UEG- UNIVERSIDADE ESTADUAL DO GOIÁS

UNIDADE DE FORMOSA

CURSO:Pedagogia

DISCIPLINA: Prática de Ensino

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DESPERTANDO A IMAGINAÇÃO COM PORTINARI

 

 

 

 

 

 

 

Alexandra Souza 263/01

Ingrid Célia Lunz 276/01

Juliene Batista 280/01

Maria Bethânia 285/01

Mirian Lima 288/01

Sibele Cardozo 295/01

Wandecléia Aguiar 298/01

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

OUTUBRO

2003

UEG- UNIVERSIDADE ESTADUAL DO GOIÁS

UNIDADE DE FORMOSA

CURSO:Pedagogia

DISCIPLINA: Prática de Ensino

PROFESSORAS:Edi Pires e Valéria Queiroz

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DESPERTANDO A IMAGINAÇÃO COM PORTINARI

 

 

 

 

 

 

 

Alexandra Souza 263/01

Ingrid Célia Lunz 276/01

Juliene Batista 280/01

Maria Bethânia 285/01

Mirian Lima 288/01

Sibele Cardozo 295/01

Wandecléia Aguiar 298/01

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

FORMOSA

2003

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Agradecemos aos nossos patrocinadores, pela grande ajuda na divulgação do Centenário de Portinari, nos possibilitando levar a Arte aos alunos da 4º série “B” da Escola Municipal Walda Miranda de Paiva. Á diretora, Maria Dolores pela oportunidade de estar realizando o projeto, e a professora regente da turma, pelo espaço cedido.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dedicamos esse projeto primeiramente a Deus que nos deu forças para a busca contínua do aperfeiçoamento e aos nossos familiares pelo apoio moral que nos ofereceram com tanto carinho e dedicação.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

SUMÁRIO

 

 

 

Projeto de pesquisa...........................................................................................................................5

Justificativa.......................................................................................................................................6

Fundamentação Teórica....................................................................................................................7

Problematização..............................................................................................................................10

Questões Norteadoras.....................................................................................................................11

Objetivos Gerais.............................................................................................................................12

Objetivos Específicos.....................................................................................................................13

Procedimentos Metodológicos.......................................................................................................14

Cronograma....................................................................................................................................16

Cronograma de desenvolvimento do projeto.................................................................................17

Material de consumo......................................................................................................................18

Referências Bibliográficas.............................................................................................................19

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                                                                                                                                          5

PROJETO DE PESQUISA                                                                                                 

 

 

 

Área: Artes

Tema: Despertando a imaginação com Portinari

Público alvo: 4º série “B”

Escola onde será realizado o projeto: Escola Municipal Walda  Miranda de Paiva

Espaço Físico a ser utilizado: toda a escola

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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JUSTIFICATIVA                                                                                                                      

 

 

 

De acordo com o PCN de Arte, o estudo da referida disciplina possibilita o desenvolvimento de potencialidades, tais como: percepção, reflexão, sensibilidade, curiosidade e imaginação, através do desenvolvimento do processo criativo que vai desde um desenho livre até uma atividade mais elaborada.

Após analisarmos a importância do desenvolvimento artístico na escola e a ausência desse trabalho na mesma, concluímos ser de vital importância a realização de um Projeto que visa trazer a tona à sensibilidade artística que com certeza cada aluno possui.

O estudo da Arte, além de desenvolver apreciação significativa, de ser produto cultural e histórico está incluso na nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional(LDB nº 9.394), aprovada em 20 de dezembro de 1996, estabelece em seu artigo 26, parágrafo 2º:

“O ensino da arte constituirá componente curricular obrigatório, nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos”.Porém o sistema, tanto educacional como governamental, ainda não oferece suportes para que a educação propicie aos seus alunos aprendizagem significativa da Arte.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                                                                                                                                 7

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA                                                                                      

 

 

 

Muitos educadores ainda se perguntam o por quê de se ensinar Arte.A resposta é clara e objetiva, porque senso de estética, sensibilidade e criatividade são habilidades que se aprende.E não existe melhor ocasião para isso do que as aulas de Artes.Foi-se o tempo em que se podia ouvir que ela seria uma disciplina menor, sem ter bons motivos para retrucar.O processo de aprendizagem da Arte,[1] é tão importante quanto qualquer outra matéria. Quando o aluno produz ou aprecia obras de Arte, desenvolve sua percepção e imaginação, dois recursos indispensáveis para compreender outras áreas do conhecimento humano.

A Arte deve permitir aos alunos não apenas criar produtos artísticos, mas também apreciá-los, examiná-los e avaliá-los.Também é preciso que eles entendam a importância da produção artística e superem a idéia de que quando desenham, cantam, dançam ou encenam uma peça de teatro estão se distraindo da “seriedade” das outras disciplinas.

A melhor maneira de tornar a Arte uma disciplina tão consistente como qualquer outra é indicar como as manifestações artísticas estão presentes no cotidiano. Como a Arte está também nas ruas, vitrines, roupas ou na fachada das casas, os conceitos e habilidades desenvolvidos nas aulas de Educação Artística são necessários para entender e usufruir o mundo que nos cerca.

A realização desse projeto “Despertando a imaginação com Portinari”,tem o objetivo de inserir a Arte na vida de cada aluno e despertar neles o prazer de conhecer as belas Artes, destacando um pintor brasileiro; Cândido Torquato Portinari (1903-1962):filho de imigrantes italianos, nasceu em Brodósqui (SP);morreu no Rio de Janeiro.Durante todos os anos de vida artística ativa, Portinari abrangeu todos os gêneros, desde retratos cheios de refinamento e espiritualidade, aos vigorosos murais sobre temas históricos e sociais que colocam em pé de igualdade com os maiores muralistas contemporâneos: Picasso, Rivera, Orozsco.Portinari pintou como já dissemos diversos aspectos da cultura brasileira;como ele mesmo escreveu certa vez em uma carta destinada ao seu grande amigo Mário de Andrade:

 

“Creio ter pintado fotograficamente o mundo que me rodeia - a gente pobre com os olhos doentes, com a cara estragada, com o corpo deformado – essa mesma gente se divertindo – se casando, tendo filhos e morrendo.Como também fiz gente bonita, com a pele tratada e bem maquiada. Fiz tudo isso também com algum comentário.”(PORTINARI., P.103,2003.)

 

Porém Portinari, se destacou aos olhos do mundo pelos sentimentos expressos nos seus quadros; suas brincadeiras de criança, suas dores de adulto, sua revolta pelas desigualdades do nosso país.Portinari nasceu pobre e sentiu-se pobre até a sua morte em 1962, mas a saudade e a paixão pela infância ficaram expressa em suas principais obras:

 

 

                                                                                                                                 

 

 

                                                                                                                                              8

 

 

“Sabem porque é que, eu pinto tanto menino em gangorra e balanço? Para botá-los no ar, feito anjo.”(PORTINARI.,p.47,2003.)

 

 

Os  trabalhadores também ficaram na memória do pintor:

 

“Impressionavam-me os pés dos trabalhadores das fazendas de café. Pés disformes.  Pés que podem contar uma história.Confundiam-se com as pedras e os espinhos. Pés semelhantes aos mapas:como montes e vales, vincos como rios.” (PORTINARI.,p.44,2003.)

 

 

Em Paris, Portinari lembra de sua gente:

 

“A paisagem onde a gente brincou a primeira vez e a gente com quem a gente conversou a primeira vez não sai mais da gente, e eu quando voltar vou ver se consigo fazer a minha terra.”(PORTINARI.,p.45,2003.)

 

 

A Arte de Portinari ainda é pouco explorada no nosso país, e com o intuito de demonstrar o que é Arte, despertando nos alunos a vontade de expressar seus sentimentos, saindo do ensino arcaico;como nos mostra Neuza Deconto, falando do Ensino da arte no Brasil:

 

“...tivemos uma história do ensino da arte como ênfase no desenho,conseqüência de uma concepção de ensino autoritária em que o professor é dono absoluto da verdade. Ensinar a desenhar era obrigar os alunos a copiarem modelos e todos deveriam apresentar o mesmo desenho”. (DECONTO., p.64,2002.)

 

 

A leitura e releitura de imagens, estão se tornando um procedimento didático muito utilizado, pelos professores, quando se trata de produção artística ao longo da história da civilização, no diz ainda Neuza Deconto:

 

“A leitura de imagem, em geral, e a leitura da obra de arte, em particular, são fontes de vastíssimos estudos, pesquisas, discussões nas diversas áreas do conhecimento, quais sejam:Comunicação,Artes,Semiótica,Pedagogia, Sociologia, Psicologia, entre outras...”(DECONTO., p.97,2002.)

 

Através de exemplos de diversas atividades práticas, professor e aluno aprendem juntos, através das descobertas que o estudo da arte pode proporcionar, dando ênfase no despertar da imaginação do aluno:

 

 

                                                                                                                                           9

 

“A imaginação é um processo de auto-conhecimento. Quando a criança em seu pensamento maneja o lápis e o papel, o pincel e a tinta, e depois entra em

                                                                                                                              

 

contato com o material concreto, a imaginação criadora se revela, mostrando que a capacidade de antever, antecipar formulando hipóteses para a ação também faz parte do processo imaginativo, proporcionando o desenvolvimento cognitivo, afetivo, social, trazendo à tona a sensibilidade criadora da criança.”(MARTINS,et alli,p.74,1998.)

 

A Arte faz parte da Cultura. A Cultura é o ser humano, é o que há de humano no ser, é aquilo que o distingue dos outros animais.[2]

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                                                                                                                                     

                                                                                                                                                            10

PROBLEMATIZAÇÃO                                                                                                           

 

 

 

A escola Walda Miranda de Paiva situa-se em um bairro carente onde suas crianças quase não têm acesso ao lazer, a não ser o que a própria escola oferece. A educação artística oferecida atualmente é aquela na qual o aluno nem sempre consegue expressar seus sentimentos, são atividades voltadas para as datas comemorativas.

Em virtude de a educação artística ser introduzida, em muitos casos, de uma maneira superficial, nota-se pouco acesso ao conhecimento da Arte e dificilmente esses alunos poderão conhece-la e vivenciá-la.Levando assim os alunos ao desinteresse por está área, sendo ela uma parte fundamental na formação social, política e cultural de cada um deles, a Arte da pintura pode leva-los a uma visão ampla e necessária para essa formação.

Falar sobre Cândido Portinari é um desafio grande, mas vivemos de desafios e despertar a paixão pela pintura, pelo menos em alguns alunos é o nosso principal objetivo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                                                                                                                               11

QUESTÕES NORTEADORAS                                                                                         

 

 

1-     Qual a representação dos alunos em relação à Arte já ministrada pelos professores em sala de aula?

 

2-     Que contribuições sociais e culturais a escola pode oferecer aos alunos com o ensino da Arte da pintura?

 

3-     Como a obra de Portinari poderá influenciar na vida social dos alunos?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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OBJETIVOS GERAIS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

 

 

1º Intervenção: Introdução de Arte na vida dos alunos

 

Palestrantes:

 

-         Música: Alexandre, músico da cidade de Formosa, toca todos os estilos.

-         Dança: Ingrid e Maria Bethânia, dança do ventre- moradoras de Planaltina/DF.

-         Escultura: Luciano, escultura em madeira, morador de Planaltina/DF.

-         Pintura Abstrata: Davidson, pintura  abstrata, tinta óleo, morador de Planaltina/GO.

 

2º Intervenção: Auto-retrato

 

 

3º Intervenção: Apresentação da vida de Cândido Portinari

 

 

4º Intervenção: Produção de textos baseados nas telas de Portinari

 

 

5º Intervenção: Releitura das telas de Portinari

 

 

6º Intervenção: Visita ao museu

 

                                                                                                                                               15

7º Intervenção: Filme: Fantasia

 

 

8º Intervenção: Socialização do Filme

 

 

9º Intervenção: Criação de telas

 

 

10º Intervenção: Produção de textos

 

 

11º Intervenção: Montagem do livro

 

 

12º Intervenção: Exposição

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                                                                                                                                     16

CRONOGRAMA

 

 

 

ATIVIDADES/PERÍODOS

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

Realização do estágio

 

 

x

x

x

 

 

 

 

 

 

 

Levantamento de dados

 

 

x

x

x

 

 

 

 

 

 

 

Montagem do projeto

 

 

 

 

 

x

x

x

x

 

 

 

Desenvolvimento do projeto

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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x

 

Elaboração do Relatório Final

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

x

 

Entrega do trabalho

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

x

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                                                                                                                                        17

CRONOGRAMA DO DESENVOLVIMENTO DO PROJETO

 

 

 

Data/dia da semana

Atividades

Carga Horária

08/10-4ª feira

1º Intervenção- Introdução de Arte na vida dos alunos

4 horas

09/10-5ª feira

2º Intervenção- Auto-retrato

3 horas

14/10-3ª feira

3º Intervenção- Apresentação da vida de Cândido Portinari

4 horas

16/10-5ª feira

4º Intervenção- Produção de textos baseado nas telas de Portinari

3 horas

20/10-2ª feira

5º Intervenção- Reprodução das telas de Portinari

3 horas

22/10- 4ª feira

6º Intervenção- Visita ao museu

3 horas

23/10-5ª feira

7º Intervenção- Filme: Fantasia

3 horas

27/10-2ª feira

8º Intervenção- Socialização do Filme

2 horas

28/10-3ª feira

9º Intervenção- Criação de telas

4 horas

31/10-6ª feira

10º Intervenção- Produção de textos

3 horas

03/11-2ª feira

11º Intervenção Montagem do livro

3 horas

07/11-6ª feira

12º Intervenção- Exposição

3 horas

 

 

Obs: 38 horas de atividades com os alunos

         10 horas de organização e elaboração do material a ser utilizado pelos alunos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                                                                                                                              

                                                                                                                                                        18

MATERIAL DE CONSUMO

 

 

 

ITEM

CUSTO (R$)

1 resma de papel A4

13,50

10 caixas de cola colorida

25,00

20 folhas de isopor

40,00

35 pincéis nº8

31,50

35 pincéis nº4

28,00

25 potes de tinta guache média

80,00

20 tesouras pequenas

16,00

1 tubo de cola grande

4,00

12 folhas de emborrachado

19,20

12 folhas de papel cartão preto

6,00

10 caixas de lápis de cor pequena

10,00

5 caixas de giz de cera

5,00

7 camisetas

91,00

32 xerox colorida e ampliada

48,00

1 cartucho

45,00

                                                      TOTAL:

462,20

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

 

 

BRASIL, Decreto 9.394, 20 de dezembro de 1996.Promulga a elaboração da nova lei de diretrizes e bases.LDB(da República Federativa do Brasil),Brasília, artigo 26, parágrafo 2º, 23 de dezembro de 1996.

 

 

CD ROM-Viagem ao mundo de Candinho

 

 

GRANATO,Fernando.O desabafo do pintor.VEJA,São Paulo,n.1801,p.102-103,julho.2003.

 

 

KAPIAN,Sheila.Portinari.CONSTRUIR NOTÍCIAS,Recife,n.08,p.44-47,jan/fev.2003.

 

 

MARTINS,Mirian Celeste.,PICOSQUE,Gisa,GUERRA, Maria Terezinha.Didática do Ensino de Arte-A língua do Mundo.Poetizar,fluir, conhecer arte. .ed.São Paulo:FTD,1998. p.198

 

 

O BRASIL DE PORTINARI.In:Projeto Portinari Histórico.Atualizada em:dia mês.ano.Acesso em 11 agosto.2003.Disponível em:

http://www.ibmcomunidade.com/portinari/projeto.htm.

 

 

PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS.Brasília:Ministério da Educação,v 6,p.130,1997.

 

 

PORTINARI,João Cândido.Palestra.In:Projeto Cândido Portinari.2000..Acesso em:11 agosto.2003.Disponível em:

http://www.ufes.br/~nucleoc/portinari.html.

 

 

Portinari.In:Biblioteca de Auxílio ao Sistema Educacional.São Paulo:Iracema,1994.v.9,p 2768-2769.

 

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA.Curso de Pedagogia para professores em exercícios no início de escolarização/PIE-UNB.Escola como instituição social. Brasília, PIE/UNB,2002. 220 p.

 

 

 

 

                                                                                                                                               17
CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DO PROJETO

 

 

 

Data/dia da semana

Atividades

Carga Horária

07/10-2º feira

1º Intervenção- Introdução de Arte na vida dos alunos

4 horas

08/10-4º feira

2º Intervenção- Auto-retrato

3 horas

09/10-5º feira

3º Intervenção- Apresentação da vida de Cândido Portinari

4 horas

13/10-2º feira

4º Intervenção- Produção de textos baseado nas telas de Portinari

3 horas

14/10-3º feira

5º Intervenção- Reprodução das telas de Portinari

3 horas

16/10- 5º feira

6º Intervenção- Visita ao museu

3 horas

17/10-6º feira

7º Intervenção- Filme: Fantasia

3 horas

20/10-2º feira

8º Intervenção- Socialização do Filme

2 horas

22/10-4º feira

9º Intervenção- Criação de telas

4 horas

23/10-5º feira

10º Intervenção- Produção de textos

3 horas

27/10-2º feira

11º Intervenção Montagem do livro

3 horas

31/10-6º feira

12º Intervenção- Exposição

3 horas

 

 

 

Mapa conceitual

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

<Voltar

[1] PCN DE ARTE,p.38,1997.

[2] BOAL.,2000