Resumo

LEITURA NO ENSINO MÉDIO – UMA ANÁLISE DISCURSIVA

Prof. Dr. Agostinho Potenciano de Souza (UFG)

          Esta é uma pesquisa sobre a formação do leitor no ensino médio. É um estudo de discursos, com a finalidade de compreender as práticas de leitura na escola, em busca da melhoria dos trabalhos pedagógicos que nela se realizam. Foram utilizados procedimentos próprios da Análise do Discurso: ouvir os sujeitos envolvidos com essas práticas, alunos (trinta classes) e professores (vinte e dois); configurar as condições de leitura como são vistas pelos participantes do ‘corpus’, agrupando regularidades de sentido; construir quadros de referência às identidades, ou à mobilidade das identidades dos sujeitos, na procura de uma síntese na vasta dispersão dos discursos. Dessa forma, conclui-se que o meio escolar pode ganhar novos rumos, desde que valorize os movimentos de interação, de aprendizagem relacional e dialógica, alterando o atual modo escolar das práticas leitoras.

<Voltar