Estudo da capacidade de desenvolver pesquisas pelas universidades de Goiás.

 

 

Projeto de Pesquisa

 

 

 

Coordenadores

Estevão Keglevich de Buzin

Ilse Franco de Oliveira

                                                                                  Ivonete Maria Parreira

 

 

 

 

 

 

 

 

Goiânia – Goiás

setembro/2003


APRESENTAÇÃO

 

Sabe-se da necessidade urgente em encontrar maneiras de viabilizar o desenvolvimento de pesquisas nas universidades do Estado de Goiás, criando um novo perfil tecnológico para o profissional goiano.

É impossível para o governo, ONGs, empresas de comunicação ou outras instituições fazer qualquer tipo de proposta ou questionamento sem que se tenha o conhecimento da realidade atual das pesquisas nas universidades goianas.

Analisar a visão do mercado competitivo e globalizado, possibilitando investimentos em qualquer parte do planeta; torna cada vez mais necessário o conhecimento sobre determinadas regiões de interesse. Este desejo por informações consistentes leva o mercado para dentro da Universidade. Demangue N. sinaliza:   “Em vista disso é compreensivel o interesse de outras organizações nacionais e internacionais procurarem o conhecimento adquirido nas Universidades para fundamentarem suas principais decisões.”

Neste contexto de importância da pesquisa, devemos pensar sobre a capacidade das Universidades Goianas. Qual a sua real capacidade, Quais são seus atrativos, etc.    

A avaliação institucional tem como objetivo rever o projeto acadêmico e sóciopolítico-administrativo da Universidade, visando promover uma permanente melhoria da qualidade e pertinência das atividades desenvolvidas. Esse objetivo é alcançado pela ação inovadora de uma pesquisa analisando a capacidade  da própria Universidade.

A partir deste ponto a Instituição poderá prestar contas à sociedade das suas ações; diagnosticar, planejar e executar melhorias das tarefas acadêmicas nas dimensões de ensino, pesquisa, extensão e gestão; explicitar as diretrizes de um projeto pedagógico; explicitar as diretrizes de um programa sistemático e participativo e, conseqüentemente, de ações corretivas; além de planejar estrategicamente a instituição, adequando-a ao momento histórico e econômico em que se insere e permitindo a capacidade de responder às modificações estruturais da sociedade. Neste contexto, Freire P. afirma: “O conhecimento é uma árvore que cresce da vida. Sei que há escolas que têm boas intenções, e que se esforçam para que isso aconteça. Mas as suas boas intenções são abortadas porque são obrigadas a cumprir o programa.”

JUSTIFICATIVA

Oferecer informações importantes sobre a pesquisa universitária a instituições governamentais ou organizações não governamentais  que desejem atuar nesta área, como parceiros de projetos, incentivadores ou ainda na forma de absorção de mão de obra especializada.

A análise desta situação também arremete  a instituição para dentro de si, jogando luz sobre o que está produzindo, para onde deseja chegar e quais devem ser os seus passos.

Este questionamento é muito importante e influencia diretamente na qualidade do pensamento humano que é desenvolvido. Neste sentido Suanno M. afirma: “promovendo no espaço escolar a motivação, a flexibilidade, a autonomia, a criatividade, a inovação, formando o sujeito enquanto um ser pesquisador, reflexivo, capaz de buscar superar suas limitações, desenvolvendo competências e habilidades, produzindo conhecimentos.”

Com este estudo também é possível aguçar a percepção do acadêmico em relação às instituições, confrontando-as com os seus anseios. Este ato facilitará a tomada de decisões na fase da graduação e de pós-graduação.

O “olhar para dentro”, a ser gerado em cada instituição, é uma forma nova de pensar na educação superior e no indivíduo pensador que ali é educado.  Esta preocupação é compartilhada pela ótica de Suanno M.: “Neste sentido parece existir uma concordância entre o que debatemos, uma vez que temos clareza que as políticas educacionais, o sistema educacional, as escolas precisam ser modificadas e construídas com pilares que promovam ao indivíduo à autonomia, à liberdade de expressão, o estímulo à pesquisa e o desejo social de aprender a aprender, pautado em bases democráticas que permitam ao homem indignar-se frente às desigualdades, a fome e a miséria existente no mundo.”

 

 


OBJETIVOS

-         Conhecer os a estrutura básica e indispensável para o desenvolvimento de pesquisas em cada universidade.

-         Conhecer a forma de manutenção dos equipamentos de laboratório bem como as propostas de ampliação e renovação do parque laboratorial de cada universidade.

-         Conhecer as formas de incentivo aos acadêmicos, e de dificuldades encontradas pelos mesmos.

-         Conhecer a estrutura das bibliotecas universitárias, incluindo a parte de informática.

-         Documentar as formas de incentivo à pesquisa que são desenvolvidas pela universidade.

-         Esclarecer as formas de divulgação dos conhecimentos desenvolvidos pelas pesquisas através de periódicos e eventos da própria universidade.

-         Conhecer a forma de atuação de produção de conhecimento realizada pelos centros acadêmicos.

-         Estabelecer paralelo entre as universidades públicas e as particulares.

-         Promover auto-análise da qualidade do ensino superior.

 


MATERIAIS E MÉTODOS

A escolha do método de avaliação utilizado prevê situações particulares de cada Instituição, esclarecendo seus pontos fortes, bem como desnudando as grandes dificuldades por quais a Universidade passa muitas vezes sem o conhecimento da sociedade.

Será feita a aplicação de um questionário cuidadosamente elaborado para conhecer detalhes inerentes ao desenvolvimento das pesquisas na universidade.

Este questionário é respondido por pessoa qualificada e autorizada pela direção da universidade para este fim.

Os dados obtidos pelo questionário são sistematizados e organizados de forma a compreendermos a posição de cada universidade perante cada tópico individualmente.

O questionário é apresentado pelo anexo 01

Após a realização dos questionários é solicitada visita às instalações da universidade, quando serão realizadas entrevistas, fotos, observações e anotações.

 


CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO

 

 

 

 

Atividades

Período

 

 

 

 

 

 

2003/2004

 

 

 

 

 

 

Nov

Dez

Jan

Fev

Mar

Abr

Levantamento bibliográfico

X

X

 

 

 

 

Visitas às universidades

 

X

X

X

 

 

Aplicação do questionário

 

 

X

X

 

 

Visitas às instalações das universidades

 

 

X

X

X

 

Organização dos dados

 

 

 

 

X

X

Redação

 

 

 

 

X

X

Apresentação dos resultados / Publicação

 

 

 

 

 

X

 

 


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

DEMANGUE, Nilson. Rev. Online Bibl. Prof. Joel Martins, Campinas, v.2, n.2, p.24-31 , fev. 2001 24

FREIRE, Paulo. A escola com que sempre sonhei sem imaginar que pudesse existir (Papirus Editora, Campinas, SP, 2001)

SUANNO, Marilza. Novas Tecnologias de Informação e Comunicação: reflexões a partir da Teoria Vygotskyana. Disponivel no site http://www.abed.org.br/seminario2003/texto16.htm

 

 

 

 

 


ANEXO 01:

QUESTIONÁRIO DA PESQUISA:

1)      Qual o número de pesquisas propostas nos últimos cinco anos?

2)      Em relação às pesquisas propostas, quantas já foram concluídas ?

3)      Quantas pesquisas foram paralisadas e por quais motivos?

4)      Quantas se encontram em desenvolvimento ?

5)      Quais são os subsídios financeiros que são oferecidos atualmente aos alunos, tais como bolsas, ajudas de custo, etc. Informar a quantidade e valores.

6)      Quais são os subsídios financeiros máximos por projeto de pesquisa, oferecidos EXCLUSIVAMENTE por esta universidade, divididos em:

a)      Material de consumo do projeto

b)      Material permanente

c)      Verbas para apresentação e publicação dos resultados do projeto

7) Quanto à coordenação de cada curso informe: qualificação, tempo dedicado e experiência profissional do coordenador, compatíveis com as necessidades do Curso.

8) Orientação: existência de orientação aos alunos em relação ao seu desempenho, matrícula, planejamento acadêmico e trabalhos de final de curso.

9) Informatização: Existe utilização de recursos de informática e de educação a distância para as atividades de suporte aos Cursos ?

10)   Quais laboratórios esta universidade possui que dipõem dos seguintes requisítos mínimos para abrigar pesquisas:

a)      Fácil acesso

b)      Horários de uso disponíveis iguais ou superiores à 50% do total

c)      Equipamentos diversos

d)      Facilidade de acesso aos grupos de pesquisa em relação à liberação do espaço.

e)      Segurança

f)        Manutenção dos equipamentos: informar quando foi feita a última manutenção preventiva geral de todos os equipamentos e para quando estão agendadas as próximas.

g)      Qual é a programação confirmada para a montagem de novos laboratórios.

h)      Existe suprimento contínuo dos materiais de consumo necessários à manutenção das atividades dos cursos?

i)        Existe algum laboratório fechado por qualquer motivo? E este laboratório gera algum tipo de despesa?

11)   Quando da utilização de animais em laboratório, informar:

a)      Quais as espécies utilizadas nos últimos 3 anos?

b)      Quantos espécimes de cada espécie foram utilizados no período?

c)      Quantos animais foram sacrificados durante as pesquisas?

d)      Quantos foram sacrificados após as pesquisas?

e)      Quais métodos são utilizados no sacrifício de animais?

f)        Quais cursos utilizam animais na prática de ensino?

g)      A universidade possui recursos sufucientes para a manutenção dos animais, tais como; alimento, local apropriado, higiene, equipe tratadora, apoio de veterinários e biólogos, etc. Quantos?

12)   Quanto aos investimentos feitos na biblioteca nos últimos cinco anos:

a)      Dimensione os investimentos por disciplina.

b)      Quais são os periódicos científicos recebidos pela biblioteca ?

c)      A universidade possui laboratório de informática? Quais são os modelos e quantos são os computadores ?

d)      Quantos computadores, utilizados pelos alunos, possuem acesso à internet?

13) Quanto à metodologia e modernidade do ensino, responda:

a)      Os alunos de todos os cursos possuem aulas que são periodicamente agendadas em laboratório de informática?

b)      A universidade possui algum tipo de revista, periódico ou publicação, que, publique trabalhos de alunos? Quais são estas publicações ?

c)      A universidade realiza eventos em todas as áreas dos cursos que se propõe? Quais sãos os eventos e sua periodicidade?

d)      A Universidade possui auditório com instalações e espaço que atenda às necessidades dos cursos, na questão de realização de palestras, seminários e outros eventos?

<Voltar