Resumo
LEITURA NO ENSINO MÉDIO – UMA ANÁLISE DISCURSIVA
Prof. Dr. Agostinho Potenciano de Souza (UFG)
Esta é uma pesquisa sobre a formação do leitor no ensino médio. É um
estudo de discursos, com a finalidade de compreender as práticas de leitura na
escola, em busca da melhoria dos trabalhos pedagógicos que nela se realizam.
Foram utilizados procedimentos próprios da Análise do Discurso: ouvir
os sujeitos envolvidos com essas práticas, alunos (trinta classes) e
professores (vinte e dois); configurar
as condições de leitura como são vistas pelos participantes do ‘corpus’,
agrupando regularidades de sentido; construir
quadros de referência às identidades, ou à mobilidade das identidades dos
sujeitos, na procura de uma síntese na vasta dispersão dos discursos. Dessa
forma, conclui-se que o meio escolar pode ganhar novos rumos, desde que valorize
os movimentos de interação, de aprendizagem relacional e dialógica, alterando
o atual modo escolar das práticas leitoras.