E-Book: VIII EDIPE A Didática frente aos dilemas da educação

Tema: A Didática frente aos dilemas da Educação: compromissos políticos e pedagógicos

DATAS: 20, 21 e 22 de novembro de 2019
LOCAL: Escola de Formação de Professores e Humanidades da Pontifícia Universidade Católica de Goiàs (área 6 da PUC Goiás)
CONTATO: cepedgo@gmail.com (CEPED Goiás)

PROGRAMAÇÃO

Quarta-feira, 20 de novembro de 2019

7h às 8h – Credenciamento
8h às 8h30min – Abertura solene
8h45min às 12h
– Conferência de abertura > Didática frente aos dilemas da Educação hoje: compromisso político e pedagógico
13h30min. às 18h – Mesas redondas simultâneas – Abertura dos GT
13h30min. às 18h
– Sessões de comunicação oral por Grupo de Trabalho (GT)

Quinta-feira, 21 de novembro de 2019

8h às 12h – Mesa redonda 1 à Educação escolar e didática: o conhecimento como direito humano e social

13h30 às 18h – Sessões de comunicação oral por Grupo de Trabalho – GT

Sexta-feira – 22 de novembro de 2019

8h às 12h – Mesa redonda à Finalidades educativas escolares: que didática? Que currículo?
13h30min. às 16h30min – Sessões de Comunicação Oral por Grupo de Trabalho (GT)
16h30min às 17h
– Apresentação de pôsteres e lançamento de livros
17h às 18h – 
Apresentação pública dos relatórios dos Grupos de Trabalho (GT)

INSCRIÇÕES

TAXA DE INSCRIÇÃO
Categoria 17/06 a 30/7 01/08 a 23/08 23/08 a 22/11
1. Estudante de Graduação* 60,00 70,00 80,00
2. Professor de Educação Básica**
3. Estudante de pós-graduação***
90,00 100,00 110,00
4. Professor de Ensino Superior 110,00 120,00 130,00

>> REALIZAR INSCRIÇÕES <<

* Somente para inscrições, com sistema de inscrição NOME (pelo boleto ou cartão), que apresentem comprovante de matrícula em curso de graduação/2019.
**Somente para inscrições, com sistema de inscrição NOME (pelo boleto ou cartão), que comprovem atuação profissional como professor(a) da Educação Básica.
***Somente para inscrições, com sistema de inscrição NOME (pelo boleto ou cartão), que comprovem matricula em curso de pós-graduação (lato sensu ou stricto sensu).
o processo é efetivado pelo sistema do Even3

DATAS IMPORTANTES

Período de submissão: 17 / 07 a 13 / 09 / 2019
Divulgação dos resultados: 27-9-2019

INSTITUIÇÕES PARCEIRAS:

IFG

Prof.ª Ms. Oneida Cristina Gomes Barcelos Irigon
Pró-Reitora de Ensino

IFGOIANO

Prof. Dr. Virgílio José Tavira Erthal
Pró-Reitor de Ensino

PUC Goiás

Prof.ª Dr.ª Sônia Margarida Gomes de Sousa
Pró-Reitora de Graduação

UEG

Prof.ª Dr.ª Maria Olinda Barreto
Pró-Reitora de Graduação

UNIVERSIDADE DE RIO VERDE

Prof.ª Ms. Helemi Oliveira Guimarães de Freitas
Pró-Reitora de Graduação

UFG

Prof.ª Dr.ª Jaqueline Araújo Civardi
Pró-Reitora de Graduação

GRUPOS DE TRABALHO (GT) 2019

01 – Língua Portuguesa e Literatura Brasileira
02 – Língua e Literatura Estrangeiras
03 – Artes
04 – Física, Química, Biologia e Ciências
05 – Matemática
06 – Educação Física
07 – Geografia
08 – História
09 – Didática, Práticas de Ensino e Estágio
10 – Filosofia
11 – Psicologia
12 – Sociologia
13 – Diálogos abertos sobre educação básica (ENSINO MÉDIO)
14 – Diálogos abertos sobre educação básica (ENSINO FUNDAMENTAL E EDUCAÇÃO INFANTIL)

ORGANIZAÇÃO GERAL

O EDIPE será organizado em duas modalidades: atividades para todos os participantes e atividades em Grupos de Trabalho (GT) organizados por áreas específicas (didáticas especiais).

CONFERÊNCIAS – Destinam-se à oferecer abordagens temáticas mais abrangentes.

Mesas redondas – Destinam-se à realização de debate, preferencialmente confrontando diferentes pontos de vista sobre um tema específico, ao fim do qual se segue uma sessão de perguntas e respostas. As mesas são compostas por dois apresentadores e um moderador.

PALESTRAS DE ABERTURA DOS GT – Destinam-se à apresentação de temas ligados à didática e práticas de ensino de disciplinas específicas. Cada GT oferece uma sessão especial.

COMUNICAÇÕES NOS GT – Destinam-se à apresentação de trabalhos enviados pelos autores, decorrentes de pesquisas relacionadas com a temática, previamente selecionados pela Comissão Científica.

PÔSTERES CIENTÍFICOS – Destinam-se à comunicação de estudos, relatórios científicos e relatos de experiência decorrentes de projetos de pesquisa e extensão, previamente selecionados pela Comissão Científica.

DIÁLOGOS ABERTOS SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA – Destinam-se à comunicação de projetos pedagógicos, relatos de experiências consideradas criativas, inovadoras e exitosas, no contexto escolar, previamente selecionados pela Comissão Científica.

ORIENTAÇÃO PARA INSCRIÇÃO DE TRABALHO

O EDIPE oferecerá espaços de apresentação de trabalhos, em forma de COMUNICAÇÃO ORAL, PÔSTER CIENTÍFICO E RELATO DE EXPERIÊNCIA. Todos os trabalhos serão submetidos a uma Comissão Científica que avaliará a proposta de acordo com os seguintes critérios: relevância e pertinência da discussão sobre o tema, consistência teórica, relação com a pesquisa na área, vinculação com a problemática atual da educação, coerência da argumentação, originalidade e apresentação formal rigorosa. Baixe o template para cada proposta abaixo elencada. O evento organizará um e-book (e-ISBN) com as comunicações orais aprovadas em forma de capítulo, já as demais produções (pôster científico e relatos de experiência) sairão nos Anais (e-ISSN).

 

COMUNICAÇÃO ORAL: Trabalho escrito em forma de artigo científico – ensaios, monografias, estudos e relatórios que apresentem conclusões finais ou parciais de pesquisas ou experiências educativas relacionadas com a didática, metodologias e práticas de ensino, contemplando justificativa, objetivos, metodologia, discussão teórica e resultados. O texto completo, acompanhado de resumo simples (250 a 350 palavras, em espaço 1,0) e incluindo referências, figuras, gráficos e anexos, deverá ter o mínimo de 12 e o máximo de 20 laudas, em espaço 1,5.

 

PÔSTER CIENTÍFICO: Trabalho escrito em três formatos e encaminhados em anexos separados – 1) resumo expandido (mínimo 04 e máximo 06 laudas, espaço 1,5) contendo o resumo simples (250 a 350 palavras, em espaço 1,0), o texto integral (detalhando os tópicos descritos no pôster) e as referências bibliográficas; 2) resumo simples (mínimo de 250 e máximo de 350 palavras, em espaço 1,5) contendo título, introdução e síntese dos procedimentos teórico-metodológicos da pesquisa ou da experiência educativa, conclusão (final ou parcial) e três palavras-chave; e 3) esquema do pôster, tal como será organizado para a exposição. Medidas máximas: 1m x 1,5m.

 

RELATO DE EXPERIÊNCIA: Trabalho escrito em forma de resumo expandido – pesquisas aplicadas e projetos didático-pedagógicos vivenciados em ambientes de educação básica que apresentem resultados (finais ou parciais) considerados criativos, inovadores e exitosos. O texto integral (mínimo 04 e máximo 06 laudas, espaço 1,5) deve conter o resumo simples (250 a 350 palavras, em espaço 1,0) e três palavras-chave, a justificativa, os objetivos, os procedimentos didático-pedagógicos, a base conceitual, a conclusão e a referência bibliográfica. Os trabalhos selecionados não serão lidos, mas apresentados e discutidos por seus próprios autores, durante as sessões de Diálogos Abertos sobre Educação Básica.

NORMAS DE FORMATAÇÃOPapel: A4Margem: 2,5 cm (todas)Letra: Times New RomanTamanho: 12 para o texto integral (artigo, resumo expandido e esquema do pôster) e 10 para o resumo simplesEspaço: 1,5 para o texto integral (artigo, resumo expandido e esquema do pôster) e 1,0 para o resumo simplesTítulo centralizado, letra maiúscula e em negritoAutores abaixo do título, à direitaCrédito(s) do(s) autor(es), instituição e endereço eletrônico em nota de rodapé personalizada.Referências bibliográficas pelas normas da ABNT.Serão aceitos até dois trabalhos por autor. Todos os trabalhos são de responsabilidade de seu(s) autor(es).Todos os autores deverão estar inscritos e apresentar o trabalho para terem direito à certificação e ao material do evento. IMPORTANTE: todos os trabalhos deverão passar por revisão ortográfica e gramatical antes do envio.

NÃO forneceremos copos descartáveis ou similares durante o evento. Temos bededores de água nos locais onde o evento se realizará. Solicitamos que cada participante traga seu copo.