GT 01 - Língua Portuguesa e Literatura Brasileira | |
Autor | Título |
Rita Rodrigues de Souza | ESCRITA TÉCNICO-ACADÊMICA NO EMTII: DA ANÁLISE DE NECESSIDADES À CONSCIENTIZAÇÃO DE GÊNERO |
Rosangela do Nascimento Costa | O EFEITO RETROATIVO DA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA NA PRÁTICA DOCENTE DOS PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DA CIDADE DE QUIRINÓPOLIS-GOIÁS |
Comunicação Oral | |
Agostinho Potenciano de Souza | ENSINO E ESTÁGIO: PRÁTICAS URGENTES |
Daniele Gonçalves Dias | UM OLHAR POÉTICO SOBRE O ESSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA |
Gilves Furtado de Queiroz | O ENSINO DE CONCEITOS NA LÍNGUA PORTUGUESA: UMA EXPERIÊNCIA COM PROFESSORES DO II CICLO |
Hélvio Frank de Oliveira | O QUE PENSAM OS FUTUROS PROFESSORES SOBRE A GRAMÁTICA NO ENSINO DE PORTUGUÊS |
Káritha Andrade Cavalcante | Reflexão a respeito da linguagem e a sociedade: a sociolinguística na sala de aula |
Luana ALVES LUTERMAN | MEMÓRIA INTERNA X MEMÓRIA DISCURSIVA NA CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO INDIVÍDUO |
Maria Luiza Gomes Vasconcelos | MACHADO DE ASSIS E A EDUCAÇÃO NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIX |
Maria Margarete Pozzobon | A PESQUISA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: TENDÊNCIAS DA PRODUÇÃO ACADÊMICO-CIENTÍFICA NO CURSO DE LETRAS DA UNU- INHUMAS – 2005 A 2012 |
Sinval Martins de Sousa Filho | O ESTÁGIO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA FACULDADE DE LETRAS/UFG |
Wesley Luis Carvalhaes | O LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS E AS ATIVIDADES DE LEITURA: ANÁLISE DE UM CASO |
Pôster Científico | |
Autor | Título |
Cristina Aurélia Rezende Ozório | COMO O LEITOR IMERSIVO INTERAGE E EXPLORA O CIBERESPAÇO |
Relato de Experiência | |
Ewerton de Freitas Ignácio | LEITURA, ESCRITA E LETRAMENTO LITERÁRIO NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
Sebastião Silva Soares | APRENDER E ENSINAR COM TEXTOS: O USO DE GÊNEROS TEXTUAIS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA |
GT 02 - Línguas e literaturas estrangeiras | |
Comunicação Oral | |
Autor | Título |
Alena Conceição Ruzicka | INTERCULTURALIDADE NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA |
Aline Gomes Souza | A PALAVRA, O ALUNO E O ENSINO DE INGLÊS NA ESCOLA INCLUSIVA SOB O ENFOQUE DAS TEORIAS BAKHTINIANAS E VYGOTSKYANAS. |
Ariovaldo Lopes Pereira | LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: DISCURSOS VEICULADOS POR REPRESENTAÇÕES DE RELAÇÕES ENTRE GÊNEROS |
Charlene S. M. Meneses de PAULA | APRENDIZAGEM COLABORATIVA DE LÍNGUA INGLESA: FOCO NAS PRODUÇÕES ORAL E ESCRITA |
Cleidimar Aparecida Mendonça e Silva | RELATOS DE EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS NO ÂMBITO DO PIBID DE LETRAS: ESPANHOL |
Eduardo Batista da Silva | A QUALIDADE LÉXICO-GRAMATICAL DE REDAÇÕES EM LÍNGUA INGLESA ESCRITAS POR PROFESSORES DE INGLÊS EM PRÉ-SERVIÇO |
Eliane Carolina de Oliveira | REDE NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORAS/ES DE INGLÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA/ADICIONAL: Projeto UFG |
Flaviane MONTES Miranda Lemes | ENSINO CRÍTICO DE LÍNGUAS: UMA REFLEXÃO COM PROFESSORES DE INGLÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA SOBRE O TEMA “CORPO E PRECONCEITO” |
Grace Teles | EM BUSCA DE NOVAS PERSPECTIVAS E O CARÁTER MULTIFACETADO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA ESTRANGEIRA |
Iris Oliveira de Carvalho | A LÍNGUA ESPANHOLA NA EDUCAÇÃO BÁSICA E O USO DE AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM |
Lucielena Mendonça de LIMA | TEORIA E PRÁTICA: O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE ESPANHOL |
Márcio Evaristo Beltrão | A PRÁTICA REFLEXIVA E A CRÍTICO-REFLEXIVA NO ATUAL CONTEXTO SOCIOEDUCATIVO |
María Cecilia Martínez Amaro Freitas | A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA ESPANHOLA NO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO SOBRE A REDE PÚBLICA E PRIVADA EM ANÁPOLIS |
Maria Eugênia Sebba Ferreira de Andrade | PERCEPÇÕES E EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORES/AS PARTICIPANTES DO “PROJETO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE INGLÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA/ ADICIONAL: UFG” SOBRE ENSINO CRÍTICO DE LÍNGUAS– UMA PROPOSTA DE REFLEXÃO CRÍTICA E COLABORATIVA |
Rosana Beatriz Garrasini Sellanes | A LÍNGUA ESPANHOLA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA DE SENSIBILIZAÇÃO |
Vitalino Garcia Oliveira | PIBID E FATORES INTERNOS QUE INFLUENCIAM A EDUCAÇÃO: CRENÇAS DE UM ALUNO PIBIDIANO SOBRE O ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA |
Viviane Pires Viana Silvestre | A PERSPECTIVA CRÍTICA NO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA/ INGLÊS NA ESCOLA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA INICIAL COM O PIBID |
GT 03 – Artes | |
Comunicação Oral | |
Autor | Título |
Ceila Portilho Maciel | A CORPOREIDADE QUE ULTRAPASSA O CORPO: o corpo da psicanálise, o corpo da educação e o corpo da arte |
Djenane Vieira dos Santos Silva | HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: ATIVIDADES ARTÍSTICAS PRÁTICAS |
Eliana Gonçalves | ASPECTOS HISTÓRICOS E SINGULARES DO ENSINO DE ARTE |
Jhon Maykel Fernandes | ARTES VISUAIS E TECNOLOGIA: POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO, A CRIAÇÃO E A APRECIAÇÃO |
Marlini Dorneles de Lima | CONSTRUÇÃO DOS ESPAÇOS DE ATUAÇÃO PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DE DANÇA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE GOIÁS A PARTIR DA DÉCADA DE 90 |
Vanessa Campos de Lara Jakimiu | O ENSINO DA ARTE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: POR UMA EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA |
Pôster Científico | |
Autor | Título |
Adriane Marques Costa Souza | AS POÉTICAS VISUAIS NA FORMAÇÃO DO ALUNO-PROFESSOR |
Anália Cássia Gonçalves de Souza | MEMORIAL DE ARTE E CULTURA NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL |
Francisca Kaline Sousa Santos | CORPO COMO CAPITAL: ESTUDOS INICIAIS PARA O ENSINO DE ARTE |
Maria Aparecida Cagnoni | UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS - UnN de FORMOSA, GO. PROJETO ARTENOSSA |
GT 04 – Física, Química, Biologia e Ciências | |
Comunicação Oral | |
Autor | Título |
Beatriz Aparecida Batista dos Santos | MÍDIAS NO ENSINO DE BIOLOGIA: DINÂMICA DA UTILIZAÇÃO PELOS PROFESSORES DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO EM COLÉGIOS DE IPORÁ-GO |
Brucce Sanderson Prado de Freitas | OS MOTIVOS DE ESCOLHA DOS ACADÊMICOS PELA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - PERÍODO NOTURNO – NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS |
Jenyffer Soares Estival Murça | AS LICENCIATURAS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NO ESTADO DE GOIÁS – “SILÊNCIOS” QUE PERPASSAM O PERFIL PROFISSIONAL DO PROFESSOR PARA EDUCAÇÃO DE JOVENS ADULTOS (EJA) |
José Firmino de Oliveira Neto | O QUE É O PLANEJAMENTO? O ATO DE PLANEJAR PARA AS AULAS DE CIÊNCIAS |
Juliana Alves de Araújo Bottechia | CULTURA QUÍMICA: O USO DO LIVRO DIDÁTICO QUÍMICA & SOCIEDADE |
Kamilla de Faria Santos | O LIVRO DIDÁTICO COMO INSTRUMENTO REFLEXIVO PARA ABORDAGEM DOS CONCEITOS BIOLÓGICOS: UM ENSIAO ANALÍTICO |
Patrícia Nogueira Ribeiro | O HÁBITO DA LEITURA INFLUENCIA OS/AS ALUNOS/AS A TEREM MELHORES NOTAS NA DISCIPLINA DE FÍSICA? |
Philipe Parreira de Melo Souza | CRIANÇAS E ADOLESCENTES REZANDO E PRESERVANDO O CERRADO E O PLANETA |
Rebeca de Miranda Camargo | GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS EM IES DE GOIÂNIA E ANÁPOLIS: UMA ANÁLISE DOS DADOS CONTIDOS NO ENADE DE 2008 |
Rose Mary Almas de Carvalho | A PRODUÇÃO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE FÍSICA |
Vinicius Borges Alves | AS LEIS FUNDAMENTAIS DA DINÂMICA DOS CORPOS COMO PROPOSTA DE PESQUISA NO ESTÁGIO |
Vinícius Costa e Silva | A FORMAÇÃO DE EDUCADORES AMBIENTAIS EM DEBATE – UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROJETO SESC ARTE EDUCAÇÃO AMBIENTAL 2013 |
Wanessa Cristiane Gonçalves Fialho | A DIDÁTICA COMO INVESTIGAÇÃO DAS ATIVIDADES DOCENTES |
Pôster Científico | |
Autor | Título |
Ana Luiza Fernandes da Costa | A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO DE QUÍMICA: A ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE SURDOS E OUVINTES |
Arcedino de Moura Lucas | CONSTITUIR-SE PROFESSOR (A) DE QUÍMICA: UMA ANÁLISE DAS CONDIÇÕES E DESAFIOS PARA PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO E ALUNOS EGRESSOS DO IFG – LUZIÂNIA |
Ariany Rosa Gonçalves | O HOMEM E OS DEMAIS SERES VIVOS: AS DIVERSAS RELAÇÕES APRESENTADAS PELO LIVRO DIDÁTICO |
Elisandra Carneiro de Freitas | A relação professor-aluno nas aulas de Biologia |
Fabiana F. Martos | MOBILIZAÇÃO E EDUCAÇÃO: O COMBATE A DENGUE EM UMA ESCOLA DE RIO VERDE – GO |
Igor da Costa Jorge | DIAGNÓSTICO PARA REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA- PIBID/BIOLOGIA NA ESCOLA MUNICIPAL JOÃO LUIZ DE OLIVEIRA, ANÁPOLIS, GO |
Jéssica Soares Reis | CONFECÇÃO CELULAR: UMA ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM |
Layanne Barbosa Pazzinatto | VISITA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA: UMA PARCERIA ENTRE ESCOLA E UNIVERSIDADE |
Leide Laura de Alcantara Soares | EXPERIMENTAÇÃO ATRAVÉS DAS FEIRAS DE CIÊNCIAS: ESTUDO DE CASO NO PIBID - BIOLOGIA - UNIEVANGELICA |
Lucas Bernardes Borges | TEORIA DE VASILI DAVYDOV E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA MUDANÇAS NO ENSINO DE FÍSICA PARA ALUNOS DA EJA |
Luiz Gonzaga Roversi Genovese | ELEMENTOS COGNITIVOS DA APREDIZAGEM EM SUSTENTABILIDADE: NOVAS PERPECTIVAS METODOLOGICAS NO ENSINO DE CIENCIAS PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Márcia Ap. Nunes A. Granja | O PIBID/BIOLOGIA UNIEVANGÉLICA - UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA ESCOLA: ABORDANDO O TEMA EDUCAÇÃO SEXUAL |
Márcia Friedrich | CAMPO ACADÊMICO E CAMPO ESCOLAR: UMA APROXIMAÇÃO NECESSÁRIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE FÍSICA POR MEIO DE UM PEQUENO GRUPO DE PESQUISA |
Marco Antônio Pereira de Sá | “SEXUALIDADE: ‘ONDE?’ ‘QUANDO?’ E ‘PORQUE?’ – ASPECTOS DO TEMA NA VISÃO DOCENTE |
Marianna Azevedo da Silva | PRODUÇÃO DE ADUBO ORGÂNICO A PARTIR DE SOBRAS DA MERENDA ESCOLAR POR MEIO DE COMPOSTAGEM |
Núbia Carla de Souza Silva | PARTICIPAÇÃO DOS ACADÊMICOS DA CIDADE DE ANÁPOLIS-GO EM ATIVIDADES NÃO FORMAIS DE EDUCAÇÃO |
Renata Rolins da Silva Oliveira | MATERIAIS DIDÁTICOS: TEORIA E PRÁTICA ALIADAS DO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA |
Rossana Pereira Sena | AVALIAÇÃO DO CURSO DE EXTENSÃO “ATUALIZAÇÃO EM BIOLOGIA CELULAR PARA PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DE GOIÁS” PELOS PARTICIPANTES. |
Vaneska Aparecida Borges | ENSINO DE ZOOLOGIA PARA O ENSINO MÉDIO: AULA DE CONTRATURNO COMO ESPAÇO DE APRENDIZAGEM |
Vanessa Cristina Gadelha Bessa | VISÃO DE GESTORES SOBRE PROJETOS DE EXTENSÃO EM ANÁPOLIS - GO |
Relato de Experiência | |
André L. Santos | A IMPORTÂNCIA DA TABELA PERIÓDICA PARA A COMPREENSÃO DOS CONTÉUDOS DE QUÍMICA NA ESCOLA |
Andréia Assis Rodrigues de Oliveira | TEATRO DE FANTOCHES NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA COMPREENSÃO DE HIGIENE PESSOAL NO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA MUNICIPAL JOÃO LUIZ DE OLIVEIRA, ANÁPOLIS, GOIÁS |
Dayane Batista Lopes | AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM AULA TEÓRICA E PRÁTICA NUMA INSTITUIÇÃO ESCOLAR NA CIDADE DE ANÁPOLIS, GOIÁS. |
Denílson Gomes Batista | A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA- PIBID/BIOLOGIA EM MINHA FORMAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, MODALIDADE LICENCIATURA |
Edson de Souza Correia | DESAFIOS E SOLUÇÕES ADQUIRIDAS NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA- PIBID/BIOLOGIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ANÁPOLIS (UNIEVANGÈLICA) |
Nádia C.C. Lopes | O PIBID/BIOLOGIA UNIEVANGÉLICA - UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA ESCOLA ABORDANDO A IMPORTÂNCIA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA |
Valmir J. Silva | A IMPORTÂNCIA DO DIÁLOGO ENTRE A UNIVERSIDADE E A ESCOLA CAMPO NA CONSTRUÇÃO DO PIBID |
GT 05 – Matemática | |
Comunicação Oral | |
Autor | Título |
Anderson Oramisio Santos | A CONTEXTUALIZAÇÃO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES |
Cjanna Vieira Lopes | A FENOMENOLOGIA, AS TICS E A MATEMÁTICA: CONSTRUCTOS TEÓRICOS NOS ANOS INICIAIS |
Douglas Pereira Azevedo | ESTÁGIO SUPERVISIONADO - O USO DO ERRO E DA MOTIVAÇÃO COMO FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS |
Lays Sthefanne Santos | O ENSINO INTERDISCIPLINAR: O USO DE ROBÓTICA EDUCATIVA NAS AULAS DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO |
Lis Borges Rodrigues | A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Lydianne Gomes de Assis Ferreira Vilela | AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES |
Roseli Araújo Barros | TORNANDO-SE PROFESSORA: NARRATIVAS DE PROFESSORAS DE MATEMÁTICA COMO ALUNAS NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO |
Suely Miranda Cavalcante Bastos | JOGOS PEDAGÓGICOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Thalitta Fernandes de Carvalho Peres | FORMAÇÃO DE CONCEITOS DO TEOREMA DE PITÁGORAS: UMA VISÃO DO 9º ANO DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE IPORÁ |
Pôster Científico | |
Autor | Título |
Eliézer Marques Faria | ENSINAR ALGORITMOS E A TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL |
Kátia Cristina Brito | O USO DO SOROBAN (ÁBACO JAPONÊS) NO PROCESSO DE ENSINO: APENAS UM RESGATE OU UMA POSSIBILIDADE? |
Naysa Crystine Nogueira Oliveira | O CLUBE DE MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR CONTRIBUIÇÕES PARA A PRÁTICA DOCENTE. |
Silvana Prazeres dos Anjos | O ESTUDO DO GRAMA NO SENGUNDO CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Simone Ariomar de Souza | OS PRINCIPAIS OBSTÁCULOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA: UMA REFLEXÃO A PARTIR DOS PRESSUPOSTOS BACHELARDIANOS |
GT 06 – Educação Física | |
Comunicação Oral | |
Autor | Título |
Anegleyce Teodoro Rodrigues | A QUESTÃO ÉTNI CO-RACIAL E DE GÊNERO NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DA ESCOLA |
Camilla Rincon Pereira | NATAÇÃO ESCOLAR: ESTRATÉGIA DE ENSINO DENTRO DO AMBIENTE ESCOLAR PARA O DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR |
Cristina Gomes de Oliveira Teixeira | ASPECTOS MOTIVACIONAIS DOS ALUNOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE UMA ESCOLA PÚBLICA E UMA PARTICULAR DA CIDADE DE ANÁPOLIS/GO |
Pollyana de Macedo Villela | TEMAS E POSSIBILIDADES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA |
Renata Machado de Assis | A PARTICIPAÇÃO EM PROJETO DE PESQUISA E A INFLUÊNCIA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA |
Sandra Maria de Souza Fernandes | ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE ANÁPOLIS |
Silvia Teixeira de Pinho | MOTIVAÇÃO DOS ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA |
Pôster Científico | |
Autor | Título |
Genivaldo Antônio Silva | ESPORTE ESCOLAR E SUAS IMPLICAÇÕES PARA O CONTEXTO FORMATIVO DA ESCOLA |
Keila Camilo Borges | A EXPERIÊNCIA DO GRUPO DE ESTUDO EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE ANÁPOLIS – GO |
Suzane Ribeiro Milhomem | OS CICLOS DE FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO HUMANO E REALIDADE DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA PÚBLICA |
Relato de Experiência | |
Autor | Título |
Dayana Pereira Barbosa Oliveira | REPERCUSSÕES DO PROJETO RECREIO NA REALIDADE DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM ANÁPOLIS-GO |
João Pedro de Araujo Thomaz | PROJETO COOPERA-AÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA DE TRABALHO COM OS JOGOS COOPERATIVOS EM UMA ESCOLA PÚBLICA EM ANÁPOLIS-GO |
Maria Clemência Pinheiro de Lima Ferreira | CRIAÇÃO DE JOGOS - UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE ENSINO POR PROJETOS NO ENSINO FUNDAMENTAL II |
GT 07 – Geografia | |
Comunicação Oral | |
Autor | Título |
Aiany Ruth Silva de Assis | A EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A PRÁTICA SOCIAL EM CONSONÂNCIA COM A LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL |
Antonio Dias da Silva | O ENSINO DE GEOGRAFIA COMO INSTRUMENTO NA CONSTRUÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A CIDADANINA NA COMUNIDADE SOL NASCENTE-DF |
Bruno Augusto de Souza | ALÉM DA SALA DE AULA: A UTILIZAÇÃO DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA (SIG) PARA A COMPREENSÃO ESPACIAL |
Cristiane Pereira da Silva | MUSEU PEDRO LUDOVICO COMO AMBIENTE DE ENSINO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM EM GEOGRAFIA PARA AS SÉRIES INICIAIS. |
Diôgo Rodrigues da Silva | AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS DO CHICO BENTO E O ENSINO DE GEOGRAFIA. |
Ismael Donizete Cardoso de Moraes | TEORIA DESENVOLVIMENTAL: PERSPECTIVA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA NOS CURSOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA |
LEOVAN ALVES DOS SANTOS | O PROFESSOR E AS LINGUAGENS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA GEOGRAFIA ESCOLAR. |
Luan do Carmo da Silva | AVALIAÇÃO DOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA E A CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA |
Magda Valéria da Silva | CORRELAÇÕES ENTRE GEOGRAFIA URBANA, CURRÍCULO REFERÊNCIA E LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO ADOTADOS PELO COLÉGIO ESTADUAL XAVIER DE ALMEIDA, MORRINHOS/GOIÁS |
Odiones de Fátima Borba | O ENSINO DE GEOGRAFIA MEDIADO POR ATIVIDADES LÚDICAS: UMA EXPERIÊNCIA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
Rodrigo Capelle Suess | ABORDAGEM E PESPECTIVAS DO CONCEITO LUGAR EM LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Rosiane Correa Guimarães | RECURSOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS NO ENSINO DE CARTOGRAFIA: PROPOSTAS PARA O 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Rusvênia Luiza Batista Rodrigues da SILVA | A GEOGRAFIA DE GOIÁS NO ENSINO BÁSICO: PROPOSTAS DE ABORDAGENS PARA AS SÉRIES INICIAIS |
Suzana Ribeiro Lima Oliveira | CERRADO LUGAR DE MUITOS, MAS COM POUCOS PERTENCENTES |
Suzete Lourenço Buque | A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA EM MOÇAMBIQUE: UM BREVE OLHAR HISTÓRICO |
Thiago Aires Silva | SOCIOLOGIA DE PIERRE BOURDIEU – CONTRIBUIÇÕES PARA PENSAR A CONSTRUÇÃO DE NOÇÕES ESPACIAIS DO DEFICIENTE VISUAL |
Zuzy dos Reis Pereira | AS PRÁTICAS DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA EM RELAÇÃO AO ENSINO DOS CONTEÚDOS SOBRE A CIDADE E O URBANO |
Pôster Científico | |
Autor | Título |
Adriana Aparecida Silva | DIAGNÓSTICO DO ENSINO E APRENDIZADO DA CARTOGRAFIA NOS DIFERENTES NÍVEIS DE FORMAÇÃO |
Cristiane Aparecida Silva Moura de Melo | ENSINO EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA AS CRIANÇAS DA ESTAÇÃO VIDA NA CIDADE DE UBERLÂNDIA (MG) |
Hugo de Carvalho Sobrinho | ENSINO E APRENDIZAGEM ATRAVÉS DO MUNDO VIVIDO |
Marta de Paiva Macêdo | O ENSINO DE CARTOGRAIA TEMÁTICA E A APRENDIZAGEM MEDIADA NA LICENCIATURA EM GEOGRAFIA |
Priscylla Karoline de Menezes | O LIVRO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM |
Relato de Experiência | |
Autor | Título |
Carina Alexandrino da Silva Oliveira | UM NOVO OLHAR SOBRE O TEMA BACIA HIDROGRÁFICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA |
Jaqueline de Oliveira Lima | CONSTRUINDO ESTRATÉGIA PARA ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO |
Maria Idelma Vieira D’Abadia | A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA E O PIBD: POSSIBILIDADES E DESAFIOS. |
Polliana Bezerra de Oliveira | CIDADANIA SOCIOAMBIENTAL: Possibilidades e desafios |
Renato Araújo Teixeira | DESCORTINANDO SABERES E EXPERIÊNCIAS INTERDISCIPLINARES: UMA ABORDAGEM PRELIMINAR NO IFG – CAMPUS INHUMAS |
Vandervilson Alves Carneiro | UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE TRABALHO DE CAMPO NA “TRILHA DO TATU” EM DOMÍNIO TERRITORIAL DA UEG – UnUCET, ANÁPOLIS (GO) |
GT 08 – História | |
Comunicação Oral | |
Autor | Título |
Karinne Machado Silva | FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS DE ANÁLISE DE MATERIAIS DIDÁTICOS NO ENSINO DE HISTÓRIA |
Keides Batista Vicente | HISTÓRIAS E MITOS DAS CIDADES ASSISTIDAS PELA UNU DE MORRINHOS. ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA A PRÁTICA DE ENSINO EM ESTÁGIO SUPERVISIONADO. |
Lídia da Silva Cruz Ribeiro | O ESTUDO E O ENSINO DA HISTÓRIA E CULTURA DA ÁFRICA: ASPECTOS LEGAIS, EPISTEMOLÓGICOS E DIDÁTICOS |
Pôster Científico | |
Autor | Título |
Daniel de Freitas Nunes | A PROBLEMÁTICA DA EVASÃO NO ENSINO SUPERIOR: INDICADORES PARA O APROFUNDAMENTO DE UMA ANÁLISE A PARTIR DE CURSOS DE LICENCIATURA |
GT 09 – Didática, Práticas de Ensino e Estágio | |
Comunicação Oral | |
Autor | Título |
Ana Rogéria de Aguiar | FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS DE ANÁLISE DE MATERIAIS DIDÁTICOS NO ENSINO DE HISTÓRIA |
Artenizia Leonel Dias | PROJETO SEXUALIDADE NA MEDIDA CERTA |
Bráulio Vinícius Ferreira | O ENSINO DA LINGUAGEM DO ARQUITETO: UMA NOVA DIDÁTICA PARA UM NOVO DESENHO TÉCNICO. |
Carlos Cardoso Silva | O ESTÁGIO COMO ELO ENTRE TEORIA E PRÁTICA |
Carlos Roberto da Silveira Junior | ROBÓTICA COMO INSTRUMENTO DE CAPACITAÇÃO DOS INSTITUTOS FEDERAIS EM CIÊNCIA, EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA |
Carlos Santana Rocha | OS ARTEFATOS TECNOCULTURAIS – A PRODUÇÃO DE UM SEMINÁRIO E A EXPERIÊNCIA DE UM CURSO DE FORMAÇÃO DE MONITOR PARA A ESCOLA PÚBLICA |
Caroline Guimarães Pereira Costa | A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E A DOCÊNCIA ONLINE NO BRASIL |
Claudimary Moreira Silva Oliveira[1] Thalitta Fernandes de Carvalho Peres[2] |
O ESTÁGIO COMO PESQUISA: A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UEG UNIDADE DE IPORÁ |
Cléber Josè Borges Sobrinho | DOCÊNCIA CURRICULAR INOVADORA: ASPECTOS DIDÁTICOS E PRÁTICAS DE ENSINO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA |
Cyntia Aparecida de Araújo Bernardes | FORMAÇÃO DOCENTE: CONTRADIÇÕES PRESENTES NOS PROJETOS DE SOCIEDADE EM DISPUTA |
Dâmares Carla da Silva | A RELAÇÃO PROFESSOR/ALUNO E O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: UM ESTUDO EM TORNO DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NO AGRESTE PERNAMBUCANO |
Denise Silva Araújo | A INTERAÇÃO PROFESSOR E ALUNO UNIVERSITÁRIO: PERCEPÇÃO SOCIAL E MAL ESTAR RELACIONAL |
Eduardo Lúcio Franco | EXPERIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: OS CINCO SENTIDOS E O CERRADO |
Estelamaris Brant Scarel | A CONCEPÇÃO DE FORMAÇÃO NA DIALÉTICA NEGATIVA E O SENTIDO EMANCIPATÓRIO NA PRÁTICA EDUCATIVA |
Euzebio Fernandes de CARVALHO | QUESTÕES INICIAIS PARA UMA POLÍTICA DE ESTÁGIO |
Fabio Pereira Santana | E PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS? REFLEXÕES ACERCA DO CURRÍCULO |
Geraldo da Silva Gomes | A IMPORTÂNCIA ESTRATÉGICA DA DIDÁTICA NAS LICENCIATURAS“BORRADAS” DO SISTEMA DA UNIVERSIDADE ABERTA - UAB NO BRASIL |
Gisella
de Souza Almeida [1] Marise Helena Cardoso Tofoli [2] Valdirene Alves de Oliveira [3] |
ALERGIA ALIMENTAR COMO UMA DAS DIMENSOES DA INCLUSAO NA PRATICA DOCENTE NA EDUCACAO INFANTIL. |
Gislaine Rodrigues Martins | SABERES DE UM BOM PROFESSOR: CONSIDERAÇÕES DE FORMANDAS E FORMANDO DO CURSO DE PEDAGOGIA UnUCSEH/ UEG |
Glaucia Resende Marra Pereira | EDUCAÇÃO PARA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA NA CONCEPÇÃO DE VIGOTSKI |
Grazielle Aparecida de Oliveira ferreira | FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO: O QUE BUSCAM OS PROFESSORES EM FORMAÇÃO |
Icaraí Daiane Santana | FORMAÇÃO E ÉTICA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA |
Iraci Balbina Gonçalves Silva | A APRENDIZAGEM POR CONCEITOS – CONTRIBUIÇÕES DA ESCOLA DE VYGOTSKY À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA |
Irani Camilo de Souza Silva | GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO NA
REDE DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE URUAÇU |
Itair Regina Carvalho Diogo | ESCOLA E A APRENDIZAGEM DE LEITURA: FORMAÇÃO DO LEITOR |
Ivanilda Cabral de Souza | RESÍDUOS COMO ALTERNATIVA DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO SÓCIO-AMBIENTAL |
Ivone Garcia Barbosa | TEMÁTICAS DE INVESTIGAÇÃO SOBRE EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO DE TCC DAS ALUNAS DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL DA FE/UFG |
Ivone Maciel Pinto | A PRIMEIRA EDIÇÃO DO PRADIME A DISTÂNCIA NO ESTADO DO TOCANTINS: UMA EXPERIÊNCIA INOVADORA |
José Maria Baldino | (IN)DISCIPLINA NA ESCOLA: algumas aproximações interpretativas |
José Renato de Castro e Silva | O ENSINO DE ARQUITETURA E URBANISMO E A MODELAGEM MANUAL - MAQUETE |
Lenice Miranda Alves | Formação de professores para o uso das TIC: uma necessidade ou uma imposição? |
Letícia Marinho Eglem de Oliveira | PESQUISAS SOBRE A POLIVALÊNCIA COMO ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DO CENTRO-OESTE |
Luciana Meira dos Santos Nunes | DESAFIOS DA FORMAÇÃO DOCENTE: IMPORTÂNCIA DA DIDÁTICA E DA PESQUISA |
Maíra Braga Adorno Dourado | CURRÍCULO E PROJETOS DE TRABALHO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: SABERES E FAZERES DE UM CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE GOIÂNIA |
Maria das Graças Simão Dias Leite | INSTRUÇÃO PÚBLICA NA PROVÍNCIA DE GOYAZ: CIVILIZAR E MORALIZAR A POPULAÇÃO |
Maria de Fátima Cruvinel | LEITURA E ESCRITA: A QUALIDADE DA DIDÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
Maria Elizabeth Ferreira | O DESAFIO DA QUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ANÁLISE DO ATENDIMENTO NOS CEMEI’S EM ANÁPOLIS/GO. |
Maria Goretti Quintiliano Carvalho | O TRABALHO PEDAGÓGICO E A RELAÇÃO QUE A CRIANÇA COM DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM ESTABELECE COM O SABER |
Marilene Marzari | TEORIA DO ENSINO DESENVOLVIMENTAL: UMA PERSPECTIVA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA. |
Marina Grigório Barbosa de Sousa | A PERCEPÇÃO DOS VELHOS DA UNIVERSIDADE DA MATURIDADE COM A TEMÁTICA RACIAL: RELATOS DE EXPERIÊNCIA |
Natália Belo Moreira | O PAPEL SOCIAL DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS: UNIVERSIDADE DA MATURIDADE E A TEMÁTICA RACIAL |
Neuma Chaveiro | FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM PARCERIA COM ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS E A EDUCAÇÃO DE SURDOS |
Nilma Fernandes do Amaral Santos | PROJETO PROFESSOR CONECTADO: IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS NO TRABALHO DOCENTE |
Patricia Correa Junqueira | FORMAÇÃO DE HABILIDADES DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO PELA ESCRITA CRIATIVA |
Patrícia Espíndola Mota Venâncio | A INDISCIPLINA EM ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO FUNDAMENTAL NA CIDADE DE ANÁPOLIS – GO. |
Renata Luiza da Costa | A MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO ONLINE |
Rosa Maria Oliveira Teixeira de Vasconcelos | ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO BÁSICA NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA A DISTÂNCIA NO IFPE. |
Rosenilde Nogueira Paniago | ESTÁGIO-PESQUISA NO INSTITUTO FEDERAL GOIANO: LIMITES E POSSIBILIDADES |
Sandra Valéria Limonta | TEMPO DE ESCOLA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Sebastião Pereira dos Santos | O PROUCA – PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO NO ESTADO DE GOIÁS |
SHÊILA GOMES DA SILVA BARROS | A CRIANÇA COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR |
Silvia Reis Fernandes | O LEMA “EDUCAÇÃO PARA TODOS” EM DOCUMENTOS DE ORGANISMOS INTERNACIONAIS SOBRE PLANEJAMENTO DA EDUCAÇÃO E REPERCUSSÃO NO FUNCIONAMENTO DAS ESCOLAS |
Simeão Pereira Neto | CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA: UMA ABORDAGEM PARA AQUISIÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA |
Sylvana de Oliveira Bernardi Noleto | O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO COMO ESPAÇO-TEMPO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A CONSTRUÇÃO DO HABITUS PROFISSIONAL DOCENTE |
Thaís Lobosque Aquino | PELO INCREMENTO DA ÉTICA ARGUMENTATIVA NO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
Valquíria Aparecida da Silva Santos | O DESPREPARO DOS PROFESSORES PERMEADO PELOS LIMITES E DILEMAS DAS MÍDIAS, FORMAÇÃO PEDAGÓGICA E O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DO DISCENTE |
Pôster Científico | |
Autor | Título |
Aline Araújo Caixeta da Silva | O CURRÍCULO E O COTIDIANO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ORGANIZAÇÃO SIGNIFICATIVA DOS ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM |
Alzenira de Carvalho Miranda | UEG-UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE FORMOSA |
André Luiz Araújo Cunha | PROGRAMA “UM COMPUTADOR POR ALUNO”: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA |
Andressa Lindoso Pacheco | A HORTA ORGÂNICA COMO INSTRUMENTO DE DIDÁTICA SOCIO-EDUCATIVA |
Bárbara Beatriz Vaz | ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE O ESTÁGIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: EM PAUTA A FORMAÇÃO E A PRÁTICA DOCENTE |
Camila Alberto Vicente de Oliveira | O QUE AS PESQUISAS EM DIDÁTICA REVELAM? UM ESTUDO NOS ANAIS DA ANPED ENTRE 2002 E 2012 |
Camila Aline Romano | A PRÁTICA DA REGÊNCIA DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO II: EMPREGO DE JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS |
Carolina Mesquita Oliveira | ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: RELATOS E REFLEXÕES |
Christine Garrido Marquez | ATIVIDADE CRIADORA E DIFERENÇAS CULTURAIS |
Cristiane Oliveira Carvalho Maracaípe | A ESCOLA E A FORMAÇÃO DO LEITOR |
Dayane Mendes da Silva | MOVIMENTO DE EDUCAÇÃO BASE EM GOIÁS – MEB-GOIÁS: CONSTRUÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO BENEDITO E JOVELINA |
Edna Misseno Pires | INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE DAS PESSOAS SURDAS: UMA QUESTÃO DE CIDADANIA |
Ivana Alves Monnerat de Azevedo | O USO DO AMBIENTE MOODLE COMO FERRAMENTA DE MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NOS CURSOS DE LICENCIATURA |
Lindalva Pessoni Santos | AS DESCONTINUIDADES DA PRÁTICA EDUCATIVA TOMADAS PELO VIÉS DA PSICANALISE |
Lucas Lopes de Santana | POLÍTICA PÚBLICA E FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES - UM ESTUDO SOBRE A PRÁTICA DOS BOLSISTAS DE PEDAGOGIA DOS PROJETOS PIBID DO DISTRITO FEDERAL |
Mara Cristina de Sylvio | LEITURA E ESCRITA, APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO: O TRABALHO DIDÁTICO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Maria Aparecida Candine de Brito | AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO E SUAS IMPLICAÇÕES NA EDUCAÇÃO ESCOLAR |
Mychelle Gonçalves de São José | DINAMIZANDO E MOTIVANDO O APRENDIZADO ESCOLAR POR MEIO DOS JOGOS PEDAGÓGICOS |
Nádia Flausino Vieira Borges | PROMOÇÃO DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA OS GESTORES DAS ESCOLAS PÚBLICAS DO TOCANTINS ATRAVÉS DO USO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
Núbia Carla de Souza Silva | PARTICIPAÇÃO DOS ACADÊMICOS DA CIDADE DE ANÁPOLIS-GO EM ATIVIDADES NÃO FORMAIS DE EDUCAÇÃO |
Odeony Paulo dos Santos | DEDOCHES: O LÚDICO A SERVIÇO DA SAÚDE |
Paloma Oliveira Bezerra | O CINEMA E A EDUCAÇÃO: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES |
Rafael Castro Rabelo | PRÁTICAS DE GESTÃO ESCOLAR E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: Contribuições da Teoria da Atividade |
Renata Ramos da Silva Carvalho | UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS: DESAFIOS, DILEMAS E PERSPECTIVAS |
Rosangela Aparecida Ramos de Lima | O DEBATE ATUAL SOBRE A DIDÁTICA E AS DISTINTAS PERSPECTIVAS |
Rubislei Sabino da Silva | A FORMAÇÃO DOCENTE EM GOIÁS NA PERSPECTIVA DO EGRESSO DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA PARCELADA EM PEDAGOGIA (1999-2007) |
Samara Vieira de Carvalho | PSICOMOTRICIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA CRIANÇA |
Sandra Almeida Ferreira Camargo | CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO INTEGRAL X ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL |
Simone da Costa Estrela | O ETHOS DOCENTE NOS CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL NOS INSTITUTOS FEDERAIS |
Valquiria Coelho Pina Paulino | REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE: UMA NECESSIDADE |
Relato de Experiência | |
Autor | Título |
Cláuda Regina Major | O ESTÁGIO CURRICULAR EM FORMA DE PROJETOS E A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO |
Claudia Helena dos Santos Araújo | AMBIENTES DE FORMAÇÃO E A WEB2.0 |
Leudimar Amorim Cardoso | MONITORIA DE ENSINO: REFLEXÕES SOBRE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM |
Luciana Malagó | INSTITUIÇÕES NÃO ESCOLARES: POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO |
Rina Joana Ribeiro Santos | LETRAMENTO DIGITAL |
Rosemeire Barreto dos Santos Carvalho | Programas do livro: uma experiência no quotidiano escolar |
GT 10 –Filosofia | |
Comunicação Oral | |
Autor | Título |
Carmelita Brito de Freitas Felício | DIDÁTICA DO ENSINO DA FILOSOFIA: UMA QUESTÃO METODOLÓGICA OU UM PROBLEMA FILOSÓFICO? |
Lupércio Aparecido Rizzo | REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE FILOSOFIA PARA ALUNOS DO FUNDAMENTAL I e II |
Maria Eliane Rosa de Souza | FILOSOFIA, EDUCAÇÃO E CULTURA: ENTRE OS IDEAIS DE NIETZSCHE, DELEUZE E GUATTARI* |
Mônica Ferreira Albernaz | A imbricada relação entre consciência, experiência e emancipação em Adorno e Freire. |
Pedro Lucas Dulci | O ENSINO DE FILOSOFIA EM TEMPOS DE ESPETÁCULO: uma proposta estético-política a partir de Rancière e Agamben |
GT 11 –Psicologia | |
Comunicação Oral | |
Autor | Título |
Valéria Moreira de Freitas Guimarães | O QUE É SER PROFESSOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ALUNAS DO CURSO DE PEDAGOGIA/CAJ/UFG |
Pôster Científico | |
Autor | Título |
Karine Cristina Soares | MEDIAÇÃO DE CONFLITOS NO CONTEXTO ESCOLAR: FORMAÇÃO DE MEDIADORES SOCIAIS |
Liliane Oliveira de Lima Melo | PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO: UM ESTUDO EM PERIÓDICOS CIENTÍFICOS DA EDUCAÇÃO E DA PSICOLOGIA (2001 – 2011). |
GT 12 –Sociologia | |
Comunicação Oral | |
Autor | Título |
Álcio Crisóstomo Magalhães | LIÇÕES DE MÉTODO: A SOCIOLOGIA DE BOURDIEU NA OBRA A REPRODUÇÃO |
Dagmar Dnalva da Silva Bezerra | TRABALHO DOCENTE: ELEMENTOS, CONCEPÇÕES E TENSÕES |
Raphael Silvano Ferreira Silva | FAMÍLIA E AGRESSIVIDADE INFANTIL – UMA REFLEXÃO ACERCA DESSAS INTERRELAÇÕES E SEU CONTEXTO SOCIAL |
Rubson Marques Rodrigues | A DOMESTIFICAÇÃO DO DIVINO: ATÉ TU, DEUS? |
Suelaynne Lima da Paz | UNIVERSIDADE CONTEMPORÂNEA E A RETORMADA DA SUA DEMOCRACIA INTERNA |
Pôster Científico | |
Autor | Título |
Carlos Alberto Moreira de Araújo Júnior | O PROCESSO DE FORMAÇÃO DO ENSINO NA MATURIDADE: 10 anos do Estatuto do Idoso, reflexão no âmbito da educação dentro da Universidade Federal do Tocantins |
Iracy Martins de Amorim | DAS POLÍTICAS DE INCLUSÃO INDÍGENA ÀS EXPERIÊNCIAS DE ACADÊMICOS: UM ESTUDO DE CASO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS (UFT) |
Leocimar Rodrigues Barbosa | CONCORRÊNCIA NA EDUCAÇÃO: CONTRADIÇÕES INTRIGANTES |
Martha Helena Rodrigues Souza | RACISMO NO BRASIL: O NEGRO NO AMBIENTE DE TRABALHO |
GT 13 – Diálogos Abertos sobre a Educação Básica | |
Comunicação Oral | |
Autor | Título |
Bruna Lorrany da Silva | O ENSINO SUPLETIVO EM GOIÁS |
Bruna Neves Correia | NO CAMINHO HAVIA UMA PEDRA: A FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR NA PAUTA DA LUTA PELA QUALIDADE SOCIAL EM EDUCAÇÃO |
Camila Rezende Oliveira | DAS TICs À EDUCAÇÃO BÁSICA: CONTRIBUTOS TEÓRICOS NA FORMAÇÃO DOCENTE |
Edilson Pereira Santos | HISTÓRIAS INÉDITAS |
Elisabete Andrade | O CONCEITO DE “PROFESSOR/A REFLEXIVO/A” NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
Elson Marcolino da Silva | NEOTECNICISMO PEDAGÓGICO E AS NOVAS DEMANDAS PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR |
Flávia de Sousa Santos | O USO DE JOGOS ELETRÔNICOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Genilza Alves da Silva Mello | A IMPORTÂNCIA PEDAGÓGICA E PSICOPEDAGÓGICA DO DESENHO NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM. |
Glacy Queirós de Roure | EM TRÊS TEMPOS: EDUCAÇÃO, INFANCIA E CINEMA |
Inez Maria Milhome Viana | A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO BÁSICA NA FUNÇÃO DE COORDENADOR PEDAGÓGICO |
Laís Helena Besseler | A LEITURA E A ESCRITA EM SALA DE AULA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E O MATERIAL DO PROGRAMA LER E ESCREVER: A EXPERIÊNCIA NO BLOCO INICIAL DE ALFABETIZAÇÃO |
Lorena Evangelista Raisky | A PRODUÇÃO DE TEXTO DE UM EDUCANDO, DO TERCEIRO ANO, DO ENSINO FUNDAMENTAL DO CICLO I, DA REDE MUNICIPAL DE GOIÂNIA |
Marcia Regina Gobatto | SALA DE FORMADOR/A: REFLEXÕES SOBRE OS PROCESSOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA NO CEFAPRO/MT |
Maria Alice de Sousa Carvalho Rocha | COMO CLARICE: ENQUANTO EU TIVER PERGUNTAS...CONTINUAREI A ESCREVER |
Marinalva Nunes Fernandes | PRÁTICAS DOCENTES E CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO: APONTAMENTOS SOBRE O ONTEM E O HOJE NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA |
Marinês Juliana Carvalho Martins | Letramentos Múltiplos: perspectivas e mediações em tempos ciberculturais |
Michelle Graziela de Oliveira Nobile | O PROFESSOR DO ENSINO MÉDIO NA POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL |
Olira Saraiva Rodrigues | DIVULGAÇÃO E POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA: UMA NOVA DIDÁTICA PARA ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE EDUCAÇÃO |
Roseany Diniz Barbosa do Nascimento | EDUCAÇÃO DE QUALIDADE |
Silvair Félix dos Santos | AS NORMAS DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR NA DÉCADA DA EDUCAÇÃO DE 1997 A 2007: MAPEAMENTO E CONCEPÇÕES1 |
Simone de Paula Rodrigues Moura | A EXPRESSÃO DE COMPREENSÕES A PARTIR DE ATIVIDADES COM SOFTWARES E A NECESSIDADE DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
Simone Maria Alves de Lima | DESAFIOS DA INCLUSÃO: DIÁLOGO COM OS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
Simônia Peres da Silva | ORGANIZAÇÕES NÃO-GOVERNAMENTAIS: NOVAS ESTRATÉGIAS DE PODER E HEGEMONIA PARA O SETOR EDUCACIONAL |
Telma Aparecida Teles Martins Silveira | EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE ANÁPOLIS: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES1 |
Wilian Rodrigues Correia | O PROCESSO DE RESSIGNIFICAÇÃO DO PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR EM UMA ESCOLA DE MATO GROSSO. |
Pôster Científico | |
Autor | Título |
Adrielle Fernandes Dias | APRENDIZAGEM ESCOLAR NA PRIMEIRA DÉCADA DO SÉCULO XXI: POSSÍVEIS ENCONTROS COM A APRENDIZAGEM DIALÓGICA NOS CADERNOS DE PESQUISA1 |
Alessandra de Oliveira Santos | PERSPECTIVAS PARA O ENSINO MÉDIO A PARTIR DO DOCUMENTO REFERÊNCIA CONAE-2014 |
Ana Cláudia Veríssimo Machado | DIAGNÓSTICO ESCOLAR: O OLHAR DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
Ana Paula de A. S. Magalhães | DIAGNÓSTICO ESCOLAR: O OLHAR DOS ALUNOS |
Dayanne Priscila de Oliveira Nobile | A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL |
Elis Veloso Portela de Araújo | VALORIZAÇÃO DO PROFESSOR: CAMINHOS APONTADOS PELA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA DE QUALIDADE |
Flávia Rodrigues Alves G. de Freitas de Souza | O FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO NA CONAE/2010 E NO PROJETO DE LEI n. 8.035/2010 E PLC n. 103/2012 |
Keilita Santos Silva | EDUCAÇÃO BÁSICA E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: O DIÁLOGO ENTRE A AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM E A TEXTUALIDADE |
Laíse A. Ribeiro | ESTRATÉGIA DE ACOMPANHAMENTO DA EVASÃO ESCOLAR: UMA AÇÃO DO PIBID EM RIO VERDE – GO. |
Luana Mendes de Oliveira | A COMPREENSÃO DO DIÁLOGO IGUALITÁRIO ATRAVÉS DA TEORIA DA AÇÃO COMUNICATIVA: CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA1 |
Lusdalva de Castro Silva | PIBID PUC GOIÁS: A CONTRIBUIÇÃO DO SUBPROJETO PEDAGOGIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES |
Marcello Lucas | O LÚDICO COMO RECURSO METODOLÓGICO PARA ABORDAGEM DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO |
Marcia Gouveia da Cunha | A COMUNICAÇÃO E O DIÁLOGO NA PERSPECTIVA DE AUSTIN E FREIRE: CONTRIBUIÇÕES PARA O CONCEITO DE APRENDIZAGEM DIÁLOGICA |
Vilma Ribeiro de Almeida | A PEDAGOGIA DO MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA |
Relato de Experiência | |
Autor | Título |
Ana Maura Alves Lima | A PRODUÇÃO E INTERPRETAÇÃO TEXTUAL: UMA INTERFACE COM AS FÁBULAS DE ESOPO |
Ana Paula de Aguiar resumo | PROEJA FIC/PRONATEC: RELATO DO DIAGNÓSTICO DO PERFIL SÓCIO-CULTURAL DO EDUCANDO E DO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, REALIZADOEM 2013 EM DUAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE GOIÂNIA |
Ana Paula de Aguiar | PROEJA FIC/PRONATEC: RELATO DO DIAGNÓSTICO DO PERFIL SÓCIO-CULTURAL DO EDUCANDO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DE DUAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE GOIÂNIA |
Andréa Alves da Silva Souza | O BILHETE E A CARTA COMO EVENTOS DE LETRAMENTO |
Cláudia Borges Costa | FORMAÇÃO DOS EDUCADORES DA EJA E DA EP: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO PARA ALÉM DO CAPITAL E DO MERCADO |
Cristina Aparecida dos Santos | O TRABALHO DOS BOLSISTAS DO PIBID EM UMA ESCOLA INTEGRAL EM TEMPO INTEGRAL NO ENSINO MÉDIO NA CIDADE DE MORRINHOS |
Denise Cardoso Campos Santos | 'FORMAÇÃO CULTURAL: ESTUDO SOBRE A BOSSA NOVA COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Deylla Nara Garcia Manjela | CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA COMO ESTRATÉGIA FACILITADORA PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO |
Ellen Moreira Gomides | PROFESSORES EM FORMAÇÃO USAM SOFTWARES EMPREGANDO A CONSTRUÇÃO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE ANÁPOLIS |
Hilda Maria Alvarenga | “SOMOS DIFERENTES, MAS NÃO DESIGUAIS!” REFLEXÕES SOBRE RELAÇÕES ÉTINICORRACIAIS NO ESPAÇO DA EDUCAÇÃO INFANTIL |
Inez Maria Milhome Viana | A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO BÁSICA NA FUNÇÃO DE COORDENADOR PEDAGÓGICO |
Janniffer Custódio da Silva | EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, REALIDADES DE DOCENTES E DISCENTES EM UM COLÉGIO DE RIO VERDE – GOIÁS. |
Jonas Augusto Kunzler | APRENDIZAGEM DE FRAÇÕES NO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Josiane Kunzler | A ATUAÇÃO DA REDE DE EDUCADORES EM MUSEUS DE GOIÁS (REM-GOIÁS) EM PROL DA EDUCAÇÃO NÃO FORMAL |
Kethullin Rezende Trindade | “VIAGEM AO CENTRO DA TERRA”: POSSIBILIDADE INTERDISCIPLINAR NO CICLO II1 |
Lucília Chaves de Oliveira | UMA INTERFACE COM A LITERATURA INFANTIL – FÁBULAS DE ESOPO |
Maiara Ferreira de Souza | A ROTINA ESCOLAR SOB NOSSA ÓTICA |
MÁRCIO LEITE DE BESSA | ESCOLA PÚBLICA DE SUCESSO, É POSSÍVEL? |
Marco Túlio de Urzêda Freitas | LETRAMENTO CRÍTICO E ENSINO DE INGLÊS EM ESCOLAS PÚBLICAS: RELATO SOBRE UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA |
Maria Francisca da Cunha | O TRABALHO DOS BOLSISTAS DO PIBID EM UMA ESCOLA INTEGRAL EM TEMPO INTEGRAL NO ENSINO MÉDIO NA CIDADE DE MORRINHOS |
Milena Lemos Alves | ORIENTAÇÃO CRÍTICO-REFLEXIVA-ATIVA NA FORMAÇÃO PARA A DOCÊNCIA: EXPERÊNCIAS DO PIBID-BIOLOGIA UEG UNU ITAPURANGA |
Mônica Ap. Barbarini | QUALIDADE DE VIDA E SUAS IMPLICAÇÕES NA MELHORIA DO ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
Neuda Alves do Lago | CONTINUING FORMATION: TEACHERS’ IMPROVEMENT NO SUDOESTE GOIANO |
Priscila Correa Junqueira | LETRAMENTO DIGITAL NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS |
Sirley Aparecida de Souza | CÍRCULO RESTAURATIVO - UMA EXPERIÊNCIA DE PRÁTICA RESTAURATIVA NO CEPAE/UFG |
Vânia Moreira Lino | PROJETO EDUCANDO PARA A LIBERDADE |
Vivianne Fleury de Faria | Abordagem do texto literário segundo uma perspectiva da Literatura Comparada |
Wanessa Cristina Manhente Rocha | ARTICULAÇÃO ENTRE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Trabalhos Encomendados | |
Autor | Título |
Daniella Bezerra | AS ABORDAGENS DE ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS E O ENSINO MÉDIO (INTEGRADO): RUMO À FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL |
Edna Pires, Marlene Reis e Ricardo Teixeira | REFLEXÕES SOBRE A DIALÉTICA INCLUSÃO/EXCLUSÃO NO CONTEXTO DAS PRÁTICAS EDUCACIONAIS |
Magili Duarte e Elizabete Pereira | Projeto institucional de formação continuada de professores de inglês da educação básica: um relato de experiência |
Maria Emília Rodrigues, Claudia Costa e Lênin Garcia | A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM DEBATE |
Micheline Lage | PRÁTICA DE ENSINO E O ESTÁGIO SOB O OLHAR DE PROFESSORES DE LETRAS: ENCONTROS E DESENCONTROS ENTRE LITERATURA E EDUCAÇÃO |
Mirelle Bernardo | DESENVOLVENDO A COMPETÊNCIA INTERCULTURAL ATRAVÉS DE INTERAÇÕES VIRTUAIS |
Sandra V. Limonta | MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E DESENVOLVIMENTO: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL PARA O TRABALHO DIDÁTICO NA ESCOLA |
Suely Bastos | O ENSINO DAS FRAÇÕES E SEUS DIFERENTES SIGNIFICADOS |