Autora: Teresa
Cristina Barbo Siqueira
Estagiárias:
Ana Claudia de Oliveira Ana Velasco Coelho Christianne de Araújo Freire
Daisy Cléia Oliveira Débora da Cunha Fabiana Aguiar
Lena Margareth Cintra Liza Calil Luciene Garcia dos Santos
Ritalícia
Santos Sousa
Suênia R. de Oliveira Thalita
B. Baldino
O
“Projeto de Orientação Sexual”
leva em consideração as demandas de formação continuada dos professores que
se encontram na Rede Municipal de Educação. Nesse caso, tenta articular dois
aspectos fundamentais: a formação continuada de professores da Rede Municipal
de Educação e o exercício da Didática e Prática de Ensino em Psicologia,
que integra o currículo do curso de licenciatura em Psicologia da UCG.
Entre os eixos que
norteiam a presente proposta, encontra-se o estudo, a pesquisa, a análise e a
execução de atividades interdisciplinares a serem desenvolvidas nesta
parceria.
Este projeto se
propõe a fornecer informações sobre sexualidade e a organizar um espaço de
reflexões e questionamento sobre postura, tabus, crenças e valores a respeito
de relacionamentos e comportamento sexuais. Abrange o desenvolvimento sexual
compreendido como: saúde reprodutiva, relações interpessoais, afetividade,
imagem corporal, auto-estima e relações de gênero. Enfoca as dimensões
fisiológicas, psicológicas e sócio-culturais da sexualidade através do
desenvolvimento das áreas cognitiva, afetiva e comportamental, incluindo as
habilidades para a comunicação eficaz e a tomada responsável de decisões.
O trabalho de
Orientação Sexual procura ajudar os professores a entenderem e orientarem as
crianças e adolescentes numa visão positiva da sexualidade, a desenvolverem
uma comunicação clara nas relações interpessoais, a elaborarem seus próprios
valores a partir de um pensamento crítico, a compreenderem o seu comportamento
e o do outro e a tomarem decisões responsáveis a respeito da vida sexual,
agora e no futuro.
O
objetivo desse trabalho de Orientação Sexual é ajudar o professor a favorecer
o bem-estar sexual dos alunos, quanto aos seguintes aspectos:
·
Gostar do
seu próprio corpo.
·
Desenvolver
a auto-estima.
·
Buscar
maiores informações sobre reprodução, quando necessitar.
·
Compreender
que a sexualidade faz parte do desenvolvimento humano sem, necessariamente,
implicar a reprodução.
·
Relacionar-se
com respeito e responsabilidade.
·
Exercer os
direitos de cidadania nas diferentes manifestações da sexualidade.
·
Identificar
e expressar seus sentimentos.
·
Defender-se
de vínculos nos quais se sinta manipulado ou explorado.
·
Escolher,
dentre suas possibilidades, modos de vida e de convivência.
·
Desenvolver
relacionamentos significativos.
·
Identificar
os valores sócio-culturais e posicionar-se de forma pessoal em relação a
eles.
·
Pensar por
si mesmo em situações-problema, avaliando alternativas e conseqüências.
·
Buscar
informações e ajuda quando necessário.
·
Responsabilizar-se
por suas decisões.
·
Considerar a
comunicação como uma forma de expressão nos relacionamentos.
·
Ser
receptivo às mensagens do outro, ampliando sua própria visão de mundo.
·
Usufruir e
expressar a própria sexualidade ao longo da vida. Viver a sexualidade de forma
congruente com os próprios valores.
·
Buscar
informações que contribuam para o esclarecimento e o desenvolvimento da própria
sexualidade.
·
Discriminar
entre comportamentos sexuais enriquecedores e prejudiciais a si e aos outros.
·
Reconhecer
os próprios limites e desejos sexuais e respeitar os dos outros.
·
Ser capaz de
tomar decisões e ser responsável por elas ao se envolver em relacionamentos
sexuais.
·
Ser capaz de
conversar ou buscar ajuda entre os amigos, familiares, na escola, com uma pessoa
de sua confiança ou com um profissional especializado, nas dúvidas ou
dificuldades referentes a sexualidade.
·
Aprender a
conhecer o próprio corpo e cuidar dele.
·
Escolher um
método anticoncepcional que considere as características pessoais, para poder
usá-lo de forma eficaz.
·
Prevenir-se
de abusos sexuais.
·
Agir de modo
consistente com os próprios valores ao lidar com uma gravidez indesejada.
·
Evitar
contrair ou transmitir doença sexualmente transmissível, inclusive o vírus da
AIDS.
·
Vencer tabus
e preconceitos relacionados à sexualidade.
·
Respeitar
pessoas com valores sexuais e estilos de vida diferentes dos seus.
·
Exercer a
cidadania desenvolvendo um posicionamento claro nas questões sexuais.
·
Avaliar o
impacto das comunicações familiares, culturais, da mídia e da sociedade nos
próprios pensamentos, sentimentos, valores e comportamentos relacionados à
sexualidade.
·
Defender o
direito de todas as pessoas obterem informações precisas a respeito da
sexualidade.
·
Evitar
comportamentos discriminatórios e intolerantes a respeito da sexualidade.
II.
O Desenvolvimento do Curso
1.
Público Alvo:
A cada semestre, poderão se inscrever os
professores da Rede Municipal de Educação. As inscrições ao curso acontecerão
nas Unidades Regionais de Ensino, que também se responsabilizarão em
distribuir entre as escolas um quantitativo de vagas, segundo a demanda e a
necessidade das mesmas.
2.
Carga horária
O curso
teve uma carga horária de 40 horas/aulas, com encontros uma vez por semana,
onde acontecem as oficinas pedagógicas sobre os temas solicitados pelos
professores.
3.
Temas abordados
Este semestre os temas que estão sendo abordados são:
-
Anatomia e Fisiologia Reprodutiva
-
Sexualidade na Infância
-
Puberdade e Sexualidade na Adolescência
-
Corpo e Auto-Estima
-
Paternidade/Maternidade
-
Heterossexualidade e Homossexualidade
-
Sexualidade ao Longo da Vida .
-
Masturbação
-
Vida Sexual Compartilhada
-
Desejo e Prazer Sexual.
-
Métodos Anticoncepcionais
-
Identidade, Papéis e Gênero.
-
Sexualidade, Sociedade e Cultura
4.
Estrutura do curso a partir da elaboração do programa:
A estrutura do curso a cada semestre deverá obedecer os momentos dos ciclos de estudo/debates, oficinas pedagógicas. Neste segundo semestre de 2003 o curso obedeceu a seguinte estrutura:
Data |
Atividades |
Horas/Aula |
Ago |
Palestra de abertura do curso “Educação sexual X Informação sexual na escola. Profª. Ms. Teresa Cristina Barbo Siqueira - UCG |
4 |
Set. Out. Nov. |
-
Discussões de temáticas que retratem os temas citados no item 3 (
trabalho desenvolvido pelos alunos de Didática e Prática de Ensino em
Pscologia). - Desenvolvimento de oficinas teórico/práticas que integralizem os temas citados no item 3. |
34 |
Dez. |
- Encerramento e Confraternização: Obs.: Para o procedimento de certificação dos cursistas, considerar-se-á a freqüência mínima de 75% e média final de 7,5 (sete e meio). |
02 |
Departamento Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação |
- Organização, acompanhamento e avaliação dos cursos; - Apoio logístico: a) Reprodução dos textos e materiais produzidos pelos alunos da UCG e material final do curso. b) Fornecimento de materiais de consumo para o desenvolvimento do curso. - O curso acontece às quartas-feiras das 13:30 às 17:30 - Rua T.50 esq.T.1 no Centro de Formação Paulo Freire. |
Departamento de Educação da UCG
|
- Estabelecimento da parceria a cada semestre. - Formalização do número de turmas que irão participar da proposta. - Elaboração e execução do curso (professores e alunos da disciplina Didática e Prática de Ensino em Psicologia). - Colaboração na reprodução de materiais de divulgação dos cursos (cartazes e folders). - Certificação dos cursistas. |
Unidades Regionais de Ensino |
- Apoio na organização, acompanhamento e avaliação do curso. |
·
A avaliação
do curso é positiva, o projeto encontra-se em andamento, é observado e
avaliado que esta atividade é profícua e leva em consideração a demanda de
formação continuada dos professores da Rede do Município, bem como, responde
a necessidade da disciplina Didática e Prática de Ensino em Psicologia.
REFERÊNCIAS
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Teresa
Cristina Barbo Siqueira
Professora de Didática e Prática de Ensino em Psicologia da Universidade Católica de Goiás.