Apresentação

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O Encontro Estadual de Didática e Prática de Ensino (EDIPE) é um evento acadêmico-científico e de formação de professores da Educação Básica já tradicional no estado de Goiás. Em 2003 foi realizado em Goiânia o I EDIPE, com a temática geral “Por uma integração dos campos da didática, das didáticas específicas e das práticas de ensino”.
Em 2007, em Anápolis, foi realizado o II EDIPE com o tema “A Didática e os diferentes espaços, tempos e modos de aprender e ensinar” e em 2009, também em Anápolis, realizou-se o III EDIPE, cujo tema geral foi “Professor: entre os desafios do cotidiano escolar e a realização profissional”.
Em 2011, em Goiânia, foi realizado o IV EDIPE, cujo tema geral foi: “Para uma sociedade complexa, que escola, que ensino?”. Neste ano, o V EDIPE é realizado na UFG em Goiânia, com o tema “Didática e formação de professores: a qualidade da educação em debate”.
O EDIPE, ao longo destes dez anos, tem sido organizado por um grupo permanente de estudiosos e pesquisadores da Didática que compõem o CEPED (Centro de Estudos e Pesquisas em Didática) e que conta com a participação de professores universitários e da Educação Básica, bem como alunos de graduação e pós-graduação. Além de constituir um coletivo interessado neste campo de estudos, o CEPED agrega pesquisadores vinculados às quatro maiores instituições universitárias do estado: Universidade Federal de Goiás (UFG), Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC GO), Universidade Estadual de Goiás (UEG) e Centro Universitário de Anápolis (UniEVANGÉLICA), que tradicionalmente têm organizado o EDIPE, num esforço intelectual e institucional coletivo. Neste V EDIPE contamos também com a parceria do Instituto Federal de Goiás (IFGoiás) e do Instituto Federal Goiano (IFGoiano), instituições que também se voltam para a formação de professores.

São objetivos do CEPED:

a) promover estudos e pesquisas sobre questões teóricas e práticas relacionadas com o ensino e a pesquisa em didática e disciplinas conexas, formação de professores, organização do trabalho escolar e docente, visando a melhoria da qualidade do ensino básico;

b) analisar a problemática do ensino da didática em função do papel que desempenha nos cursos de formação de professores, propondo perspectivas de ação conjugando ensino e pesquisa;

c) produzir textos e relatórios sobre os resultados das investigações e fazer sua difusão entre os docentes e pesquisadores;

d) realizar congressos, seminários encontros ou outra modalidade de reunião, visando à discussão de temas, propostas e experiências inovadoras e difusão do conhecimento na área.
O evento tem se consolidado como um espaço de articulação entre a universidade e as escolas de Educação Básica, materializando a tão almejada relação entre a teoria e a prática, necessária para a melhoria da qualidade do ensino e da pesquisa. Ao longo de suas edições, um número crescente de participantes têm se reunido para discutir os rumos da Didática, da formação de professores e das práticas de ensino. No I EDIPE (2003) foram 127 trabalhos; no II EDIPE (2007), 63 trabalhos; no III EDIPE (2009), 185 trabalhos e, no IV EDIPE (2011), 270 trabalhos.
Neste V EDIPE serão apresentados 309 no total, entre comunicações orais, pôsteres e relatos de experiência.
Neste V EDIPE nosso grande objetivo continua sendo promover a relação entre a universidade e a escola de Educação Básica, na perspectiva da necessária relação entre a pesquisa que se produz nas instituições de ensino superior e o trabalho educativo que se realiza nas escolas. Nesse sentido, organizamos as atividades do evento de forma a contemplar e reunir a produção acadêmico-científica dos conferencistas, dos professores universitários e de alunos de graduação e pós-graduação com a experiência e a busca de formação dos professores da Educação Básica. Objetivamos, nestes quatro dias de atividades, promover um amplo debate a respeito das relações entre a Didática, a formação de professores e a qualidade da educação; divulgar pesquisas e práticas que têm sido realizadas nas instituições de ensino superior e nas escolas de Educação Básica; possibilitar o enriquecimento da formação dos professores da Educação Básica no diálogo entre a teoria e a prática, a universidade e a escola. Esse caderno contém toda a programação do evento, com informações sobre as conferências, mesas redondas e os locais e horários das apresentações de trabalhos. Professores, pesquisadores e estudantes encontrarão ao longo do evento um conjunto de atividades, pesquisas e reflexões sobre a qualidade da educação e suas interfaces com a Didática, a formação de professores, as didáticas específicas e as metodologias de ensino. É nosso sincero desejo que todos vivenciem neste V EDIPE a reflexão e partilha de conhecimentos e experiências necessárias para revigorar nosso trabalho como educadores, seja na universidade ou na escola de Educação Básica.

 

Sandra Valéria Limonta
José Carlos Libâneo
Marilza Vanessa Rosa Suanno