Estudo da capacidade de desenvolver pesquisas pelas universidades de
Goiás.
Projeto
de Pesquisa
Coordenadores
Estevão Keglevich de Buzin
Ilse Franco de Oliveira
Ivonete
Maria Parreira
Goiânia – Goiás
setembro/2003
Sabe-se da
necessidade urgente em encontrar maneiras de viabilizar o desenvolvimento de
pesquisas nas universidades do Estado de Goiás, criando um novo perfil tecnológico
para o profissional goiano.
É impossível para o governo, ONGs, empresas
de comunicação ou outras instituições fazer qualquer tipo de proposta ou
questionamento sem que se tenha o conhecimento da realidade atual das pesquisas
nas universidades goianas.
Analisar a visão do mercado competitivo e
globalizado, possibilitando investimentos em qualquer parte do planeta; torna
cada vez mais necessário o conhecimento sobre determinadas regiões de
interesse. Este desejo por informações consistentes leva o mercado para dentro
da Universidade. Demangue N. sinaliza:
“Em vista disso é compreensivel o interesse de outras organizações
nacionais e internacionais procurarem o conhecimento adquirido nas
Universidades para fundamentarem suas principais decisões.”
Neste contexto de importância da pesquisa,
devemos pensar sobre a capacidade das Universidades Goianas. Qual a sua real
capacidade, Quais são seus atrativos, etc.
A avaliação institucional tem como objetivo rever
o projeto acadêmico e sóciopolítico-administrativo da Universidade, visando
promover uma permanente melhoria da qualidade e pertinência das atividades
desenvolvidas. Esse objetivo é alcançado pela ação inovadora de uma pesquisa
analisando a capacidade da própria
Universidade.
A partir deste ponto a
Instituição poderá prestar contas à sociedade das suas ações; diagnosticar,
planejar e executar melhorias das tarefas acadêmicas nas dimensões de ensino,
pesquisa, extensão e gestão; explicitar as diretrizes de um projeto pedagógico;
explicitar as diretrizes de um programa sistemático e participativo e,
conseqüentemente, de ações corretivas; além de planejar estrategicamente a
instituição, adequando-a ao momento histórico e econômico em que se insere e
permitindo a capacidade de responder às modificações estruturais da sociedade.
Neste contexto, Freire
P. afirma: “O conhecimento é uma árvore que cresce da vida. Sei que há escolas
que têm boas intenções, e que se esforçam para que isso aconteça. Mas as suas
boas intenções são abortadas porque são obrigadas a cumprir o programa.”
Oferecer informações importantes sobre a pesquisa universitária a
instituições governamentais ou organizações não governamentais que desejem atuar nesta área, como parceiros
de projetos, incentivadores ou ainda na forma de absorção de mão de obra
especializada.
A análise desta situação
também arremete a instituição para
dentro de si, jogando luz sobre o que está produzindo, para onde deseja chegar
e quais devem ser os seus passos.
Este questionamento é muito importante e influencia diretamente na
qualidade do pensamento humano que é desenvolvido. Neste sentido Suanno M.
afirma: “promovendo no espaço escolar a motivação, a flexibilidade, a
autonomia, a criatividade, a inovação, formando o sujeito enquanto um ser
pesquisador, reflexivo, capaz de buscar superar suas limitações, desenvolvendo
competências e habilidades, produzindo conhecimentos.”
Com este estudo também é possível aguçar a
percepção do acadêmico em relação às instituições, confrontando-as com os seus
anseios. Este ato facilitará a tomada de decisões na fase da graduação e de
pós-graduação.
O “olhar para dentro”, a ser gerado em cada
instituição, é uma forma nova de pensar na educação superior e no indivíduo
pensador que ali é educado. Esta
preocupação é compartilhada pela ótica de Suanno M.: “Neste sentido parece
existir uma concordância entre o que debatemos, uma vez que temos clareza que
as políticas educacionais, o sistema educacional, as escolas precisam ser
modificadas e construídas com pilares que promovam ao indivíduo à autonomia, à
liberdade de expressão, o estímulo à pesquisa e o desejo social de aprender a
aprender, pautado em bases democráticas que permitam ao homem indignar-se
frente às desigualdades, a fome e a miséria existente no mundo.”
OBJETIVOS
-
Conhecer
os a estrutura básica e indispensável para o desenvolvimento de pesquisas em
cada universidade.
-
Conhecer
a forma de manutenção dos equipamentos de laboratório bem como as propostas de
ampliação e renovação do parque laboratorial de cada universidade.
-
Conhecer
as formas de incentivo aos acadêmicos, e de dificuldades encontradas pelos
mesmos.
-
Conhecer
a estrutura das bibliotecas universitárias, incluindo a parte de informática.
-
Documentar
as formas de incentivo à pesquisa que são desenvolvidas pela universidade.
-
Esclarecer
as formas de divulgação dos conhecimentos desenvolvidos pelas pesquisas através
de periódicos e eventos da própria universidade.
-
Conhecer
a forma de atuação de produção de conhecimento realizada pelos centros
acadêmicos.
-
Estabelecer
paralelo entre as universidades públicas e as particulares.
-
Promover auto-análise da qualidade do ensino superior.
A escolha do método de avaliação utilizado prevê
situações particulares de cada Instituição, esclarecendo seus pontos fortes,
bem como desnudando as grandes dificuldades por quais a Universidade passa
muitas vezes sem o conhecimento da sociedade.
Será feita a aplicação de um questionário
cuidadosamente elaborado para conhecer detalhes inerentes ao desenvolvimento
das pesquisas na universidade.
Este questionário é respondido por pessoa
qualificada e autorizada pela direção da universidade para este fim.
Os dados obtidos pelo questionário são sistematizados
e organizados de forma a compreendermos a posição de cada universidade perante
cada tópico individualmente.
O questionário é apresentado pelo anexo 01
Após a realização dos questionários é solicitada
visita às instalações da universidade, quando serão realizadas entrevistas,
fotos, observações e anotações.
Atividades |
Período |
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2003/2004 |
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Nov |
Dez |
Jan |
Fev |
Mar |
Abr |
Levantamento bibliográfico |
X |
X |
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Visitas às universidades |
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X |
X |
X |
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Aplicação do questionário |
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X |
X |
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Visitas às instalações das universidades |
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X |
X |
X |
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Organização dos dados |
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X |
X |
Redação |
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X |
Apresentação dos resultados / Publicação |
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X |
DEMANGUE, Nilson. Rev. Online Bibl. Prof. Joel Martins, Campinas, v.2, n.2, p.24-31 , fev.
2001 24
FREIRE,
Paulo. A escola com que sempre sonhei sem imaginar que pudesse existir (Papirus
Editora, Campinas, SP, 2001)
SUANNO,
Marilza. Novas Tecnologias de Informação e Comunicação: reflexões a partir da
Teoria Vygotskyana. Disponivel no site http://www.abed.org.br/seminario2003/texto16.htm
ANEXO 01:
QUESTIONÁRIO DA PESQUISA:
1)
Qual
o número de pesquisas propostas nos últimos cinco anos?
2)
Em
relação às pesquisas propostas, quantas já foram concluídas ?
3)
Quantas
pesquisas foram paralisadas e por quais motivos?
4)
Quantas
se encontram em desenvolvimento ?
5)
Quais
são os subsídios financeiros que são oferecidos atualmente aos alunos, tais
como bolsas, ajudas de custo, etc. Informar a quantidade e valores.
6)
Quais
são os subsídios financeiros máximos por projeto de pesquisa, oferecidos
EXCLUSIVAMENTE por esta universidade, divididos em:
a)
Material
de consumo do projeto
b)
Material
permanente
c)
Verbas
para apresentação e publicação dos resultados do projeto
7) Quanto à
coordenação de cada curso informe: qualificação,
tempo dedicado e experiência profissional do coordenador, compatíveis com as
necessidades do Curso.
8) Orientação:
existência de orientação aos
alunos em relação ao seu desempenho, matrícula, planejamento acadêmico e
trabalhos de final de curso.
9) Informatização:
Existe utilização de recursos de
informática e de educação a distância para as atividades de suporte aos Cursos
?
10)
Quais
laboratórios esta universidade possui que dipõem dos seguintes requisítos
mínimos para abrigar pesquisas:
a)
Fácil
acesso
b)
Horários
de uso disponíveis iguais ou superiores à 50% do total
c)
Equipamentos
diversos
d)
Facilidade
de acesso aos grupos de pesquisa em relação à liberação do espaço.
e)
Segurança
f)
Manutenção
dos equipamentos: informar quando foi feita a última manutenção preventiva
geral de todos os equipamentos e para quando estão agendadas as próximas.
g)
Qual
é a programação confirmada para a montagem de novos laboratórios.
h)
Existe
suprimento contínuo dos materiais de consumo necessários à manutenção das
atividades dos cursos?
i)
Existe
algum laboratório fechado por qualquer motivo? E este laboratório gera algum
tipo de despesa?
11)
Quando
da utilização de animais em laboratório, informar:
a)
Quais
as espécies utilizadas nos últimos 3 anos?
b)
Quantos
espécimes de cada espécie foram utilizados no período?
c)
Quantos
animais foram sacrificados durante as pesquisas?
d)
Quantos
foram sacrificados após as pesquisas?
e)
Quais
métodos são utilizados no sacrifício de animais?
f)
Quais
cursos utilizam animais na prática de ensino?
g)
A
universidade possui recursos sufucientes para a manutenção dos animais, tais
como; alimento, local apropriado, higiene, equipe tratadora, apoio de
veterinários e biólogos, etc. Quantos?
12)
Quanto
aos investimentos feitos na biblioteca nos últimos cinco anos:
a)
Dimensione
os investimentos por disciplina.
b)
Quais
são os periódicos científicos recebidos pela biblioteca ?
c)
A
universidade possui laboratório de informática? Quais são os modelos e quantos
são os computadores ?
d)
Quantos
computadores, utilizados pelos alunos, possuem acesso à internet?
13) Quanto à metodologia e
modernidade do ensino, responda:
a)
Os
alunos de todos os cursos possuem aulas que são periodicamente agendadas em
laboratório de informática?
b)
A
universidade possui algum tipo de revista, periódico ou publicação, que,
publique trabalhos de alunos? Quais são estas publicações ?
c)
A
universidade realiza eventos em todas as áreas dos cursos que se propõe? Quais
sãos os eventos e sua periodicidade?
d)
A
Universidade possui auditório com instalações e espaço que atenda às
necessidades dos cursos, na questão de realização de palestras, seminários e
outros eventos?