UNIVERSIDADE ESTADUAL DE
GOIÁS
UnU de Formosa
Coordenação do Curso de
Pedagogia
A Formação
do pedagogo: análise da modalidade, Regular e Emergencial de ensino e suas
Contribuições no Exercício da Prática Pedagógica
Projeto de Pesquisa
Pesquisadora – Líder:
Profª Simoni Rodtmund Petry
Pesquisadoras – Colaboradoras:
Ilizeth, Stella,
Izânia,
Glênia, Rosane, Any
Shirley, alunas do 2º
ano
Curso de
Pedagogia
Formosa – GO
Outubro / 2003.
A Formação do pedagogo: análise da
modalidade, Regular e Emergencial de ensino e suas Contribuições no Exercício
da Prática Pedagógica
Pesquisadora – Líder:
Profª Simoni Rodtmund Petry
Pesquisadoras – Colaboradoras:
Ilizeth, Stella, Izânia,
Glênia, Rosane, Any
Shirley, alunas do 2º ano/
Pedagogia
RESUMO
A
presente pesquisa analisará nas escolas de educação básica, os professores
formados em 2002-2003, buscando identificar as contribuições que a graduação em
Pedagogia, nas modalidades emergencial e regular ofereceram na sua prática
pedagógica. Identificando se os objetivos das modalidades do Curso de Pedagogia
vêm sendo alcançados na questão da elevação do nível de conhecimento e
competência profissional dos professores formados. Mostrando quais as melhorias
do processo ensino-aprendizagem e do desempenho escolar dos alunos( escolas de
educação básica) das duas modalidades do curso. Analisando a história de vida profissional
dos professores formados e as possíveis mudanças de sua prática pedagógica.
Investigando a qualidade das ações, na formação de professores e a coerência
destas com a política de formação profissional. O objetivo do estudo encaminhou-nos à pesquisa qualitativa, pois
as observações serão desenvolvidas nas escolas onde trabalham os professores –
alunos, buscando identificar as contribuições que a graduação adquiridas em
2002-2003, está oferecendo na sua prática pedagógica. Definiram-se os procedimentos
metodológicos tendo uma abordagem etnográfica, de natureza empírica, com
característica qualitativa, obtendo os dados através da pesquisa de campo,
trabalhando-a através de formas tecnológicas, a partir de entrevistas,
observações, questionários e fotografias. A presente pesquisa condensará dados
de vários pesquisadores individuais, iniciando nossos alunos, futuros
pedagogos, na pesquisa.
APRESENTAÇÃO:
Em todo mundo
ocidental, de modo geral, os últimos anos foram bastante férteis em discussões sobre
o tema educação. Isto é perfeitamente compreensível, visto que as grandes
sociedades vêm se transformando rapidamente, a competição entre as pessoas está
cada vez mais acirrada e a posse do saber tornou-se um elemento de primeira
importância.
A Universidade
vem sendo interpelada com insistência e vigor, e muitos a acusam de não cumprir
convenientemente seu papel. Uma crítica severa tem sido dirigida aos
professores, mais especificamente, por serem eles os principais mediadores
entre a escola e os alunos. Também são criticados àqueles que os formam, ou
seja, as faculdades de educação ou as instituições que exercem tarefa
semelhante: escolas normais, institutos, etc. de acordo com o país.
Questiona-se, assim, a qualidade da educação dispensada aos alunos, a
competência dos professores e mesmo as instituições responsáveis por sua
formação. Para remediar esse problema, várias instituições iniciaram um
processo de revisão dos seus programas de formação de professores, a fim de
melhorar a qualidade da educação ministrada em suas escolas.
À situação atual
apresenta-se, assim, propícia a uma reflexão profunda a respeito da formação
dos professores e da profissão docente. É evidente, todavia, que essa reflexão
não deve se limitar às dimensões técnicas ou organizacionais. Ela deve
considerar o próprio cerne da problemática do ensino que consiste em
caracterizar (se é que isso é possível, evidentemente) a natureza dos saberes
subjacentes ao ato de ensinar, isto é, o conjunto dos conhecimentos,
competências e habilidades que servem de alicerce à prática concreta do
magistério e que poderão, eventualmente, ser incorporados ao programa de
formação de professores. Em grande medida, esta fertilidade de ações se origina
das próprias características deste segmento educacional, que se encontra sob
pressão permanente de diversas fontes de influência com as quais, de maneira
inevitável tem-se que conviver, e às quais, em graus variados e em momentos
históricos diversos, que procuram - se atender. Donald Schön, em La Formaçión
de Profesionales Reflexivos (1992), busca explicar a natureza prática da
atividade pedagógica e sintetiza o seu pensamento ao defender que a formação
inclua forte componente de reflexão a partir de situações práticas reais. É
esta, segundo ele, via possível para um professor aprimorar a sua prática e
desenvolver a sua capacidade reflexiva, utilizando no contexto de sala de aula
os conhecimentos pedagógicos construídos nos encontros de formação.
Decorrente
deste jogo de ações universitárias, parte-se do princípio de que precisamos a
cada dia que se passa, buscar ser realmente um professor pesquisador, exercendo
uma formação permanente, pois sabemos que o mundo tecnológico está em grande
expansão, e a Universidade que é um segmento muito importante do sistema
educacional, juntamente com seus professores precisam proporcionar que a
avaliação seja uma constante em sua práxis, contribuindo para a reflexão do
planejamento. Como nos coloca Rosa (1994, p. 3), citada por Jussara M. P.
Becker: “toda mudança em educação
significa, antes de mais nada, mudança de atitude.” É a partir deste
pensamento que o educador precisa constantemente avaliar-se, buscando
proporcionar mudança real na educação através da mudança de atitude. Essa
mudança precisa acontecer na sua forma de avaliação, oferecendo aos seus alunos
a oportunidade de investigarem seus progressos, mesmo que sejam pequenos, mas é
desta forma que constroem conhecimentos e o professor analisa-se prática e
teoricamente.
A partir destas
colocações, fui levada a questionar, desse modo, a querer examinar um vasto
corpus de literatura sobre a formação inicial de professores, neste caso uma
formação de professores formados, na modalidade regular e emergencial, ou seja,
alguns alunos já como docentes atuantes nas salas de aula, mas que tiveram a
oportunidade de buscar a graduação em uma nova modalidade de curso, no momento
histórico era exigido pela Legislação, ou seja, o caso emergencial. Apoiados em inúmeras pesquisas sobre o problema,
esses autores afirmam que existe, hoje, um repertório de conhecimentos
pedagógicos que possibilita ao professor ensinar melhor. De acordo com eles, as
inúmeras pesquisas sobre o ensino realizadas nos últimos anos teriam produzido,
atualmente, um corpo de conhecimentos confiáveis no qual seria possível se
apoiar para ensinar. Entretanto, a pesquisa sobre este assunto é atualmente
algo que irá contribuir para a práxis dos professores, pelo motivo de despertar
nestes a importância de refletir sobre algumas questões, por exemplo, da
importância de buscar e socializar conhecimentos. Será necessário um trabalho de crítica e de perspectivação no
intuito de melhor captar o alcance de tais resultados deste curso, os objetivos
foram alcançados na questão da elevação do nível de conhecimento e competência
profissional, nas modalidades regular e emergencial, nas escolas de educação
básica de Formosa e, se possível, reorientar a sua utilização na universidade,
discutindo a proposta da política de formação de professores e sua prática da
UEG, Instituição Formadora.
Com este pensamento de renovação, esta busca pela qualidade conforme o que rege no Art. 62 da LDB ( Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Brasil) a Secretaria de Educação do Estado de Goiás e a Universidade Estadual de Anápolis criam o Programa Emergencial de Licenciatura Plena que é realizado pela Universidade Estadual de Goiás. No ano de 2001 formou-se as primeiras turmas e no ano de 2002 com aproximadamente 3.760 alunos, apenas do curso de pedagogia.
Essas turmas formam professores atuantes no ensino fundamental e médio, no caso do Curso de Pedagogia os professores são formados no ensino fundamental (1ª à 4ª séries) e Gestão Escolar, pois conforme rege Lei todos os professores precisam da graduação para atuarem em sala de aula, este prazo foi estipulado até 2007, por este motivo criou-se esta modalidade de curso que vem beneficiar professores que já atuam nas escolas, porém conforme resolução em julho/2003 não há mais, formalmente, essa exigência.
A instituição UEG, também, oferece no período matutino o Curso de Pedagogia que , este ano de 2002, formará sua primeira turma, e nosso objetivo é analisar esta turma, também, identificando as contribuições que esta graduação ofereceu na sua prática pedagógica.
A partir destes dados, das vivências destas modalidades de formação de professores, na unidade universitária de Formosa, de minhas atividades como pedagoga, docente do ensino superior nasce esta investigação, principalmente por estar vivenciando o desenvolvimento destas a formação de professores, mais precisamente, quando realizei uma pesquisa sobre este Programa de Licenciatura Plena Parcelada e o Curso Regular de Pedagogia, com preocupações de desvendar às contribuições e inovações produzidas por estes cursos na Unidade Universitária da Cidade de Formosa, no Estado de Goiás. Experienciei e senti a necessidade de estarmos buscando novos conhecimentos que venham a contribuir para o enriquecimento de nossa prática pedagógica enquanto formadores do curso de Pedagogia, pois como Perrenoud (2002) nos lembra: “ Só um formador reflexivo pode formar professores reflexivos, não só porque ele representa como um todo o que preconiza, mas porque ele utiliza a reflexão de uma forma espontânea em torno de uma pergunta, de um debate, de uma tarefa ou de um fragmento de saber”(p.72).
Quando buscamos o desenvolvimento profissional , através de investigação de nossas práticas, nos seus pontos positivos e negativos, a partir da análise destes, construindo novos conhecimentos, passo a acreditar nas palavras de Marcondes(2002), quando coloca que:
“...a investigação como estratégia de
formação é hoje considerada por vários autores como um principal meio de
desenvolvimento profissional do professor. Por outro lado,incentivando no
professor em formação esta atitude de interrogação perante o real,
favorecer-se-à ao mesmo tempo a capacidade de apropriação crítica e de
construção do conhecimento que devem constituir objetivos de qualquer formação”
(p.192)
O professor e os alunos de
ensino superior necessitam desta busca, da pesquisa, pois experienciando
conseguem proporcionar essa vivência
aos seus próprios alunos, incentivando-os para que produzam
novos conhecimentos e reflitam sobre suas práticas, analisando os resultados conseguidos através destas.
Essa necessidade de busca incentivou
alguns alunos, que forma esta equipe de pesquisa, pois estes sentem a
necessidade de avaliar seu curso e iniciar-se na investigação.
O enfoque deste trabalho é o da
Educação Universitária, que constitui-se num cenário pleno de questões que nos
exigem respostas e participar dela tem um impacto de imersão num terreno muito
fértil de inquietações. Quando iniciei o curso de doutorado, no ano de 2000, comecei a quastionar alguns fatos e querer
buscar respostas para estes na linha de Formação de professores. Estes fatos
estão ligados ao início do Curso Emergencial de Pedagogia que formou estes
professores - alunos que serão investigados nesta pesquisa em Formosa. Este curso teve uma duração de 3
anos, formando seus alunos no final do ano de 2002. E, também, o Curso regular
que formará no final de 2003 uma nova turma de pedagogos.
Nesta pesquisa buscar-se-à investigar, nas escolas, as
contribuições que o curso de graduação
oferece no exercício da prática pedagógica dos professores formados. Esta
pesquisa traz com a sua conclusão a
possibilidade de análise do projeto atual e quais os benefícios que este trouxe
na formação de professores, analisando as resultados a partir do que coloca a política de formação de professores
proposta pelo Ministério da Educação e cultura do Brasil e do Estado de Goiás.
Para reforçar este pensamento
Moreira(1994), enfatiza que devia-se propriciar a troca de experiências entre
educadores, a reflexão sobre a escola e o trabalho docente, como também o
retorno para esta instituição que realiza, a fim de criar um ambiente de
verdadeira efervecência intelectual, que incentive a crítica e o enriquecimento
de trabalhos, pesquisas e práticas pedagógicas.
Aprendendo a utilizar os resultados de investigações
educacionais, mas sobretudo, “ apropriar-se
de métodos que facilitam a observar a análise
das rotinas e dos problemas, a afinação e experimentação de
alternativas” (PERRENOUD, 1993, p. 187), para individual ou coletivamente
refletir sobre as questões intra e extra escolares que contextualizam o ensino
– aprendizagem, o professor formador, o futuro professor, tanto quanto o
professor que já está em exercício de sua profissão poderão ser estimulados a
conquistar sua verdadeira autonomia na ação pedagógica, optando com segurança
pelos conteúdos e procedimentos mais adequados aos objetivos que se propõe
atingir. Partindo desta análise um curso de formação de professores precisa
oferecer essas oportunidades de crescimento, assim teremos uma conquistas de
qualidade, “ para que a formação ocorra, é preciso que se produzam mudança
através de uma intervenção na qual há participação consciente e vontade clara
do formando e do formador de atingir os objetivos implícitos” (GÁRCIA,
1999:21).
OBJETIVOS:
Geral:
Analisar, nas
escolas de educação básica, os professores formados em 2002-2003, buscando
identificar as contribuições que a graduação em Pedagogia, nas modalidades
emergencial e regular ofereceram na sua prática pedagógica.
Específicos:
· Identificar se os objetivos das modalidades do Curso de Pedagogia vêm sendo alcançados na questão da elevação do nível de conhecimento e competência profissional dos professores formados;
· Mostrar quais as melhorias do processo ensino-aprendizagem e do desempenho escolar dos alunos (escolas de educação básica) das duas modalidades do curso;
· Analisar a história de vida profissional dos professores formados e as possíveis mudanças de sua prática pedagógica;
· Investigar a qualidade das ações, na formação de professores e a coerência destas com a política de formação profissional;
METODOLOGIA:
O problema que gera toda uma pesquisa,
que neste caso será mais qualitativa que quantitativa, na qual estes
contribuirão para produzir análises, mostrando que o tema a ser investigado
será desenvolvido dentro de princípios que caracterizam basicamente estes tipos
de estudos, segundo Bodgan y Biklen (1986), citados por Menga e André:
A – A pesquisa qualitativa tem o
ambiente natural como sua fonte direta de dados e o pesquisador como seu
principal instrumento.
A pesquisa será realizada no
ambiente onde os professores-aluno encontram-se, estando em contato direto, ou
seja, nas escolas onde trabalham e analisando o projeto de curso que lhes
formou. A intenção é analisar nas escolas o professor formado observando as
contribuições que a graduação ofereceu no exercício da sua prática pedagógica.
Acredito que, desta forma, pode-se
observar as situações no ambiente em que elas naturalmente acontecem, sem que
haja qualquer tipo de manipulação intencional. A possibilidade de se observar
pessoas, os gestos, as palavras, sua prática pedagógica a serem estudados
poderão ser sempre referenciados ao contexto em que elas aparecem.
B – Os dados coletados
são descritivos, porém alguns dados serão quantitativos e analisados
qualitativamente.
O
material que será reunido, na coleta de dados, será rico em descrições das
ações da prática pedagógica, dos ambientes em que ocorrem, incluindo
transcrições de entrevistas, depoimentos, fotografias e muitos outros que
possam esclarecer a pesquisa.
C – A preocupação com
o processo é muito maior do que com o produto.
O
grande interesse em realizar a pesquisa está na possibilidade de analisar os
resultados que foram produzidos desde a formação oferecida, na universidade,
para estes professores – alunos que vieram em buscar, até então, o atendimento
da Lei (9394/96) e quais as contribuições que esta ofereceu em sua prática
pedagógica nas escolas onde trabalham.
D – O “significado”
que as pessoas dão às coisas e à vida são focos de atenção especial do
pesquisador.
Nos
estudos realizados, preparando e fundamentando o caminho desta investigação,
dar-se-á atenção às habilidades que devem ser exercitadas para “capturar” a
perspectiva dos participantes, isto é, a maneira como os investigados encaram
às questões e situações focalizadas. O cuidado em considerar todos os pontos de
vista dos participantes permitindo iluminar o dinamismo interno das situações,
acuidade de suas percepções.
E – A análise dos
dados tende a seguir um processo indutivo
A pesquisa seguirá um caminho pelo
qual não se preocupará em buscar evidências que comprovem as hipóteses,
previamente estabelecidas. Porém, ficará claro de que as abstrações se formarão
e consolidarão a partir da inspeção dos dados obtidos.
O objetivo do estudo encaminhou-nos à
pesquisa qualitativa, pois as observações serão desenvolvidas nas escolas onde
trabalham os professores – alunos, buscando identificar as contribuições que a
graduação adquirida em 2002-2003, está oferecendo na sua prática pedagógica.
Definiram-se os
procedimentos metodológicos tendo uma abordagem etnográfica, de natureza
empírica, com característica qualitativa, obtendo os dados através da pesquisa
de campo, trabalhando-a através de formas tecnológicas, a partir de entrevistas,
observações, questionários e fotografias.
A pesquisa etnográfica tem origem de seu trabalho na
antropologia e precisa ser encarada como processo de produção de conhecimento e
não apenas como uma forma descritiva de relatar resultados. Escolhi, por isso,
a cidade de Formosa faz parte da Universidade Estadual de Goiás, que promove o
curso Emergencial e Regular, e das escolas em que trabalham estes professores -
alunos formados.
a)
Definição da amostragem:
-
Amostra:
-
Serão alunos formados no
curso de Pedagogia, em 2002-2003, analisados nas escolas em que trabalham, nas
escolas de educação básica, na cidade de Formosa, no Estado de Goiás;
-
Os diretores, colegas e
comunidade das escolas onde estes professores atuam;
-
As autoridades envolvidas no
processo deste curso;
-
Referencial de Formação de
Professores de Educação Básica e o Projeto do Curso Emergencial de Pedagogia
Regular e Emergencial - Brasil
b) Coleta dos dados
A
coleta dos dados realizar-se-á por seis pesquisadores (um pesquisador líder, um
bolsista e 4 colaboradores): questionários, entrevistas, fotografias, análises
documentais do projeto de curso da unidade a ser investigada e do Referencial
de Formação de professores (MEC) e da sua prática pedagógica nas escolas onde
atuam esses graduados.
Faremos um treinamento de 8 horas,
neste as pesquisadoras assistirão a uma breve apresentação dos objetivos e da
estrutura do curso de Pedagogia, modalidade Regular e Emergencial. Discutiremos
a metodologia a ser utilizada e as tarefas e responsabilidades dos
pesquisadores de campo, a definição do cronograma de trabalho e do detalhamento
da coleta de dados:
-
registros escritos de observação da prática pedagógica do professor,
considerando conteúdos abordados, usos dos espaços, estratégias de gestão da
classe, formas de interações sociais;
- entrevistas com professores
formados das classes observadas, tentando verificar suas opiniões sobre o
curso, quais as contribuições que este ofereceu a sua prática pedagógica e sua
história de via profissional;
- registros escritos de observações
e coleta de trabalhos e avaliações das crianças analisando o processo de
ensino-aprendizagem e seu desempenho escolar;
- registros escritos de observações
de reuniões pedagógicas acontecidas nas escolas analisadas;
- análise documental da política de
formação de professores, com seus objetivos, confrontando com os objetivos das
duas modalidades de formação de professores investigando a qualidade e a
coerência destas;
- após as visitas nas escolas com
observações de aulas e demais atividades escolares, com fotos e recolhidos
materiais elaborados pelos alunos para compor o diário de campo do pesquisador,
observações de reuniões de planejamento das escolas, das análises dos
documentos de Formação de professores, reunir-se-ão todos os pesquisadores para
discutir a experiência do trabalho de campo, identificando pontos comuns e
diferenças entre os casos, definindo a estrutura dos relatórios e, construindo
em conjunto, os resultados finais da pesquisa com base nos documentos do curso
de Pedagogia e da Formação de Professores.
c) Início do projeto-
O início da execução do
projeto de pesquisa ocorrerá no primeiro semestre do ano de 2004, mas
precisamente em 12 de janeiro de 2004, com previsão para finalizar em 12 de 12
de 2004. Na universidade nos reuniremos em janeiro de 2004, para a montagem,
discussões e o treinamento de 8 horas, conforme acima citado. Durante o ano de
2004 realizaremos aqueles passos acima citados que estarão expressos no
cronograma deste projeto.
MATERIAIS:
Os materiais que serão utilizados nesta pesquisa são básicos, ou seja, alguns buscaremos patrocínio e outros utilizaremos os da Unidade Universitária:
- livros adquiridos referentes ao tema
- folhas A4
- filme para máquina fotográfica
- tinta para impressora (preta e colorida)
- fita de vídeo para filmadora
- lápis, borrachas, canetas...
- computador, impressora, scanner...
- cópias (xerox), encadernamento.
- pastas
E outros materiais que, com certeza, no decorrer da pesquisa necessitaremos.
RESULTADOS
ESPERADOS
A presente pesquisa condensará dados de vários pesquisadores individuais, iniciando nossos alunos, futuros pedagogos, na pesquisa. Busca-se, com isso, identificar possíveis relações entre o processo de qualificação profissional veiculado pelo curso de Pedagogia, nas modalidades emergencial e regular de ensino e as contribuições que estes ofereceram a prática pedagógica dos professores /alunos.
Quer se verificar, em última instância, se os objetivos do curso de Pedagogia, emergencial e regular, vêm sendo alcançados; em especial aqueles objetivos que dizem respeito à elevação do nível de conhecimento e competência profissional dos professores /alunos e a melhoria do processo ensino – aprendizagem e do desempenho escolar dos seus alunos (Escola de Educação Básica).
É importante mencionar que, embora os estudos de caso dêem atenção especial à sala de aula do professor / aluno, não deixam de lado aspectos do contexto escolar, das políticas de formação de professores, da história de vida profissional dos professores /alunos que com certeza têm um peso considerável no bom /mau andamento de sua prática pedagógica.
A investigação, também, estende-se para avaliarmos nosso próprio trabalho e estudos, enquanto professores formadores e professores / alunos, buscando com isso mais qualidade para os cursos de licenciaturas trabalhados pela UEG, não só na UnU de Formosa, mas contribuirá para outras unidades de ensino.
CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO:
Períodos |
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Atividades |
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Últimas definições do projeto de pesquisa e busca de patrocínio |
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Treinamentos dos Pesquisadores – bolsista e dos Pesquisadores - Colaboradores |
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Revisão da Bibliografia e arquivamento de dados com estudos semanais |
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Coleta de dados nas Escolas selecionadas |
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Reuniões semanais de debate dos dados colhidos e estudos |
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Análise e tabulação dos dados |
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Análise dos resultados finais |
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Seminário de apresentação dos resultados, artigos... |
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