SUBJETIVIDADE E TRABALHO: O RECORTE DA PSICOLOGIA PARA A EDUCAÇÃO

A produção em dissertações e teses em Educação sobre subjetividade e trabalho nos Programas de Mestrado e Doutorado.

Nome do Bolsista: Lara Mendes César

Nome do Orientador: Anita Cristina Azevedo Resende

Local de execução: NEP/PSI –UCG/ NEPPEC - UFG

INTRODUÇÃO

O tema da subjetividade tem sido freqüentemente referido nas discussões das Ciências Humanas e Sociais embora seu conceito nem sempre seja discutido e tampouco haja um consenso sobre o que o termo designa. Parte-se do pressuposto de que a Psicologia tem informado à Educação acerca da subjetividade enquanto processos externos e manifestos e, como tal, predominantemente como comportamento, inteligência e cognição. Considerando que as transformações do mundo do trabalho, tem demandado estudos e conceituações acerca de um “novo sujeito” e de uma “nova subjetividade”, essa pesquisa bibliográfica propõe realizar um vasto rastreamento da produção teórica na área de Psicologia da Educação e Educação e Trabalho no Brasil no período de 1990 a 1999, buscando apreender como se efetiva a discussão sobre subjetividade nas suas vinculações tanto com a Educação quanto com o Trabalho.

OBJETIVOS

O objetivo foi efetuar o levantamento de dissertações e teses defendidas em Programas de Pós-Graduação em Educação, em suas vinculações com a Psicologia, que tratam da temática da subjetividade e, subsidiariamente, da inteligência, no período de 1990 a 1999. Através dessa investigação, buscou-se apreender as noções de subjetividade com as quais, a partir da apropriação da Psicologia, a Educação tem trabalhado.

MATERIAIS E MÉTODOS

Para apreender as noções de subjetividade que a Psicologia tem informado à Educação,

foi realizada uma pesquisa bibliográfica que rastreou a produção teórica em Programas de Mestrado e Doutorado em Educação no Brasil, no período de 1990 a 1999.O material selecionado foi documentado, catalogado e organizado, através dos seguintes procedimentos metodológicos.

MÉTODOS

Procedimento

1.      O levantamento dos resumos de dissertações e teses foi efetuado a partir de três universidades de acordo com os seguintes critérios: universidades em que os Programas de Pós-Graduação em Educação possuem maior tradição e volume de trabalhos (UERJ e UNICAMP) e UFG, por critério de localização;

2.      O referido material foi coletado através da internet, nos sites da Capes e das universidades em questão, tendo sido analisados e catalogados, a partir de planilhas, todos os resumos disponíveis;

3.      Com relação às teses, o universo se restringiu ao Programa de Pós-Graduação da UNICAMP, em função da ausência de produção no período de 1990 a 1999 nos Programas de Pós-Graduação em Educação da UFG e UERJ;

4.      Foram localizados e catalogados  816 resumos de dissertações (216 da UREJ, 484 da UNICAMP e 106 da UFG) e 332 resumos de teses (UNICAMP);

5.      Foi realizada uma leitura superficial do material bibliográfico levantado para a definição dos critérios necessários para a seleção dos resumos de Psicologia dentro do universo pesquisado nos Programas de Pós-Graduação em Educação;

6.      O critério definido foi selecionar os resumos que contêm psicologia, enquanto temática ou enfoque teórico;

7.      Foi elaborada e testada uma planilha de documentação de leitura;

8.      A partir da leitura integral desses resumos, foram selecionados 282 resumos de dissertações e 115 de teses de Psicologia;

9.      Esse material foi investigado segundo o critério de referência , direta ou indireta, a uma noção de subjetividade presente no resumo, constituindo uma amostra de 24 resumos de dissertações e 74 de teses;

10.  Os resumos selecionados foram catalogados de acordo com categorias que abrangessem uma concepção comum de subjetividade: Valores, Identidade, Representação Social, Afetividade, Cognição e Outros;

11.  No momento, os dados coletados estão sendo discutidos e analisados.

RESULTADOS

Dados Coletados

TABELAS

1. Tabela Geral dos Resumos de Dissertações

Instituição

Universo

Psicologia

Subjetividade

UERJ

226

105

8

UNICAMP

484

152

13

UFG

106

25

3

Total

816

282

24

 

2. Tabela de Resumos de Dissertações por ano

Ano

Universo

Psicologia

Subjetividade

1990

43

10

3

1991

61

24

1

1992

49

12

2

1993

72

23

3

1994

63

22

0

1995

124

46

6

1996

93

40

2

1997

110

40

3

1998

103

42

4

1999

98

23

0

TOTAL

816

282

24

  

3. Tabela de Resumos de Dissertações da UERJ

Ano

Universo

Psicologia

Subjetividade

1990

6

3

1

1991

21

12

0

1992

14

5

2

1993

14

7

0

1994

21

11

0

1995

38

21

3

1996

28

15

0

1997

28

13

1

1998

30

11

1

1999

26

7

0

Total

226

105

8

 

4. Tabela de Resumos de Dissertações UNICAMP

 

Ano

Universo

Psicologia

Subjetividade

 

1990

35

7

2

 

1991

31

11

1

 

1992

24

6

6

 

1993

49

14

3

 

1994

36

9

0

 

1995

72

22

3

 

1996

52

20

2

 

1997

64

20

1

 

1998

57

27

1

 

1999

64

16

0

 

Total

484

152

13

 

 

5. Tabela de Resumos de Dissertações da UFG

 

Ano

Universo

Psicologia

Subjetividade

 

1990

2

0

0

 

1991

9

1

0

 

1992

11

1

0

 

1993

9

2

0

 

1994

6

2

0

 

1995

14

3

0

 

1996

13

5

0

 

1997

18

7

1

 

1998

16

4

2

 

1999

8

0

0

 

TOTAL

106

25

3

 

 

6. Tabela de Resumos de Teses da UNICAMP

Ano

Universo

Psicologia

Subjetividade

1990

6

0

0

1991

16

7

3

1992

31

7

4

1993*

37

13

3

1994

32

11

7

1995

31

13

7

1996

34

11

9

1997

52

17

10

1998

41

17

15

1999

52

19

16

TOTAL

332

115

74

* Os resumos do ano de 1993 foram coletados do catálogo da ANPED (Asso-

ciação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação), pelo fato de

não estarem disponíveis no site da CAPES.

 

 

7. Tabela Temas por Instituição (Resumos de Dissertações)

TEMAS

UFG

UNICAMP

UERJ

TOTAL

Subj. como Valores

1

0

1

2

Subj. como Cognição

0

2

1

3

Subj. como Representação Social

2

3

1

6

Subj. como Afetividade

0

3

1

4

Subj. como Identidade

0

3

1

4

Outros

0

2

3

5

Total

3

13

8

24

DISCUSSÃO E CONCLUSÃO

Os dados referentes ao que a Psicologia informa à Educação indicam um desafio importante para a Psicologia. Os dados colhidos na etapa anterior da pesquisa já permitiam afirmar que, ausente da discussão acerca do mundo do Trabalho e da Educação, a Psicologia não tem sido consistentemente apropriada na sua contribuição ao debate e quando o faz, isso se processa pelas noções de inteligência recortada pela adaptação.O sujeito no mundo do trabalho pode aparecer assim como portador de uma subjetividade que não comporta psiquismo.

Resolver o tema da subjetividade sem considerar os aspectos psicológicos é tomá-lo exclusivamente pela sua externalidade. Esse certamente é um desafio a ser enfrentado pela educação, pela psicologia, pela sociologia. Enfim, pelas ciências humanas e sociais que são as responsáveis pela elucidação dos complexos mecanismos objetivos e subjetivos, internos e externos, que constituem a sociabilidade no mundo moderno e contemporâneo.

A partir dessa análise, surgiu a necessidade de investigar a noção de subjetividade na produção dos Programas de Mestrado e Doutorado em Educação. De acordo com o plano de trabalho proposto para esse bolsista, foram documentados 1148 resumos da produção teórica de Pós-Graduação em Educação, nos anos de 1990 a 1999, sendo 71% (816) de resumos de  dissertações (UNICAMP, UERJ e UFG) e 29% (332) de resumos de teses (a produção nesse período de restringe à UNICAMP).Com relação às dissertações, 34% (282)  dos resumos contém psicologia, enquanto temática ou enfoque teórico; dos resumos com psicologia, 8% (24) fazem referência direta ou indireta a uma noção de subjetividade, o que significa apenas 2% do total de resumos de dissertações no período e universidades em questão. No que diz respeito às teses (UNICAMP), 35% (115) dos resumos contém psicologia e desses 64% (74) fazem referência direta ou indireta a uma noção de subjetividade, o que significa 22% do total de resumos de teses no período e universidade em questão.

Os dados estão sendo analisados e preliminarmente pode-se afirmar a tendência do recorte da temática pela sua externalidade e estados psíquicos manifestos. A pesquisa, portanto, já aponta para a necessidade de se apreender as mediações que constituem a subjetividade em sua totalidade, de modo a não reduzi-la a fragmentos externalizados da complexidade da dinâmica psíquica.

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