UEG- UNIVERSIDADE ESTADUAL DO
GOIÁS
UNIDADE DE FORMOSA
CURSO:Pedagogia
DISCIPLINA: Prática de Ensino
Alexandra Souza 263/01
Ingrid Célia Lunz 276/01
Juliene Batista 280/01
Maria Bethânia 285/01
Mirian Lima 288/01
Sibele Cardozo 295/01
Wandecléia Aguiar 298/01
OUTUBRO
2003
UEG- UNIVERSIDADE ESTADUAL DO
GOIÁS
UNIDADE DE FORMOSA
CURSO:Pedagogia
DISCIPLINA: Prática de Ensino
PROFESSORAS:Edi Pires e Valéria
Queiroz
Alexandra Souza 263/01
Ingrid Célia Lunz 276/01
Juliene Batista 280/01
Maria Bethânia 285/01
Mirian Lima 288/01
Sibele Cardozo 295/01
Wandecléia Aguiar 298/01
FORMOSA
2003
Agradecemos
aos nossos patrocinadores, pela grande ajuda na divulgação do Centenário de Portinari,
nos possibilitando levar a Arte aos alunos da 4º série “B” da Escola Municipal
Walda Miranda de Paiva. Á diretora, Maria Dolores pela oportunidade de estar
realizando o projeto, e a professora regente da turma, pelo espaço cedido.
Dedicamos esse projeto primeiramente a Deus que nos deu
forças para a busca contínua do aperfeiçoamento e aos nossos familiares pelo
apoio moral que nos ofereceram com tanto carinho e dedicação.
Projeto de pesquisa...........................................................................................................................5
Justificativa.......................................................................................................................................6
Fundamentação
Teórica....................................................................................................................7
Problematização..............................................................................................................................10
Questões
Norteadoras.....................................................................................................................11
Objetivos
Gerais.............................................................................................................................12
Objetivos
Específicos.....................................................................................................................13
Procedimentos
Metodológicos.......................................................................................................14
Cronograma....................................................................................................................................16
Cronograma de desenvolvimento do
projeto.................................................................................17
Material de
consumo......................................................................................................................18
Referências
Bibliográficas.............................................................................................................19
Área: Artes
Tema: Despertando a imaginação com Portinari
Público alvo: 4º série “B”
Escola onde será realizado o projeto: Escola Municipal
Walda Miranda de Paiva
Espaço Físico a ser utilizado: toda a escola
De acordo com o PCN de
Arte, o estudo da referida disciplina possibilita o desenvolvimento de
potencialidades, tais como: percepção, reflexão, sensibilidade, curiosidade e
imaginação, através do desenvolvimento do processo criativo que vai desde um
desenho livre até uma atividade mais elaborada.
Após analisarmos a importância do
desenvolvimento artístico na escola e a ausência desse trabalho na mesma,
concluímos ser de vital importância a realização de um Projeto que visa trazer
a tona à sensibilidade artística que com certeza cada aluno possui.
O estudo da Arte, além de desenvolver
apreciação significativa, de ser produto cultural e histórico está incluso na
nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional(LDB nº 9.394), aprovada em
20 de dezembro de 1996, estabelece em seu artigo 26, parágrafo 2º:
“O ensino da arte constituirá
componente curricular obrigatório, nos diversos níveis da educação básica, de
forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos”.Porém o sistema, tanto
educacional como governamental, ainda não oferece suportes para que a educação
propicie aos seus alunos aprendizagem significativa da Arte.
Muitos
educadores ainda se perguntam o por quê de se ensinar Arte.A resposta é clara e
objetiva, porque senso de estética, sensibilidade e criatividade são habilidades
que se aprende.E não existe melhor ocasião para isso do que as aulas de
Artes.Foi-se o tempo em que se podia ouvir que ela seria uma disciplina menor,
sem ter bons motivos para retrucar.O processo de aprendizagem da Arte,[1]
é tão importante quanto qualquer outra matéria. Quando o aluno produz ou
aprecia obras de Arte, desenvolve sua percepção e imaginação, dois recursos
indispensáveis para compreender outras áreas do conhecimento humano.
A Arte deve permitir aos alunos não apenas criar produtos
artísticos, mas também apreciá-los, examiná-los e avaliá-los.Também é preciso
que eles entendam a importância da produção artística e superem a idéia de que
quando desenham, cantam, dançam ou encenam uma peça de teatro estão se
distraindo da “seriedade” das outras disciplinas.
A melhor maneira de tornar a Arte uma disciplina tão
consistente como qualquer outra é indicar como as manifestações artísticas
estão presentes no cotidiano. Como a Arte está também nas ruas, vitrines,
roupas ou na fachada das casas, os conceitos e habilidades desenvolvidos nas
aulas de Educação Artística são necessários para entender e usufruir o mundo
que nos cerca.
A realização desse projeto “Despertando a imaginação com
Portinari”,tem o objetivo de inserir a Arte na vida de cada aluno e despertar
neles o prazer de conhecer as belas Artes, destacando um pintor brasileiro;
Cândido Torquato Portinari (1903-1962):filho de imigrantes italianos, nasceu em
Brodósqui (SP);morreu no Rio de Janeiro.Durante todos os anos de vida artística
ativa, Portinari abrangeu todos os gêneros, desde retratos cheios de
refinamento e espiritualidade, aos vigorosos murais sobre temas históricos e
sociais que colocam em pé de igualdade com os maiores muralistas
contemporâneos: Picasso, Rivera, Orozsco.Portinari pintou como já dissemos
diversos aspectos da cultura brasileira;como ele mesmo escreveu certa vez em
uma carta destinada ao seu grande amigo Mário de Andrade:
“Creio ter pintado
fotograficamente o mundo que me rodeia - a gente pobre com os olhos doentes, com
a cara estragada, com o corpo deformado – essa mesma gente se divertindo – se
casando, tendo filhos e morrendo.Como também fiz gente bonita, com a pele
tratada e bem maquiada. Fiz tudo isso também com algum comentário.”(PORTINARI.,
P.103,2003.)
Porém Portinari, se
destacou aos olhos do mundo pelos sentimentos expressos nos seus quadros; suas
brincadeiras de criança, suas dores de adulto, sua revolta pelas desigualdades
do nosso país.Portinari nasceu pobre e sentiu-se pobre até a sua morte em 1962,
mas a saudade e a paixão pela infância ficaram expressa em suas principais
obras:
8
“Sabem porque é que, eu pinto tanto menino em gangorra e
balanço? Para botá-los no ar, feito anjo.”(PORTINARI.,p.47,2003.)
Os
trabalhadores também ficaram na memória do pintor:
“Impressionavam-me os pés dos trabalhadores das fazendas
de café. Pés disformes. Pés que podem
contar uma história.Confundiam-se com as pedras e os espinhos. Pés semelhantes
aos mapas:como montes e vales, vincos como rios.” (PORTINARI.,p.44,2003.)
Em Paris, Portinari lembra de sua gente:
“A paisagem onde a gente brincou a primeira vez e a gente
com quem a gente conversou a primeira vez não sai mais da gente, e eu quando
voltar vou ver se consigo fazer a minha terra.”(PORTINARI.,p.45,2003.)
A Arte de Portinari ainda é pouco explorada no nosso
país, e com o intuito de demonstrar o que é Arte, despertando nos alunos a
vontade de expressar seus sentimentos, saindo do ensino arcaico;como nos mostra
Neuza Deconto, falando do Ensino da arte no Brasil:
“...tivemos uma história do ensino da arte como ênfase no
desenho,conseqüência de uma concepção de ensino autoritária em que o professor
é dono absoluto da verdade. Ensinar a desenhar era obrigar os alunos a copiarem
modelos e todos deveriam apresentar o mesmo desenho”. (DECONTO., p.64,2002.)
A leitura e releitura de imagens, estão se tornando um
procedimento didático muito utilizado, pelos professores, quando se trata de
produção artística ao longo da história da civilização, no diz ainda Neuza
Deconto:
“A leitura de imagem, em geral, e a leitura da obra de
arte, em particular, são fontes de vastíssimos estudos, pesquisas, discussões
nas diversas áreas do conhecimento, quais sejam:Comunicação,Artes,Semiótica,Pedagogia,
Sociologia, Psicologia, entre outras...”(DECONTO., p.97,2002.)
Através de exemplos de diversas atividades práticas,
professor e aluno aprendem juntos, através das descobertas que o estudo da arte
pode proporcionar, dando ênfase no despertar da imaginação do aluno:
9
“A imaginação é um processo de auto-conhecimento. Quando
a criança em seu pensamento maneja o lápis e o papel, o pincel e a tinta, e
depois entra em
contato com o material concreto, a imaginação criadora se
revela, mostrando que a capacidade de antever, antecipar formulando hipóteses
para a ação também faz parte do processo imaginativo, proporcionando o
desenvolvimento cognitivo, afetivo, social, trazendo à tona a sensibilidade
criadora da criança.”(MARTINS,et alli,p.74,1998.)
A Arte faz parte da Cultura. A Cultura é o ser humano, é
o que há de humano no ser, é aquilo que o distingue dos outros animais.[2]
10
PROBLEMATIZAÇÃO
A escola Walda Miranda
de Paiva situa-se em um bairro carente onde suas crianças quase não têm acesso
ao lazer, a não ser o que a própria escola oferece. A educação artística
oferecida atualmente é aquela na qual o aluno nem sempre consegue expressar
seus sentimentos, são atividades voltadas para as datas comemorativas.
Em virtude de a educação artística ser
introduzida, em muitos casos, de uma maneira superficial, nota-se pouco acesso
ao conhecimento da Arte e dificilmente esses alunos poderão conhece-la e
vivenciá-la.Levando assim os alunos ao desinteresse por está área, sendo ela
uma parte fundamental na formação social, política e cultural de cada um deles,
a Arte da pintura pode leva-los a uma visão ampla e necessária para essa
formação.
Falar sobre Cândido Portinari é um desafio
grande, mas vivemos de desafios e despertar a paixão pela pintura, pelo menos
em alguns alunos é o nosso principal objetivo.
1-
Qual a representação dos
alunos em relação à Arte já ministrada pelos professores em sala de aula?
2-
Que contribuições sociais e
culturais a escola pode oferecer aos alunos com o ensino da Arte da pintura?
3-
Como a obra de Portinari
poderá influenciar na vida social dos alunos?
14
1º
Intervenção: Introdução de Arte na
vida dos alunos
Palestrantes:
-
Música: Alexandre, músico
da cidade de Formosa, toca todos os estilos.
-
Dança: Ingrid e Maria
Bethânia, dança do ventre- moradoras de Planaltina/DF.
-
Escultura: Luciano,
escultura em madeira, morador de Planaltina/DF.
-
Pintura Abstrata: Davidson,
pintura abstrata, tinta óleo, morador
de Planaltina/GO.
2º
Intervenção: Auto-retrato
3º
Intervenção: Apresentação da vida de
Cândido Portinari
4º
Intervenção: Produção de textos
baseados nas telas de Portinari
5º
Intervenção: Releitura das telas de
Portinari
6º
Intervenção: Visita ao museu
15
7º Intervenção: Filme: Fantasia
8º Intervenção: Socialização do Filme
9º
Intervenção: Criação de telas
10º
Intervenção: Produção de textos
11º
Intervenção: Montagem do livro
12º
Intervenção: Exposição
ATIVIDADES/PERÍODOS |
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
6 |
7 |
8 |
9 |
10 |
11 |
12 |
Realização do estágio |
|
|
x |
x |
x |
|
|
|
|
|
|
|
Levantamento de dados |
|
|
x |
x |
x |
|
|
|
|
|
|
|
Montagem do projeto |
|
|
|
|
|
x |
x |
x |
x |
|
|
|
Desenvolvimento do projeto |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
x |
x |
|
Elaboração do Relatório Final |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
x |
|
Entrega do trabalho |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
x |
|
17
Data/dia da semana |
Atividades |
Carga Horária |
08/10-4ª feira |
1º
Intervenção- Introdução de Arte na vida dos alunos
|
4 horas |
09/10-5ª feira |
2º Intervenção- Auto-retrato |
3 horas |
14/10-3ª feira |
3º Intervenção- Apresentação
da vida de Cândido Portinari |
4 horas |
16/10-5ª feira |
4º
Intervenção- Produção de textos baseado nas telas de Portinari
|
3 horas |
20/10-2ª feira |
5º
Intervenção- Reprodução das telas de Portinari
|
3 horas |
22/10- 4ª feira |
6º
Intervenção- Visita ao museu |
3 horas |
23/10-5ª feira |
7º
Intervenção- Filme: Fantasia
|
3 horas |
27/10-2ª feira |
8º
Intervenção- Socialização do Filme |
2 horas |
28/10-3ª feira |
9º
Intervenção- Criação de telas
|
4 horas |
31/10-6ª feira |
10º
Intervenção- Produção de textos
|
3 horas |
03/11-2ª feira |
11º
Intervenção Montagem do livro
|
3 horas |
07/11-6ª feira |
12º
Intervenção- Exposição
|
3 horas |
Obs: 38 horas de atividades com os alunos
10 horas de
organização e elaboração do material a ser utilizado pelos alunos.
18
ITEM |
CUSTO (R$) |
1 resma de papel A4 |
13,50 |
10 caixas de cola colorida |
25,00 |
20
folhas de isopor |
40,00 |
35
pincéis nº8 |
31,50 |
35
pincéis nº4 |
28,00 |
25
potes de tinta guache média |
80,00 |
20
tesouras pequenas |
16,00 |
1
tubo de cola grande |
4,00 |
12
folhas de emborrachado |
19,20 |
12
folhas de papel cartão preto |
6,00 |
10
caixas de lápis de cor pequena |
10,00 |
5
caixas de giz de cera |
5,00 |
7
camisetas |
91,00 |
32
xerox colorida e ampliada |
48,00 |
1
cartucho |
45,00 |
TOTAL: |
462,20 |
19
BRASIL,
Decreto 9.394, 20 de dezembro de 1996.Promulga a elaboração da nova lei de
diretrizes e bases.LDB(da República Federativa do Brasil),Brasília,
artigo 26, parágrafo 2º, 23 de dezembro de 1996.
CD
ROM-Viagem ao mundo de Candinho
GRANATO,Fernando.O desabafo do pintor.VEJA,São
Paulo,n.1801,p.102-103,julho.2003.
KAPIAN,Sheila.Portinari.CONSTRUIR NOTÍCIAS,Recife,n.08,p.44-47,jan/fev.2003.
MARTINS,Mirian Celeste.,PICOSQUE,Gisa,GUERRA, Maria
Terezinha.Didática do Ensino de Arte-A língua do
Mundo.Poetizar,fluir, conhecer arte. .ed.São Paulo:FTD,1998. p.198
O BRASIL DE PORTINARI.In:Projeto Portinari Histórico.Atualizada
em:dia mês.ano.Acesso em 11 agosto.2003.Disponível em:
http://www.ibmcomunidade.com/portinari/projeto.htm.
PARÂMETROS
CURRICULARES NACIONAIS.Brasília:Ministério
da Educação,v 6,p.130,1997.
PORTINARI,João Cândido.Palestra.In:Projeto Cândido
Portinari.2000..Acesso em:11 agosto.2003.Disponível em:
http://www.ufes.br/~nucleoc/portinari.html.
Portinari.In:Biblioteca de Auxílio ao Sistema
Educacional.São Paulo:Iracema,1994.v.9,p 2768-2769.
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA.Curso de Pedagogia para professores
em exercícios no início de escolarização/PIE-UNB.Escola como instituição
social. Brasília, PIE/UNB,2002. 220 p.
Data/dia da semana |
Atividades |
Carga Horária |
07/10-2º feira |
1º
Intervenção- Introdução de Arte na vida dos alunos
|
4 horas |
08/10-4º feira |
2º Intervenção- Auto-retrato |
3 horas |
09/10-5º feira |
3º Intervenção- Apresentação
da vida de Cândido Portinari |
4 horas |
13/10-2º feira |
4º
Intervenção- Produção de textos baseado nas telas de Portinari
|
3 horas |
14/10-3º feira |
5º
Intervenção- Reprodução das telas de Portinari
|
3 horas |
16/10- 5º feira |
6º
Intervenção- Visita ao museu |
3 horas |
17/10-6º feira |
7º
Intervenção- Filme: Fantasia
|
3 horas |
20/10-2º feira |
8º
Intervenção- Socialização do Filme |
2 horas |
22/10-4º feira |
9º
Intervenção- Criação de telas
|
4 horas |
23/10-5º feira |
10º
Intervenção- Produção de textos
|
3 horas |
27/10-2º feira |
11º
Intervenção Montagem do livro
|
3 horas |
31/10-6º feira |
12º
Intervenção- Exposição
|
3 horas |