III EDIPE
III Encontro Estadual de Didática e Prática de Ensino
21 a 24 de outubro de 2009 – Anápolis - GO


APRESENTAÇÃO


O Centro de Estudos e Pesquisas em Didática – (CEPED) foi fundado em 2001 por docentes e pesquisadores da Universidade Católica de Goiás (UCG) e da Universidade Federal de Goiás (UFG). Trata-se de uma associação civil que objetiva promover estudos sobre o ensino e a pesquisa em didática e didáticas específicas, discutir o papel dessas disciplinas na formação de professores, produzir textos e relatórios sobre o resultado dessas investigações e realizar congressos, seminários e encontros para difusão e debate dos problemas dessa área científica.

Orientado pelos objetivos descritos o CEPED coordenou a realização do XI ENDIPE que ocorreu na cidade de Goiânia após sua realização a equipe organizadora resolveu organizar um evento regional, foi então que surgiu o I EDIPE. Realizado no período de 30/11 a 2/12 de 2003, na UCG, que teve como temática “Por uma integração dos Campos da didática, das didáticas específicas e das práticas de ensino agora, cumpre mais um empreendimento”.

O II EDIPE ocorreu no período de 4 a 6 de novembro de 2007 na cidade de Anápolis. “O tema do evento foi: A Didática, e os diferentes espaços, tempos e modos de aprender e ensinar.” Nessa época ficou acordado que o evento ocorreria de 2 em 2 anos de modo a intercalar com o ENDIPE, ou seja, anos pares ocorre o Endipe, e anos ímpares o EDIPE. Anápolis foi eleita a cidade que sediaria o III EDIPE.

O III EDIPE tem como temática: “Professores Entre os desafios do Cotidiano Escolar e a Realização Profissional.” A exemplo dos anteriores, este III EDIPE foi organizado em duas modalidades de atividades: a) atividades comuns para todos os participantes que são as conferências; b) atividades em Grupos de Trabalho organizados por áreas específicas (didáticas específicas) e apresentação de pôsteres. O Comitê Científico aceitou 144 trabalhos para comunicação oral e 32 pôsteres.

É nosso desejo que os textos publicados nos Anais contribuam para o estudo dos professores e dos alunos, promovendo a difusão de conhecimentos, atualizando informações e assegurando a valorização das disciplinas mais importantes na formação de professores, a didática e as didáticas específicas.

Anápolis, 21 de outubro de 2009

Eliane Gonçalves Costa Anderi
Presidente do CEPED

< voltar