I EDIPE
I Encontro Estadual de Didática e Prática de Ensino
30/11 a 2/12/2003 – Goiânia - GO
Este CD contém as informações básicas, os textos de conferências e de trabalhos apresentados e textos de pôsteres, referentes ao I EDIPE - Encontro Estadual de Didática e Prática de Ensino, realizado no período de 30.11 a 2.12.2003, em Goiânia.
O I EDIPE pode ser considerado um desdobramento do XI ENDIPE (Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino), como forma de ampliar em nosso Estado os estudos e pesquisas nos campos da Didática e das Didáticas Específicas das licenciaturas, em consonância com o dinâmico movimento nacional em tomo desses campos de conhecimento. Em maio de 2002, foi realizado em Goiânia o XI Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (ENDIPE), cujo êxito foi reconhecido nacionalmente na área da Educação. A equipe que integrou a Coordenação Geral do XI ENDIPE realizou em 2003 este Encontro Estadual de Didática e Práticas de Ensino, com a mesma estrutura organizacional, contando com a co- promoção das quatro instituições universitárias: Universidade Federal de Goiás, Universidade Católica de Goiás, Universidade Estadual de Goiás e Associação Educativa Evangélica de Anápolis.
O Encontro reuniu professores universitários e estudantes de graduação e pós-graduação das instituições goianas vinculados à docência e à pesquisa em didática, didáticas específicas, metodologia de ensino de disciplinas específicas, práticas de ensino e estágio. O objetivo principal proposto foi o de aprofundar as discussões em tomo da integração entre os saberes da didática, das didáticas específicas e das metodologias de ensino, buscando articular as bases comuns das relações entre ensino e aprendizagem e as especificidades metodológicas desses saberes. Para isso, teve como tema geral: Por uma integração do campo da didática, das didáticas especificas e das práticas de ensino, e os seguintes objetivos específicos:
- Explicitação das contribuições teóricas atuais da didática e das didáticas das disciplinas para a compreensão das relações entre ensino e aprendizagem em face dos desafios educacionais contemporâneos;
- Discussão de pontos em comum entre a didática geral e as didáticas específicas na formulação de diretrizes, ações e práticas de ensino das disciplinas escolares, de forma a otimizar a aprendizagem dos conteúdos dessas disciplinas e processos cognitivos conexos.
- Discussão da contribuição da didática e das didáticas específicas para o desenvolvimento curricular e metodológico da formação de professores, a partir da pesquisa e das práticas de formação das licenciaturas.
O I EDIPE foi organizado em duas modalidades de atividades: a) atividades para todos os participantes, como as conferências e as sessões especiais; b) atividades em Grupos de Trabalho organizados por áreas específicas (didáticas específicas). As conferências propiciaram aos participantes abordagens mais abrangentes do tema central. Foram apresentadas três conferências. As sessões especiais tiveram como finalidade a apresentação de temas ligados à didática e prática de ensino de disciplinas específicas, conforme cada Grupo de Trabalho. As foram organizadas para a apresentação de trabalhos enviados pelos autores, decorrentes de pesquisas relacionadas com a temática, previamente selecionados pela Comissão Científica. Foram considerados "trabalhos": ensaios, monografias, estudos e relatórios de pesquisa relacionados com a didática, metodologias de ensino e práticas de ensino, apresentados na forma de artigo. Os pôsteres foram destinados à comunicação de estudos, relatórios científicos e relatos de experiência decorrentes de projetos de pesquisa e extensão, enviados pelos autores, na forma de resumos, previamente selecionados pela Comissão Científica.
Esperamos que os textos aqui publicados possam trazer uma contribuição significativa para os estudos e pesquisas em didática, didáticas específicas e metodologias de ensino das disciplinas. Também temos a expectativa de que o esforço feito neste I EDIPE pela Comissão Organizadora e pelas instituições promotoras sirva de incentivo para que os professores universitários que se dedicam a essas disciplinas invistam no desenvolvimento de pesquisas de modo que possamos, dentro de dois anos, realizar o 11 EDIPE.
Goiânia, 2 de dezembro de 2003
José Carlos Libâneo (UCG)
Sandramara Matias Chaves (UFG)
Elianda Figueiredo Arantes Tiballi (UCG)