Projeto de Pesquisa

 

Construção de kits de experimentos de baixo custo em Física aplicáveis em sala de aula

Ms. Elias de Souza Leite 

Dr. Norton Gomes de Almeida

  

Departamento de Matemática e Física - Núcleo de Pesquisa em Física -  Universidade Católica de Goiás – UCG

 

 1.                Justificativa

Este projeto visa uma integração entre a teoria e a prática do ensino de Física aplicado em sala de aula. O objetivo principal é tornar as aulas de Física mais atrativas e agradáveis, com a participação efetiva dos alunos, estabelecendo uma nova prática na relação ensino-aprendizagem.  Além disso, devido à grande carência de recursos para o ensino de ciências em geral, e em especial para o ensino de Física, este projeto possibilitará aos professores construírem experimentos com materiais de baixíssimo custo, que tem também por finalidade a otimização da relação ensino-aprendizagem, auxiliando na diminuição da evasão escolar. Para isto, será fundamental uma parceria com as redes de ensino público e privado. Especificamente, essa parceria será estabelecida a) na forma de assessoria prestada às escolas pelos professores responsáveis por este projeto, b) visitas de estudantes e professores do ensino médio às dependências da UCG , c) participação nas feiras científicas e eventos promovidos conforme descritos nos objetivos deste projeto.

 

2.                Objetivos

 2.1 .    Objetivo Geral

 Este projeto tem por objetivo geral a construção de kits de baixo custo para experimentos em Física. Os experimentos serão elaborados com materiais recicláveis e facilmente disponíveis. Juntamente com os kits serão elaborados roteiros explicativos com sugestões de montagem e aplicação em sala de aula bem como a necessária teoria para a compreensão dos princípios físicos envolvidos. Concomitantemente à construção dos kits de experimentos, uma outra etapa igualmente importante deste projeto diz respeito à assessoria prestada aos professores encarregados do ensino de física no ensino médio. Tal assessoria será de fundamental importância para garantir ao professor o necessário suporte teórico tanto para a montagem dos kits quanto para a explicação dos princípios físicos envolvidos em cada experimento.

 

2.2    Objetivos Específicos

1.                  Atender os professores das redes pública e privada de ensino médio em uma iniciativa inovadora no ensino de Física.

2.                  Criação de um Laboratório de Instrumentação em Ensino de Física na UCG, propiciando ao futuro Licenciado melhores recursos para o desempenho das suas atividades

3.                  Buscar uma maior integração entre a Universidade Católica de Goiás e as redes de ensinos público e privado. Para isso, as seguintes iniciativas serão tomadas:

a)      Apresentação dos experimentos durante encontros específicos tais como JORCEX e Semana da Física;

b)      promoção de uma Feira de Ciências com repercussão regional (escolas de Goiânia);

c)      assessoramento aos professores das redes pública e privada de ensino médio no que diz respeito à montagem e explicação de cada experimento proposto.

4.                  Estabelecer um maior envolvimento dos alunos nas aulas de física, facilitando a relação ensino-aprendizagem e despertando em cada um a curiosidade científica.

5.                  Motivar o professor para uma nova prática de ensino, levando-o a propor soluções viáveis e de baixo custo para a melhoria do ensino de física. 

3.                Metodologia 

Inicialmente, serão feitas reuniões com os integrantes do projeto para definição das estratégias e levantamento bibliográfico. Em seguida, será efetuada a catalogação dos experimentos que deverão constar nos kits. Depois, serão construídos os experimentos selecionados e serão elaborados os roteiros explicativos, enfatizando os princípios físicos envolvidos em cada experimento. Finalmente, os experimentos serão aplicados em sala de aula. No final, será feita uma pesquisa, através de questionário, para verificar a eficiência da presente proposta no que se refere à aprovação dos professores e motivação dos alunos.

 

4.      Orçamento mínimo      

Valor: 20 % do salário de professor assistente I (R$ 643,94),  correspondente a R$ 23.181,84 referente ao período de 36 meses, para cada um dos professores envolvidos no projeto, perfazendo um total de R$ 46.363,68.

Trinta (30) meses de bolsas de iniciação científica (R$ 343,89), para quatro alunos, correspondente a R$ 41.266,80.

Gasto com materiais diversos conforme Planilha de Custos: (R$ 1043,00).

Total dos gastos na execução do projeto para 36 meses com pessoal e material: (R$ 88.673,48).

 

5.       Resultados Esperados

Implementação de um Laboratório de instrumentação de ensino de Física nas dependências do departamento de Física da Universidade Católica de Goiás que será de fundamental importância na formação de professores para o ensino médio, viabilizando maior integração entre escola e universidade.

Inovação e estímulo do ensino de Física, no sentido de aliar teoria e prática no ambiente da sala de aula, tornando este ensino mais interessante e motivador, além de facilitar e incentivar o trabalho dos professores de Física nas redes de ensino público e privado.

 

6.       Equipe de trabalho

Prof. Ms. Elias de Souza Leite (Coordenador do projeto) - Departamento de Matemática e Física – UCG.

 Prof. Dr. Norton Gomes de Almeida (Colaborador) - Departamento de Matemática e Física – UCG. 

7.     Cronograma de Execução

Segundo semestre de 2003, Ano de 2004, Ano de 2005 e primeiro semestre de 2006.

Catalogação e construção de experimentos de baixo custo nos diversos ramos da Física (Mecânica, Óptica, Termodinâmica, Acústica, Ondas, Eletromagnetismo e Física Moderna) e elaboração de um manual explicativo contendo todos os roteiros com abordagem teórica para a realização e construção de cada experimento. Todas estas etapas do projeto serão desenvolvidas de forma sistemática e continuada.

 

8.        Bibliografia

1.      HALLIDAY, David & RESNICK, Robert. Física. Rio de Janeiro, Livros Técnicos e Científicos, 1984.

2.    OREAR, Jay. Física. Rio de Janeiro, Livros Técnicos e Científicos Editora, 1971.

3.    ALVARENGA, B., Curso de Física, Ed. Scipione, 2000.

4.    VALADARES, H., Física Mais que Divertida, UFMG, 2000.

5.    Revista Brasileira de ensino de Física, publicada pela Sociedade Brasileira de Ensino de Física, ISSN 0102 – 4744.

6.    Caderno Brasileiro de Ensino de Física, publicado pela UFSC, ISSN 1677 – 2334.

7.    Estudos, Arte e Tecnologia, publicada pela UCG, ISSN 0103 – 0876.

8.     Algumas páginas importantes sobre Física e Feiras de ciências:  http://www.fisica.ufc.br/sugestoes.htm

http://www.feiradeciencias.com.br/

http://www.sbf.if.usp.br/

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