Realizado a cada dois anos pelo CEPED (Centro de Estudos e Pesquisas em Didática), o Encontro Estadual de Didática e Prática de Ensino (EDIPE) é um evento acadêmico-científico e de formação de professores da Educação Básica já tradicional no estado de Goiás.

 

O CEPED é uma associação civil sem fins lucrativos fundada em 2001 para a realização, em Goiânia, do IX Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Após o sucesso desse grande evento, seus fundadores, capitaneados pelo  Professor José Carlos Libâneo, resolveram manter a associação e dar início aos encontros estaduais, objetivando a divulgação da produção do conhecimento acadêmico, do trabalho dos professores da Educação Básica e a formação de professores, licenciandos e pesquisadores da educação.

 

Em 2003, o I EDIPE foi realizado em Goiânia e sediado na PUC Goiás. A temática geral desse primeiro encontro foi “Por uma integração dos campos da didática, das didáticas específicas e das práticas de ensino”.

 

Em 2007 o II EDIPE aconteceu na cidade de Anápolis, sediado na Universidade Estadual de Goiás, com o tema “A Didática e os diferentes espaços, tempos e modos de aprender e ensinar”.

 

O III EDIPE foi realizado na cidade de Anápolis e sediado na UniEvangélica, com o tema “Professor: entre os desafios do cotidiano escolar e a realização profissional”.

 

Em 2011 o IV EDIPE aconteceu em Goiânia, sediado no Campus V da PUC Goiás e tivemos como tema geral “Para uma sociedade complexa, que escola, que ensino?”.

 

O V EDIPE, realizado no ano de 2013 em Goiânia e sediado no Campus Samambaia da Universidade Federal de Goiás, teve come temática geral “Didática e formação de professores: a qualidade da educação em debate”.

 

Em 2015, em Goiânia, sediado na Escola de Formação de Professores e Humanidades da PUC Goiás e na Faculdade de Educação da UFG, tivemos o VI EDIPE, com o tema “Organismos internacionais, currículo e didática: impactos de organismos internacionais na escola e no trabalho docente”.

 

O VII EDIPE, realizado em 2017 e sediado no Campus V da PUC Goiás, teve como tema geral  “Didática, escola e políticas: nenhum direito a menos”.