Construção
de kits de experimentos de baixo custo
em Física aplicáveis em sala de aula
Departamento de Matemática e Física - Núcleo de Pesquisa em Física - Universidade Católica de Goiás – UCG
1.
Justificativa
Este
projeto visa uma integração entre a teoria e a prática do ensino de Física
aplicado em sala de aula. O objetivo principal é tornar as aulas de Física
mais atrativas e agradáveis, com a participação efetiva dos alunos,
estabelecendo uma nova prática na relação ensino-aprendizagem.
Além disso, devido à grande carência de recursos para o ensino de ciências
em geral, e em especial para o ensino de Física, este projeto possibilitará
aos professores construírem experimentos com materiais de baixíssimo custo,
que tem também por finalidade a otimização da relação ensino-aprendizagem,
auxiliando na diminuição da evasão escolar. Para
isto, será fundamental uma parceria com as redes de ensino público e privado.
Especificamente, essa parceria será estabelecida a) na forma de assessoria
prestada às escolas pelos professores responsáveis por este projeto, b)
visitas de estudantes e professores do ensino médio às dependências da UCG ,
c) participação nas feiras científicas e eventos promovidos conforme
descritos nos objetivos deste projeto.
2.
Objetivos
2.1 . Objetivo Geral
Este
projeto tem por objetivo geral a construção de kits
de baixo custo para experimentos em Física. Os experimentos serão elaborados
com materiais recicláveis e facilmente disponíveis. Juntamente com os kits
serão elaborados roteiros explicativos com sugestões de montagem e aplicação
em sala de aula bem como a necessária teoria para a compreensão dos princípios
físicos envolvidos. Concomitantemente à construção dos kits
de experimentos, uma outra etapa igualmente importante deste projeto diz
respeito à assessoria prestada aos professores encarregados do ensino de física
no ensino médio. Tal assessoria será de fundamental importância para garantir
ao professor o necessário suporte teórico tanto para a montagem dos kits
quanto para a explicação dos princípios físicos envolvidos em cada
experimento.
2.2
Objetivos Específicos
1.
Atender os professores das redes pública e privada de ensino médio em
uma iniciativa inovadora no ensino de Física.
2.
Criação de um Laboratório de Instrumentação em Ensino de Física na
UCG, propiciando ao futuro Licenciado melhores recursos para o desempenho das
suas atividades
3.
Buscar uma maior integração entre a Universidade Católica de Goiás e
as redes de ensinos público e privado. Para isso, as seguintes iniciativas serão
tomadas:
a)
Apresentação dos experimentos durante encontros específicos tais como
JORCEX e Semana da Física;
b)
promoção de uma Feira de Ciências com repercussão regional (escolas
de Goiânia);
c)
assessoramento aos professores das redes pública e privada de ensino médio
no que diz respeito à montagem e explicação de cada experimento proposto.
4.
Estabelecer um maior envolvimento dos alunos nas aulas de física,
facilitando a relação ensino-aprendizagem e despertando em cada um a
curiosidade científica.
5.
Motivar o professor para uma nova prática de ensino, levando-o a propor
soluções viáveis e de baixo custo para a melhoria do ensino de física.
3.
Metodologia
Inicialmente, serão feitas reuniões com os integrantes do projeto para definição das estratégias e levantamento bibliográfico. Em seguida, será efetuada a catalogação dos experimentos que deverão constar nos kits. Depois, serão construídos os experimentos selecionados e serão elaborados os roteiros explicativos, enfatizando os princípios físicos envolvidos em cada experimento. Finalmente, os experimentos serão aplicados em sala de aula. No final, será feita uma pesquisa, através de questionário, para verificar a eficiência da presente proposta no que se refere à aprovação dos professores e motivação dos alunos.
4. Orçamento mínimo
Valor:
20 % do salário de professor assistente I (R$ 643,94),
correspondente a R$ 23.181,84 referente ao período de 36 meses, para
cada um dos professores envolvidos no projeto, perfazendo um total de R$
46.363,68.
Trinta
(30) meses de bolsas de iniciação científica (R$ 343,89), para quatro alunos,
correspondente a R$ 41.266,80.
Gasto
com materiais diversos conforme Planilha de Custos: (R$ 1043,00).
Total
dos gastos na execução do projeto para 36 meses com pessoal e material: (R$
88.673,48).
5. Resultados Esperados
Implementação
de um Laboratório de instrumentação de ensino de Física nas dependências do
departamento de Física da Universidade Católica de Goiás que será de
fundamental importância na formação de professores para o ensino médio,
viabilizando maior integração entre escola e universidade.
Inovação
e estímulo do ensino de Física, no sentido de aliar teoria e prática no
ambiente da sala de aula, tornando este ensino mais interessante e motivador, além
de facilitar e incentivar o trabalho dos professores de Física nas redes de
ensino público e privado.
6.
Equipe de trabalho
Prof.
Ms. Elias de Souza Leite (Coordenador do projeto) - Departamento de Matemática
e Física – UCG.
7.
Cronograma de Execução
Catalogação
e construção de experimentos de baixo custo nos diversos ramos da Física (Mecânica,
Óptica, Termodinâmica, Acústica, Ondas, Eletromagnetismo e Física Moderna) e
elaboração de um manual explicativo contendo todos os roteiros com abordagem
teórica para a realização e construção de cada experimento. Todas estas
etapas do projeto serão desenvolvidas de forma sistemática e continuada.
8.
Bibliografia
1.
HALLIDAY, David & RESNICK,
Robert. Física.
Rio de
Janeiro, Livros
Técnicos e Científicos, 1984.
2.
OREAR, Jay.
Física. Rio
de Janeiro, Livros Técnicos e Científicos Editora, 1971.
3.
ALVARENGA,
B., Curso de Física, Ed. Scipione,
2000.
4.
VALADARES,
H., Física Mais que Divertida, UFMG,
2000.
5.
Revista
Brasileira de ensino de Física, publicada pela Sociedade Brasileira de Ensino
de Física, ISSN 0102 – 4744.
6.
Caderno
Brasileiro de Ensino de Física, publicado pela UFSC, ISSN 1677 – 2334.
7.
Estudos,
Arte e Tecnologia, publicada pela UCG, ISSN 0103 – 0876.
8.
Algumas páginas
importantes sobre Física e Feiras de ciências: http://www.fisica.ufc.br/sugestoes.htm