UNIVERSIDADE
FEDERAL DE GOIÁS
Escola
de Música e Artes Cênicas
Projeto
Final
Professoras:
Ana Guiomar&Giovana
Acadêmico:
Gelma Moreira Lopes
Assunto:
Resumo da monografia
Tema:
A Flauta Doce como instrumento facilitador na educação musical
Palavra
Chave:O ensino com a Flauta Doce
RESUMO
O presente
trabalho teve como objetivo, verificar a aprendizagem da música através da utilização da flauta doce dentro
da escola regular de ensino. Com a proposta de indagar o referido tema, procedeu-se
a um estudo com base em bibliografias sobre a educação musical em geral, e
, em seguida, a análise de métodos de flauta doce e entrevistas com professores
mestres e doutores.A reflexão partiu de um estudo abordando a realidade da
escola, a prática de sala de aula o ensino coletivo através do instrumento.
Em um segundo momento, procedeu-se a uma análise comparativa aproximando os
aspectos comuns e constatando diferenças entre as abordagens metodológicas
propostas pelos diversos autores. Dentre as características comuns desta proposta
vale destacar: a) o ensino da flauta doce como meio para o ensino de música;
b) o ensino coletivo como situação propícia para o desenvolvimento de conteúdo;
c) a integração de canto e flauta possibilitando a criança, uma participação
ativa e prazerosa; d) a prática de um conjunto com integração de outros instrumentos;
e) o repertório como motivo gerador da aprendizagem. Observou-se que a flauta
doce promove a socialização, a convivência entre os alunos, estimulando valores
étnicos e sociais, desenvolvendo a inteligência, a imaginação criadora, a
sensibilidade e o afeto. Também representa um importante veículo de canalização
de energias, com momentos de satisfação, alegria, auto-estima,formação de
cidadãos críticos e reflexivos em relação ao universo musical, estados mentais
favoráveis.
Orientador: Júlio Melo Orientadores da banca:
Júlio Melo
Luiz Carlos
Ângela Barra