Mota
Ontologia. Bullying. Violência.
Educação Superior: Um breve olhar Freiriano
Mônica Ferreira Albernaz Educação Superior, Diálogo, Experiência Democrática,
Conscientização e Público.
UMA BREVE PERSPECTIVA HISTÓRICO-CRÍTICA DA FUNÇÃO SOCIAL DA
EDUCAÇÃO
Érico Ricard Lima Cavalcante Mota
Kildilene Carvalho Matos Mota
Educação – História – Função Social
CARREIRA E REMUNERAÇÃO DOCENTE: a ótica do Banco Mundial e algumas das
proposições em curso no Brasil
Jarbas de Paula Machado Trabalho docente. Valorização salarial docente.
AS PRODUÇÕES SOBRE “EDUCAÇÃO E SOCIEDADE” E “ENSINO DE
SOCIOLOGIA” NA SBS
Marco Aurélio Pedrosa de Melo  
CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO PARA A EMANCIPAÇÃO: um diálogo na
concepção de Marx e Ausubel
Douglas Correia dos Santos
Natalia Ribeiro Teixeira
Ândrea Carla Machado de Moraes
 
O CIENTISTA SOCIAL HOJE: DESAFIOS PARA PERMANECER EM SALA DE
AULA. ESTUDO DE CASO EM GOIÂNIA/GO
Laísse Silva Lemos Sobral
Lucinéia Scremin Martins
 
     
GT - 13 Diálogos
Título Autor Palavras-chave
A CRIANÇA E A EDUCAÇÃO POPULAR: UM OLHAR A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO MOVIMENTO DE ADOLESCENTES E CRIANÇAS (MAC) Msnda. Vilma Ribeiro de Almeida
Prof. Dr. Romilson Martins Siqueira
Criança, Educação Popular, sujeitos e Movimento de Adolescentes e Crianças - MAC.
A EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS ADULTOS
Alyson Fernandes de Oliveira
Hanna Maia Marques de Mello
Ana Paula de Almeida Saraiva Magalhães
Renata Emiko Basso Hayashi
Educação Financeira. EJA. PIBID.
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA EM FOCO
Carlos Augusto de Medeiros
Juliana Alves de Araújo Bottechia
Mourad Ibrahim Belaciano
Matriz Curricular, Formação Inicial de Professores, Ensino na Educação Básica.
A FUNÇÃO SOCIAL DO PROFESSOR E A CONSTRUÇÃO DE SUA
IDENTIDADE POLÍTICA
Sandra Almeida Ferreira Camargo
Sandra Valéria Limonta Rosa
Identidade política, trabalho docente, função social
A IMAGEM NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E HISTÓRIA:
DIÁLOGOS POSSÍVEIS
Fernanda da Silva Oliveira
Karinne Machado Silva
 
A profissionalização e saúde do professor da educação infantil
Dalila Jovelina Gonçalves da Silva
Edna Pereira do Santos
Helen Consuelo Delmondes
Welma Alegna Terra
Educação Infantil; profissionalização; saúde do professor.
ÁGUAS DE MENINO: UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO DE FUNDO DE QUINTAL
COSTA

Katiane dos Santos Costa
Renata de Lima Silva

Educação, Capoeira, Arte
Desafios na sala de aula em Escola de Tempo Integral
Ana Carolina Fernandes Lima Projeto, escola, tempo integral.
ANALISE DAS POLITICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE
PROFESSORES NO ESTADO DO TOCANTINS NA ATUALIDADE
Eliane Pereira dos Santos Castro Políticas Públicas; Formação Continuada; Valorização profissional;
Currículo.
APRENDENDO A PROFISSÃO: PROFESSORES EM INÍCIO DE CARREIRA NO
DISTRITO FEDERAL: PRIMEIROS APONTAMENTOS
Deise Ramos da Rocha
Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da Silva
Professor iniciante. Formação de Professores. Educação Básica.
CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO: O IMPACTO DAS
POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO TRABALHO DOS PROFESSORES
Silvia Reis Fernandes Organismos Internacionais e Educação; Políticas Educacionais;
Avaliação da aprendizagem.
CONSIDERAÇÕES SOBRE AS BASES EM QUE SE ASSENTA O
PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO NAS ESCOLAS PÚBLICAS DA
REDE MUNICIPAL DE FORMOSA-GOIÁS
Alcinéia de Souza Silva Educação Integral, Precariedades, Programa Mais Educação.
CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO NO ENSINO
FUNDAMENTAL: REFLEXÕES SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO
DESENVOLVIDO NA PUCGOIÁS/GOIÂNIA
Daniella Couto Lôbo
Valdivina de Fátima Lima
Contação de histórias, letramento e ensino fundamental.
CONTROLE DO TRABALHO PEDAGÓGICO: AVANÇOS NA REDE
ESTADUAL DE ENSINO DE GOIÁS
Renato Regis do Carmo  
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E A MEDIAÇÃO DA FORMAÇÃO DOCENTE
NA EDUCAÇÃO BÁSICA DE JOVENS E ADULTOS
Wilian Cândido Corrêa Coordenação Pedagógica, Formação Continuada, Educação de
Jovens e Adultos.
CURRÍCULO ESCOLAR: RELAÇÕES E IMPLICAÇÕES NO ÂMBITO DO
TRABALHO DOCENTE E ENSINO
Marcos Jerônimo Dias Júnior
Sandra Valéria Limonta Rosa
Currículo escolar, Conhecimento, Trabalho docente, Ensino e Formação
humana.
CURRÍCULO INTEGRADO: PERCEPÇÕES DE DOCENTES SOBRE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE NÍVEL MÉDIO
Polielma Moreira de Lima
Lucianne Oliveira Monteiro Andrade
Miriam Lúcia Reis Macedo Pereira
CURRÍCULO INTEGRADO; PROEJA; FORMAÇÃO.
(DES) PROFISSONALIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Ana Carolina Giannini Silva Formação docente, profissionalização, Educação Infantil.
DIÁLOGOS ABERTOS SOBRE A (IN)DISCIPLINA NA SALA DE AULA DA
EDUCAÇÃO BÁSICA
Adriana Rocha Vilela Arantes Indisciplina; Disciplina; Escola; Diálogos abertos.
EDUCAÇÃO INFANTIL E CURRÍCULO: O CAMINHO QUE SE FAZ NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Jussimária Almeida dos Sntos
Maria da Paz Pereira Nascimento
Educação Infantil. Currículo. Diretrizes Curriculares.
EDUCAÇÃO INFANTIL: ESPAÇO DE APRENDIZAGENS POR MEIO DAS
BRINCADEIRAS E INTERAÇÕES
Adriana Maria Ramos Barboza Brincadeiras. Interação. Educação Infantil
EDUCAÇÃO INFANTIL: ESPAÇO PARA A CRIANÇA APRENDER
E BRINCAR
Luciana Mata Silva de Matos Organização de Espaços; Educação Infantil; Aprendizagem.
ESCOLA PLURICULTURAL ODÉ KAYODÊ - UMA EXPERIÊNCIA DE
EDUCAÇÃO CRIATIVA: COM RESPEITO E DIVERSIDADE
Emicléia Alves Pinheiro Educação. Diversidade. Cultura
EXPERIÊNCIA PIBIDIANA NO ZOOLÓGICO DE GOIÂNIA: CONSTRUINDO UM PROJETO DE ENSINO-APRENDIZAGEM E FORMANDO PROFESSORES1
João Carlos de Lima Neto
Dalva Eterna Gonçalves Rosa
Ranila Garcia de Brito
Projeto de Ensino-aprendizagem. Zoológico de Goiânia. Formação de professores.
FILHO: FORMAÇÃO INACIANA LÚDICA, HUMORADA E ORGANIZADA.
Marcos Epifanio Barbosa Lima Leitura imagética. Pedagogia do olhar. Formação docente continuada.
FINALIDADES E OBJETIVOS DA EDUCAÇÃO: LEVANTAMENTO DE
PRODUÇÕES NOS ANAIS DA ANPED – 2011-2013
Gessica Filgueiras Milagre Finalidades e objetivos da educação. Objetivos da escola. Estado da Arte
LEITURA E ESCRITA NA EAJA: concepções e práticas de uma proposta pedagógica
Yara Fonseca de Oliveira e Silva
Maria José do Nascimento
Edna Maria de Jesus Cardoso
Letramento para Jovens e Adultos. Proposta Pedagógica. Evasão Escolar.
LIMITAÇÕES DE INSTRUMENTO DE PESQUISA APLICADO NA EDUCAÇÃO
BÁSICA VOLTADO À SAÚDE
Lilian Ferreira Rodrigues Brait Metodologia de pesquisa, educação básica; saúde.
LITERATURA E HISTÓRIA EM QUADRINHOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA:
UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA CRIATIVA
Wanderley Alves dos Santos
Maria de Fátima Cruvinel
História em quadrinhos. Letramento literário. Educação básica.
LITERATURA, CRIATIVIDADE E DOCÊNCIA
Audiney José Pereira
Luzia Rodrigues da Silva
Criatividade; narração; intertexto.
METODOLOGIAS UTILIZADAS PELA ESCOLA UNIVERSO NO ESTADO DE
GOIÁS PARA ALUNOS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NO ENSINO
FUNDAMENTAL I E II DA EDUCAÇÃO BÁSICA.
Eliane Fernandes Limão Escola. Aprendizagem. Laudos.
MIGRAÇÃO A PARTIR DO COTIDIANO DO ALUNO
Wânia Chagas Faria Cunha
Késia Rodrigues dos Santos
Geografia. Migração. Metodologia de Ensino.
MÚSICA E INDÚSTRIA CULTURAL NA EDUCAÇÃO DO CORPO: A ESCOLA EM
FOCO
Marco Antônio Oliveira Lima
Romilson Martins Siqueira
Música; educação do corpo; escola.
O CICLO DE FORMAÇÃO A’UWẼ E A ORGANIZAÇÃO ESCOLAR
DELUCI, Luciana Akeme Sawasaki Manzano
ROSA, Luciene de Morais Rosa
SILVA, Rita Natália Batista
Ciclo de Formação Humana. A’uwẽ Marãwatsédé. Cultura Xavante.
O PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA: FORMAÇÃO
DE PROFESSORES PARA UMA PRÁTICA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA
INOVADORA
Maria Angélica Cezário Alfabetização. Formação de Professores. Didática.
O PARADIGMA PEDAGÓGICO INACIANO E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE
PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS: PRÁTICAS EXITOSAS NA FORMAÇÃO
DE DOCENTE EM EXERCÍCIOS.
Marcos Epifanio Barbosa Lima
Maria Zeneide Carneiro Magalhães De Almeida
Sebastiana Aparecida Moreira
Educação Jesuítica. Formação docente. Paradigma pedagógico inaciano.
O PIBID NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
Jéssica Nayara Silva Leite Tavares Formação inicial de Professores; Pibid; Currículo.
OS IMPACTOS DO PACTO: IMPLICAÇÕES NO TRABALHO DOCENTE A
PARTIR DA REFORMA EDUCACIONAL EM GOIÁS
Terita Michele da Silva Ferreira reforma educacional, neoliberalismo, neotecnicismo, trabalho docente.
PANORAMA DAS PESQUISAS SOBRE PROFESSORES INICIANTES NA
EDUCAÇÃO INFANTIL
Rosiris Pereira de Souza Professores iniciantes; Educação infantil; levantamento bibliográfico.
PERCEPÇÃO DE EDUCADORES SOBRE O ECA, NUMA PERSCEPTIVA DO EDUCAR PARA E EM DIREITOS HUMANOS
Cleonice Pereira do Nascimento Bittencourt
Márcia Helena de Castro
Direitos humanos; ECA; Educação em Direitos Humanos.
PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO: UMA POSSIBILIDADE
METODOLÓGICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Maria Eugênia Batista Silva Neta
Gilves Furtado de Queiroz
Luciene de Morais Rosa
Pesquisa na escola. Metodologia de ensino no plano de aula. Metodologia da Mediação
Dialética.
PESQUISANDO O QUARTEL DO XX: Um Olhar Sobre a Experiência de Integração
Curricular no Curso de Conservação e Restauro na Modalidade EJA
Renata Tavares de Brito Falleti Educação de Jovens e Adultos; currículo integrado; conservação e restauro.
POLÍTICA DE MERITOCRACIA PARA PROFESSORES E ALUNOS EM GOIÁS: BONIFICAÇÃO PARA DOCENTES E PRÊMIO POUPANÇA-ALUNO NO CONTEXTO DA REFORMA EDUCACIONAL EM GOIÁS: 2011-2014
Sérgio Inácio do Nascimento reforma, meritocracia, neoliberalismo, educação.
POLÍTICAS PÚBLICAS INTERNACIONAIS SEUS REFLEXOS NAS
POLÍTICAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS
Edivania Tristão da Silva Lacerda
Wesllane Oliveira da Rocha Negrão
Políticas Públicas internacionais. PNAIC. Currículo e formação docente.
POSSIBILIDADES E LIMITES: DIALOGANDO SOBRE USO DO LIVRO
DIDÁTICO COM PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Suzanna Neves Ferreira Livro didático; Políticas; Formação Docente.
PROEMI1: POR UM ENSINO MÉDIO INCLUSIVO
Adriana Marta Oliveira Aguiar
Fabiane Alves Silva
Valéria Aparecida Lanzoni Zanetoni
Luciana Akeme SawasakiManzano Deluci
Ensino Médio. ProEMI. Redesenho Curricular.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE
PROJETOS PEDAGÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM
Gisele Gomes Avelar Bernardes Projeto Político pedagógico. Elaboração. Participativo.
Reflexões sobre a participação no Pacto Nacional pela Alfabetização
na Idade Certa
Sandra Fátima da Silva Araujo Formação continuada de professores; PNAIC; Alfabetização
REGISTRO DA OBSERVAÇÃO DE UMA SALA DE AULA: ARTICULAÇÃO ENTRE
TEORIAS E PRÁTICA DE ENSINO
Elizete Divina Xavier Ensino, teorias, prática.
REFLEXÃO SOBRE ALGUNS LIMITES E POSSIBILIDADES DE UMA PRÁTICA
DE ALFABETIZAÇÃO VOLTADA AOS INTERESSES DA CRIANÇA
Adriana B. de Alencar Milhomem alfabetização, currículo, práticas pedagógicas
DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: UMA EXPERIÊNCIA ATRAVÉS DO PIBID
Cristiane Rosa Lopes Ensino língua inglesa; Diversidade étnico-racial; PIBID
RESIDÊNCIA NA DOCÊNCIA: UMA CONSTRUÇÃO NECESSÁRIA?
Polliana Rocha Dias Araújo
Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da Silva
 
SALA DE ATENDIMENTO INFANTIL: POSSIBILIDADE PARA DIMINUIR O
AFASTAMENTO DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DA
REDE ESTADUAL
Fabíola Correia de Souza Araújo Moreira
Marilda Shuvartz
Cidadania, Evasão, EJA
SOBRE A NOÇÃO DE ERRO E O ENSINO DA ESCRITA
Paulo Henrique do Espirito Santo Nestor  
TECNOLOGIAS CONTEMPORÂNEAS E EDUCAÇÃO BÁSICA
Um estudo a partir da Escola 104 do Recanto das Emas
Jorge Manoel Adão Tecnologias contemporâneas; Educação básica; Ensino Médio.
TRABALHO INTERDISCIPLINAR: UM NOVO OLHAR SOBRE A EDUCAÇÃO
Fabrício Gonçalves de Jesus
Francisneire Anisia da Silva
Joyce Rosa de Alencar
Interdisciplinaridade, Ensino, Metodologia
VIVENCIANDO HISTÓRIAS DE VIDA E SABERES POPULARES NO PROEJA Suzana Lopes de Albuquerque Saberes populares. História de vida. PROEJA.
VIVÊNCIAS PEDAGÓGICAS NA TERRA DOS PIRENEUS
Sirlene Alves da Silva
João Guilherme Curado
Pireneus, Cerrado, Práticas educativas

 

voltar

 
 


Para visualizar o arquivo, é necessário ter instalado um leitor de arquivos PDF.
Caso tenha dificuldades ao acessar esses arquivos, clique no botão acima para baixar o Adobe Acrobat Reader.