SUBJETIVIDADE E TRABALHO: O
RECORTE DA PSICOLOGIA PARA A EDUCAÇÃO
A produção em dissertações e
teses em Educação sobre
subjetividade e trabalho nos Programas de Mestrado e Doutorado.
Nome
do Bolsista: Lara Mendes César
Nome
do Orientador: Anita Cristina Azevedo Resende
Local
de execução: NEP/PSI –UCG/ NEPPEC - UFG
O tema da
subjetividade tem sido freqüentemente referido nas discussões das Ciências
Humanas e Sociais embora seu conceito nem sempre seja discutido e tampouco haja
um consenso sobre o que o termo designa. Parte-se do pressuposto de que a
Psicologia tem informado à Educação acerca da subjetividade enquanto
processos externos e manifestos e, como tal, predominantemente como
comportamento, inteligência e cognição. Considerando que as transformações
do mundo do trabalho, tem demandado estudos e conceituações acerca de um
“novo sujeito” e de uma “nova subjetividade”, essa pesquisa bibliográfica
propõe realizar um vasto rastreamento da produção teórica na área de
Psicologia da Educação e Educação e Trabalho no Brasil no período de 1990 a
1999, buscando apreender como se efetiva a discussão sobre subjetividade nas
suas vinculações tanto com a Educação quanto com o Trabalho.
O objetivo foi
efetuar o levantamento de dissertações e teses defendidas em Programas de Pós-Graduação
em Educação, em suas vinculações com a Psicologia, que tratam da temática
da subjetividade e, subsidiariamente, da inteligência, no período de 1990 a
1999. Através dessa investigação, buscou-se apreender as noções de
subjetividade com as quais, a partir da apropriação da Psicologia, a Educação
tem trabalhado.
Para
apreender as noções de subjetividade que a Psicologia tem informado à Educação,
foi
realizada uma pesquisa bibliográfica que rastreou a produção teórica em
Programas de Mestrado e Doutorado em Educação no Brasil, no período de 1990 a
1999.O material selecionado foi documentado, catalogado e organizado, através
dos seguintes procedimentos metodológicos.
Procedimento
1.
O levantamento dos resumos de
dissertações e teses foi efetuado a partir de três universidades de acordo
com os seguintes critérios: universidades em que os Programas de Pós-Graduação
em Educação possuem maior tradição e volume de trabalhos (UERJ e UNICAMP) e
UFG, por critério de localização;
2.
O referido material foi coletado
através da internet, nos sites da Capes e das universidades em questão, tendo
sido analisados e catalogados, a partir de planilhas, todos os resumos disponíveis;
3.
Com relação às teses, o
universo se restringiu ao Programa de Pós-Graduação da UNICAMP, em função
da ausência de produção no período de 1990 a 1999 nos Programas de Pós-Graduação
em Educação da UFG e UERJ;
4.
Foram localizados e catalogados
816 resumos de dissertações (216 da UREJ, 484 da UNICAMP e 106 da UFG)
e 332 resumos de teses (UNICAMP);
5.
Foi realizada uma leitura superficial do material bibliográfico
levantado para a definição dos critérios necessários para a seleção dos
resumos de Psicologia dentro do universo pesquisado nos Programas de Pós-Graduação
em Educação;
6.
O critério definido foi
selecionar os resumos que contêm psicologia, enquanto temática ou enfoque teórico;
7.
Foi elaborada e testada uma planilha de documentação de leitura;
8.
A partir da leitura integral
desses resumos, foram selecionados 282 resumos de dissertações e 115 de teses
de Psicologia;
9.
Esse material foi investigado
segundo o critério de referência , direta ou indireta, a uma noção de
subjetividade presente no resumo, constituindo uma amostra de 24 resumos de
dissertações e 74 de teses;
10.
Os resumos selecionados foram
catalogados de acordo com categorias que abrangessem uma concepção comum de
subjetividade: Valores, Identidade, Representação Social, Afetividade, Cognição
e Outros;
11.
No momento, os dados coletados estão
sendo discutidos e analisados.
TABELAS
1.
Tabela Geral dos Resumos de Dissertações |
|||
Instituição |
Universo |
Psicologia |
Subjetividade |
UERJ |
226 |
105 |
8 |
UNICAMP |
484 |
152 |
13 |
UFG |
106 |
25 |
3 |
Total |
816 |
282 |
24 |
3.
Tabela de Resumos de Dissertações da UERJ |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Ano |
Universo |
Psicologia |
Subjetividade |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
1990 |
6 |
3 |
1 |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
1991 |
21 |
12 |
0 |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
1992 |
14 |
5 |
2 |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
1993 |
14 |
7 |
0 |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
1994 |
21 |
11 |
0 |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
1995 |
38 |
21 |
3 |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
1996 |
28 |
15 |
0 |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
1997 |
28 |
13 |
1 |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
1998 |
30 |
11 |
1 |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
1999 |
26 |
7 |
0 |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Total |
226 |
105 |
8 |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
4.
Tabela de Resumos de Dissertações UNICAMP |
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Ano |
Universo |
Psicologia |
Subjetividade |
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
1990 |
35 |
7 |
2 |
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
1991 |
31 |
11 |
1 |
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
1992 |
24 |
6 |
6 |
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
1993 |
49 |
14 |
3 |
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
1994 |
36 |
9 |
0 |
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
1995 |
72 |
22 |
3 |
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
1996 |
52 |
20 |
2 |
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
1997 |
64 |
20 |
1 |
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
1998 |
57 |
27 |
1 |
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
1999 |
64 |
16 |
0 |
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Total |
484 |
152 |
13 |
|
5.
Tabela de Resumos de Dissertações da UFG
|
|
||||||
Ano |
Universo |
Psicologia |
Subjetividade |
|
|||
1990 |
2 |
0 |
0 |
|
|||
1991 |
9 |
1 |
0 |
|
|||
1992 |
11 |
1 |
0 |
|
|||
1993 |
9 |
2 |
0 |
|
|||
1994 |
6 |
2 |
0 |
|
|||
1995 |
14 |
3 |
0 |
|
|||
1996 |
13 |
5 |
0 |
|
|||
1997 |
18 |
7 |
1 |
|
|||
1998 |
16 |
4 |
2 |
|
|||
1999 |
8 |
0 |
0 |
|
|||
TOTAL |
106 |
25 |
3 |
|
|||
6.
Tabela de Resumos de Teses da UNICAMP
|
|||||||
Ano |
Universo |
Psicologia |
Subjetividade |
||||
1990 |
6 |
0 |
0 |
||||
1991 |
16 |
7 |
3 |
||||
1992 |
31 |
7 |
4 |
||||
1993* |
37 |
13 |
3 |
||||
1994 |
32 |
11 |
7 |
||||
1995 |
31 |
13 |
7 |
||||
1996 |
34 |
11 |
9 |
||||
1997 |
52 |
17 |
10 |
||||
1998 |
41 |
17 |
15 |
||||
1999 |
52 |
19 |
16 |
||||
TOTAL |
332 |
115 |
74 |
||||
* Os resumos
do ano de 1993 foram coletados do catálogo da ANPED (Asso- |
|||||||
ciação
Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação), pelo fato de |
|||||||
não
estarem disponíveis no site da CAPES. |
|
||||||
7.
Tabela Temas por Instituição (Resumos de Dissertações) |
||||
TEMAS |
UFG |
UNICAMP |
UERJ |
TOTAL |
Subj.
como Valores |
1 |
0 |
1 |
2 |
Subj.
como Cognição |
0 |
2 |
1 |
3 |
Subj.
como Representação Social |
2 |
3 |
1 |
6 |
Subj.
como Afetividade |
0 |
3 |
1 |
4 |
Subj.
como Identidade |
0 |
3 |
1 |
4 |
Outros |
0 |
2 |
3 |
5 |
Total |
3 |
13 |
8 |
24 |
Os dados referentes ao que a Psicologia informa à Educação indicam um desafio importante para a Psicologia. Os dados colhidos na etapa anterior da pesquisa já permitiam afirmar que, ausente da discussão acerca do mundo do Trabalho e da Educação, a Psicologia não tem sido consistentemente apropriada na sua contribuição ao debate e quando o faz, isso se processa pelas noções de inteligência recortada pela adaptação.O sujeito no mundo do trabalho pode aparecer assim como portador de uma subjetividade que não comporta psiquismo.
Resolver o tema da subjetividade sem considerar os aspectos psicológicos é tomá-lo exclusivamente pela sua externalidade. Esse certamente é um desafio a ser enfrentado pela educação, pela psicologia, pela sociologia. Enfim, pelas ciências humanas e sociais que são as responsáveis pela elucidação dos complexos mecanismos objetivos e subjetivos, internos e externos, que constituem a sociabilidade no mundo moderno e contemporâneo.
A partir dessa análise, surgiu a necessidade de investigar a noção de subjetividade na produção dos Programas de Mestrado e Doutorado em Educação. De acordo com o plano de trabalho proposto para esse bolsista, foram documentados 1148 resumos da produção teórica de Pós-Graduação em Educação, nos anos de 1990 a 1999, sendo 71% (816) de resumos de dissertações (UNICAMP, UERJ e UFG) e 29% (332) de resumos de teses (a produção nesse período de restringe à UNICAMP).Com relação às dissertações, 34% (282) dos resumos contém psicologia, enquanto temática ou enfoque teórico; dos resumos com psicologia, 8% (24) fazem referência direta ou indireta a uma noção de subjetividade, o que significa apenas 2% do total de resumos de dissertações no período e universidades em questão. No que diz respeito às teses (UNICAMP), 35% (115) dos resumos contém psicologia e desses 64% (74) fazem referência direta ou indireta a uma noção de subjetividade, o que significa 22% do total de resumos de teses no período e universidade em questão.
Os dados estão sendo analisados e preliminarmente pode-se afirmar a tendência do recorte da temática pela sua externalidade e estados psíquicos manifestos. A pesquisa, portanto, já aponta para a necessidade de se apreender as mediações que constituem a subjetividade em sua totalidade, de modo a não reduzi-la a fragmentos externalizados da complexidade da dinâmica psíquica.